🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

NANO ODOYA REFF

Se você encontrou um belo projeto na net, que seja de um nano de 1 litro ou um mega reef de 10 mil litros, aqui você pode mostrar, e não esqueça de colocar o link de onde está o projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1182
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:41
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Cidade: Altinópolis
País: Brasil
Localização: região de ribeirão preto
Curtiu: 1 vez

NANO ODOYA REFF

#1 Mensagem por gabriel_noro »

GENTE OLHEM ESTE PROJETINHO SIMPLES
Odoyá Reef

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: NANO ODOYA REFF

#2 Mensagem por Márcio Oliveira »

Eu estava vendo a meses atras esse projeto, tá show. Pena que na última vez que eu acompanhei, o cara estava com problema de algas.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#3 Mensagem por Elder Luis »

eu queria saber qto ele gastou nessa brincadeira
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#4 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Ele na ápoca estava mexendo na casa também , não lembro exatamente, mas acho que era alguma coisa na casa da centena de milhares. Eu abri um tópico para ele no reef central em 2006/2007.


Abraços

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#5 Mensagem por Elder Luis »

a manutenção mensal que deve ser um absurdo, só de conta de energia deve ser aquela marretada na caixa craniana icon_bangin
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#6 Mensagem por Fernando Guimarães »

Bem pessoal, desde muito tempo penso em atualizar o tópico, mas meu trabalho tem tomado todo o meu tempo. Mas vai aí uma tentative de postar alguns comentários, videos e fotos do Odoyá Reef.

Me desculpem a falta de respostas ís mensagens de forma tempestiva. Mas vou tentar remediar… rsrs

Elder, hoje em dia a manutenção está bem,, mas bem mais barata... rsrsr A conta de energia até que não assusta, pelo tamanho do tanque e a iluminação artificial uso apenas em período menor,apenas para curtir no período noturno.
Arnaldo, me lembro bem da sua força na ReefCentral.
Sobre a reforma realmente vc. tem razão, ainda estou penando, mas estou no término - seu Deus ajudar. A construção do Odoyá Reef foi antes da reforma. Desmontei apenas o complexo e vou remontar, contendo um marinho de sps, um plantado marinho (refúgio), um plantado doce e um lago.

Agora quanto custou a montagem do Odoyá é segredo de estado. rsrsrs

Renato, a TPA com agua do mar fica fácil e mais barato no meu caso, mando vir um caminhão tanque com água marinha, estoco na cisterna de 13000 lts e dura uns bons meses.
Elder, seguem novas fotos.
Marcio, tive vários estágios de macro algas, desde ulvas sp., derbésias e bryopsis. Nunca me agoniou, mas exigiu um pouco de tentativas para o controle. Eu como digo abaixo tenho uma divergencia em relação ao sistema estéril, no caso da caracter'stica do sistema; algumas algas deixam até um aspecto mais natural.
Mas depois de que os animais aprenderam a gostar das bryopsis e ulvas vcs. podem ver nas fotos como ficaram.
Gabriel, obrigado por postar aqui no super projetos, embora náo ache super, apenas um sistema com suas caracter'sticas.

Apesar da reforma (que já via pra quase dois anos) o estado geral do Odoyá tem me deixado satisfeito.

Os parâmetros se mantém estáveis:
dKh em torno de 8/10
nitrato e fosfato em níveis próximos ao zero
cálcio 400/450
ph 7,6/8,2
orp (agora com o condensador de oxigênio) mantem-se entre 280/320

A água tem alternado em períodos de alguma suspensão (material orgânica particulada) e quase cristalina, mas com estado geral estável.

