🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Espessura do vidro

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
jcbahia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Fev 2020, 09:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 10 Mar 1967
Cidade: Londrina
País: Brasil

Espessura do vidro

#1 Mensagem por jcbahia »

Bom dia.

Tenho visto aqui alguns posts com relação a espessura de vidros para montagem dos aquários. Gostaria de sanar uma dúvida com os mais experientes:
Usei a calculadora do site http://theaquatools.com/building-your-aquarium/ para o mesmo.

Pretendo montar um aquário de 150x35x30 cm (sem travas) e a calculadora do site (usando um fator de segurança 5 ficando em "very safe") me diz que a espessura é de 5mm. Mas já vi gente dizendo que para um aquário de 120x30x35 cm tem que se usar vidro 7mm, outros disseram 10mm e todos com trava.

O vidro de base, tem que ser mais grosso mesmo?

Se puderem dar uma luz eu agradeço.

Abraços.

Giulia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2020, 16:57
Apelido: Giulia
Data de Nascimento: 14 Mai 1997
Cidade: Macaé
País: Brasil

Re: Espessura do vidro

#2 Mensagem por Giulia »

Bom dia, como você está?

Então venho pesquisando muito sobre o assunto também, e em cada lugar se fala um espessura diferente para os aquários.

Mas há um consenso: se a diferença de preço entre uma espessura e outra for pequena, e caber no seu orçamento escolha a de espessura maior.

Outro quesito é a qualidade do silicone utilizado, sempre utilizar os produtos específicos para aquário e passar a quantidade adequada para fazer essa colagem (Como calcular isso? Eu não tenho a menor ideia). E deixar o silicone secar/curar bastante, alguns dizem pra deixar secando por 30 dias antes de fazer a primeira testagem do aquário, mas acredito que seguir as instruções do fabricante deve ser o suficiente.

Achei interessante o link que você mandou para fazer os cálculos. Mas encontrei um arquivo em Excel, que faz um cálculo semelhante se quiser testar ( para fazer o download é só apertar AQUI.)

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Espessura do vidro

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Por precaução eu faria com vidro de 8mm. Pois a altura é um grande influenciador na espessura do vidro, e no seu caso, o nível de água ficará baixo.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

letecastro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2020, 15:09
Apelido: Leandro
Data de Nascimento: 04 Ago 1982
Cidade: Ponte Nova
País: Brasil

Re: Espessura do vidro

#4 Mensagem por letecastro »

Olá! Eu também sou novo no aquarismo, mas andei lendo e assistindo muita coisa, eu usaria um vidro de pelo menos 8mm com travamento, isso se não for indicado um ainda mais grosso. Tá certo que a coluna de água não será muito alta, mas o display de 150 cm pode favorecer para que o vidro acabe formando uma "barriga" no meio e venha a se quebrar. Um aquarista deu um exemplo de uma régua de acrílico de 30 cm: se você tenta envergar um pedaço de 5 cm, ela cede pouco, mas se você segurá-la pelas pontas e tentar dobrar, ela vai ceder bastante...acho que a lógica é essa. O meu, que ainda estou montando, tem 80(C) x 40(A) x 35(L) e eu estou usando vidro de 8mm e travas, sendo que o indicado seria 6mm...espero ter ajudado!

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”