🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luminária LED facil de se fazer

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Luminária LED facil de se fazer

#1 Mensagem por Marcio Gielfi »

Bom, como muita gente tem vontade de ter LED's, mas carece de conhecimentos técnicos suficientes para montar uma luminária, com led's, drivers, dissipadores e soldagem, abaixo apresento uma luminária com LED's muito simples de se fazer.

A simplicidade vem da utilização de lampadas com LED's que são atarraxadas em soquetes E27 ( soquetes normais ).


Imagem

Imagem

Estas lampadas acima são com 3 led's de 1W cada, usando Brancas (cool white) e azuis (blue). Elas funcionam tanto em 110V como em 220V. Custam cerca de US$ 5,20 cada já incluso frete também no EBAY.


Também usei estas lampadas abaixo, são E27 azuis que funcionam apenas em 220V.


Imagem


Imagem

Composta por 38 led's de baixa potencia que totalizam 2,3 W cada e tem foco bem aberto. Custam cerca de US$ 5,70 cada no EBAY já com frete incluso.


Uma vista das duas juntas, que tem praticamente o mesmo tamanho, algo em torno de 5 cm de diâmetro e 5,5 cm de altura.

Imagem

Imagem

Como não tenho o hábito de documentar a montagem, eu vou ter que pular a parte onde eu fiz uma caixa de madeira, instalei 2 chaves liga/desliga ( uma para as brancas e azuis de 3W e outra para as azuis de 2,3W) e 2 cabos de energia com tomada e o furo que aparece na foto é para um cooler de 60 mm que na data das fotos ainda não havia chego.

Imagem

Imagem

Nestas fotos acima, a lampada do meio eu coloquei para um teste, é branca puxado para o azulado, mas preferi voltar com mais uma azul.

A ligação elétrica é bem simples, são soquetes de cerâmica ( 3 reais cada em loja de elétrica) ligados em paralelo.


Abaixo uma foto das lampadas azuis ligadas ( com uma branca no meio).

Imagem

Imagem


Agora as brancas e azuis de 3x1W ligadas.

Imagem


Imagem


E agora todas ligadas.

Imagem

Imagem

Duas fotos que mostram que apesar de não serem muitas lampadas nem muto potentes, não dá para desprezar o poder de iluminação das lampadas.

A primeira foto sem a luminária ligada, é da lateral de um prédio a 55 metros da janela.

Imagem

Agora com a luminária ligada.

Imagem


Abaixo, uma foto só com as azuis de 2,3 W ligadas ... 3 no total.

Imagem

E agora com as 3 de 2,3W e 2 de 3x1W azuis, como podem notar, as lampadas de 3x1W tem um foco muito fechado, dá para ver um azul mais intenso em apenas 2 pequenas parte do aquário.

Imagem


O que eu fiz, mas não documentei, foi abrir uma lampada azul 3x1W e retirar 2 led's azuis, colocando 2 brancos tirados das lampadas brancas.
Isso requer algum conhecimento, mas nem tanto, há necessidade de desoldar led's e soldar também.

O resultado, pode se ver abaixo, a primeira fileira de lampadas está modificada, com 2 led's brancos e 1 azul e a última fileira ainda permanece original.

Imagem


E aqui o resultado no aquário, o azul está mais distribuído na parte da frente, no fundo ainda dá para ver que tem uma lampada azul concentrando o facho.

Imagem

Mesmo assim, por conta do foco fechado das lampadas 3x1W , os cantos estão escuros. É necessário fazer um grid de 4x4 lampadas pelo menos ao invés do de 3x3 lampadas. De eixo a eixo, cada lampada está separada por 12 cm.

Imagem

As fotos estão um pouco escuras, culpa da máquina.
Abaixo o link para um video que dá para ver que é mais claro do que aparece nas fotos.


Video.
Editado pela última vez por Marcio Gielfi em 16 Set 2010, 02:01, em um total de 1 vez.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Luminári LED facil de se fazer

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

projeto legal, bem caprichado... havia pensando em fazer um com essas lampadas, mas achei q ficaria fraco pela potencia.... talvez depois do seu projeto eu me anime pra fazer um parecido
qual dimensao ou litragem do seu reef?

boa sorte

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Luminári LED facil de se fazer

#3 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Antes de tudo, parabéns pela iniciativa e divulgação.

