🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Metodo de Balling DIY

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Metodo de Balling DIY

#1 Mensagem por Marco Augusto »

Estou finalizando meu DIY BALLING
faltam alguns detalhes ainda , porém o funcionamento ja esta correto
estou somente mudando as garrafas PETS por outros recipientes somente pra deixar um pouco mais apresentavel...
segue algumas fotos tiradas do celular , estao ruins e logo logo posto as fotos melhores quando terminar o DIY

Material utilizado:
3 Timers digital
3 Compressores de AR ( do menor que existir, rs)
Alguns metros de mangueira para o compressor de AR
6 Registros para os compressores de AR ( 3 para sai dos elementos do balling + 3 para respiro do ar do compressor)
1 Caixa utilizada para fixacao de disjuntores em residencia
alguns metros de fio para as ligacoes dos timers e bombas (compressores de AR)
3 Tomadas (pino femea)
1 Tomada (pino macho)
3 Garrafas Pet para armazenar os elementos do balling (Calcio, Magnesio e Bicarbonato)


Imagem
Imagem
Nas fotos acima os timers acoplados na caixa e os compressores de AR ainda fora da caixa esperando a fixação interna da caixa.

Imagem
Todos os equipamentos utilizados.

Imagem
Elementos a serem adicionados pelo equipamento.

logo logo posto mais detalhes e o equipamento ja em funcionamento.

luiz moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Jan 2010, 08:56
Apelido: Luiz Moraes
Localização: São Paulo

Re: Metodo de Balling DIY

#2 Mensagem por luiz moraes »

Eu estava doido pra ver se aparecia um método balling DIY, só não consigo entender como os compressores de ar vão injetar os componentes no aquário. Poderia me explicar?

Parabéns pela iniciativa.

Abração

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Metodo de Balling DIY

#3 Mensagem por Marco Augusto »

entao Luiz o processo é bem simples,
o compressor de Ar injeta o Ar dentro da garrafa por uma das mangueiras (no total sao 3 mangueiras) o AR entra por uma das mangueiras forçando a agua com o elemento (calcio, magnesio ou bicarbonato) saia da garrafa pela mangueira maior que passa por um registro deixando que voce regule a vazao do elemento a ser adicionado, e o timer controla o tempo de injeção e quantidade de vezes que é injetado no tank...
a figura abaixo mostra a garrafa como é feita, uma das 3 mangueiras é uma especie de respiro pra que a garrafa nao fique sempre "inflada" com o AR do compressor, aliviando assim a pressoa interna da garrafa com o elemento...

Imagem

qualquer duvida me pergunte que tento te explicar melhor..

abs

luiz moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Jan 2010, 08:56
Apelido: Luiz Moraes
Localização: São Paulo

Re: Metodo de Balling DIY

#4 Mensagem por luiz moraes »

Muito Obrigado pela explicação Marco.

Vou testar aqui, adorei a idéia.
Mais uma vez parabéns pela idéia e iniciativa

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Metodo de Balling DIY

#5 Mensagem por Fernando Duso »

Beleza Marco, este método permite um ajuste fino para injetar a quantidade de liquido desejada.
Uma duvida são 3 mangueiras uma até o fundo da garrafa que manda o liquido, uma ligado no compressor de ar e outra de respiro, nessa você coloca um tipo de registro para restringir a saída de ar, para não perder a pressão interna, mas que permita o ar escapar a fim de evitar injetar liquido até acabar a pressão da garrafa, é quase isso ou nada haver.

Abraço
Fernando

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Metodo de Balling DIY

#6 Mensagem por Marco Augusto »

Fernando , é isso mesmo cara... a terceira mangueira é exatamento pra controlar o fluxo de AR dentro da garrafa
se eu nao colocar a terceira mangueira pra restringir um pouco o AR e permitir que o mesmo saia pelo menos um pouco por ela eu teria a pressao interna da garrafa muito grande e sendo assim nao conseguiria injetar os 5 ou 10 mls que preciso pro sistema, sendo assim eu utilizo um registro na mangueira de respiro e regulo o fluxo do sistema por ela , dessa forma nao estrangulo o AR que sai do compressor fazendo com que ele trabalhe forçado demais.

a outra forma de se fazer o sistema e eu considero muito melhor , porem com um custo mais elevado é utilizar bombas peristalticas com vazao de ate
no maximo 5ml / min , eu cheguei ate cotar os valores dessas bombas que chegam a custar no mercado cerca de 200,00 a 300,00 reais cada uma
mas seria bem melhor se pudessemos utiliza-las , nesse caso nao seria preciso utilizar as garrafas pet .

mas da forma que eu fiz por enquanto funciona.rs


abraço

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Metodo de Balling DIY

#7 Mensagem por Marco Augusto »

Outro detalhe nesse projeto,
daria pra colocar mais um Timer com compressor e dosar vodka também automaticamente, o unico inconveniente seria dosar baixas quantidades
como por exemplo 1 ou 2 ml , é dificil acertar os ajustes pra chegar ate esses valores da um trabalhao , mas da certo no final, rsrs

rafael.compassi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 15 Dez 2010, 07:23
Apelido: Compassi
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil
Localização: Novo Hamburgo - RS
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Metodo de Balling DIY

#8 Mensagem por rafael.compassi »

Dilui a vodka, que fica bem mais tranquilo.