O controle de algas, como vcs. podem observar nas fotos, está estável. Para os amantes de sistemas esterilizados de algas,não vai agradar, mas o que não é o meu caso (considerando a característica do sistema), em que no estado atual acho o maior barato, com aspecto bem natural. Basicamente as algas hoje se apresentam como tapetes e pequenos tufos de bryopsis sp.
Vcs. podem notar pelas fotos anteriores que houve um aumento desses tapetes de algas em alguns pontos do sistema, mas est!ão sob controle – espero… rsrs

Hoje vejo o aquario nesse quesito bem equilibrado, pois basicamente a predação natural (no video tem um clipe da pastagem de alguns tangs) tem dado conta do recado, além de estar adicionando vodka – apesar de apanhar um pouco para estabelecer a dosagem, com a explosão de filmes de bactérias nas tubulações.

Trocas parciais entre 15 a 20 dias, em torno de 5% do total do volume de água. TPA com agua natural.

Reposição de água doce com hidróxido de cálcio, passando por deionixador (provalvelmente em grande parte com a resina vencida … rsrsrs) e reator de Nielsen.

Fora a limpeza normal de equipamentos e filtro de areia, não faço mais nenhuma atividade de manutenção.

No aspecto geral os peixes estão com uma saúde incrível, aspectos e tamanhos interessantes.

Não é um aquario colorido de corais (notem que as espécies que melhor se adaptaram depois de anos de pilotagemd o sistema, são os leathers e colts), ficando com matizes marrons. Mas para a proposta do sistema acho que está aceitável.

Seguem algumas fotos e ao vinal um video.

Ainda estou apanhando um pouco da máquina, principalmente no video.

Desculpem se as fotos ficaram grandes. O video ficou também sem a edição fina, o que reduziria o total do filme, além de nao terem cenas tão repetitivas

A moréia está um show í parte:

Imagem

Imagem

Além de estar comum tamanho considerável:

Imagem

Os peixes estão com detalhes muito bonitos, até em função do tamanho de alguns … rsrs

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Visão geral do sistema:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não cansaram ainda… então vai mais… rsrsrs

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em relação aos vídeos, seguem os links em vários tamanhos. Em full HD e uma versão mais reduzida. Pena que o Youtube desabilitou a trilha sonora (para meu gosto estava bem bacana - SuperHeavy, OMD e Gnarls Barkley).

Youtube com opção em HD (720p)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=84gNjX7kW18[/youtube]

Youtube (SD) e com menor qualidade:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HkXlM57Ut4A[/youtube]

Vimeo (c/TRILHA Sonora), com opção em HD, mas com menor qualidade que os links anteriores.



Por enquanto era isso:

Abs
Fernando

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#7 Mensagem por Elder Luis »

Fernando

As fotos são literalmente do fundo do mar, se não avisar que é um tanque, parece que um mergulhador que tirou! :shock:

Vc poderia falar um pouco sobre o skimmer? A máxima de super dimensionamento foi usada?? Aliás, qtos litros tem aí?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: NANO ODOYA REFF

#8 Mensagem por Márcio Oliveira »

Fernando, como o Elder disse é uma viagem assistir o vídeo, parece mesmo que é no fundo do mar.
Olhando o projeto do início e assistindo o vídeo hoje, dá pra perceber que é um sonho seu realizado.
Realmente seu super reef tá postado no lugar certo. (super projetos).
De vez enquando dá uma atualizada pra gente curtir.
Abraços.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#9 Mensagem por Matias Gomes »

esse sistema é lindo, confesso que até gostava mais quando estava com bastante algas ulva, dava um aspecto lindo.
lembro da historia do pedreiro falando dos filhinhos que moravam dentro da anemona, quando vc foi ver, deu de cara com uma ninhada de bangais que nasceram no sistema rsssss clapping_02 clapping_02 clapping_02
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#10 Mensagem por jose Jorge »

icon_iCo01

Sem comentários............ icon-aplauder

Peixes Lindos................com destaque para o Tricolor............... clapping_02

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#11 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Aquilo é um baiacu gigante? :shock:

Show hein!

abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#12 Mensagem por Elder Luis »

é um Baia sim... muito bonito por sinal, o bahianus tricolor consegue ser mais bonito ainda!
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#13 Mensagem por Fernando Guimarães »

Elder e Nixon, realmente é um baiacú, com algumas características:
1. é o mais simpático.
2. a gente pega ele na mão, sem que ele infle, mesmo fora da água.
3. o avestruz do aquário, como de tudo, inclusive detonou cindo nudis que coloquei... comeu na hora sem cuspir ou cara feira (foi a raçãomais cara que dei até hj para os peixes rsrs
3. adora fotografia, é dificil uma que não fique na frente.