Deixo tb essas opções com LEDS de 3W da Cree, modelo XPG e XRE Royal Blue.

5 LED PAR30 Bulb
Imagem
* Comes with 3 Royal Blue and 2 Cool White CREE LEDs
* Available with 60 or 80 degree lenses (we'll email you before shipping to get your lens preference)
* Anodized finish to prevent corrosion and rust
* Compact size is perfect for Nano and Pico tanks
* Only uses ~10W
* Fits standard E26 light sockets
* Please email us for bulk (5+) pricing

Price: $79.00


7 LED PAR38 Bulb
Imagem
* Comes with 4 Royal Blue and 3 Cool White CREE LEDs
* Available with 60 or 80 degree lenses
* Anodized finish prevents corrosion and rust
* Compact size is perfect for Nano and Pico tanks
* Only uses ~14W
* Fits standard E26 light sockets
* Please email us for bulk (5+) pricing

Price: $99.00

http://www.rapidled.com/servlet/the-PAR ... Categories

Quem tiver afim fala com o Mike, super gente fina, comprei todo o meu DIY com ele.
Aconselho.

Para quem não conhece minha DIY de LED:
viewtopic.php?f=36&t=4283&p=40676#p40676

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminári LED facil de se fazer

#4 Mensagem por Marcio Gielfi »

Vinicius F. Reis escreveu:projeto legal, bem caprichado... havia pensando em fazer um com essas lampadas, mas achei q ficaria fraco pela potencia.... talvez depois do seu projeto eu me anime pra fazer um parecido
qual dimensao ou litragem do seu reef?

boa sorte


Vinicius, obrigado
Esta luminária está instalada em um cubo de 50X50 X35 , 70 litros reais no display e mais 65 litros reais no sump.

Como citei acima, dada ao angulo pequeno do spot, que é de 30 graus, os cantos ficaram um pouco escuros, uma opção é subir a luminária, que hoje está a 15 cm da lamina d'água ou aumentar o numero de lampadas, o que eu acho uma opção melhor.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminári LED facil de se fazer

#5 Mensagem por Marcio Gielfi »

FabricioDF escreveu:Antes de tudo, parabéns pela iniciativa e divulgação.

Deixo tb essas opções com LEDS de 3W da Cree, modelo XPG e XRE Royal Blue.

5 LED PAR30 Bulb
Imagem
* Comes with 3 Royal Blue and 2 Cool White CREE LEDs
* Available with 60 or 80 degree lenses (we'll email you before shipping to get your lens preference)
* Anodized finish to prevent corrosion and rust
* Compact size is perfect for Nano and Pico tanks
* Only uses ~10W
* Fits standard E26 light sockets
* Please email us for bulk (5+) pricing

Price: $79.00


7 LED PAR38 Bulb
Imagem
* Comes with 4 Royal Blue and 3 Cool White CREE LEDs
* Available with 60 or 80 degree lenses
* Anodized finish prevents corrosion and rust
* Compact size is perfect for Nano and Pico tanks
* Only uses ~14W
* Fits standard E26 light sockets
* Please email us for bulk (5+) pricing

Price: $99.00

http://www.rapidled.com/servlet/the-PAR ... Categories

Quem tiver afim fala com o Mike, super gente fina, comprei todo o meu DIY com ele.
Aconselho.

Para quem não conhece minha DIY de LED:
viewtopic.php?f=36&t=4283&p=40676#p40676


Fabríco, obrigado

A intenção é apresentar soluções baratas para o aquarismo, bem ao estilo do mestre Basso.

As lampadas que voce postou são excelentes, tem ótimos comentários na Reef Central. Claro, que os valores aumentam bastante, pois os led's são melhores e elas já vem com as azuis misturadas com as brancas, coisa que eu tive que fazer aqui, pois na china não tem isso pronto.

