🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sensor ICOS

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#21 Mensagem por Felipe Cota »

No site da ICOS tem o limite da corrente também, 0.2A
Uma better 1000 de 13w em 110v consome 0.11A

Segurança é algo relativo para cada um... eu prefiro a segurança do timer e do gotejamento do que esse tec tec chato kkkkk e eu falei no suporte da ICOS que uso uma bomba de 13w quando a boia veio com problema e eles não me falaram nada... claro que na dúvida é melhor ter, mas.... o ideal é ter tanta coisa que se for seguir tudo vc não monta o reef. E pior, acaba tendo problema devido o tanto de sistemas e coisas. Na dúvida, os dois lados estão certos.

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#22 Mensagem por Alexandre Polleti »

esse é meu medo, transbordar o aqua, negócio é deixar pouca agua no reservatório, melhor queimar a bomba sem agua do que inundar a sala e arrumar briga com a patroa kkkkk
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#23 Mensagem por Felipe Cota »

Nesse link que o Celso postou diz que é comum usar o resistor. Isso é o filtro RC que ajuda a diminuir essa tensão na hora que liga. Concordo que o ideal é a contatora, mas para quem tem o reef na sala ou no quarto nem sempre o ideal é o melhor e mais funcional.

Alexandre, para evitar isso eu uso um timer e um gotejador desses de mangueirinha de ar de aquário. Se sua reposição não for ficar mt baixa, vc pode comprar uma bombinha bem fraquinha, tipo sb180. Coloca o timer desses analógicos para ligar por 15 minutos à cada 4 horas e na mangueirinha de reposição tenta adaptar um registro desses de ar para a reposição ser por gotejamento. Ai é só ir acompanhando para ver se o tempo e as gotas estão sendo adequadas à sua evaporação. Por mais que trave, vai levar um bom tempo até transbordar. E se transbordar, vai começar a transbordar muito pouco, vai dar tempo suficiente para vc perceber antes de causar um alagamento. Reposição direto, sem gotejador, pra mim é loucura e sem necessidade alguma.

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#24 Mensagem por Alexandre Polleti »

Felipe Cota escreveu:Nesse link que o Celso postou diz que é comum usar o resistor. Isso é o filtro RC que ajuda a diminuir essa tensão na hora que liga. Concordo que o ideal é a contatora, mas para quem tem o reef na sala ou no quarto nem sempre o ideal é o melhor e mais funcional.

Alexandre, para evitar isso eu uso um timer e um gotejador desses de mangueirinha de ar de aquário. Se sua reposição não for ficar mt baixa, vc pode comprar uma bombinha bem fraquinha, tipo sb180. Coloca o timer desses analógicos para ligar por 15 minutos à cada 4 horas e na mangueirinha de reposição tenta adaptar um registro desses de ar para a reposição ser por gotejamento. Ai é só ir acompanhando para ver se o tempo e as gotas estão sendo adequadas à sua evaporação. Por mais que trave, vai levar um bom tempo até transbordar. E se transbordar, vai começar a transbordar muito pouco, vai dar tempo suficiente para vc perceber antes de causar um alagamento. Reposição direto, sem gotejador, pra mim é loucura e sem necessidade alguma.


não entendi a questão do timer/analógicos, só o gotejador já não ajuda?
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#25 Mensagem por Felipe Cota »

Já ajuda sim, mas não tem porque ficar ligado 24h por dia, não tem necessidade. Então se colocar um timer vc aumenta mais a segurança. Para que ter um sistema que repoem 20L por dia se nos dias mais quentes evapora no máximo 2 ou 3? A ideia é essa, manter no limite para evitar o excesso. O timer analógico não estraga, não fica sem pilha/bateria, é o ideal nesse caso.

Outra, se ficar 24h por dia, vai evaporar um pouquinho e vai acionar, outro pouquinho e acionar, vai ficar um liga/desliga constante. Com o lance dos 15 minutos vc evita isso também, mais conforto para quem está do lado do aquário vendo tv rs

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#26 Mensagem por Alexandre Polleti »

Felipe Cota escreveu:Já ajuda sim, mas não tem porque ficar ligado 24h por dia, não tem necessidade. Então se colocar um timer vc aumenta mais a segurança. Para que ter um sistema que repoem 20L por dia se nos dias mais quentes evapora no máximo 2 ou 3? A ideia é essa, manter no limite para evitar o excesso. O timer analógico não estraga, não fica sem pilha/bateria, é o ideal nesse caso.

Outra, se ficar 24h por dia, vai evaporar um pouquinho e vai acionar, outro pouquinho e acionar, vai ficar um liga/desliga constante. Com o lance dos 15 minutos vc evita isso também, mais conforto para quem está do lado do aquário vendo tv rs


Felipe, me da uma ajuda para entender melhor o sistema... (várias perguntas)

a questão do timer, se vc deixa ligado 15 minutos apenas a cada 4 horas, com dosador, qual a média de reposição diária sua?

aqui no meu aquário no calor está indo 1,7 litros em média por dia, qual configuração de timer seria razoável?

o timer que você se refere é desses analógicos comuns como no link abaixo?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... amavel-_JM

existe algum suporte específico para o sensor? onde adquirir?

referente a bomba, como funciona? você deixa ela "jogada" dentro de um reservatório com uma mangueira acoplada e boa?

pode colocar fotos da sua instalação do sistema de controle de nível ? ligação da bomba, mangueiras, sensor, timer, etc...

