🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Os Canais de Santos

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Os Canais de Santos

#1 Mensagem por Roberto Vieira »

Por mais modernas que sejam as cidades, a natureza continua existindo ali e os organismos vivos tentam se adaptar e viver nesse novo meio. Alguns animais acompanham a humanidade vivendo a sua sombra, como baratas, ratos pombos e pardais. Outros adaptam-se aos poucos vivendo com o que lhes sobra de recursos naturais, rodeando áreas verdes. O mesmo acontece com ambientes aquáticos.
Alguns animais têm maior facilidade a adaptarem-se a poluição e aos problemas gerados pelo ambiente urbano que os cercam, outros não.
Além da poluição, introduzimos animais exóticos competindo e prejudicando espécies nativas.
Os ambientes aquáticos são muito modificados por nossas necessidades, as canalizações são formas de manter as cidades funcionando, gerando um caminho para que a água da chuva possa fluir ou para receber esgotos, embora muitas vezes os esgotos são despejados em canais impróprios de forma ilegal.
A cidade de Santos tem em seu território insular canais que fluem como veias e são usados pelos habitantes inclusive como referência para localização.
Os canais começaram a ser construídos no início do século XX, sendo o primeiro inaugurado em 1907, mas o sistema de drenagem foi concluído em 1968, com a inclusão dos canais 7 e o da Avenida Jovino de Melo, que não constavam no projeto original de Saturnino de Brito.
A construção dos canais foi um marco na cidade de Santos, tornando-a salubre, pois antes deles, a cidade era vista como um berço de doenças como a febre amarela, febre tifóide e malária. A cidade era tão mal vista, que apesar de ter o maior porto do país, na época os tripulantes recusavam-se a descer dos navios, e o porto carregada o estigma de porto maldito.
A cidade atualmente conta com 12 canais de grande porte expostos, onde peixes e aves são freqüentemente observados. Como os principais são dispostos paralelamente entre si, margeados por avenidas importantes acabaram sendo numerados de 1 a 7. Há outros dois canais perpendiculares, um na Avenida Moura Ribeiro, outro saindo do Orquidário, parque tradicional da cidade, um terceiro próximo a Santa Casa de Misericórdia, um dos mais antigos hospitais do país, e mais distante do outro lado da cidade, um que corta a Avenida Jovino de Melo indo em direção ao canal portuário da Zona Noroeste, e perpendicular a esse outro que dirige-se a São Vicente continuando o Sistema de drenagem na cidade vizinha.
Embora tenham sido projetados como receptores de água de chuva e para escoar a água do estuário pela cidade, além do lixo que é jogado com grande freqüência, o que prejudica a situação dos canais. Esgotos clandestinos também podem ser fonte de poluição, assim como produtos químicos e lixo das ruas que são arrastados pela água para os canais através do sistema de drenagem da cidade.

O Canal 1
Foi o primeiro a ser construído e o maior da cidade. Seu projeto inicia-se com a retificação do Rio dos Soldados, naquela época já muito poluído. Atualmente ele está dividido em duas partes expostas, e uma subterrânea. Ele liga a bacia do mercado, próximo a região portuária até a praia, cortando o território insular da cidade em duas partes. É um canal com margens bem arborizadas, tendo interligações exposta com outros canais. (Canal 2, Moura Ribeiro e Orquidário), e é também interligado subterraneamente ao Canal da Francisco Manuel e o Canal 3.
Embora seja um canal poluído possui muitos peixes, aves e plantas, principalmente na região intermediária entre a sua parte coberta e a praia.
Entre os peixes observados, há grande quantidade de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), Guarus e lebistes (guppys) selvagens. (possivelmente Poecilia vivípara e P. reticulata).
Garças brancas grandes (Casmerodius albus) e pequenas (Egretta tula) e Biguás (Phalacrocorax brasilianus ), São aves frequentes.
Algumas plantas aquáticas emergem próximas as margens.
É comum ver ilhotas de terra características de assoreamento, além de grandes quantidades de lixo.

