🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário BrasilReef - Agosto 2012

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Mensagem
Autor
Aquário BrasilReef
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Set 2011, 00:39
Apelido: BrasilReef
Data de Nascimento: 17 Jun 2009
Cidade: Brasil
País: Brasil

Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#1 Mensagem por Aquário BrasilReef »

É com alegria e cheios de orgulho que apresentamos o "Aquário Brasil Reef" do mês de Agosto

[align=justify]Andretti Figueiredo - MIG REEF 2[/align]

[align=center]Imagem[/align]



INTRODUÇÃO

Neste tópico vou tentar descrever um pouco da minha relação com a aquariofilia, falar um pouquinho sobre mim, os aquários que já tive e do reef que tenho atualmente.
Vou tentar passar também o pouco de experiência que adiquiri com o passar dos anos, as dificuldades e as alegrias com meus aquários.


HISTÓRIA DO INICIO DO AQUARISTA

Meu nome é Andretti Figueiredo, tenho 33 anos e metade destes com um bom tempo dedicado a aquariofilia . No fim dos anos 80, meu primeiro contato com a aquariofilia foi através de uma feira de "bichos" onde na saída o visitante era presenteado com um brinde, poderia escolher entre um pintinho ou um peixe (Betta) que estava em um saquinho que mais parecia de um sacolé, com pena do Betta ele foi o escolhido e ao chegar em casa ganhou uma bela bombonier e em pouco tempo tomei gosto pelo hobby e resolví montar um verdadeiro aquário, foi um de 50cm comunitário, onde os peixes de todos os tipos não "duravam" muito, naquela época não era fácil, pouca informação, as coisas não davam certo e aquilo me intrigava bastante, foi quando comecei a tentar fazer a coisa funcionar direito, colhendo informações, conversando com os que entendiam do assunto...e assim foi ! As coisas começaram a fluir, desde então tive vários aquários de água doce, comunitários, plantados e biótopos, cheguei a procriar os acará disco e tive a oportunidade de acompanhar um deles desde o nascimento até a fase adulta, pareceu que eu já tinha realizado todos os meus sonhos na aquariofilia dulcícola, e então me aventurei no mundo marinho.
Era final de 2008, quando tomei uma decisão muito difícil, desmontei meu aquário principal, definitivamente me separei dos discos que já me acompanhavam a um bom tempo para montar o meu primeiro aquário marinho. Muito incentivado pelo amigo André Oliveira, montei um reef, um cubinho de 50x50x50cm.

Um breve resumo do passar dos anos ilustrado por alguns aquários:

1997: Montei um aquário de 100x40x50cm, já sabia o que poderia fazer bem e então optei pelos peixes de água ácida, neons, corys, rodostomus, e acarás discos selvagens.

1998 a 2003: Anos de aprendizado, conheci muitas “feras” que mais tarde seriam a minha inspiração para o hobby.

2004 a 2005: Veio a paixão pelas plantas e montei “de fato” meu primeiro aquário plantado, usando humus e laterita esse aquário me deu muitas alegrias.

[align=center]Imagem[/align]

2006: A realização de mais um sonho, consegui procriar um casal de discos, inclusive, alguns dos filhotes ficaram comigo até a fase adulta. Obs: O cone de cerâmica foi doação do Manoel Mourão, amigo e um dos pioneiros na criação de discos no Brasil.

[align=center]Imagem[/align]

2006/07: A paixão era tanta que eu precisava de um aquário maior, então parti para uma nova e grande empreitada montando um aquário de 1,50x40x55cm que realizou o meu sonho de ter um plantado com discos. Cheguei a inscrevê-lo no CBAP do ano, não ganhei, mas fiquei feliz pelo feito, me bastou concorrer com os melhores.

[align=center]Imagem[/align]

2008: Nasce o meu filho e eu fico sem tempo para as podas semanais e as grandes TPAs, logo optei por um layout bem clean, um biótopo amazonense.

[align=center]Imagem[/align]

Ainda em 2008, o tempo que me faltava em casa sobrava no trabalho e então com saudades das minhas plantinhas montei um pequeno aquário na minha mesa de trabalho, se não me engano o tamanho era 30x20x25cm, até que deu pra brincar.

[align=center]Imagem[/align]

Final de 2008: O primeiro contato com a água salgada sem ser na praia, nascia meu primeiro marinho, um cubinho de 50x50x50cm.

[align=center]Imagem[/align]

Já em 2009, com apenas um ano de aprendizado no mundo marinho, achei que poderia me arriscar a uma nova empreitada, a facilidade de se obter informação por conta dos fóruns de aquariofilia e a vasta beleza e diversidade dos reefs rapidamente me levaram com muita empolgação a desmontar o cubo e montar um aquário maior, desta vez um aquário de 120x50x60cm com 400l líquidos no total, era a minha cobaia, não sabia se ia dar certo um aquário desse porte sem chiller, mas eu precisava tentar.