Aproveitando, eu vou montar uma luminária parecida com a sua, só que de baixo custo usando led's chineses .... logo postarei a montagem.

Fabrício, nas peças que voce comprou nos EUA, voce pagou imposto ou passou batido pelo correio?
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Luminári LED facil de se fazer

#6 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:
FabricioDF escreveu:Fabrício, nas peças que voce comprou nos EUA, voce pagou imposto ou passou batido pelo correio?


A maioria passou direto, alguns paguei imposto mais mesmo assim de imposto em $2000.00 de produtop não cheguei a pagar nem R$ 200,00.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminári LED facil de se fazer

#7 Mensagem por Marcio Gielfi »

FabricioDF escreveu:
Marcio Gielfi escreveu:
FabricioDF escreveu:Fabrício, nas peças que voce comprou nos EUA, voce pagou imposto ou passou batido pelo correio?


A maioria passou direto, alguns paguei imposto mais mesmo assim de imposto em $2000.00 de produtop não cheguei a pagar nem R$ 200,00.


Fabrício, obrigado pela resposta.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Luminári LED facil de se fazer

#8 Mensagem por fredy henrique »

olha esse refletor de 50watts no mercadolivre
achei bem "em conta" por ser led!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... jardim-_JM

Imagem


o detalhe é que esse é vermelho. se tivesse por exemplo 2 brancos e um azul a venda ficaria uma iluminação legal!!
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#9 Mensagem por Marcio Gielfi »

Fred, tem no Ebay estes refletores em branco para vender, ainda não vi em azul. Também tem os led´s e os drivers para vender, ai já vi em branco e azul para vender.

Pode ser uma boa solução para nós também.
Estes led´s de maior potência tem uma relação lumens por watt um pouco inferior, mas simplificam muito o projeto.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Existe led em forma de fluorescente tubular tbem. Parece q nao tem azul, apenas branca.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#11 Mensagem por Marcio Gielfi »

Celso Suguimoto escreveu:Existe led em forma de fluorescente tubular tbem. Parece q nao tem azul, apenas branca.


Tem alguns Wal-Mart que tem esta lampada na área atrás dos caixas., iluminam razoavelmente bem, menos que as T5 que rlrs tem em uma calha enorme, uma única lampada prove uma boa iluminação, mas consome bem mais que a de led.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Edson Santos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 02 Set 2010, 07:21
Apelido: santos
Cidade: São bernardo do Campo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Luminária LED facil de se fazer

#12 Mensagem por Edson Santos »

Estava vendo este post , porque me interessa a montagem dessa calha de led's principalmente pelo baixo consumo de energia , e pouca transmissão de calor í agua do aqua , potencialmente inutilizando o chiller , achei interessante esse projeto , mas gostaria de saber se mesmo iluminando bem , a temperatura da cor do led , não vai influenciar no crescimento dos corais , andei observando que para um aqua com corais vivos com coluna d'agua acima dos 60 cm a iluminação ideal seria as HQI's , e verificando as caracteristicas dela a temperatura da cor é em torno de 14000k ( as ideais ) enquanto os led's de maior potência exemplos esses acima citados a temperatura da cor não passa dos 6500k , gostaria de mais informações nesta parte antes de continuar meu projeto, desculpem sou leigo no assunto , o meu aqua já está na reta final da montagem que posteriormente mostrarei as fotos 130C X 70A X 55L
O Amor se resume em duas palavras ( Beleza ) e ( Paciência )
Se der certo, Beleza... Se não, Paciência...!!!!!

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#13 Mensagem por Marcio Gielfi »

Ops, fui editar a mensagem e acabou repetindo, vale a mensagem abaixo.
Editado pela última vez por Marcio Gielfi em 21 Out 2010, 09:54, em um total de 1 vez.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#14 Mensagem por Marcio Gielfi »

