🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Equipe de limpeza

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Equipe de limpeza

#1 Mensagem por Matias Gomes »

Afinal o que é equipe de limpeza? se é apenas para comer algas podemos incluir todo o genero Acanthuridae como equipe de limpeza rss alguns faxineiros de nossos reefs alem das algas tb decompõe matéria orgânica produzida pelos peixes, cada um em uma função e o conjunto deles que ajuda a manter seu reef sempre limpo, e o principal cuidado é vc quem tem que tomar, não sobrecarregando seu reef de alimento e nem de peixes.
Alguns aquaristas não conhecem a equipe de limpeza, por isso vou colocar fotos nomes e caracteristicas de cada um nesse artigo para ajudar a todos, quanto a quantidade indicada para se colocar de cada um vai depender muito das condições do seu reef.


Em primeiro lugar vamos colocar o paguro que é um dos membros mais conhecidos, existe uma grande variedade deles, mas vc tem que tomar cuidado com o Dardanus que ataca snails ou outros animais para obter alimento, diferente do que dizem os paguros não matam para conseguir conchas novas, ele apenas ocupa conchas limpas e que não tenham restos de animais mortos dentro dela, todos os paguros se alimentam de animais mortos, ou seja todos são carnívoros.

Imagem

Imagem

esse é o paguro Bege (Tortugae) que vive mais sobre as rochas

Imagem

Imagem

esse é o que chamo de pagurão, ele tem uma coloração mais forte sendo vinho ou verde, tem patas fortes que ficam o dia todo raspando as rvs em busca de algas

Imagem

Imagem

Imagem

esse é o que chamo de Paul Newman por causa dos olhos azuis rss, se alimenta no substrato e fica o dia todo pegando grãos de substrato e raspando em busca de algas.

Imagem

Imagem

Esse é o Malvado dessa família, já presenciei ele matando uma Astraea para comer.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora mudando para os snails (caramujos) da classe Gastropoda

o Primeiro e mais conhecido é o Tegula Viridula (Turbo) se alimenta apenas de algas dos vidros e rvs, vc deve tomar o cuidado de desvira-lo, na natureza ele vive apenas em locais de pedras e não consegue se desvirar em local de areia.

Imagem

Imagem

o Próximo é muito importante pois alem de ser um comedor de algas tb é bioturbador, revolve o substrato ajudando a não ficar compactado, é o Cerithium atratum (Nishi snail)

Imagem

Imagem

Imagem

não se assuste se aparecerem umas estruturas no vidro parecendo uma linha branca enrolada, são desovas de cerithium

Imagem

o Melhor algueiro de todos é a Astraea Tecta, ela come muita algas e fica bem maior que um turbo.

Imagem

Imagem

Imagem

inclusive tem outros tipos de astraeas que são ótimas para manter um reef livre de algas.

Imagem

outro snails que a principio se mostrou excelente é a Neritina Virgínia, mas depois descobri que elas gostam de sair para fora do reef morrendo no chão, e tb entram em botas e overflows e tb morrem mais fácil que os outros snails, uma pena ´já que é um dos mais bonitos.

Imagem

ela desova sempre nos vidros, mas os ovos não vingam

Imagem

um que gosto muito é o Modulus, pena que dificilmente consigo encontra-los, o snail tem uma tonalidade verde rosado muito bonito

Imagem

Imagem

Um excelente para se ter no reef é o Nassarius polygonatus, alem de bioturbador é um ótimo necrófago e detritivoro, mas a quantidade deve ser controlada.

Imagem

Imagem

um bem diferente e ótimo é o Strombus Pugilis, é bioturbador e detritivoro

Imagem

Imagem

mas o meu preferido é o Turbo Dibs de Fiji, ele se reproduz facilmente nos reefs e é um excelente devorador de algas, mas costuma aparecer apenas durante a noite.

Imagem

essa é a desova dele
Imagem

foi passear na praia e achou um caramujo lindo numa poça na praia e resolveu colocar no reef? cuidado vc pode ter introduzido um devorador de snails e moluscos bivalves(nesse caso se lê Tridacnas) tome muito cuidado com o que vc coleta.
esse é um tipo carnívoro

Imagem

Imagem

esse outro mata snails para comer, olha o buraco que ele fez na concha do nishi.