Logo que montado (Mig Reef I):

[align=center]Imagem[/align]

1 ano depois:

[align=center]Imagem[/align]

Pouco antes do desmonte:

[align=center]Imagem[/align]


HISTÓRIA DA MONTAGEM DO AQUÁRIO

Em Março de 2011 estava tudo pronto para a migração do Mig Reef I para o Mig Reef II, com ajuda do amigo Felipe Senna, começamos às 8h e terminamos às 16h, todos os animais, rochas, substrato, equipamentos...tudo que tinha em um foi para o outro, a bagunça foi grande, o trabalho arduo, mas no fim deu tudo certo, estava nascendo meu terceiro marinho.


DETALHES DO AQUÁRIO

O aquário foi feito com vidros de 15mm, travamento superior e ao fundo, o refúgio 10mm, o sump, caixa de reposição e overflow externo com 8mm, todos os vidros lapidados. O móvel em compensado de 15mm, com 93cm de altura, estrutura em massaranduba, folheado de fórmica por dentro e mel por fora, com 2 portas de correr, a tampa é vazada, estilo “anel” com trilhos na parte superior, possui 25cm de altura, e o acabamento segue o padrão do móvel.

Nome - Mig Reef 2
Aquário - 150x60x60cm
Refúgio - 50x50x50cm
Sump - 65x43x43cm
Substrato - 120kg de aragonita #1
Rochas vivas - + ou - 50kg.
Litragem líquida – 620 litros

Ainda vazio, insulfilm G20 no vidro traseiro e placas de EVA ao fundo.

[align=center]Imagem[/align]


DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

Régua de monitoração - com 8 tomadas (controla toda parte elétrica do reef)
Timmers digitais – 2 para o aquário e 1 para o refúgio
Iluminação – Aquário: 8 T5 54w sendo: 4 Giesemann Actinic+, 2 Philips Activiva, 1 Giesemann Pure Actinic e 1 Giesemann Aquapink com reatores Philips e 12 leds de 3w blue 440-460nm com drivers dimmerizáveis. Refúgio: Luminária de Led 72w (24x3w) sendo 18 brancos 10k e 6 azuis 460nm dimerizáveis feita por mim.
Fotoperíodo – reef 8 horas, das 15 às 23h. Refúgio 6 horas, das 9 às 15h
Skimmer - Super Reef Octopus 3000 (RO-PS3000)
Temporizador Coel para o Skimmer (não transborda em caso de falta de energia)
Reator TLF Phosban 150 com biopellets Brightwell Katalyst tocadpo por uma MJ1200
Balling - Dosadora Bubble Magus (BM-01) e soluções do Denilson Braatz
Recalque - Quiet One 3000 + Squid com 2 saídas bico de pato
Circulação - 2 Tunze Turbelle Nanostream 6045 + 2 Koralia Evo 1050 com controlador Hydor wavemaker.
Nobreak – SMS Manager III 1400va Senoidal puro. (alimenta 1Tunze em caso de falta de energia)
Reposição - DI por gravidade.
Contr. Eletrônico - Coel TLZ 11 (temperatura média do aquário 28º)
Resfriamento - 2 ventiladores Weg
Aquecimento - Jalli Titanium 500w
Deionizador – 3 estágios, filtro 5 micra, carvão em pó e resina mista.

Régua, Timers e Coel Tlz11:

[align=center]Imagem[/align]

Timer Coel do Skimmer e Controlador das Koralias:

[align=center]Imagem[/align]

Dosadora:

[align=center]Imagem[/align]

Nobreak, Suplementos, Alimentos e tranqueiras:

[align=center]Imagem[/align]

Sump, Skimmer, Reator de Biopellets, Cx de reposição, aquecedor e bomba de recalque:

[align=center]Imagem[/align]

Refúgio:

[align=center]Imagem[/align]

Luminária do refúgio:

[align=center]Imagem[/align]

Geral do Sump + casa de máquinas:

[align=center]Imagem[/align]

Vista superior da tampa:

[align=center]Imagem[/align]


DETALHAMENTO DAS ROTINAS DO AQUÁRIO - ALIMENTAÇÃO, REPOSIÇÃO DE NUTRIENTES, TROCAS DE ÁGUA

Manutenção – limpeza dos vidros do display 1x por semana, limpeza do copo do skimmer a cada 3 dias, limpeza das bombas de circulação com vinagre + cloro a cada 2 meses, limpeza do skimmer completo com vinagre + cloro a cada 3 meses, limpeza da bomba de recalque e do Squid com vinagre + cloro a cada 6 meses, limpeza do sump 1x por mês e troca do perlon do sump 1x por semana.

