🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

NANO ODOYA REFF

Se você encontrou um belo projeto na net, que seja de um nano de 1 litro ou um mega reef de 10 mil litros, aqui você pode mostrar, e não esqueça de colocar o link de onde está o projeto.
Mensagem
Autor
Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#41 Mensagem por Fernando Guimarães »

Falapessoal, blz?


Faz um tempinho que não compareço ativamente no forum, embora sempre passe por aqui,não tenho atualizado o meu tópico e o andamento dos meus projetos.

Como constados relatos em tópicos anteriores, estive em obra na minha residencia e, nashoras vagas, entre a função de Presidente do TCE/PR (agora terminei meumandato) e as dores de cabeça da construção, fui devagar no redesenho do Complexo Yemanjá, agora em fase de implantação.

Como relatei antes o Odoyá Reef sobreviveu a quase dois anos e meio de reforma,inclusive das instalações externas onde está instalado.

Tive um sobressalto recente que chamo de “setembro negro”, que teve algumas alteraçõesna pilotagem e no estado geral do Odoyá Reef. Sobre esse evento, falo logo mais na frente, pois narealidade foi uma sucessão de eventos causados por erros deste imbecil que vosescreve.

Mas antes vamos para a parte boa…. Rsrsrs

Está aí o resultado final da reforma das instalações do Odoyá Reef, Troquei a cobertura(agora fechando todo o ambiente), coloquei revestimento na alvenaria do tanquee nas paredes, além do suporte da iluminação. Ficou um ambiente legal,inclusive com uma churrasqueira e fogão a lenha:

Imagem

Imagem

Estou postando alguns videos feitos essa semana do Odoyá Reef. Estou com algumasdificuldades na incorporação dos videos, tanto no Youtube, como no Vimeo, pelos códigos aceitos aqui no site. Mas continuo tentando, então me desculpem algumas falhas, por isso estou postando também os links diretos dos videos.


Os videosforam editados em alta resolução (1080 Full HD), vcs. podem escolher a resoluçãoque desejarem, segundo as configurações dos Youtube e Vimeo.

Odoyá Reef - Visão Geral Março 2013
TrilhaSonora: Life Gods – Gilberto Gil & Marisa Monte
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=QFgo03NDjHc[/BBvideo]



Odoyá Reef– Peixes – Março 2013
TrilhaSonora: Man Of Peace – Bob Dylan



Odoyá Reef Iluminação
Trilha Sonora: Eye Of The Sun – Monjo Monkeys
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=dcyv8UhEm_g[/BBvideo]

Diferenças de iluminação do sistema: natural (solar), mista (HQI e solar) e noturna (HQI)



Odoyá Reef– Bamboo Shark
TrilhaSonora: Hold On – Alabama Shakes
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=A2I_mehXZ-E[/BBvideo]


Novo habitante do Odoyá Reef. O video foi realizado no dia em que foi introduzido,onde ele estava bem ativo. Hoje em dia tem saído pouco para nadar, sendo muitoativo no periodo sem iluminação (noite). Sai para se alimentar no final do dia,bastando sentir o cheiro do alimento (camarão, lula ou polvo). Mas é diversão epaixão garantida.

Quem se deu bem é a Moréia (snow flakes), que agora se alimenta todo o dia (na cola dohábito do Bamboo Shark), quando fornecia alimento 2 vezes por semana.

Imagem

SETEMBRO NEGRO

Como vcs.podem ver nos tópicos anteriores, o aquario sempre teve equilibrado, os peixesmais do que saudáveis e as algas sob controle, seja pela herbivoria, seja pelocontrole mecânico (filtragem) e biológico (rochas e substrato).
Nunca foi e nem pretendia que fosse, um sistema estéril, mas, ao contrario, que fosse com aspecto mais natural, inclusive com algas, mas sob controle. Sei que muitos nãogostam de qualquer foco de algas, mas, no meu caso, pela filosofia do projeto,faz parte da minha proposta ou gusto (afinal, gosto não se discute, apenas selamenta.. rsrs). Apenas lembrando como estava antes do ˜setembro negro˜:

Imagem

Imagem

Bem,voltando ao assunto, tive a partir de setembro um descontrole na pilotagem do sistema, para não dizer uma sequencia de cagadas minhas mesmo (não posso nemculpar nada, ninguém ou qualquer falha de equipamento).