Imagem

Imagem

Imagem

esse outro é um doa mais bonitos que já vi, a concha tem uma cor bonita e brilhante e o snail tem uma coloração alaranjado forte, mas tb come corais.

Imagem

Imagem

só fique de olho se não tem ninguem comendo a equipe de limpeza, esses dois são exemplos de devoradores de snails.

Imagem

Imagem

Imagem

um outro comedor de algas excelente é o Mithraculus forceps, inclusive come valonias.

Imagem

Imagem

outros excelentes algueiros são os ouriços, os pretos predam muita alga calcaria, mas tb devoram toda alga verde que estiver pelo caminho, os ouriços verdes são melhores algueiros e passam uma boa parte do tempo no substrato.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

os Ofiuros ou são odiados ou amados rss eu gosto apenas dos pequenos e dos que são bem peludos e vivem enfiados em buracos na rv, esses não deixam um pedaço de ração ou alimento se perder no reef, comem tudo que sobra.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

na parte dos vermes temos exelentes faxineiros, os vermes espaghetis, vermes de fogo e uma centena de diferentes vermes que vivem no substrato e dentro das rvs dos nossos reefs, todos são exelentes, e só se tornaram um problema se vc tiver uma grande quantidade de materia organica para eles se reproduzirem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

até as famosas planarias que detestamos em nossos reefs aparecem apenas por ter uma oferta de alimento grande, ou seja tb estão ali comendo materia organica e ajudando seu reef, claro que não estamos falando das planarias que se alimentam de muco protetor de corais rss

Imagem

Imagem

outro que acho indispensavel é o Pepino detritivoro, nessas fotos vc pode ver ele limpando o substrato e livrando ele das cianos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

esse é outro algueiro que gosto muito, é bem exotico, são os Chitons.

Imagem

se esqueci de algum é só colocar.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 328
Registrado em: 26 Jun 2009, 01:47
Apelido: Jorge
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Equipe de limpeza

#2 Mensagem por Jorge Hecherat »

Muito bom o topico!! tenho algumas duvidas e se você ou alguem puder ajudar agradeço!
É melhor evitar vermes se possivel?? por que sei que a minha mão é um pouco pesada na alimentação... :lol:
e o Pepino detritivoro, o da primeira foto(preto) não fica muito grande? se não me engano vi um em uma loja que devia ter uns 30...40 cm, existe alguma especie que seja menor para colocar em nanos?
O Nishi snail, pode ser colocado em um aqua que tem uma camada fina de substrato ( 3..4cm ) ou acaba nem ajudando?
e por ultimo, o Mithraculus forceps, é grande? precisa de algum espaço seco?(desculpe se a ultima pergunta foi idiota, mas não deixa de ser uma duvida minha)


abraço!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Equipe de limpeza

#3 Mensagem por Matias Gomes »

Jorge_gaby escreveu:É melhor evitar vermes se possível?? por que sei que a minha mão é um pouco pesada na alimentação...

os vermes são uma ótima equipe de limpeza, exagerar na alimentação é muito ruim e pode acabar provocando a aparecimento de muitos vermes e planarias tb.

Jorge_gaby escreveu:e o Pepino detritivoro, o da primeira foto(preto) não fica muito grande?

eles podem alcançar esse tamanho mesmo, a opção é colocar um bem pequeno e quando tiver grande doar ou trocar com algum amigo, esqueci de falar que todas as fotos são do mesmo pepino rsss

Jorge_gaby escreveu:O Nishi snail, pode ser colocado em um aqua que tem uma camada fina de substrato ( 3..4cm ) ou acaba nem ajudando?

eles vão ajudar sim, eles só conseguem navegar nos primeiros 2 a 3 cm do substrato.

Jorge_gaby escreveu:o Mithraculus forceps, é grande? precisa de algum espaço seco?(

até hoje não achei um maior do que 10cm, eles não crescem muito e não precisam de espaço seco, mas o tipo de animal que não serve para decoração, vc tem que ter algas para ele se alimentar.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 328
Registrado em: 26 Jun 2009, 01:47
Apelido: Jorge
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Equipe de limpeza

#4 Mensagem por Jorge Hecherat »

muito obrigado mesmo pela explicação!!
vou manerar no hango rs

abração!! vlw

Dr.Leonardo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 87
Registrado em: 20 Dez 2009, 17:34
Apelido: japones
Localização: PATO BRANCO-PR

Re: Equipe de limpeza

#5 Mensagem por Dr.Leonardo »

Parabéns pelas fotos e explicações.
Show....

