🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sensor ICOS

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Sensor ICOS

#1 Mensagem por Celso Suguimoto »

Comprei um e achei o manual meio técnico demais, então encontrei depois no próprio site do fabricante um tutorial para aquários

No meu caso eu usei dois em série com o segundo desligando o circuito caso ocorra algum travamento no primeiro

https://www.icos.com.br/FolhetosTecnico ... elAquario/

Imagem
Montar o Sensor de Nível em suporte regulável apropriado, na borda do reservatório principal.

Imagem
Montar o contator sobre trilho DIN fixado num suporte ou parede afastado do aquário, evitando qualquer contato com a água.
Atenção:
Contatores não são selados.
Risco de choque elétrico.

Imagem
Conectar os cabos do Sensor de Nível.

Imagem
Conectar o cabo auxiliar de alimentação da bobina.

Imagem
Conectar os fios do cabo de alimentação principal.

Imagem
Apertar os parafusos para fixar os cabos.

Imagem
Conectar os fios do cabo de alimentação da bomba ou válvula solenóide.

Imagem
Para maior proteção do Sensor de Nível instalar o Filtro Supressor K8.

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=h6Cz1-82A-w[/BBvideo]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#2 Mensagem por Felipe Cota »

Gosto muito do sensor da ICOS, utilizo desde a montagem do meu outro reef, em 2007. Muito confiável e muito simples de montar.

O único problema que tive foi um novo que comprei para o boyu que não sei se entrou água ou deu algum pau que estufou e parou de funcionar. Fora isso nenhum problema em quase 10 anos.

Se a bomba for fraca, menos de 20w, não é necessário o uso de contatora. No meu caso uso uma sb1000 que são 13w e joga água até 2m de altura.

No meu caso também como é um problema ele repor demais quanto não repor, preferi não ligar 2 em série pois aumentaria a chance do sistema não funcionar, o que acho que é até pior.

Para evitar problemas caso ele trave (nunca aconteceu comigo), mas já aconteceu da mangueira da reposição escapar e vazar água na sala, coloquei um timer e um registro destes de ar de aquário para a reposição ser por gotejamento. Isso me salvou de não ir 40L de água para a sala... quando cheguei só tinha vazado uns 2 ou 3L que é o máximo que a reposição consegue repor por dia (minha regulagem do timer e registro baseado no consumo médio do aquário). Recomento muito esse sistema, evita muito problema! Até de esquecer a reposição ligada ao tirar água do aquário... se não tiver o registro caso esqueça vai começar a jogar água doce direto. Não tem necessidade da reposição ficar ligada 24h por dia... coloque no timer 15 minutos à cada 4horas que vai ser mais do que suficiente.

O filtro supressor de ruido é obrigatório. Além de proteger o sensor ele evita interferências na rede elétrica causada pelo liga/desliga. No meu boyu esse liga/desliga do sensor estava afetando a controladora da luminária DoLed. O controlador perdia a configuração e chegava a travar. Ao colocar o filtro supressor, que eu já tinha mas tinha esquecido de instalar, o problema acabou. Não deixe de instalá-lo!! Custa R$5,00 e evita uma grande dor de cabeça.

O sensor de nível é para uso industrial, não foi projetado para uso doméstico. Só isso já dá uma grande vantagem para sua escolha. Além de ser muito compacto!

Não esqueça de conferir a posição do tambor. O sensor pode funcionar tanto ligando com o tambor para cima quanto para baixo. Para inverter é só soltar a abinha na ponta da aste e inverter o tambor. Ele também pode ser ligado tanto na superfície quanto no fundo (de ponta cabeça). É totalmente vedado. Isso serviria para caso queira receber um aviso ou acender uma luz quando a reposição estiver vazia. Ou então fazer um sistema para encher a reposição automaticamente quando chegar na metade por exemplo.

Abraços!!

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Sensor ICOS

#3 Mensagem por Vinicius F. Reis »

boa icon-aplauder

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Não esqueça de conferir a posição do tambor. O sensor pode funcionar tanto ligando com o tambor para cima quanto para baixo. Para inverter é só soltar a abinha na ponta da aste e inverter o tambor. Ele também pode ser ligado tanto na superfície quanto no fundo (de ponta cabeça). É totalmente vedado. Isso serviria para caso queira receber um aviso ou acender uma luz quando a reposição estiver vazia. Ou então fazer um sistema para encher a reposição automaticamente quando chegar na metade por exemplo.