Pode fazer uma solução de 1:10, que você teria que dosar 20ml em vez de dois.

Rafael

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Metodo de Balling DIY

#9 Mensagem por Marco Augusto »

Sim Rafael,
isso seria outra ideia pra ser fazer em relacao a vodka..
bem pensado! icon-aplauder

camolez
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 26 Dez 2010, 22:15
Apelido: Camolez
Data de Nascimento: 10 Set 1977
Cidade: Americana
País: Brasil
Localização: Americana - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Metodo de Balling DIY

#10 Mensagem por camolez »

Ola Marco,

Parabens pelo projeto, qual seria este registro de ar ? se puder uma foto deles agradeço.

Abraços.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Metodo de Balling DIY

#11 Mensagem por Marco Augusto »

Grande Camolez de Americana, rsrs
outro forum que cruzei com voce heim, eu e meu pai devemos uma visita pra voces ai,
entao , o registro de Ar sao esses de compressor de aquario mesmo, aqueles feinhos e fraquinhos mesmo... rs
a ideia do registro de ar é somente pra nao deixar que a garrafa fique com muita pressao e quando o timer e compressor desligar
nao continue jogando o elemento dentro do aqua, com o registro ele forma uma especie de "valvula de alivio"

bom aproveitando o post:
depois de algum tempo ja com o projeto , inclusive en funcionamento notei alguns pros e contras,
É muito dificil ajustar dosagens pequenas do elemento com um conjunto - Timer + Compressor de ar + garrafas Pet e isso se deve ao tempo minimo que o timer fica ligado , so consegui timers que sao programados com no minimo 1 minuto on , talvez se fizessemos um timer (com ic 555 mesmo) , talvez conseguissemos controlar um tempo de "abertura" do ar menor , algo em torno de 30 segundos ai sim conseguiriamos dosar menores quantidade, em relacao da vodka como nosso amigo citou acima poderiamos dosar vodka diluida em agua de reverse osmose ou deionisada, mas nao sei até que ponto isso seria confiavel , diluir a vodka em agua pode perder alguma propriedade que fara falta no processo , talvez conseguissemos anular esse problema utilizando as bombas peristalticas, porém as bombas que chegam nessa margem de injecao de liquidos estao com um valor ainda elevado no mercado
e por isso deveriamos ter certeza que elas atenderiam nossa demanda,

bom a conclusao final é : no inicio do metodo , com poucos corais e com o sistema exigindo poucos nutrientes é um pouco complicado na questao da adicao deles, por ser uma quantidade bem pequena como por exemplo , 5ml ou 10 ml do liquido diluido com o elemento, porém depois que o sistema esta carregado de invertebrados que consomem esses elementos e com uma adicao acima de 10 ml ja comeca ficar bem mais tranquilo , entao pra quem tem ideia de fazer o metodo balling , podem fazer tranquilamente , da um trabalhinho rsrsrs, mas vale a pena

Gasto com o projeto :
Timer digital = R$ 43,00 cada = R$ 129,00
Compressores de Ar = R$ 18,00 cada = 54,00
Mangueiras e registros de ar = total de R$ 10,00
Fios , tomadas , conectores etc = total de R$ 20,00
Caixa para fixacao = R$ 18,00
Elementos para adicao no balling (calcio, magnesio e bicarbonato) = total de R$ 43,00
total gasto no projeto = R$ 274,00

somente o equipamento de injecao dos elementos hoje no mercado esta sendo vendido em torno de R$ 900,00 a R$ 1.800,00 dependendo da marca
e quantidade de bombas .

bom é isso ai gente,
alguma duvida me perguntem ...
abraços

Avatar do usuário
LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 161
Registrado em: 23 Fev 2010, 10:20
Apelido: LuizTapia
Localização: Porto Seguro/BA
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Metodo de Balling DIY

#12 Mensagem por LuizTapia »

Fala ae Marcão!!

Quando eu crescer icon_comemorando icon_comemorando monto um desse!! rsrssrsrrssrsrsr

Show de Bola!!!
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia
Atual --> Nano do Tapia 2 - A Fenix

camolez
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 26 Dez 2010, 22:15
Apelido: Camolez
Data de Nascimento: 10 Set 1977
Cidade: Americana
País: Brasil
Localização: Americana - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Metodo de Balling DIY

#13 Mensagem por camolez »

Opa....

Eu to devendo também umas visitas alguns colegas, principalmente um aqui próximo da cidade que deve ta muito bravo comigo ahahahha fazer o que né ? tem que "trabaia".

Só marca.

Abraços.