Como todos os canais; é altamente influenciado pelas chuvas e a dinâmica das marés. Seu nível oscila muito, fazendo diferença na presença das aves que ali se alimentam. Outras aves também podem ser vistas, por freqüentarem as árvores ao redor e ocasionalmente caçando nas águas, como bem-te-vis (Pitangus sulphuratus) e Viuvinhas (Fluvicola nengeta).


Imagem
Foto1: Canal 1 visão geral

Imagem
Foto 2: Planta emergindo próxima a margem do canal 1. provavelmente Callitriche sp.

Imagem
Foto3: Planta emergindo próxima a margem do Canal 1. Provavelmente Lindernia sp.

Imagem
Foto 4: Detalhe mais aproximado da provável Lindernia sp.

Imagem
Foto 5: Detalhe da provável Callitriche sp. Detalhe do caramujo ao meio.

Imagem
Foto 6: Biguá descansando em um cano. Canal 1 – Santos.

Imagem
Foto7: A provável Lindernia crescendo nas bordas do Canal 1

Imagem
Foto 8: :Ilha de Assoreamento no Canal 1

O Canal 2

Surge como uma derivação do Canal 1, prosseguindo em direção o mar, acompanhado pela Avenida Bernardino de Campos, uma das mais movimentadas da cidade. Muito semelhante ao canal 1, quanto aos animais e plantas observados, porém nesse há menor assoreamento, e o fundo de areia mais visível. Todos os peixes observados no canal 1, foram também observados no Canal 2.

Imagem
Foto 9: Tilapias sobre a ponte entre Bernadino de Campos e Rua Goiás (Canal 2)

Imagem
Foto10: Ludwigia sp. Vegetando a margem do Canal 2

Imagem
Foto 11: Provável Eleocharis SP. Vegetando a margem do Canal 2

Imagem
Foto 12: Canal 2 – Visão Geral.

As plantas identificadas na observação foram:
- Lindernia sp.
- Eleocharis sp.
- Callitriche sp.


O Canal 3

Esse Canal também surge a partir do Canal 1, e vai em direção ao Mar correndo por toda avenida Washington Luiz. Portanto também compartilha água e fauna com o canal 1 e 2. É também muito arborizado, porém, há presença de árvores de Janbolão, que atraem aves frugívoras durante o dia, como periquitos de asa azul (Brotogeris cyanoptera).

Imagem
Foto13: Alternanthera philoxeroides e outras plantas a margem do canal 3

Imagem
Foto14: Tilapia morta no canal 3

Imagem
Foto15: Casal de tilapias nadando no canal 3

Imagem
Foto16: Garça branca grande (Casmerodius albus) caçando no canal 3

Imagem
Foto17: Visão geral do canal 3

As plantas observadas no canal 3 foram:
- Alternanthera philoxeroides (foto 13)
- Lindernia sp.
- Callitriche sp.
- Eleocharis sp.


O Canal 4

Servindo de ligação entre o estuário e a baía de Santos sofre maior influência da maré do que o canal 1 ao 3 e segue por toda a extensão da Avenida Siqueira Campos. O único peixe observado nesse canal foi o Guaru (Poecilia vivípara). Porém as condições permitem outros poecilídeos viverem no local. Nenhuma planta foi observada vegetando no dia da observação. É arborizado em boa parte de sua extensão, exceto na região mais próxima da praia.

Imagem
Foto 18: Grupo de poecilia vivípara (Guarú), destaque para as manchas características da espécie.

Imagem
Foto 19: Visão geral do canal 4

Imagem
Foto 20: Visão do canal 4 um pouco antes de chegar a praia


O Canal 5
Também fortemente urbanizado, é um canal que liga o estuário da região portuária a praia.. Acompanha toda a avenida Almirante Cochrane, quase em linha reta. Assim como no canal 4, também não foram observadas plantas vegetando dentro do canal exceto musgos próximos a calçada, e também somente foram observados guarús (poecilia vivípara). É também um canal muito influenciado pela maré. Embora arborizado, poucas árvores são frutíferas.