Cota

No meu caso eu optei por instalar em serie, mas com um dos sensores invertidos. Assim um liga e desliga controlando a bomba e o outro esta sempre em ON, mas se passar de um determinado nivel desliga, era assim no meu JBJ

Deixar os dois em serie sem inverter concordo pois se um travar atrapalha o funcionamento dos dois, no meu caso o segundo só entra em ação quando passa o nivel maximo e como ele esta sempre seco a chance dele ter um problema é menor
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#5 Mensagem por Felipe Cota »

Entendi! É uma opção também... no meu caso como uso timer e gotejador levaria alguns dias até transbordar. E eu perceberia antes pois o skimmer começa a transbordar e enche o display de bolhas... mas é uma opção também, cada reef é um caso diferente e cada aquarista escolhe uma forma de evitar problemas. O importante é ter isso na cabeça, conhecer o aquário, o funcionamento e criar formas de evitar problemas e no caso do sensor facilitar a vida. Acredito que é um dever básico do aquarista essa preocupação, e para muitos um hobby à parte essa automatização e controles de segurança rs

Abraços!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Hoje fiz um teste besta... o JBJ funciona com sensor a 12Volts... teoricamente dá pra usar o ICOS no JBJ

As vezes peças de reposição complicam mas acho que é possível fazer essa mescla já q o que normalmente dá pau são os sensores.

Aqui já tenho um bubble king com DC6000 adaptada e um UV Boyu com lâmpada germicida comum (a original tem pontas de cerâmica impossíveis de achar).

Talvez mais pra frente eu faça a ligação, mas por enqto como ta funcionando o ICOS então não tenho pressa....rs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Sensor ICOS

#7 Mensagem por Leo Cardoso »

Celso Suguimoto escreveu:No meu caso eu optei por instalar em serie, mas com um dos sensores invertidos. Assim um liga e desliga controlando a bomba e o outro esta sempre em ON, mas se passar de um determinado nivel desliga, era assim no meu JBJ

Celso, vc sabe q o JBJ tem um sistema de emergência embutido pra casos em q o sensor trava, né?
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Sensor ICOS

#8 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Pessoal desculpem a ignorância do macaco aqui mas isso é para caixa de reposição? de água doce?
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leo Cardoso escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:No meu caso eu optei por instalar em serie, mas com um dos sensores invertidos. Assim um liga e desliga controlando a bomba e o outro esta sempre em ON, mas se passar de um determinado nivel desliga, era assim no meu JBJ

Celso, vc sabe q o JBJ tem um sistema de emergência embutido pra casos em q o sensor trava, né?


Sim esse modo que liguei é o modo B da JBJ assim teoricamente tinha dupla proteção o fail safe e o sensor, ou seja proteção mecânica e eletrônica e ainda chato que sou deixava o alarme sonoro ligado da bomba ligada ..rs

Na pratica quando usei em modo A já vi o sensor trabalhar mais do que os 4 minutos do fail safe. Ou tem problema no meu ou pode falhar também. Eu fui um dos primeiros a usar esse sensor assim q importaram pela Onda hoje Azul, esse aparelho logo que comprei voltou pra la pra um recall e eles trocaram os sensores

Outra conta besta...rs no reef anterior ela estava ligada a uma SB1000. Mil litros de agua por hora = 16 litros por minuto, em 4 minutos mandaria 66,66 litros, vamos descontar as perdas... uns 40-50 litros até que o sensor entrasse em ação. Isso é 10% do volume do aquário, se isso seguido de uma falta de luz = água no chão... ai vc coloca uma bomba de menor vazão, mas pode também por algum motivo besta não conseguir repor o suficiente nos 4 minutos (difícil).

Alem de ter segurança dupla. prefiro estabelecer qual nível máximo o sump aguentaria pra caso haja uma interrupção na luz, antes que o volume retorno ao normal pela própria evaporação e não confiar apenas no tempo pra desativar. Genericamente seria o timer do Cota


Antônio, sim é pra repor água doce quando não se usa reposição por gravidade.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Sensor ICOS

#10 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

wow que legal
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Legal... é esse

Imagem

Mas caro pacas... ótico. Chance zero de falhar o sensor (so sofre interferência luminosa). Eu tenho trauma desses sensores mecânicos, já usei muito eclusa de tudo qto e jeito, é mecânico uma hora pode quebrar ou encrustrar alguma coisa.

