🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

"Efeito boate" na iluminação led DIY

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
ccabraljr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Fev 2019, 11:00
Apelido: ccabraljr
Data de Nascimento: 18 Mai 1981
Cidade: Rio de janeiro
País: brasil

"Efeito boate" na iluminação led DIY

#1 Mensagem por ccabraljr »

Bom dia pessoal.
Voltei ao hobby após uns três anos parado, no final de semana fiz uma luminária para meu novo aquário. Utilizei Leds cree de 3w e 5w com lentes de 60 graus.
Não fiquei muito satisfeito com o resultado. É notório uma alteração na luminosidade decorrente da movimentação da superfície da água, dando a impressão das lampadas estarem piscando.
Utilizava anteriormente HQI nos meus aquários antigos e não notava muito esse problema.
Alguém conseguiu resolver este problema? Será que se colocar um difusor (acrílico jateado), iria ajudar a diminuir esse "efeito boate"?

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: "Efeito boate" na iluminação led DIY

#2 Mensagem por Ivan Rose »

ccabraljr ... não sei qual a altura de instalação da sua luminária, porém lentes de 60° normalmente se usa quanto esta altura ultrapassa os 25cm em relação a superficie da água, ou quando a coluna d’água é maior que 60cm, caso contrário pode utilizar lentes de 90°... as lentes difusas já existem no mercado, a superfície delas tem aparência de uma pequena colmeia, isso ajuda a diminuir o efeito de reflexo vítreo na água, que na minha opinião não é um problema, pelo contrário, desejado por muitos aquaristas, pois replica o que se vê nos recifes de corais.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

ccabraljr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Fev 2019, 11:00
Apelido: ccabraljr
Data de Nascimento: 18 Mai 1981
Cidade: Rio de janeiro
País: brasil

Re: "Efeito boate" na iluminação led DIY

#3 Mensagem por ccabraljr »

Ola Ivan,
Optei pelas lentes de 60 graus devido ao aquário ter 70 cm de altura.
Achei que o efeito ficou muito perceptível, não sei se acontece da mesma forma nas outras luminárias, Não tive oportunidade de ver muitos aquários com esta iluminação, na época que tinha aquário as luminárias leds não eram tao comuns.
Andei vendo videos no youtube e parece que as outras luminárias possuem a mesma característica, mas por filmagens não dá para ter certeza.

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: "Efeito boate" na iluminação led DIY

#4 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

vc fala das "glitter lines".............isso se dá porque a fonte luminosa é ponrtual.......como o Sol....as HQI...e os LEDs..........já as T5 não são pontuais e esse efeito de "glitter lines" é bem menor........

mas isso é benéfico aos corais...........eu li estudos sobre os efeitos positivos das "glitter lines"...........


o problema com qualquer iluminação é a qualidade do espectro..........e a intensidade (PAR)...........se estiver desregulado.......não funciona mesmo........


primeiro vc deve escolher os LEDs........que coincidem com os 2 picos do PAR..........chamado de PUR.......o primeiro pico à 435nm(Azul -UV)......e o segundo pico à 675nm (Vermelho).......na porcentagem de 15-20 % de vermelhos.......

a intensidade.......tem de ser precisa......entre 200-400 micromols.......medidos com um medidor de PAR.........abaixo de 200 micromols não começa a fotossíntese.......e aos 400 micromols a fotossíntese é interrompida........

então a regulagem do PAR é fundamental.......

dá uma olhada nesse teste dessa luminária.......olhe os valores de PAR.......nuca excedendo os 400 micromols.......


e também olhe a composição de LED´s azuis-UV e vermelhos...........a porcentagem........


https://www.youtube.com/watch?v=-TvQQYAkSOo&t=12s

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”