Imagem

Imagem
Foto 21 e 22: Visão geral do canal 5

O Canal 6
Canal bem retilíneo que segue junto a Avenida Joaquim Montenegro da região portuária até a praia. Nele há um acúmulo de sedimento maior comparado aos outros, permitindo que algumas plantas enraízem nele, e cresçam principalmente próxima a borda.
Também é um canal mais raso, sendo comum ver garças e bem-te-vis pescando nele.

Imagem
Foto 23: Visão geral do canal 6

Imagem
Foto 24: Planta emergindo provavelmente Callitriche sp.

Imagem
Foto 25: Aglomerado de algas e plantas submersas no Canal 6

Imagem
Foto 26: Visão mais próxima do aglomerado

Imagem
Foto 27: Provável Eleocharis geniculata emergindo no Canal 6

Imagem
Foto 28: Planta não identificada emergindo no Canal 6

Imagem
Foto 29: Detalhe da planta acima

Imagem
Foto 30: Garça pescando no canal 6

O canal 7
É o canal mais influenciado pelas marés, sendo bem salino mesmo durante as marés baixas. É possível encontrar caramujos marinhos (Litorina flava) andando pelas bordas. Também é comum a presença de peixes estuarinos, em especial Baiacu-pinima (Sphoeroides sp.) e Parati (Mugil Liza). A condição permite o desenvolvimento de algas filamentosas que são atacadas brutalmente pelos cardumes de pequenas Paratis.
Não foram observadas plantas aquáticas nesse canal, provavelmente devido a salinidade.
Também foi observado aqui Guarús (Poecilia vivípara) e outro poecilídeo, provavelmente Jenynsia lineata.

Embora não tenham sido observados, nesse canal há relatos de:
- Robalos filhotes (Centropomus sp.)
- Bagre (Arius sp.)

Imagem
Foto 31: Litorinas na margem do canal 7

Imagem
Foto 32: Guarus nadando sobre aglomerado de algas filamentosas

Imagem
Foto 33: Paratis atacando o aglomerado outro aglomerado de algas

Imagem
Foto 34: Visão geral do canal 7

OS OUTROS CANAIS DE SANTOS

Além dos 7 Canais conhecidos por desaguarem na praia e usados como referência geográfica a cidade conta ainda com outros canais, sendo 3 deles afluentes do Canal 1. E os outros 2 ficam do outro lado da cidade (dividida pelos morros), formando uma bacia de canais isolada, onde há um principal que desce o morro da caneleira em direção ao Rio Casqueiro, e é interligado com outro que percorre a Avenida Eleonor Roosevelt, até chegar na divisa com a cidade de São Vicente, e segue por essa cidade.

Imagem
Foto 35: Mapa da cidade identificando os canais, sendo os principais numerados de 1 a 7.
Os outros identificados como
A: Canal do Orquidário
B: Canal da Avenida Moura Ribeiro
D: Canal da Avenida Francisco Manuel
C: Canal da Avenida Jovino de Melo
E: Canal da Avenida Eleonor Roosevelt.


Canal do Orquidário.

Pequeno canal que nasce da queda d´água da gruta de Nossa senhora de Lourdes atravessando o orquidário, parque tradicional da cidade, correndo para o canal 1, após seguir pela avenida Barão de Penedo. Há muitos relatos de aparição de tigres d´agua e tartarugas de orelha vermelha, provavelmente fugitivos do orquidário. Os peixes aqui observados foram somente guarus, porém o canal é conhecido na cidade, principalmente próximo a gruta, por conter Espadinhas selvagens (Xiphophorus helleri), acredita-se que tenham fugido de um antigo criador que morava no morro de onde a água que alimenta o canal vem. Também é comum a presença de garças.