O JBJ foi o que melhor me atendeu até hoje fora os sensores agora que se desgastaram. Um hibrido com ICOS parece ser interessante...rs, já que praticamente não tem peça de reposição aqui... mas um sensor é mecanicamente um dispositivo simples, apenas um ON/OFF
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Sensor ICOS

#12 Mensagem por Leo Cardoso »

Celso Suguimoto escreveu:
Leo Cardoso escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:No meu caso eu optei por instalar em serie, mas com um dos sensores invertidos. Assim um liga e desliga controlando a bomba e o outro esta sempre em ON, mas se passar de um determinado nivel desliga, era assim no meu JBJ

Celso, vc sabe q o JBJ tem um sistema de emergência embutido pra casos em q o sensor trava, né?


Sim esse modo que liguei é o modo B da JBJ assim teoricamente tinha dupla proteção o fail safe e o sensor, ou seja proteção mecânica e eletrônica e ainda chato que sou deixava o alarme sonoro ligado da bomba ligada ..rs

Na pratica quando usei em modo A já vi o sensor trabalhar mais do que os 4 minutos do fail safe. Ou tem problema no meu ou pode falhar também. Eu fui um dos primeiros a usar esse sensor assim q importaram pela Onda hoje Azul, esse aparelho logo que comprei voltou pra la pra um recall e eles trocaram os sensores


saquei.
de qualquer forma, não sei os primeiros, mas os meus tem uma chave interna de regulagem de tempo tb (tem q abrir ele tirando os parafusos), mínimo são 3:45, máximo são 14 minutos (aqui no reef deixo no tempo máximo (eu acho q ele veio pré-configurado com mais de 4 min tb), na quarentena uso no mínimo, mas uso uma bomba tipo 'lifter' nos dois)
curiosamente, se não me falha a memória, o manual não tem essa informação (eu nem lembro como descobri).



Outra conta besta...rs no reef anterior ela estava ligada a uma SB1000. Mil litros de agua por hora = 16 litros por minuto, em 4 minutos mandaria 66,66 litros, vamos descontar as perdas... uns 40-50 litros até que o sensor entrasse em ação. Isso é 10% do volume do aquário, se isso seguido de uma falta de luz = água no chão... ai vc coloca uma bomba de menor vazão, mas pode também por algum motivo besta não conseguir repor o suficiente nos 4 minutos (difícil).

Alem de ter segurança dupla. prefiro estabelecer qual nível máximo o sump aguentaria pra caso haja uma interrupção na luz, antes que o volume retorno ao normal pela própria evaporação e não confiar apenas no tempo pra desativar. Genericamente seria o timer do Cota


ah, mas numa sb1000 pra reposição tb fica sinistro, né? :lol: kkkkk

vc usava alguma proteção pra bomba de reposição não rodar seca (já q usava os dois sensores no sump)?


um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leo Cardoso escreveu:
saquei.
de qualquer forma, não sei os primeiros, mas os meus tem uma chave interna de regulagem de tempo tb (tem q abrir ele tirando os parafusos), mínimo são 3:45, máximo são 14 minutos (aqui no reef deixo no tempo máximo (eu acho q ele veio pré-configurado com mais de 4 min tb), na quarentena uso no mínimo, mas uso uma bomba tipo 'lifter' nos dois)
curiosamente, se não me falha a memória, o manual não tem essa informação (eu nem lembro como descobri).


Realmente no manual nao consta, descobri na Onda, alias... era a Nautilus que era a parte do varejo da Onda na época, mas nao tenho certeza dessa regulagem de tempo maximo. Sei do default de 4 minutos (ou 3:45 se vc quiser ser mais preciso. Agora rapaiz vai ter memoria de elefante assim...nao lembra se tem no manual, mas lembra dos minutos ...:lol: rs)

Leo Cardoso escreveu:ah, mas numa sb1000 pra reposição tb fica sinistro, né? :lol: kkkkk

vc usava alguma proteção pra bomba de reposição não rodar seca (já q usava os dois sensores no sump)?

um abraço,


Ixi nunca me preocupei com isso nao... secar o reservatorio tenho umas 3 SB1000 e mais 2 MJ de backup e o meu reservatorio era beeem generoso, um aquario de 50 litros. Bomba de reposicao é barato pra me preocupar com isso, queimar uma Ehein por falta de água sim o prejuizo é muito maior.

Pra deixar secar o reservatorio tem que ser alguem muito relaxado mesmo, pq se a gente alimenta pelo menos 1x ao dia, nao custa olhar embaixo e ver o nivel do reservatorio ne ? doubledown_02

Ja vez um teste besta com esse modo fail ? Deixe os dois sensores em ON simulando que o do sump travou. Depois de 4 minutos teoricamente o sensor desligaria... agora ... qdo religaria de novo ? Somente depois de outro start... o risco que teria seria ficar sem reposicao. (Estou teorizando pois nao fiz o teste ainda, talvez o faça qdo ligar os dois ICOS nele pra ver como fica)

No nano estou usando uma 'lifter' tambem, mas por opcao pois estou adicionando kalk junto entao é melhor ser mais lenta do que rapida. Mas se for voltar a usar o JBJ volto com a SB1000 pq aquele barulho sonoro é chato... mas pelo menos sei qdo a bomba esta funcionando e se ficar muito tempo é pq travou algo.