Obrigado,
Abraço
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#27 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alexandre no primeiro post tem uma foto de um exemplo de um ICOS instalado no aquário.

No seu caso acho que ficaria semelhante a algo assim, talvez sem o sensor da caixa repositora

Eiji Yoshimura escreveu:Pessoal, terminei de montar a caixa repositora...

Mudei um pouco o projeto para a bomba nao trabalhar a seco... coloquei outro sensor dentro da caixa e quando a agua baixar de certo nivel, a bomba desliga... assim se eu viajar por um longo tempo e evaporar mais agua que tiver na caixa repositora, não corro o risco da bomba queimar....

a unica coisa q não consegui para este aquario é um outro sensor para ele não transbordar caso o sensor do aquário trave, então preciso sempre manter ele limpo e funcionando perfeitamente.... acredito que retirar ele para limpar uma vez por mes será suficiente...

seguem fotos...

ele pronto....
Imagem
Imagem
Imagem

detalhe da bomba e do sensor interno...
Imagem

o sensor do aquario e o suporte da mangueira....
Imagem

o sistema montado no aquário....
Imagem
Imagem
Imagem

Custo total:
- Sensor do aquário - R$ 3,60
- Sensor da caixa - R$ 7,73
- Bomba Sarlo Beter S160 - R$ 25,00
- pote de plástico - R$ 2,99
- Outros itens - R$ 0,00 (eu já tinha tudo em casa)
TOTAL: R$39,32

Quanto custa uma eclusa pronta?!??! ehehehe

é isso ae!!!!


http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=36&t=7524

Qto ao suporte o Renato Vidal tem dois tipos feito em acrílico (eu encomendei um pra pegar no encontro de Campinas pois fiz uma adaptação a partir do suporte original de um JBJ e prefiro deixar o acabamento melhor)

Qto a bomba ... pense numa bomba de recalque, eh o mesmo principio so que ao invés de mandar a agua do sump pro display e receber de volta, o resevatorio vai apenas mandar pro sump.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#28 Mensagem por Felipe Cota »

Fala Alexandre, blz? O timer que uso é esse ai mesmo... o tempo e a quantidade é ajuste, vc pode deixar os 15 minutos à cada 4 horas com 2 a 3 gotas por segundo por exemplo e ver o que vai dar. Se achar que está pouco, aumenta, se não, diminui, é ir ajustando. Não tem problema deixar mais também, não precisa ser tão exato. O importante é repor devagar e não ficar ligado 24h, para evitar problemas.

A bomba é "jogada" mesmo com a mangueira acoplada, não tem segredo. Só deixar ela de forma que aproveite o máximo de água possível ou então se quiser proteger a bomba só deixar a entrada de água pra cima, que caso o reservatório abaixe ela vai começar a puxar ar mas continuará submersa. No meu caso deixo virado pra baixo mesmo, como tem o timer, ela não vai funcionar por muito tempo. Negócio é ficar de olho no nível de vez em quando e completar antes de chegar perto da bomba.

Não consigo te mandar foto da ligação da bomba pois os fios estão emendados e são todos da mesma cor, mas a instalação sem contatora é assim:

Passo 1: unir uma perna do filtro k8 com uma perna da bomba e um pedaço de fio, ligar esse fio em um polo da tomada (parede)
Passo 2: unir uma perna do sensor de nível com a perna restante do filtro k8 e com a perna restante da bomba
Passo 3: Coloque a perna que sobrou do sensor de nível no outro polo da tomada (parede)

O sensor de nível funciona como esse interruptor, a lâmpada é a bomba e a bateria a parede. O filtro k8 vai junto com a bomba.

Imagem

O suporte como o Celso disse vc pode comprar um pronto ou bolar um. O meu é um pedaço de acrílico que furei com faca quente e colei no suporte do skimmer com super bonder. Vai da sua criatividade! kkkk

Olha só alguns exemplos, do meu reef antigo, do atual e do Rodrigo aqui do fórum:
Imagem

Imagem
Esse aqui dá pra ver o sensor de nível, o parafuso de cima dele, colado na plaquinha no suporte do skimmer (parte vermelha)

Imagem

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#29 Mensagem por Felipe Cota »

Ah uma dica, não use a mangueirinha de ar até a bomba porque ela não vai ter força para jogar a água para cima... deixe o máximo possível com mangueira normal e só no final reduza.

Eu cortei essa peça da esquerda do aparelho de soro para fazer a redução... vende na farmácia. Prendi as mangueiras com enforca gato para dar mais segurança e prendi junto com os fios usando aquele organizador de fio para evitar dela ficar fazendo peso e soltar.