Imagem
Foto 36: Visão geral do canal na área da Barão de penedo

Imagem
Foto 37: Queda dágua que alimenta o canal


Canal da Avenida Moura Ribeiro

Também alimentado por água que escorre do morro, aqui foi observado somente Guarús e lebistes selvagens. É um canal com muitas plantas emergindo, embora seja uma planta comum, somente nesse canal foi observada Heteranthera reniformis.

Imagem
Foto 38: Heteranthera reniformis e várias plantas ruderais não identificadas ao redor dela

Imagem
Foto 39: Provável Callitriche sp e Lindernia sp vegetando a margem do canal da avenida Moura Ribeiro.

Imagem
Foto 40: Visão geral do Canal


Canal da Avenida Francisco Manoel.
Infelizmente não foi possível fotografar esse canal, embora seja possível observar plantas em suas margens não foram identificadas, mas Tilápias do Nilo puderam ser observadas nele.

Os Canais da Jovino de Melo e da Avenida Eleonor Roosevelt não foram incluídos nesse artigo, deixando espaço para um próximo artigo englobando todos os canais interligados nesse sistema.

Entre os animais conhecidos por ocorrerem nos canais e não foram observados durante as visitas para a montagem desse artigo

- Caramujo trombeta asiático - Melanoides tuberculatus
- Caramujo planorbis – Biomphalaria sp.
- Savacu – Nycticorax sp.



Imagem
Foto 41: Entrando no Canal 7 para escolher caramujos a serem fotografados.



Agradeço ao meu amigo Marcos Morato pelas fotos !! Todas são de sua autoria !!

Ivan Engler
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 127
Registrado em: 21 Jul 2014, 23:09
Apelido: Ivan Engler
Data de Nascimento: 19 Mar 1995
Cidade: Bauru
País: Brasil

Re: Os Canais de Santos

#2 Mensagem por Ivan Engler »

icon_iCo01 icon_iCo01 icon-aplauder icon-aplauder
Imagem

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Os Canais de Santos

#3 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Que legal, parabéns pelo artigo! Também gosto de explorar corpos dágua de minha região, é bom ver que, apesar dos desastres ambientais, há alguma diversidade de organismos interessantes nesses locais.

Agora as perguntas:

Não é proibido entrar nesses canais? Será que é permitido pescar/coletar nesses canais (para fins ornamentais)?

Abraço
Edson Paveloski Junior

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Os Canais de Santos

#4 Mensagem por Vinicius F. Reis »

muito legal.

a prefeitura e/ou estado poderia se interessar um pouco mais em manter os canais o mais limpo possivel. Somente liberar neles agua com um minimo de tratamento.
Mas como podemos ver, a natureza ainda resiste bravamente icon_joia

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Os Canais de Santos

#5 Mensagem por Roberto Vieira »

Edson, acredito que as leis de coleta nesses canais sejam as mesmas para qualquer lugar, mas não há placas ou qualquer tipo de instrução

Embora a variedade de peixes seja bem pequena, e tilápias não são as melhores opções para ornamentais..rs.

As tilápias atualmente são uma verdadeira praga !! pois comem os guarus e lebistes que seriam mais apropriados para controle de mosquitos, e a dengue é um problema recorrente aqui na região

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Os Canais de Santos

#6 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Obrigado pela resposta, Roberto.

Na verdade eu estava pensando mais nos vivíparos, em espécies de águas salobras e nos invertebrados, além de plantas, quando mencionei a questão ornamental, rsrs.