Trabalhando em Modo B nunca tive nenhum incidente em uns 7-8 anos... mais ou menos a idade do reef anterior. Acho q ta bom nao ? Com os eclusa nunca tinha segurança completa.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Sensor ICOS

#14 Mensagem por Leo Cardoso »

ah, não.. eclusa sem chance! kkkkk

eu lembro do tempo de operação pq não faz muito tempo q peguei meu último pra por no nano (hoje quarentena). acabei não esquecendo pq dentro dele tem a indicação de "3" no mínimo, e eu marquei no cronômetro e deu quase 4 kkkkkkk aí vi no faq da home deles q era 3:45.

e sim, se ele trava depois do alarme tem q ou mexer no sensor bóia ou desligar e ligar (aqui ainda rola que, quando viajo, dá pra programar o apex pra desligar e ligar ele em alguns períodos pra não correr esse risco, ou fazer remotamente mesmo). só tenho 20 litros na reposição... é uma merrrrr icon_furious kkkk (e já esqueci de repor o reservatório em algumas semanas corridas icon_bag icon_bag )
as vezes q acontece de travar aqui são mais as ocasiões em q eu tiro bastante água do reef (tipo pra embalar alguns corais, por exemplo) e a bomba lifter, como repõe devagar, não dá conta de repor tudo. ou a bomba, sei lá, se suja e manda mais devagar do q o normal em dias q evapora muito. mas eu vou trocar essa bomba por outra tb pra não correr mais esse risco.

depois dá um parecer do icos no esquema q vc tá ligando. sempre bom saber outras opções seguras (no jbj eu confio bastante tb).

um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leo to em ritmo pre-ferias...rs Nao vou mecher tao cedo pois ta funcionando, o q irrita é o tec tec da contatora...rs

Se funcionar vai ser uma boa, pq vc nao vai encontrar esse sensor aqui no Brasil e trazer la de fora com frete e dolar alto nao compensa.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#16 Mensagem por Felipe Cota »

Celso, pq não tira a contatora? Se a bomba for fraca não tem problema... o meu funcionou por mais de 5 anos sem contatora com uma sb520. Agora to usando outro, porque montei o sistema em paralelo e comprei outro sensor. Ai esse meu velho ta de backup. To usando uma sb1000 agora porque o reef ficou mais alto que o outro, mas sem problemas até agora. Ele liga/desliga com o mínimo de oscilação, por isso eu recomendo o uso do timer, até para não ficar ligando e desligando com frequência. O meu funciona no esquema do Leo, se eu tiro água para transportar corais por exemplo ele leva um bom tempo até voltar ao normal. Acho isso até mais seguro pois evita de eu tirar água por algum motivo que depois vou por de volta (tipo tpa) e ele repor pq esqueci de desligar.

Eu só tive um problema com o ICOS até agora... o que comprei primeiro quando montei o reef novo veio com a boia com defeito. O imã tava solto dentro dela. Ai liguei lá, eles me pediram para mandar ele de volta, como o frete era o msm de um novo comprei outro. Ai mandei a reclamação e acabaram me mandando mais um. Instalei esse que tinha comprado novo e agora poucos dias depois de viajar para a Austrália ele parou de funcionar, estufou, não sei se entrou agua ou o que aconteceu. Já tinha uns 8 meses de uso. Minha sorte é que minha esposa viu o aqua estranho, fazendo barulho e cheio de micro bolhas (a cachoeira pelo desnível já tava fazendo bolhas que eram sugadas pelo recalque). Bom, nesse período ela ficou repondo a água na mão, uns 2 litros por dia. Quando voltei coloquei o que tinha vindo dps da reclamação e ta funcionando. Antes de viajar testem o liga/desliga! kkkk

Abraços!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ixi estufou com 8 meses...isso já aconteceu uma vez com um eclusa meu. No manual da ICOS eles dizem que com contator atinge até um milhão de operações "Obs.: Nos testes efetuados com mini contator e filtro K8*, os Reed Switches alcançaram acima de um milhão de operações."