Falha de pilotagem pura. Pois bem, o idiota aqui resolveu colocar mais substrato nosistema e, com excesso de confiança no equilíbrio do sistema, não lavou osubstrato que era do complexo Yemanjá (antes do desmonte para reforma).Acreditei que não iria alterar o equilíbrio.

Pelo contrario, começaram a aparecer alguns focus de diatomáceas e cianobactérias,principalmente no substrato.

Solução:Aumentar a exposição de ozônio. Feito isso, o beócio que vos escreve esqueceuuma manhã de colocar no automático (timer) a geração de ozônio. Pelo menos osDeuses tiveram pena de mim, não é que nesse dia, resolvi passar em casa após oalmoço sem saber porque e quando vi no Odoyá um borboleta caído e ofegante narocha e logo após notei o Naso quase sufocado pelo excesso de ozônio (caído nosubstrato).

Tive sorte e fiz a intervenção que precisava, conseguindo recuperar os dois peixes ebaixar os níveis de ozônio residual (troca parcial e direcionando todos osbicos para a superfície para melhora a troca de oxigênio e liberar o residualde ozônio).

Moral dahistória: Também consegui MATAR toda a biota do sistema, em nível de controlebiológico (bactérias).

O pior da cagada também não para aqui, não me cuidei da qualidade da água de reposição,agravando o quadro evolutivo dos filmes de diatomáceas e cianobactérias.

Ficou mais ou menos assim:

Imagem

Imagem

Após meses só agora o sistema começa a dar sinais de melhoras em relação ao surto decianos e diatomáceas.

Troquei o sistema de DI, aumentei levemente o tempo de exposição de ozônio, aumentei o tempo de intervalo das TPA’s.

Os peixes não sentiram nada o desequilíbrio. Mas, os leathers (umbrella), literalmente derreteram com o tempo, outra espécie de colt também definhou. Algumas anêmonassumiram e outras sentiram o desequilibrio.

Enfim, tive danos, mas poderiam ser piores.

Vejam o estado da recuperação em fotos atuais:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

YEMANJÁ REEF (SPS-LPS)

Em compensação agora comecei a montar o Lago dos Erês e o Yemanjá Reef, comocitado no início desta resposta (que tive que editar a mensagem de setembro/12– ultima postagem)

Vou postar as fotos da montagem inicial, depois comento alguns detalhes (tenho que voltar agora para tentar resolver a incorporação dos videos… kct!!!)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Teste de Iluminação

Imagem

Imagem

Imagem

LAGO DOS ERÊS

Início da montagem. O hardscape ainda não está pronto, faltando não só o substrato, mas como o aquascaping definitivo. Só está rodando para testar a casa de máquinas eas instalações, além de eventuais infiltrações.

Imagem

Imagem

Imagem

OXUM NATURE AQUARIUM

O Aquário Plantado sera o ultimo sistema a ser instalado, sera na minha garagem/bar, tá…tudo bem, tenho que concordar com minha mulher, ficou mais um bar vintage doque uma garagem (afinal só cabe a moto e os carros ficaram ao ar livre… rsrsrs)

Calma pessoal, aprimeira foto é só uma montagem, não tem sistema nenhum ainda. Rsrsrs

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por hoje era isso pessoal, depois comento alguns detalhes da montagem e outrasobservações sobre a minha literal cagada e excesso de confiança. L Vou voltar a minha luta pelaincorporação dos videos nesta mensagem…. Rsrs

Abraços
Fernando
Editado pela última vez por Fernando Guimarães em 18 Mar 2013, 02:32, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#42 Mensagem por Elder Luis »

Fernando, editei seu post e corrigi dezenas de endereçamentos de imagens incorretos.

Vou tentar consertar os endereços de vídeo para abrir direto no post, ok?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#43 Mensagem por Robson Sandrini »

Mamãe, que estrutura! icon_iCo01

Como é que você controla a temperatura naquele ambiente fechado e exposto ao sol?