Abraço
Edson Paveloski Junior

Vinicius VBoas
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Jun 2010, 22:18
Apelido: Mandrake
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Os Canais de Santos

#7 Mensagem por Vinicius VBoas »

Muito bom o seu tópico. Vivi ai por muitos anos perto do canal 3 e na época eles não tinham tilápias. Só tinham guppys selvagens e ... próximo à praia tinham tainhotas e bagres pequenos, bem como siris. Os canais poderiam mesmo serem valorizados e passarem por um projeto de reestruturação de águas, mas acho difícil algum político se interessar por isso. :-(

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Os Canais de Santos

#8 Mensagem por Raphael Igor »

clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02


Roberto fantástico a quantidade de plantas existentes!

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Os Canais de Santos

#9 Mensagem por Roberto Vieira »

Mandrake, coloca teu nome e sobrenome conforme as regras do fórum por favor.

Eu moro no canal 3 rs.

Então, bagres atualmente são bem raros, mas na parte perto do mar, depois da comporta é bem comum ver peixes entrando no canal.

Ali, por ser mais influenciado pela maré do que pela água do canal não considerei para fazer o artigo, mas é possível ver além dos bagrinos (arius), peixes-rei, sargentinhos em algumas épocas do ano, roncadores, savelhas e vários outros

Vinicius VBoas
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Jun 2010, 22:18
Apelido: Mandrake
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Os Canais de Santos

#10 Mensagem por Vinicius VBoas »

Roberto Vieira escreveu:Mandrake, coloca teu nome e sobrenome conforme as regras do fórum por favor.

Eu moro no canal 3 rs.

Então, bagres atualmente são bem raros, mas na parte perto do mar, depois da comporta é bem comum ver peixes entrando no canal.

Ali, por ser mais influenciado pela maré do que pela água do canal não considerei para fazer o artigo, mas é possível ver além dos bagrinos (arius), peixes-rei, sargentinhos em algumas épocas do ano, roncadores, savelhas e vários outros


Feito icon_yes

verdade, todos eram bem comuns, além dos simpáticos baiacús... tinha me esquecido dos baiacus icon_bag

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Os Canais de Santos

#11 Mensagem por Roberto Vieira »

Apenas para aumentar as informações, ontem ao passar pelo Canal 6 para dar aula, vi uma quantidade absurda de Elocharis, acredito que as chuvas mais baixas, deixando ele frequentemente mais raso, permitiu isso. Mas é só uma hipótese

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Os Canais de Santos

#12 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Roberto uma pesquisa muito legal em nossa região, a gente passa todo dia nesses canais e nem notamos a quantidade de vida que lá habita
Paciência é a maior virtude de um aquarista

ViryD
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Jan 2017, 16:16
Apelido: Viry
Data de Nascimento: 20 Mai 1988
Cidade: Monterrey
País: México

Re: Os Canais de Santos

#13 Mensagem por ViryD »

se ve muy descuidado, se vería mas bonito si estuviera lleno de plantas y flores de temporada, de hecho vi unas flores muy bonitas en Viveros Monterrey.


[mod="Mauro Becker"]Salve, Precisamos de sua ajuda para melhorar o Fórum Brasil Reef.
Hoje o padrão de exibição dos nomes, deve ser “nome” espaço “sobrenome” ou no caso já existir o mesmo registro opte por "nome" underline "sobrenome"
Como por exemplo: Matias Gomes, Celso Suguimoto, André_Fonseca etc. Para fazer a modificação, acesse esse link:

ucp.php?i=profile&mode=reg_details .


Neste local você deve escrever no padrão solicitado ok.
por exemplo de ManthiasGomes12, para Manthias Gomes. Vale lembrar, se quer ser chamado pelo apelido, não tem problema, basta colocar o apelido no campo determinado para isso. Faça a atualização e próximo acesso terá como login o nome atualizado. Aqui você poderá verificar as janelas em que se navega:

alterando o nome

boa navegação. Obrigado.[/mod]

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Os Canais de Santos

#14 Mensagem por Mauro Becker »

ViryD escreveu: se vería mas bonito si estuviera lleno de plantas y flores de temporada


plus_icon
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Artigos”