🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sensor ICOS

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#41 Mensagem por Celso Suguimoto »

JBJ é um sensor de nível

Imagem

No meu caso a boia deu pau e troquei e coloquei nele
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#42 Mensagem por Alexandre Polleti »

Pessoal, aconteceu algo estranho. O nível do meu áqua estava quase 1cm mais alto hoje cedo, o sensor já havia aberto o contato a vários milimetros abaixo. Vocês que já têm vivencia na arte, o que pode estar errado? Até ontem estava funcionando normal, agora fui testar, está normal também, mas essas oscilações não podem ocorrer.

Obrigado
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#43 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ele travou ligado ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#44 Mensagem por Felipe Cota »

Fala Alexandre, mas o flutuador chegou no limite superior do sensor? Uma possibilidade é ao ligar ter prendido o comutador, mas como isso nunca aconteceu comigo usando a better1000, nem quando não usava o filtro rc, acho pouco provável. Ele pode dar uma variação mesmo, só não pode chegar no máximo sem desligar.

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#45 Mensagem por Felipe Cota »

Um dos sensores que comprei estava com problema no flutuador, ao chacoalhar o flutuador fora do sensor dava para ver que tinha algo solto dentro dele... ai esse meu tinha hora que ligava, hora não ligava, provavelmente o imã que vai dentro quebrou no transporte. Fique subindo e descendo o seu flutuador com os dedos, ligando e desligando a bomba, umas 10 ou 15 vezes... se ele ligar e desligar todas, está normal... faça pausadamente, aguarde 1 ou 2 segundos entre cada liga/desliga.

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#46 Mensagem por Alexandre Polleti »

é ele estava no limite superior sim, a água estava quase cobrindo a boia
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#47 Mensagem por Celso Suguimoto »

Duvidas

1) Vc ta usando a contatora ?
2) Não tinha nada encrustrado nele ?
3) Ele chegou a desligar ou ficou ligado até vc perceber isso ?
4) A SB1000 não manda muita agua ? No seu caso como o aquário é menor eu usaria uma bomba menor... a 1000 eu usava num reef de 400 litros e mesmo assim era pq tinha ligado o beep sonoro do JBJ qdo ligado
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#48 Mensagem por Alexandre Polleti »

Não estou usando contator, apenas supressor de ruído

Não havia nada encostado (a menos que um paguro tenha se enfiado lá a noite)

Chegou a desligar, eu não vi pois foi a noite mas deve ter dado uma enroscada na bóia.

De qualquer forma tem um timer na tomada o que faz com que a reposição ocorra no máximo 4x ao dia durante 15 minutos, além disso tem um regulador de pressão que deixo apertado para cair gotas ao invés de vazar todo o fluxo da sb1000, pois com certeza ela é forte mas tenho uma coluna de 1m
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#49 Mensagem por Felipe Cota »

É Alexandre o timer te salvou dessa já hein? icon_joia

Chegou a fazer o teste manual umas 10 vezes? Você já colocou turbo ou astrea? Se flutuador tiver próximo do vidro eles podem travá-lo, mas ai se tiver no gotejador com timer não tem problema, só diminuir o gotejador pois o seu ainda está mandando muita água para encher tanto assim.

O que pode ter acontecido:

1-) Algum bicho travado o sensor
2-) A carga de partida ter soldado os comutadores... mas como disse uso uma sb1000 e já usei 2 sensores diferentes sem nenhum problema. Isso também vc vai detectar no teste manual.
3-) O sensor está com problema. Também vai aparecer no teste manual, só não vai dar para saber qual dos dois casos que é.

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#50 Mensagem por Alexandre Polleti »

bendito seja o timer / conta gotas kkkkk

é, muito estranho mesmo, está tudo OK, fiz os testes, o sensor abre o contato uns 3 milímetros antes de chegar ao limite, parece que não fez isso
não está próximo ao vidro nem tem turbos, só tem paguro msm e eles só sobem no silicone nas quinas, no vidro mesmo não

sei lá, vamos ver como vai se comportar, agora a ventoinha ta ligada faz tempo pra evaporar a água que sobrou
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#51 Mensagem por Celso Suguimoto »

Celso Suguimoto escreveu:Cota 20VA nao sao 20Watts em 110Volts. Me lembro qdo usava trafos e dimensionava isso pelo dobro, mas de qq forma ... pelo custo da contatora, mais vale a segurança de usa-la

A pump rated at just 5 watts can destroy a float switch rated for 50 watts, locking it in the “on” position and pumping a lot of water where you do not want it.


http://www.aquahub.com/store/curingspik.html


Por isso eu uso sensor duplo pro segundo desligar o primeiro. De qq forma o seu relato corrobora um pouco com o texto que quotei antes indicando a necessidade da contatora.

EU usaria uma bomba de menor vazão e potencia
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#52 Mensagem por Alexandre Polleti »

Celso Suguimoto escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:Cota 20VA nao sao 20Watts em 110Volts. Me lembro qdo usava trafos e dimensionava isso pelo dobro, mas de qq forma ... pelo custo da contatora, mais vale a segurança de usa-la

A pump rated at just 5 watts can destroy a float switch rated for 50 watts, locking it in the “on” position and pumping a lot of water where you do not want it.


http://www.aquahub.com/store/curingspik.html


Por isso eu uso sensor duplo pro segundo desligar o primeiro. De qq forma o seu relato corrobora um pouco com o texto que quotei antes indicando a necessidade da contatora.