Realmente em relação a contatora poderia retirar mesmo pq essa aqua liter consome somente 3W, mas já que comprei vou usando... cheguei a fazer uma consulta a ICOS se realmente era necessário, mas já que comprei vou usando.

Liguei ao timer também pois percebi que o ICOS tem uma sensibilidade maior as variações, até mesmo mecher no sump mesmo usando as proteções do suporte do JBJ (aquela capinha em volta do sensor) ele liga e desliga constantemente. Se não me engano no JBJ ainda tem um delay entre o ON/OFF . Como estou usando kalk desta forma repõe somente a noite qdo tem mais CO2 disponível


Boa tarde Celso,

Os Sensores Icos chaveiam de 0 a 100 Vdc e 0 a 220 Vac e a potência máxima de comutação (permanente e de arranque) deve ser de até 20VA - 20W.

A fim de evitar que o contato elétrico do sensor seja danificado, utilize um contator ou relé auxiliar, como o CW07 da Weg (110Vac ou 220Vac).

· Limites de corrente e potência nas principais tensões: http://reed.icos.com.br

Permanecemos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,
Carolina Gabriotti
Depto. Comercial
Tel.: (15) 3032 9180


Só que 20VA não são 20watts nesse ponto ela se equivocou.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#18 Mensagem por Alexandre Polleti »

Felipe Cota escreveu:Celso, pq não tira a contatora? Se a bomba for fraca não tem problema... o meu funcionou por mais de 5 anos sem contatora com uma sb520. Agora to usando outro, porque montei o sistema em paralelo e comprei outro sensor. Ai esse meu velho ta de backup. To usando uma sb1000 agora porque o reef ficou mais alto que o outro, mas sem problemas até agora. Ele liga/desliga com o mínimo de oscilação, por isso eu recomendo o uso do timer, até para não ficar ligando e desligando com frequência. O meu funciona no esquema do Leo, se eu tiro água para transportar corais por exemplo ele leva um bom tempo até voltar ao normal. Acho isso até mais seguro pois evita de eu tirar água por algum motivo que depois vou por de volta (tipo tpa) e ele repor pq esqueci de desligar.

Eu só tive um problema com o ICOS até agora... o que comprei primeiro quando montei o reef novo veio com a boia com defeito. O imã tava solto dentro dela. Ai liguei lá, eles me pediram para mandar ele de volta, como o frete era o msm de um novo comprei outro. Ai mandei a reclamação e acabaram me mandando mais um. Instalei esse que tinha comprado novo e agora poucos dias depois de viajar para a Austrália ele parou de funcionar, estufou, não sei se entrou agua ou o que aconteceu. Já tinha uns 8 meses de uso. Minha sorte é que minha esposa viu o aqua estranho, fazendo barulho e cheio de micro bolhas (a cachoeira pelo desnível já tava fazendo bolhas que eram sugadas pelo recalque). Bom, nesse período ela ficou repondo a água na mão, uns 2 litros por dia. Quando voltei coloquei o que tinha vindo dps da reclamação e ta funcionando. Antes de viajar testem o liga/desliga! kkkk

Abraços!


boa Felipe, migrando para este tópico :)
só me explica uma coisa, você liga a alimentação da bomba direto no sensor? sem contator?
não entendi isso, pois a bomba é 110v
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#19 Mensagem por Felipe Cota »

Isso mesmo Alexandre, o sensor funciona igual um interruptor de luz, ele vai ligar e desligar a bomba de acordo com o nível de água. No meu caso é assim, um dos fios da bomba vai na parede (110v), o outro fio é como se eu tivesse cortado ele no meio e colocado o sensor de nível. Claro que vc faz extensão com outros fios e tomadas para ficar um negócio bem feito e não estragar a bomba rs. Ah só pode ligar direto assim sem contator bombas até 20w, o ideal é ficar bem abaixo disso. A sb1000 tem 13w e dá conta para qualquer aquário.

Não deixe de instalar o filtro RC junto, é baratinho, R$5, e além de proteger o sensor evita ruídos na sua rede elétrica (no meu caso sem interfere na controladora dos leds).

Abraços! Qualquer dúvida só perguntar!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#20 Mensagem por Celso Suguimoto »

Cota 20VA nao sao 20Watts em 110Volts. Me lembro qdo usava trafos e dimensionava isso pelo dobro, mas de qq forma ... pelo custo da contatora, mais vale a segurança de usa-la

A pump rated at just 5 watts can destroy a float switch rated for 50 watts, locking it in the “on” position and pumping a lot of water where you do not want it.


http://www.aquahub.com/store/curingspik.html
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Artigos”