Avatar do usuário
RINALDO CAMARGO
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Jan 2010, 17:40
Apelido: RAC
Localização: Botucatu

Re: Equipe de limpeza

#6 Mensagem por RINALDO CAMARGO »

Caro Matias,
Achei excelente suas informações, muito bem detalhadas, parabens, mas me diga uma coisa, a quantidade de animais de equipe de limpeza para um aquario de 600 lts qual seria, sei que evidentemente depende muito da demanda de restos de alimentos e outros elementos a serem consumidos, mas de qualquer forma voce teria um numero basico de animais a serem utilizados, por exemplo: quantos mini paguros, turbsnail, ofiuros, ouriços, etc deveriam existir num aquario.

Grande abraço.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Equipe de limpeza

#7 Mensagem por Matias Gomes »

Rinaldo eu começaria com
80 mini paguros
80 nishis
30 turbos ou 15 astraeas.
1 pepino
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Equipe de limpeza

#8 Mensagem por fredy henrique »

poxa matias, muito obrigado pela sua colaboração
sempre tive curiosidade de saber da equipe de limpeza e vc me esclareceu bastante
está de parabens! icon-aplauder icon-aplauder
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Daniel Leirião
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 82
Registrado em: 09 Mai 2010, 12:45
Apelido: danielleiriao
Data de Nascimento: 04 Fev 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Equipe de limpeza

#9 Mensagem por Daniel Leirião »

Parabéns Matias, bela matéria.

Eudes Marinho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 05 Jul 2010, 11:34
Apelido: Eudes Marinho
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Jaraguá - São Paulo - SP

Re: Equipe de limpeza

#10 Mensagem por Eudes Marinho »

Valeu Matias acabei colocando alguns comedores de turbo no meu nano. icon_bag

muito boa a materia, parabens icon-aplauder icon-aplauder
Eudes Marinho

Avatar do usuário
Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 283
Registrado em: 19 Ago 2012, 18:50
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 30 Dez 1976
Cidade: Itajaí
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Equipe de limpeza

#11 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Muito legal, parabéns pela iniciativa, muito útil.
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Equipe de limpeza

#12 Mensagem por Ramon Brescovici »

o paoul newman tbm é escalador. ele fica em cima das acroporas pra dar uma descansada.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Equipe de limpeza

#13 Mensagem por Radagast »

Oi Matias,

Quais desses vc tem pra vender? Pode passar preço por MP?

Obrigada!

GCad
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 25 Jan 2015, 10:18
Apelido: CADAVEZ
Data de Nascimento: 03 Dez 1987
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Equipe de limpeza

#14 Mensagem por GCad »

Matias, ótimo tópico!

Estou iniciando no marinho e cheio de dúvida.. rs...

Tenho um RSM 130 o que você recomenda para equipe de limpeza? Em qual etapa do processo de ciclagem (ou se é após) devo introduzir a equipe de limpeza? Meu aqua vai ser reef, algum problema?

Obrigado pela ajuda!

Bruno Vieira da Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Fev 2016, 14:18
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 22 Mar 1968
Cidade: Queimados
País: Brasil

Re: Equipe de limpeza

#15 Mensagem por Bruno Vieira da Silva »

muito informativo, principalmente pra galera que está iniciando agora como eu! como faço pra comprar?

Avatar do usuário
Glauber Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Jan 2016, 13:20
Apelido: Glauber
Data de Nascimento: 15 Set 1989
Cidade: Campina Grande
País: Brasil
Localização: Campina Grande/PB
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Equipe de limpeza

#16 Mensagem por Glauber Carvalho »

Eu tenho dois calcinus tibicen aqui. Um era verde e outro vinho.

Quando o verde fez ecdise, deixou a casca esverdeada e cresceu roxo igual ao outro.
Vocês já perceberam que ele muda assim?

David Fameli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 13 Nov 2014, 09:52
Apelido: Fameli
Data de Nascimento: 03 Fev 1992
Cidade: Santo André
País: Brasil
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Equipe de limpeza

#17 Mensagem por David Fameli »

Animal esse tópico em!

Responder

Voltar para “Artigos”