Página 1 de 1

A Ciência de um Skimmer

Enviado: 08 Fev 2010, 11:22
por Leandro Felippe
A Ciência de um Skimmer por Scott Brang
Texto original:http://kb.marinedepot.com/article.aspx?id=10918
Tradução: Leandro Felippe.

Fracionamento de proteína, mais conhecido como Skimmer, na indústria do aquário já existe há muitos anos. Skimmers são uma das principais peças dos equipamentos que trouxeram sucesso a longo prazo para os aquaristas marinhos. Isso não quer dizer que skimmers são essenciais; aquários de recife muitas vezes funcionam muito bem sem um.

O objetivo principal de um skimmer é remover compostos orgânicos de um aquário antes de se transformarem em fosfatos e nitratos. Eles também têm um efeito benéfico: a aeração do aquário. Fosfatos e nitratos excessivos diminuem a qualidade da água, e provocam o crescimento de algas e contribui para problemas de saúde em peixes e corais. O skimmer ajuda a manter um ambiente saudável para o aquário por travar o ciclo do nitrogênio e fósforo, além de eliminarem as toxinas liberadas por corais e outros organismos. A Transparência da água é melhorada, também, uma vez que os compostos que causam a turbidez da água são removidos.

Antes de chegarmos em qual skimmer é ideal para você, vamos olhar primeiro para a ciência por trás dos fracionadores proteínas.

Um skimmer típico consiste de um cilindro cheio de água, que é injetada com bolhas. As bolhas "agarraram" os resíduos e transportam-o para cima em um copo de coleta. Você, então, simplesmente elimina o que está no copo de coleta.

Não é muito complicado, né? Não, inicialmente.
Vamos ter uma visão mais profunda do mecanismo que as bolhas usam para capturar os resíduos orgânicos do aquário.

A maioria dos resíduos em um aquario de recife são amfifáticas ou anfifílicos. Isso significa que uma parte da molécula é hidrofílica (gosta de água) e outra parte é hidrofóbica (não gosta de água). Esta característica conduz a procurar uma molécula de água / ar.
Isso afeta as moléculas hidrofóbicas, como o óleo, também.

O Skimmer leva vantagem desta interface ar / água para extrair compostos orgânicos. Infelizmente, a área em um aquário é pequeno comparado ao volume do tanque. Para aumentar a área de superfície e eficiência, Skimmers injetam pequenas bolhas dentro da câmara do reator. Bolhas menores funcionam melhor (ver tabela incluída, "The Science of Bubbles"), embora se a bolha é muito pequena , pode não conseguir subir no copo de coleta.

Imagem


DIAMETRO DA BOLHA:*************1 cm*************************0,5 cm



VOLUME:***********************0,52333***********************0,06542
( 4/3 x 3.1416 x r³ )


Nº BOLHAS POR 1 LITRO / AR:***1000/0,52333 = aprox.1910***1000/0,06542 = aprox.15286
( 1 litro = 1000 CM³ )



SUPERFICIE DE CONTATO:*******3,14 cm² por bolha****************0,785 cm²por bolha
( 4 x 3,1416 x r² )



TOTAL DA SUPERFICIE DE CONTATO:**1910×3,14 = 6000 cm²>**15286×0,785 = 12000 cm²
( nº de bolhas x sup. de contato)

Ou seja, se diminuir-mos o diâmetro da bolha pela metade, dobramos a superfície de contato, dobrando a eficiência do skimmer.

A materia organica, não consegue furar as bolhas devido í tensão superficial. Incapaz de mover-se da bolha, a molécula sobe na câmara para o copo de coleta. As bolhas sobem no interior da câmara do reator, eles se combinam em espuma e a maior parte da água é drenada para for a do skimmer voltando para o aquário.


Existem vários tipos de skimmers diferentes para escolher, eles geralmente são classificadas pela forma de introduzir ar na água.

Pedra Porosa

Os primeiros skimmers usavam pedra porosa e um compressor para injetar ar. Este método é usado ainda hoje, em sistemas menores. Eles são baratos, só precisa de uma bomba de ar para funcionar e têm um design simples e compacto. O projeto tem suas desvantagens: a "pedra" na maioria dos casos é, na verdade madeira e terá de ser substituído a cada duas semanas para manter o tamanho da bolha e densidade. Pedras porosas também não são suficientemente eficazes para os sistemas maiores.

Venturi

Este método de injeção de ar usa uma bomba (interna ou externa) para movimentar a água através de um venturi, que puxa o ar para o skimmer. Este tipo de skimmer produz um maior volume de ar.

Imagem

Spray Injection

Este método de injeção de ar é patenteado pela AquaC. AquaC usar um bocal especial para dirigir um spray de água no corpo skimmer. Esta eficientemente cria uma grande quantidade de bolhas em um pequeno espaço.

Roda de Agulhas(Needle-wheel)

As rodas de agulhas são atualmente a mais popular forma de introduzir ar em um skimmer. Este método substitui o impeller original da bomba destinada a “triturar” as bolhas de ar. O venturi é freqüentemente usada para trazer ar para a bomba.

A popularidade das rodas de agulhas aumentou dramaticamente nos últimos dois anos. Muitos fabricantes já utilizam esta tecnologia em seus próprios projetos. Deltec usa rodas de agulha em uma bomba de recirculação em sua série AP. Isso aumenta o tempo de contato entre o ar e a água, permitindo que uma maior quantidade de materias orgânicas sejam removidas. Outra empresa que utiliza a roda de agulha é Warner Marine com seus skimmers cônicos. Warner Marine combina uma placa de espuma e um corpo em forma de cone para reduzir a turbulência da água e concentrar a matéria orgânicos para o copo de coleta.