Avatar do usuário
Adilson Bonfanti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 219
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:36
Apelido: Bonfa
Localização: SBC

Re: Metodo de Balling DIY

#14 Mensagem por Adilson Bonfanti »

Marco parabéns pelo projeto.

Tenho uma idéia que talvez lhe ajude na quantidade a ser adicionada. E se você colocasse um "T" na mangueira que vai para o reef?. Numa das pernas do "T" você colocaria uma mangueira como retorno para o recipiênte e na outra perna um outro registro para regular a dosagem no aquário. Sei que 04 conexões numa tampa de pet é muita coisa, mas poderia ser tentado.

Pretendo usar este método balling por pinga-pinga. Seriam 03 recipiêntes com conta bolhas e montados atrás do aquário e pingando no sump embaixo.

Espero que dê certo.
Deus é Fiel

Meu Aquário

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Metodo de Balling DIY

#15 Mensagem por Marco Augusto »

Adilson boa tarde,
vlw cara, entao eu nao atualizei ainda nao , mas esse esquema que voce fez eu acabei fazendo esse fim de semana pra testar e funcionou sim, ajuda muito a diminuir a quantidade a ser injetada, pra quem for fazer pode usar esse metodo que funciona sim, porem a mangueira de respiro ainda deve ter, portanto sao 4 furos na tampa da garrafa pet, Adilson parece muitos furos mas da pra fazer sem problemas clapping_02

abraço

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Metodo de Balling DIY

#16 Mensagem por Marco Augusto »

O Luiz ,
nao é dificil de fazer nao cara, super tranquilo
o meu ta aqui em casa quando quiser vir visitar estou de portas abertas ai

abraço

Avatar do usuário
MarcioSoares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 141
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:00
Apelido: MarcioSoares
Data de Nascimento: 20 Set 1973
Cidade: GO
País: Brasil
Localização: Caldas Novas/GO

Re: Metodo de Balling DIY

#17 Mensagem por MarcioSoares »

Marco,

O seu sistema diy ficou muito bom, mas tenho uma dica.

O que acha de utilizar aquelas valvulas de entrada de agua de maquina de lavar?

Elas podem ser ligadas a um timer e na saida de agua um equipo de soro, veja as fotos.

Imagem

Imagem
Abração
Marcio Soares

camolez
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 26 Dez 2010, 22:15
Apelido: Camolez
Data de Nascimento: 10 Set 1977
Cidade: Americana
País: Brasil
Localização: Americana - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Metodo de Balling DIY

#18 Mensagem por camolez »

Marcos sei que é seu topico mas permita-me fazer uma pergunta ao Marcio !!!

Marcio,

Parabens pela ideia simples, mas já surgiu uma dúvida, quando as vávulas estão abertas o equipo de soro faz o trabalho de injetar na quantidade certa, porem ao fechamento da vávula o restante de liquido na mangueira continua a pingar?

Abraços mais uma vez parabens como já disse p/ dois ai !!!

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Metodo de Balling DIY

#19 Mensagem por Fernando Duso »

Existe uma outra coisa nesse sistema do Marcio a se levar em consideração mesmo com o equipo de soro você só vai conseguir dosar sempre a quantidade desejada se o nível do liquido no recipiente for sempre o mesmo.

Por experiencia eu tenho um reator de hidróxido de cálcio que uso uma válvula solenoide e um timer para controlar quando injetar, o mesmo principio do sistema do Marcio e uso uma garrafa acima do reator para alimenta-lo e na saída do reator um equipo de soro para controlar o quanto é injetado, mas na pratica quando a garrafa de água esta cheia sai 1 gota a cada 5 segundo e quando a garrafa esta no fim cai para 1 gota cada 15 segundo no meu caso eu corrigi isso programando o timer ex. segunda garrafa cheia injeta por 7 horas terça aumento o tempo ate fechar o ciclo, assim evito ter que regular o equipo todo dia, mas nesse caso não preciso da mesma precisão que o balling necessita.

Talvez pelo pouco tempo injetando que sera utilizado no balling essa diferença não chegue a ser um problema bastando aferir mas seguido e prevendo essa variação e corrigir com o tempo injetado como eu faço seja possível.

Abraço
Fernando

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Metodo de Balling DIY

#20 Mensagem por Marco Augusto »

Exatamente como disseram,
como no sistema do Marcio ele utiliza gravidade pra fazer o liquido ir pro sump,
e como disseram , deve-se deixar sempre uma quantidade boa nas garrafas pra que se forme "peso" no liquido pra descer
e como Camolez perguntou, esse lance do liquido estar na manqueira e descer acontece ate no modo que eu fiz, porem utilizando uma valvula de retencao
(dessas utilizadas em reator de calcio) conseguimos parar o liquido dentro da mangueira logo que a bomba para de injetar ar dentro do recipiente com elemento, estou pra fazer um upgrade no meu balling e utilizar bombas peristalticas o que acho o mas correto mesmo, gasta-se mais , mas pelo menos é
100% garantido :)

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”