Imagem

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#30 Mensagem por Alexandre Polleti »

Perfeito Felipe / Celso, agora está mais do que claro, já estou bolando uma estrutura para o meu. Muito Obrigado.
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#31 Mensagem por Alexandre Polleti »

Aeeeeee montei e deu certo, gambiarrada total, amanhã vou comprar uma fiação e tomada melhor e isolar tudo icon_joia

A ICOS é aqui em Sorocaba do lado de onde trabalho hahah fui la buscar o sensor + filtro.

Obrigado pessoal

Foto da montagem de teste mostrando todas as ligações para quem quiser fazer.
OBS. ATENÇÃO esta montagem da foto foi feita para testes e não está isolada, a todos que forem fazer, isolar muito bem as tomadas / fiação exposta.

[imagem]https://scontent.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t34.0-12/12167975_10206165890040456_1691039250_n.jpg?oh=22ca3c9c7f621d0063ccc5115f6944b6&oe=5627F646[/imagem]
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#32 Mensagem por Celso Suguimoto »

clapping_02
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#33 Mensagem por Felipe Cota »

É isso ai Alexandre! Legal ter postado a foto! icon_clap

Só lembre de ver se ele está ligando quando o tambor desce, se não estiver, basta inverter o tambor tirando o anel de baixo. (pessoal sempre esquece disso, eu sou um deles! kkkkk)

E não esquecer de que não pode ligar nada com mais de 20w, sendo o ideal até um número abaixo disso pois alguns aparelhos puxam uma carga maior ao ligar. Não deixe de usar o filtro também, nem para testes, pois ele ajuda a proteger em caso de um pico desses.

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#34 Mensagem por Alexandre Polleti »

Heheh sim, tive que inverter.
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#35 Mensagem por Alexandre Polleti »

Felipe Cota, consegue colocar uma foto de como conectou a mangueira na bomba? Usou os adaptadores da SB1000 ?
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#36 Mensagem por Felipe Cota »

Usei uma mangueira normal dessas transparentes que vende em lojas de material de construção. Só esquentar ela um pouco no fogão e encaixar rs.

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#37 Mensagem por Alexandre Polleti »

Felipe, controle de nível implantado icon_clap as fotos estão no link do meu aqua:
viewtopic.php?f=25&t=40709&p=416988#p416988

Mas estou com um problema, a oscilação da água quando chega um certo nível, fica ligando e desligando a bomba, está bem complicado, isso certamente vai queimar a bomba ou o sensor. Tem algo que possa ser feito?
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sensor ICOS

#38 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alexandre

O sensor tem que ficar numa região onde haja pouca movimentação na superfície. Eu percebi o mesmo aqui por isso acabei ligando o ICOS no JBJ, já que o ultimo tem um retardo final que mesmo depois que o sensor desliga mantem a bomba energizada

No seu caso acho que da pra adaptar um relé temporizador
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Sensor ICOS

#39 Mensagem por Felipe Cota »

Se ele tiver ligando e desligando com intervalo de 5 segundos mais ou menos e tiver dando tempo de pingar nesse meio tempo acredito que não vai ter problema não. No meu outro reef isso acontecia já que como no seu o sensor ficava no display. O ideal é fazer como o Celso disse colocar onde tenha pouca movimentação na superfície mas mesmo assim quando estiver no limite pode fazer um pouco de liga/desliga.

Mais um ponto positivo pro timer... além da segurança pra não ficar ligado 24h por dia e em caso da caixa de reposição secar não deixar a bomba funcionar por mais de 15 minutos no seco, ele também não vai deixar esse liga/desliga acontecer por mais de 15 minutos.

Como disse no meu era assim, em intervalos de 5 a 10 segundos ele ligava e desligava mas caia algumas gotas e após 1 ou 2 minutos parava. Se não tiver dando tempo do seu pingar, abra um pouco mais o registro. Sobre queimar relaxa, o sensor é feito para aguentar muito mais ciclos do que em nossos aquários e as bombas da better tb nunca tive problema. Imagine que em um aquário sem timer ela vai ligar/desligar muito mais vezes ao dia pois qualquer ml de evaporação vai ligar a reposição. Eu tiver uma better 600 e uma 2000 ligadas no timer para alternar a circulação, ligavam e desligavam 6 vezes ao dia, funcionaram por muitos anos assim e estão comigo ainda hoje. Acho que nunca vi uma better queimar, o máximo que acontece é ela não dar partida mas acho que é mais por outro motivo do que o liga/desliga visto que essa de circulação minha funciona até hoje e uma que tinha no skimmer que ficava ligada 24h por dia deu esse problema.

Abraços, qualquer dúvida só perguntar!

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sensor ICOS

#40 Mensagem por Alexandre Polleti »

Obrigado Celso / Felipe.

No meu caso oscila muito rápido pois o áqua é pequeno, o timer está atuando 4x ao dia por 15 minutos então não ficará ligada por muito tempo, mas ainda vou ver a respeito do relé temporizador, se ela ficasse +1 minuto ligada após a primeira "abertura" do sensor, seria o ideal.

Curiosidade, o que é JBJ ?

Abraços
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Responder

Voltar para “Artigos”