Imagem


Local, Local, Local


O tipo desempenha um grande papel em que modelo de skimmer escolher. Existem três tipos básicos: interno, externo e hang-on-back (HOB) ou hang-on-tank (HOT). Como o nome indica, um skimmer interno precisa ser colocado dentro do sump para funcionar corretamente. Um skimmer externo pode ser colocado fora do sump, deixando mais espaço no sump para outros equipamentos. Um skimmer HOB deve ser pendurado na borda do aquário e é ótimo para tanques pequenos que não tem sump.

Que tipo de Skimmer é o melhor?

Há muitas coisas a considerar ao escolher um skimmer para o seu aquário. Todo skimmer vem com uma avaliação, geralmente em galões ou litros de volume total do sistema. Estas avaliações são apenas uma regra geral. Se você tem um aquário de 100 litros com um grande número de peixes, que seria melhor escolher uma skimmer projetado para uns 150 litros. É sempre melhor superdimensionar o skimmer. Olhe para o seu skimmer como um investimento. O custo da adaptação, mais tarde, será certamente mais do que comprar um modelo de classificação superior desde o início. Obviamente, o preço será um enorme fator determinante na avaliação de qual skimmer comprar. Skimmers variam de extremamente acessível a extremamente caro. Mais uma vez, olhe para o seu skimmer como um investimento. Muitas vezes os modelos de maior capacidade vai fazer com que vc economize tempo, dinheiro e dores de cabeça futuras.

Coisas que devem ser lembradas

A primeira pergunta que a maioria dos aquaristas inexperientes fazem é "porque não está funcionando" Um skimmer novo levará vários dias ou semana para começar a retirar sujeira. Há, por vezes, óleos e resíduos que tenham ficado de fabricação que também inibem o processo de funcionamento. Também após limpar seu skimmer, muitas vezes, a cada dois ou três dias. O Skimmer limpo, apresenta melhor desempenho. Durante a limpeza, use um pano de algodão macio para evitar riscar o plástico ou acrílico. Arranhões também podem reduzir o desempenho.

Última pergunta: Espuma molhada, ou espuma seca?

É melhor retirar uma espuma mais úmida, resíduos diluídos ou espuma escura, mais seca? Este debate é como a Coca-Cola x Pepsi do mundo do aquarismo.

Espuma úmida, tem ligeiramente mais resíduos organicos do que a espuma seca, com isso teremos uma menor quantidade da materia organica diluída na água do aquario. Por outro lado, a espuma seca parece realmente impressionante e você pode se gabar de seu skimmer com os amigos, sobre como ele é incrível. Dependendo da forma como você cuida do seu aquario, uma pode ser melhor que a outra. Como o método molhado contém mais água, o copo de coleta pode precisar ser esvaziada com mais frequência. Uma coisa a considerar com a espuma molhada: uma maior quantidade de água do aquário é puxado para fora, a salinidade do seu tanque tende a subir podendo ser necessário ajustar ocasionalmente com reposição de água doce.

Se a espuma que você está coletando é menos concentrado do que você prefere (muito molhado), diminua o nível de água dentro do skimmer em pequenas quantidades. Isso dará a espuma mais tempo para se estabilizar antes de derramar no copo de coleta. Se ajustar o nível de água no skimmer não funcionar, tente fechar a válvula de ar em pequena quantidade.

Se a espuma que você está coletando é mais concentrado do que você prefere (muito seco), verifique se as entradas de ar da bomba estão limpos e desobstruídos. Você pode tentar levantar e abaixar o nível de água em pequena quantidade em ambos os sentidos para ver como isso afeta o desempenho. E, claro, se você tiver quaisquer perguntas adicionais sobre skimmers, entre em contato conosco! Estamos felizes em ajudar.

[]s,

Re: A Ciência de um Skimmer

Enviado: 08 Fev 2010, 15:22
por Matias Gomes
ótimo artigo,
Obrigado por dividir com os colegas.

Re: A Ciência de um Skimmer

Enviado: 17 Fev 2010, 23:09
por Leandro Felippe
Obrigado, é sempre uma satisfação partilhar…

Abraços,

Re: A Ciência de um Skimmer

Enviado: 11 Abr 2010, 17:19
por Edson Lopes
Muito legal essa matéria parabêns por dividir com todos.

Re: A Ciência de um Skimmer

Enviado: 02 Jun 2010, 16:58
por Elizabeth Sevciuc
Leandro

É sempre bom postagens que agregam valor em foruns, obrigada por compartilhar conosco.

Re: A Ciência de um Skimmer

Enviado: 16 Jun 2010, 13:19
por Eduardo Bethonico
icon_iCo01

Re: A Ciência de um Skimmer

Enviado: 02 Jul 2010, 09:43
por jose Jorge
A ciência da Bolha é legal.........

Re: A Ciência de um Skimmer

Enviado: 05 Out 2011, 13:40
por Elder Luis
icon-aplauder icon-aplauder

esse negócio da ciência da bolha é muito interessante!

Re: A Ciência de um Skimmer

Enviado: 29 Ago 2012, 10:23
por estrellainfo
ciencia é tudo !

Re: A Ciência de um Skimmer

Enviado: 19 Mar 2019, 20:49
por Fabio Miguel
Muito bom o texto parabéns