[]´s

R.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#44 Mensagem por Matias Gomes »

clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 uma pena o setembro negro, mas está se recuperando bem, parabéns por toda a reforma ficou um show, eu cheguei até a coletar suas aplysias mas não consegui falar com vc, poderia passar o fone via mp? assim da próxima vez fica mais facil rssss
um abraço e parabéns mesmo, sua casa ficou linda.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#45 Mensagem por Fernando Guimarães »

Fala pessoal, blz?
Matias, obrigado pela força, como sempre gentil. Ainda tenho interesse nas aplysias. Meu fone... 041.99971777.
Rboson, o local não é totalmente fechado, mas que fica quente de vez em quando isso fica... rsrs O controle de temperatura é feito por um trocador de calor (tipo esses de piscina), de titânio, que aquece e resfria o sistema. Em dias muito quentes aciono os dois temporizadores de ambiente (Joape), que além de ventilar o ambiente solta uma névoa que resfria um pouco o local. ALém disso tenho um sump enterrado no solo que também ´dá uma ajuda. Para esquentar, antes tinha dois aquecedores de aço inox industrial de considerável porte 7500 w - hoje nã é utilizado, apenas o trocador de calor.
Elder, obrigado pela força. Se puder me passar por MP o código de incorporação agradeço. Hoje os "embed" colocados como disponíveis no Youtube não foram aceitos, nem aqui, nem na RC.
Abraços
Fernando

Avatar do usuário
Alessandro Guimarães
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 06 Out 2010, 16:08
Apelido: Alessandro
Cidade: Goiânia - Go
País: Brasil
Contato:

Re: NANO ODOYA REFF

#46 Mensagem por Alessandro Guimarães »

Parabéns Fernando pelo sistema, tenho acompanhado há alguns anos.

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#47 Mensagem por Fernando Guimarães »

Fala pessoal, blz?
Alessandro, obrigado pelo incentivo.
Atualizando a montagem do Yemanjá Reef. Sim, eu sei que o ideal seria outro tópico, mas depois eu abro um específico da montagem do Reef, do Refúgio, do Plantado e do lago, ou seja, do Complexo Yemanjá IV.
Por enquanto vai por aqui mesmo...
Esse final de semana terminei a montagem, após a lavagem do substrato antigo, hardscape do Yemanjá Reef. Já tinha terminado a parte superior do móvel externo, da cobertura e de outros pequenos ajustes na casa de máquinas.
Também já tinha montado e colado as rochas.
Preferi, agora, o montagem mais de parceis do que paredão, com bastante espaço para circulação e movimentação de água.
Imagem

Imagem

Imagem

Vai aí uma visão geral da montagem. Ficou em média 10 cm de substrato (samoa pink que já tinha) - eu, particularmente, gosto de substrato, apesar da tendência atual de BB. O hardscaping ou a base para o aquascaping tem o formato em "U", com as rochas coladas com Tubolit MP3, com váreas áreas de passagens e saliencias para fixação de corais; optei também por uma melhor área de substrato na parte central e lateral direita.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fiz o teste de circulação só com as bombas de retorno, uma dartflow e uma quiet one 5000, sem as bobmas de circula'ão interna ainda (as Vortechs não consegui instalar). Não sei ainda quais vou usar. O interessante é que com a circula'ão do retorno ficou bem interessante a circulação.

Fiz um video bem tosco e cheio de erros e reflexos, já que tive que aproveitar a sujeira na água doce que coloquei após a montagem das rochas. Quem tiver interesse vai aí o link:

[youtube2]http://youtu.be/iP9W-T2yXc4[/youtube2]

També fiz o teste de iluminação. Tem o vídeo para quem tiver interesse, mas só o "gif"animado já da para ter uma idéia.

Imagem
[youtube2]http://youtu.be/MKUiRP3A-c0[/youtube2]

iluminacao.gif


É isso aí.
Abs e valeram os incentivos.

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#48 Mensagem por Osmar Segato »

Fernando, por favor... atualizações!!!

slr

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#49 Mensagem por tedescowill »