Yuri, o tricolor é uma atração í parte.
Matis, tbm gostava com as ulvas. Sobre a história do pedreiro foi isso mesmo.... rsrsrsrs
Marcio, sim, meu sonho está aí.... rs
Elder, sobre o skimmer, não acho que está superdimensionado. Não apliquei essa regra, na época era o mais em conta diante do sistem (ets).... hoje colocaria um recirculante. A única observação é que necessita sempre de limpeze das bioballs - principalmente quando utilizava vodka além da conta, pois os filmes bacterianos entupiam as bioballs.

Segue mais duas fotinhos:

Imagem

Imagem

Abs
Fernando

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#14 Mensagem por Elder Luis »

O mais legal e interessante do baiacu é que ele tem um comportamento muito parecido com os dos cães: reconhece do dono, fica feliz e demonstra essa felicidade qdo o dono chega perto e fica super manso!

Eu tive um Green spotted puffer em um pico no meu quarto, qdo eu chegava eu parava de longe e ficava olhando, ele ficava de boa, qdo eu me aproximava, ele nadava pra cima e pra baixo na frente do vidro, e qdo eu pegava a pinça que usava para coletar as larvas de bicho de amendoim que ele comia, o bicho entrava em parafuso, só de ver a pinça! :lol: Já sabia que ia comer! icon_clap

Um dia cheguei em casa depois do trabalho e encontrei ele seco no chão, pulou tão forte que tirou a tampa do aquarinho e caiu no chão. A esposa até chorou qdo ficou sabendo que o "baia" tinha morrido (apelido dele!)

Imagem
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#15 Mensagem por jose Jorge »

O que tem de Anjo nesse Aqua....???

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#16 Mensagem por Elder Luis »

aliás, os anjos não estão predando os corais?? Vi um ciliares muito bonito por sinal!
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Clélio Andrade Jr.
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 156
Registrado em: 27 Jun 2010, 13:41
Apelido: clelio
Cidade: Sta Cruz do Rio Pardo
País: BR
Localização: Sta Cruz do Rio Pardo-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: NANO ODOYA REFF

#17 Mensagem por Clélio Andrade Jr. »

nossa, que sohal lindo...
assim como o tanque todo!!!
Visite meu Nano Reef de 150lts
O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. DT 31:8

Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 25 Jun 2009, 15:31
Apelido: Xango
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#18 Mensagem por Fernando Guimarães »

Clélio, realmente o Sohal está um show. E pensar que comprei ele quase morrendo e com uns 7 cm no máximo.
Elder, os Anjos não incomodam os corais não. mas colocar zooanthus é um banquete para o Maculosus. Os ciliares além de lindos são da paz !!!
Histórias de baiac[us como a sua eu posso ientender, pois eles são muito carismáticos.
Yuri, por mim tinha mais anjos... rsrs
Abs
Fernando

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#19 Mensagem por Elder Luis »

tentei uma vez um ciliares pra nunca mais.... dizimou meus corais! :shock:

Ah, zoanthus nesse tanque não vira.... precisaria de um observatório da NASA para conseguir achar ali no meio!

Ah, vc tem alguma foto de vc "plantando" algum coral? Fiquei curioso pra ver o mergulho para novos corais
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: NANO ODOYA REFF

#20 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Fernando, visto que você tem alguns anjos que em aquários não costumam viver muito (caso tricolor) e como no seu caso estão indo muito bem, minha pergunta: Vc oferece algum tipo de alimentação especial ou além da alimentação "normal" eles acabam por achar o que precisam nesse "oceano".
Nunca pensou em ter um moorish idol?
Parabéns pelo "nano"

Responder

Voltar para “Super Projetos”