Edson Santos escreveu:Estava vendo este post , porque me interessa a montagem dessa calha de led's principalmente pelo baixo consumo de energia , e pouca transmissão de calor í agua do aqua , potencialmente inutilizando o chiller , achei interessante esse projeto , mas gostaria de saber se mesmo iluminando bem , a temperatura da cor do led , não vai influenciar no crescimento dos corais , andei observando que para um aqua com corais vivos com coluna d'agua acima dos 60 cm a iluminação ideal seria as HQI's , e verificando as caracteristicas dela a temperatura da cor é em torno de 14000k ( as ideais ) enquanto os led's de maior potência exemplos esses acima citados a temperatura da cor não passa dos 6500k , gostaria de mais informações nesta parte antes de continuar meu projeto, desculpem sou leigo no assunto , o meu aqua já está na reta final da montagem que posteriormente mostrarei as fotos 130C X 70A X 55L


Edson, eu diria que a única iluminação ideal é o sol, todas as demais tem prós e contras.
Com aquários de mais de 60 cm de coluna dágua, dá para usar led's, basta colocar as lentes certas, neste caso eu recomendo misturar lentes de 30 e 45 graus e voce vai iluminar bem o fundo.
Quanto a temperatura de cor, os led's brancos tem entre 5 e 8 k, depende do fabricante, mas voce chega a qualquer temperatura de cor bastando misturar brancos e azuis.

Na foto abaixo, voce pode ver que estou usando led's brancos e azuis e estou bem acima dos 6-7K dos led's brancos (cool white). é só ver a cor da luz na paredo do fundo. Se usar drivers que podem ser regulados, voce chega a qualquer combinação que queira.

Imagem

Na foto abaixo voce ve a combinação dos leds brancos e azuis.

Imagem
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Edson Santos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 02 Set 2010, 07:21
Apelido: santos
Cidade: São bernardo do Campo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Luminária LED facil de se fazer

#15 Mensagem por Edson Santos »

Valeu pela informação Marcio , vou começar a cotar preços destes estes led's
O Amor se resume em duas palavras ( Beleza ) e ( Paciência )
Se der certo, Beleza... Se não, Paciência...!!!!!

rafael fernandes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Set 2009, 12:52
Apelido: rafuccio
Localização: São Paulo

Re: Luminária LED facil de se fazer

#16 Mensagem por rafael fernandes »

Opa galera uma dúvida, essas lâmpadas são ligadas direto na tomada ? ou tem que tem uma fonte de alimentação ?

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#17 Mensagem por Marcio Gielfi »

rafael fernandes escreveu:Opa galera uma dúvida, essas lâmpadas são ligadas direto na tomada ? ou tem que tem uma fonte de alimentação ?


Olá Rafael, as lampadas são ligadas direto na tomada, a excessão das lampadas todas azuis do meio, que são apenas 220V, todas as outras são bi-volt.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 20 Dez 2009, 21:11
Apelido: Viude
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#18 Mensagem por Gustavo Viude »

Quando se usa essas luminárias LED vocês ligam todas as lampadas ao mesmo tempo? E com relação ao tempo de uso, quanto tempo por dia ela fica ligada, e qual o período?

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#19 Mensagem por Marcio Gielfi »

Gustavo Viude escreveu:Quando se usa essas luminárias LED vocês ligam todas as lampadas ao mesmo tempo? E com relação ao tempo de uso, quanto tempo por dia ela fica ligada, e qual o período?


Oi Gustavo,

Uma parte do dia todas estão ligadas, tem periodos onde somente as azuis estão lugadas, quem configura isso é o próprio usuário através dos timmers.


Eu deixo as azuis 12 horas ligadas, as brancas 10 horas por dia
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

fabio henrique
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Jul 2011, 12:31
Apelido: fabio
Data de Nascimento: 06 Jan 1980
Cidade: Garanhuns
País: Brasil

Re: Luminária LED facil de se fazer

#20 Mensagem por fabio henrique »

Ola! eu tenho um aquario com as mesmas medidas desse seu so com alguns corais moles nada exotico de mais e quero fazer uma calha igual a essa sua, e queria saber quantas lampadas dessas vc colocou quantas azul e brancas e onde vc comprou se tem um site expecifico se no mercado livre tem e se posivel mandasse o link, eu moro em Garanhuns PE e ja procurei dessas lampadas aqui e não achei ai tenho que comprar pela net, ok obg.

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”