lindo o ODOYA REFF nao sei como nao tinha visto antes ,fernando alem de vir aqui pedir tambem atualizacoes,eu gostaria de fazer algumas perguntas,em especial sobre o Bamboo Shark ,eu nunca pude falar com aguem que o tivese ,e perguntar para biologos em aquarios/oceanarios é meio como pedir para um fisico falar como é que se faz café(eles ficam teorizando horas,e quase nao se endende),eu adoro os TUBAS, entao eu queria saber algumas coisa na real tipo:
ha parametros na agua para mantelos(algo alem do essencial)?
qual o tamanho que talvez ele chegue(pergunto porque dizem sem muito dificil a manutencao deles)?
pre suponho que voce esteje com ele a pelo menos um ano,qual foi a taxa de crecimento dele?
li em varios lugares ,que tubaroes nao devem ser colocados em tanques com cantos porque eles ficam batendo neles,pelo que vi em seus videos ,nao ha problemas para ele certo?
nao há probrema em manter um exemplar so,eles nao nessecitam estar em pares/grupos?
neste seu tanque há/houve probrema em manter bombas dentro dagua para ele,por causa dos campos eletricos dos equipamentos?
qual voce diria ser o tamanho minimo de um tanque para telo?
como e onde voce conseguiu ele?
gostaria de saber e se nao for agum problema qual foi o custo dele?
se estiver com ele ainda posta mais videos da manutuncao(cuidados/tratos) dele!
voce ja teve problemas com doenças nele,quais /como tratou/
qual a temperatura que voce costuma usar no tanque?
ele se comporta com os outros peixes/equipe de limpeza?
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Fabio Alves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 921
Registrado em: 16 Jul 2009, 23:32
Apelido: Magrelllo
Localização: SP
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#50 Mensagem por Fabio Alves »

Robson Sandrini escreveu:Mamãe, que estrutura! icon_iCo01

Como é que você controla a temperatura naquele ambiente fechado e exposto ao sol?

[]´s

R.


icon_first icon_first icon_first icon_first

Sem palavras Fernando, sem contar que aja paciência, outro em seu lugar, nestes altos e baixos, teria pensado duas vezes em continuar!! Parabéns!!! Um sinônimo de aquarista profissional!

O sistema cada vez mais bacana e mais armonioso, fazendo uma bela composicão com a casa que também é de muito bom gosto!! icon_iCo01

Me diz uma coisa, aquele nível superior na flor dágua, onde ficavam as caulerpas, vc desativou?

Esta cobertura é de policarbonato ou de vidro? é 100% transparente? Já mediu o par por curiosidade? :-D

É qrande a variação de temperatura? Fico imaginando o volume da reposição de água..kkk

Qual a litragem do sistema e grossura dos vidros?

Desculpe a quantidade de perguntas, não é a metade doque eu gostaria de ter feito..rssss

Meus PARABÉNS !!! icon_first

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#51 Mensagem por Marco Augusto »

Dois super projetos que fazem bonito frente os projetos gringos...
parabéns Fernando, pena o setembro negro... mas faz parte do hobby

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#52 Mensagem por Fernando Guimarães »

Fala pessoal.
Vou ver se no final de semana consigo editar as fotos e vídeos do sistema e posto aqui.
Deixo para responder e agradecer na postagem das fotos. Ok?
Não atualizei porque estava terminando a montagem do lago, do yemanjá reef e uns ajustes no plantado marinho e no plantado doce.
Acho que estou terminando todas as unidades do meu complexo (tá bom... falta o paludário ainda, mas quem sabe um dia.....)
abs

Alexandre_Manske
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 980
Registrado em: 08 Mar 2012, 16:42
Apelido: Xande
Data de Nascimento: 04 Fev 1988
Cidade: Jaraguá do Sul, SC
País: Brasil
Localização: Joinville - Santa Catarina
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 26 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#53 Mensagem por Alexandre_Manske »

Fernando Guimarães escreveu:Fala pessoal.
Vou ver se no final de semana consigo editar as fotos e vídeos do sistema e posto aqui.
Deixo para responder e agradecer na postagem das fotos. Ok?
Não atualizei porque estava terminando a montagem do lago, do yemanjá reef e uns ajustes no plantado marinho e no plantado doce.
Acho que estou terminando todas as unidades do meu complexo (tá bom... falta o paludário ainda, mas quem sabe um dia.....)
abs


icon-aplauder Parabéns Fernando icon-aplauder pela sua dedicação e pelas verdadeiras obras de arte naturais que você tem criado em seu complexo...

Sou de jaraguá do Sul/SC e frequentemente estou em Curitiba na Zooaquarium (Bairro Água Verde) aonde compro animais, alimentos e suplementos pro meu pequeno e humilde Boyu....

Quem sabe um dia eu não realize um sonho que é conhecer esse seu complexo pessoalmente.