EU usaria uma bomba de menor vazão e potencia


ou um contator né, pra dar mais segurança
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#53 Mensagem por Felipe Cota »

Tem a SB520 com 8w de consumo e coluna de 1.4m
O problema dele usar uma bomba mt fraca é que não vai empurrar água à 1 metro de altura.

Acho que quando solda o comutador ele não volta mais, perde-se o sensor. Mas realmente a ICOS recomenda o uso de contatora com bombas. Não vejo muito sentido também para ele prender uma vez e não prender outras, o ideal é ter certeza que nada segurou o flutuador para não investir na contatora a toa e ter que ficar aguentando o liga e desliga dela.

Eu recomendo dessa forma pois uso assim à muitos anos, mas segundo o fabricante o certo é usar contatora. Provavelmente por não ter como saber qual bomba vai atingir o limite e qual não vai...

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Sensor ICOS

#54 Mensagem por Rodrigopasqua »

Eu uso a SB650, com icos vertical + RC e o meu tutor na reposição tambem foi o Cota... aqui tudo ok!

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Sensor ICOS

#55 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Eu reponho todo dia na mão, morro de medo dessas tranqueiras aí tenho caixa repositora feita pelo renato, com boia, mas só uso qdo viajo por mais de 3 dias, levei um tempâo me acostumando com o skimmer preocupado de ele não estava transbordando, acordava de madrugada e acendia uma lanterna para ver se estava tudo ok, não me imagino com algo desse tipo
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#56 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu fiz um teste aqui... troquei a ailifer pela SB1000, travou... alias não acionou a bomba em um determinado momento. Com o sensor original da JBJ funcionou durante anos agora com ICOS + JBJ travou.

Cota, no link que postei acho que tem a explicação

Curing Spiking Voltage with a Relay

A pump rated at just 5 watts can destroy a float switch rated for 50 watts, locking it in the “on” position and pumping a lot of water where you do not want it.

The magnetic reeds enclosed in our liquid level sensors are extremely reliable and long-lasting when utilized properly. Failures are nearly always a result of current overloading. Pumps, solenoids and many other devices that require control by a liquid level sensor carry "steady state" current ratings. These devices can draw ten times (or more) their steady state power ratings on start-up or shut-down. When the reeds inside our switches are exposed to this kind of "spiking voltage" they can overheat and become deformed. In some cases they may even weld together or break off, causing the switch circuit to remain closed (or open) regardless of the level of the float. Deformed reeds can also function intermittently, causing problems with troubleshooting. A 50 watt float switch can be destroyed by a pump rated at 6 watts and, unfortunately, it may take many cycles before the failure occurs.
Because they can destroy an otherwise very reliable float switch, care must be taken to completely isolate the switch from the current drawn by pumps, solenoids or other devices subject to spiking voltage. Resistors or diodes may be used, but the most common solution is to utilize a circuit board or a relay.

In the illustration below, a relay acts as a switch for a pump, thereby isolating the float switch from any spikes that the pump may draw. The float switch turns the relay coil on and off. In this way, the only current handled by the float switch is that small amount required by the relay coil. Please consult with your relay supplier to assure that the relay current requirements are well within the specs of the float switch.


O problema é o momento da partida onde existe um pico no caso de motores
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#57 Mensagem por Felipe Cota »

Não sei porque a minha não trava então... e olha q liga e desliga direto.

Não acionar a bomba n tem nada a ver com esse problema Celso. O problema eh soldar e ai ficar ligado direto não acionar eh outra coisa...

Antônio usando timer e gotejador não tem como dar problema. Eu não me imagino repondo na mão de forma alguma... gosto muito de brincar com essa automação do aquário rs

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#58 Mensagem por Celso Suguimoto »

Cota... vc usa uma SB520 de 8W a SB1000 tem 13W, a sua margem de segurança eh maior. Não sei se o consumo real é esse também... me recordo de no passado questionarem o consumo real dela e de bombas chinesas, mas não to achando os testes feitos na época.

causing the switch circuit to remain closed (or open) regardless of the level of the float


Pelo texto é indiferente ligar ou não ligar, só to dizendo que com a SB1000 aconteceu algo "semelhante' ao do Alexandre... depois eu refaço o teste usando a contatora ligada ao JBJ
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#59 Mensagem por Felipe Cota »

Eu uso sb1000 também usava a sb520 no reef anterior. Como disse segunda a ICOS tem q usar contatora, mas por nunca ter tido problema de travamento eu prefiro não usar... mas bom saber q oriento melhor o pessoal.

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#60 Mensagem por Alexandre Polleti »

O meu não travou mais.
Celso mesmo a Sb1000 é MUITO baixa a corrente para fundir o contato 0.1A.

Eu não entendi o que aconteceu com a sua, ela não ligou ou travou ligada? Ou queimou o sensor de vez?
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Responder

Voltar para “Artigos”