Alimentação – Peixes: Alimentador Ehein com Thera +A da New Life de 2mm programado para 4x ao dia, às 10, 13, 16 e 19h. Alimentação manual diária às 22h com New Life Spectrum Optimum Salt Flakes + Thera +A Lg. Fish 3mm + Thera +A Lg. Fish 2mm. Nori 2x por semana. Artêmia congelada e Misys 1x por semana.
Corais: Misys 1x por semana, ReefSnow e PhytoChrom (ambos da Brightwell) 1x por semana.

Suplementação – KoralColor da Brightwell 1x por semana, estrôncio e potácio adicionados aos sais cálcio e magnésio e reserva alcalina do bailing.

TPA’s mensais de 120 litros com água sintética. (deionizada + Sal D-D H2Ocean)
Reposição - água deionizada.


PROBLEMAS QUE PASSOU COM O AQUÁRIO

Os problemas foram muitos, afinal quem não tem e não passa por eles nesse hobby ?
Em relação ao projeto, eu nunca tive nenhum problema, não precisei mudar e nem mexer em nada, é o mesmo desde o papel, somente os equipamentos que vão sendo mudados/trocados para um upgrade e não por problemas.

Problemas mesmo foram as pragas, já passei pela maioria. Primeiro foram os Red bugs, facilmente eliminados com o Program Plus, depois vieram as Asterinas, que infestaram e desapareceram sozinhas, também tive as famosas Planárias, extintas com o uso do Flatworm Exit, as Aiptásias também apareceram, os camarões bailarinos deram fim nelas e atualmente aparece uma ou outra, quando eles não comem, eu frito com choque, muito bom e chega a ser gostoso de usar, a pior das pragas que já passou por aqui foram os AEFW, levei tempo pra me livrar deles, perdi alguns SPS, troquei as bases de todos que eu tinha e durante um bom tempo andei dando banhos com Melafix + Revive, a um bom tempo não os vejo, os corais estão bem e posso garantir que erradiquei essa praga aqui do meu aquário.
A última pedra que lembro no meu caminho foi quando ainda usava o reator de cálcio, o CO2 acabou e a reserva alcalina caiu muito rápido, alguns corais perderam a cor, mas não perdi nenhum, rapidamente o problema foi solucionado e os corais voltaram ao normal com o tempo.


RELAÇÃO DOS ANIMAIS NO AQUÁRIO

[align=center]Peixes:

1 Desjardini
1 Yellow Tang
1 Purple Tang
1 Powder Brown
1 Ocellaris Picasso
1 Ocellaris comum
1 Black Ocellaris
1 Flame Hawk
1 Mandarin
3 Green Chromis.


Corais Moles, softs e Leathers:

Xênia Pompom
Mush Marmorato
Green Hairy, Giant e Mush Blue Tonga
Ricordea Yuma Purple
Green Star Polips Metalico
Yellow Polips
Gorgônia Caribean Purple.
Leather Yellow Thonga
Leather Devil Hands
Leather Long Polips
Leather Umbrella
Leather Finger

Zoanthus importados
Watermelon
Radioactive Green
Red Dragon
White Orange
Chocolate
Blue Hornets
Eagle Eye
Cherry
Orange Bambam
Dragon Eye
Sunrise
Flower Pot
Mean green
Orange Delight
Purple Death
Capitão América
Baby Black Blue
Pink Panther
Serpent Eye
Mistery
Orange Ring
Fire in the Sky
Morning Mist
e mais alguns que não sei o nome…


LPS:

Trumpet Green
Rosa
Bicolor
Kriptonita
Trumpet Radioactive Green
Frog verde ponta rosa
Frog marrom ponta verde
Hammer Green
Torch Green
Favites green
Fungia (Plate) Orange
Plate Blue
Fox Coral
Blastomussa Merletti
Duncanopsammia Neon Green Aussie.


SPS:

Montipora Capricornio Super Green
Montipora Orange
Montipora Purple
Montipora Verde borda rosa
Pocilopora Green
Pocilopora Purple
Seriatopora Histrix
Stilopora Purple
Acropora Valida
Millepora Red
Millepora Eletric Green
Millepora Baby Blue
Montipora Sunset Orange
Montipora Branch Green
Acropora Formosa Purple Tips
Acropora Loripes Green.[/align]

[align=center]Zoas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


LPS:

Imagem

Imagem

Imagem

SPS:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Peixes:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Display:

Imagem

Imagem[/align]


PALAVRAS FINAIS

O Andretti Aquariofilista: Um cara que ama o hobby, tem paixão pelas plantas, tem saudade dos discos, adora quebrar regras, inventar coisas, meios e artefatos para a aquariofilia.