Um abraço e tudo de bom!

icon_first
Imagem

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#54 Mensagem por tedescowill »

Fernando Guimarães escreveu:Fala pessoal.
Vou ver se no final de semana consigo editar as fotos e vídeos do sistema e posto aqui.
Deixo para responder e agradecer na postagem das fotos. Ok?
Não atualizei porque estava terminando a montagem do lago, do yemanjá reef e uns ajustes no plantado marinho e no plantado doce.
Acho que estou terminando todas as unidades do meu complexo (tá bom... falta o paludário ainda, mas quem sabe um dia.....)
abs


Ei cade? cade ? cadeee? .tem alguem ai icon_assobiando icon_rotfl2
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#55 Mensagem por Fernando Guimarães »

Fala pessoal.
Eu sei que eu prometi, mas deu uma zica geral ... PQP !!!!
Tive duas pragas que em mais de 10 anos de aquarismo nunca tive (então não posso reclamar muito ... kkk).
Primeiro notei red bugs no Yemanjá Reef (ainda bem que vi no começo). Tive que tirar todas as mudas e colônias e fazer o tratamento out tank, já que tenho muitos camarões e lagosta, além de 3 tridacnas, dentre outros invertebrados e não iria conseguir tirar todos....
Agora mais de uma semana não notei eles novamente.
E o pior, no Odoyá Reef, tive uma infestação de íctio que nunca vi igual....
Faz uma semana que estou na lida e não teve jeito.
Grandes partes dos peixes grandes tive que fazer uma ginástica para tirar do aquário (ainda bem e infelizmente eles estavam fracos e consegui tirar).
Agora, sabem o que é ficar tratando peixes de 30 cm ( 2 vlaming, um sohal, blue tang, platax e o baiacu)em uma caixa de 200 litros... ???? Trocas de água 2 x por dia, ajuste de medicação, salinidade, etc..
Perdi vários peixes, incluindo um rainha de 20 cm, o meu xodó do IMperador que estava acomigo a quase 4 anos, dentre outros peixes menores.
Baixei a salinidade do aquário (imagine baixar de 1022 para 1013 em 8500 litros), desliguei o trocador do calor e estou alimentando os peixes que estão no aquário com clorofenical). Ao menos parece que hoje estão estabilizando... vamos ver.
Mas vou vencer a batalha final, o problema é que viajo dia 20 agora e só volto dia 27 de janeiro, então tenho que deixar td mais =ordem possível... :(
abs
Fernando

Avatar do usuário
Alessandro Guimarães
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 06 Out 2010, 16:08
Apelido: Alessandro
Cidade: Goiânia - Go
País: Brasil
Contato:

Re: NANO ODOYA REFF

#56 Mensagem por Alessandro Guimarães »

E ai Fernando, alguma novidade, como estão os peixes?

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#57 Mensagem por Fernando Guimarães »

Fala Alessandro.
Infelizmente perdi a batalha. Uma sucessão de erros meus, inclusive com o uso de um produto a base de lantânio para redução de fosfato, causou um crash geral (ao menos eu descobri a causa das doenças: escamação dos peixes, possibilitando ataque de parasitas e bactérias).
Resultado: perdi quase tudo (corais moles, anêmonas e peixes), o que sobrou foi apenas um platax, o banded shark, picasso, ondulatus, tang tenente, dois yellow tang, tang yellow eye, um vlamiingi, o cleaner e só..... o resto perdi tudo).
Nos ultimas duas semanas desmontamos o Odoyá, lavamos quase 1 tonelada de areia, quase 2 de rochas e remontamos tudo, com novo layout.
Enchemos o tanque e deu vazamento em parte dos vidros (silicone gasto e as borrachas EPDM se soltaram no processo de secagem).
Esvaziamos novamente e agora estamos trabalhando para resolver os vazamentos antes do carnaval.
Detesto admitir, mas por quase um decada e meia de aquarismo, nunca fiz tanta cagada uma em seguida da outra.
Mas bola pra frente, vai ficar melhor que antes.... rsrs
abs

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#58 Mensagem por tedescowill »

will tedesco escreveu:lindo o ODOYA REFF nao sei como nao tinha visto antes ,fernando alem de vir aqui pedir tambem atualizacoes,eu gostaria de fazer algumas perguntas,em especial sobre o Bamboo Shark (falha catastrofica quero dizer banded shark) icon_assobiando ,eu nunca pude falar com aguem que o tivese ,e perguntar para biologos em aquarios/oceanarios é meio como pedir para um fisico falar como é que se faz café(eles ficam teorizando horas,e quase nao se endende),eu adoro os TUBAS, entao eu queria saber algumas coisa na real tipo:
ha parametros na agua para mantelos(algo alem do essencial)?
qual o tamanho que talvez ele chegue(pergunto porque dizem sem muito dificil a manutencao deles)?
pre suponho que voce esteje com ele a pelo menos um ano,qual foi a taxa de crecimento dele?
li em varios lugares ,que tubaroes nao devem ser colocados em tanques com cantos porque eles ficam batendo neles,pelo que vi em seus videos ,nao ha problemas para ele certo?
nao há probrema em manter um exemplar so,eles nao nessecitam estar em pares/grupos?
neste seu tanque há/houve probrema em manter bombas dentro dagua para ele,por causa dos campos eletricos dos equipamentos?
qual voce diria ser o tamanho minimo de um tanque para telo?
como e onde voce conseguiu ele?
gostaria de saber e se nao for agum problema qual foi o custo dele?
se estiver com ele ainda posta mais videos da manutuncao(cuidados/tratos) dele!
voce ja teve problemas com doenças nele,quais /como tratou/
qual a temperatura que voce costuma usar no tanque?
ele se comporta com os outros peixes/equipe de limpeza?

plus_icon
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Alessandro Guimarães
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 06 Out 2010, 16:08
Apelido: Alessandro
Cidade: Goiânia - Go
País: Brasil
Contato:

Re: NANO ODOYA REFF

#59 Mensagem por Alessandro Guimarães »

Que coisa "primo", sinto muito por tudo isso, como disse anteriormente, acompanho o seu reef desde a montagem inicial, mas infelizmente estas coisas acontece...

Bola pra frete, "o mundo não para!"


Abraços e força aí...

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#60 Mensagem por Fernando Guimarães »

Fala pessoal.
Alessandro, como a gente diz, desistir jamais. Reciclei o sistema e o Odoyá Reef virou Xango's River... rsrsr
Estou em nova reforma e vou fazer o novo Odoyá Reef de 5000 lts. Aí o complexo fica inteiro, acho... Tenho o lago, o plantado doce, o yemanjá reef, o plantado marinho (refúgio), agora o aquário de água doce (jumbo e primitivos) e com o novo odoyá focado principalmente em peixes e tuba.. rsrsrs
Como a maioria deve saber, tive que desmontar o Odoyá Reef pois fiz uma sequencia de m*s que não tive outra alternativa.
Aproveitei o sistema e fiz um aquário de agua doce para jumbos e primitivos, apelidado de Xango's River.
Por curiosidade, vou remontar o Odoyá Reef um pouco menor (2,50x2,50x0.80) na reforma que estou fazendo em casa.
Bom, se vcs. forem ficar esperando meu tempo para edição devídeos ou fotos, vai demorar um pouco, estou mais enrolado que fio de bobina.
Seguem alguns vídeos sem edição adequada, apenas contendopartes das filmagens que fiz nesse fds com a GoPro 3HD.

O máximo que coloquei foram algumas transições e outrastrilhas sonoras (algumas não sei porque ..... rsrsrs... bloqueadas peloYoutube).

Coloquei os peixes e plantas, estou na fase de ajustes dosvários cenários de iluminação sub e da parte externa. Alguns trechos tem essesvários cenários.

Não reparem nos cabos soltos, como disse, estou ainda nafase de ajustes de iluminação (pontos, intensidade, cores, etc.)
Tem versões em várias resoluções, a maior em HD via Youtube

Iluminação

http://youtu.be/qQCbQftkM40

<iframewidth="560" height="315"src="//www.youtube.com/embed/qQCbQftkM40" frameborder="0"allowfullscreen></iframe>

Rain Forest

http://youtu.be/-sHBWiZ8qTk

<iframewidth="560" height="315"src="//www.youtube.com/embed/-sHBWiZ8qTk" frameborder="0"allowfullscreen></iframe>

Visão Geral e Habitantes

http://youtu.be/6IbRs_MBS0M

<iframewidth="560" height="315"src="//www.youtube.com/embed/6IbRs_MBS0M" frameborder="0"allowfullscreen></iframe>

Peixes e Habitantes

http://youtu.be/V0T-RxYWRdY

<iframewidth="560" height="315" src="//www.youtube.com/embed/V0T-RxYWRdY"frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Geral

http://youtu.be/Duh6JKB9iwI
<iframewidth="560" height="315"src="//www.youtube.com/embed/Duh6JKB9iwI" frameborder="0"allowfullscreen></iframe>

Responder

Voltar para “Super Projetos”