Mig Reef 2, um projeto simples que deu certo, um grande desafio de manter o reef sem chiller que se tornou um prazer.

Muito obrigado a toda equipe do Brasil Reef que me deu essa oportunidade de contar um pouquinho da minha história, dos meus aquários e partilhar as alegrias e dificuldades que passei.

A todos que me ajudaram em minhas empreitadas, pois com certeza sem vocês muita coisa não teria acontecido, em especial aos amigos André Oliveira, Felipe Senna, Alexandre George e Luis Guimarães.

Obrigado também a todos os amigos e visitantes que estão sempre comentando nossos tópicos e fotos, elogiando, criticando e ajudando para crescermos no hobby. Espero que tenham gostado.



Um grande abraço a todos !

Andretti Figueiredo

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#2 Mensagem por Mauro Becker »

icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder

Eu penso ser importante dar o devido reconhecimento ao trabalho/empenho de um aquarista dedicado, é perceptivel o resultado de labor e de conhecer.

Cores e formas abundantes, nos mantendo em observação constante.

A Brasil Reef tem orgulho de apresentar o "aquário do mês de agosto"

e que aquário.

Parabéns Andretti Figueiredo e seu belo MIG REEF 2
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 726
Registrado em: 18 Ago 2009, 19:34
Apelido: Daniel PC
Localização: Uberaba

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#3 Mensagem por Daniel PC »

Maravilha! icon-aplauder

Avatar do usuário
Adriano Ruiz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 66
Registrado em: 27 Jul 2012, 02:04
Apelido: AdikilleReef
Data de Nascimento: 21 Jan 1981
Cidade: Sao Bernardo do Campo
País: Brasil

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#4 Mensagem por Adriano Ruiz »

D+++++ clapping_02

Avatar do usuário
Cristiano Alexandre
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 08 Fev 2010, 19:05
Apelido: Cristiano
Localização: São Bernardo do Campo, Baeta Neves
Curtiu: 1 vez

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#5 Mensagem por Cristiano Alexandre »

Inspirador!!!! icon_joia
Cristiano Alexandre

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#6 Mensagem por Raphael Igor »

parabéns, pelo marinho, e adorei a nano plantado! clapping_02 clapping_02 clapping_02

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Show de bola. Parabéns
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#8 Mensagem por Elder Luis »

icon_iCo01
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Alex Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 478
Registrado em: 16 Ago 2009, 10:34
Localização: Belo Horizonte/MG
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#9 Mensagem por Alex Toledo »

Show este reef clapping_02 clapping_02 clapping_02

Parabéns!
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"

Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196

Sérgio Rodrigues
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Mai 2012, 15:04
Data de Nascimento: 04 Mar 1966
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#10 Mensagem por Sérgio Rodrigues »

Este aquário é um exemplo prático, que quando bem planejado e montado pode sim, manter com qualidade os mais variados tipos de corais, SPS,LPS e Softs, Parabéns Andretti, abs.

Ricardo Mertz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 157
Registrado em: 26 Mar 2012, 18:01
Data de Nascimento: 08 Mai 1975
Cidade: Sao paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#11 Mensagem por Ricardo Mertz »

icon_iCo01 muito bom mesmo!

Avatar do usuário
gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1182
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:41
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Cidade: Altinópolis
País: Brasil
Localização: região de ribeirão preto
Curtiu: 1 vez

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#12 Mensagem por gabriel_noro »

li tudinho e parabens muito bom icon_clap icon_clap icon_clap

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#13 Mensagem por Guilherme Barros »

icon-aplauder icon-aplauder clapping_02 clapping_02 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_joia
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#14 Mensagem por Matias Gomes »

Lindo mesmo icon_joia icon_iCo01 icon_joia icon_iCo01 clapping_02 clapping_02 clapping_02
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#15 Mensagem por alex braga »

plus_icon
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#16 Mensagem por Ramon Brescovici »

icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap
parabens pelos dulciculas também, que eu nao tinha visto.
abraço (ainda tenho o desconto de 10% das calhas, tá lembrado? icon_poke kkkk)
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Felipe Calejon
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 243
Registrado em: 28 Jun 2011, 14:12
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 24 Out 1990
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#17 Mensagem por Felipe Calejon »

esse desjardini é um show a parte... parabéns Andretti icon_clap

Avatar do usuário
Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 726
Registrado em: 18 Ago 2009, 19:34
Apelido: Daniel PC
Localização: Uberaba

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#18 Mensagem por Daniel PC »

parece gigante!

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#19 Mensagem por Ricardo Benfatti »

Parabens !!! lindo!!!
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Aquário BrasilReef - Agosto 2012

#20 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Lindo reef, corais e peixes com mta saude

parabens plus_icon

Responder

Voltar para “Artigos”