🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto Luminária DIY Nano Marinho

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Julian Donizett Fermiano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Jan 2018, 01:23
Apelido: Julian
Data de Nascimento: 04 Jan 1985
Cidade: Taubate
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Projeto Luminária DIY Nano Marinho

#1 Mensagem por Julian Donizett Fermiano »

Olá pessoal sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vcs, há 3 meses montei meu primeiro marinho um nano de 72 litros vidro curvo com C60xL30xA40 eis a minha dúvida, vou montar minha luminária pois a que está nele é uma da China de 18w e meus corais não estão legais pois sei que está fraca a iluminação, saberia me dizer quantos leds de 3w seria legal eu colocar e quais cores, e se o UV é realmente necessário, uma outra dúvida andei lendo que tem 2 tipos de azuis o royal é o normal saberia qual o melhor ou os 2 seriam bacana. Tenho alguns corais básicos anemona, zoanthus, Palithoa e Hammes, mas gostaria sem algins SPS no futuro por isso já queria montar uma luminária bacana e Há vou ligar tudo em uma fonte chaveado 12V 20a e em uma controladora TC420 para fazer o foto período. Desde já muito Obrigado pela Atenção

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Projeto Luminária DIY Nano Marinho

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Ola Julian, seja muito bem vindo ao Brasil Reef.
Esteja entre amigos, fique a vontade para perguntar e participar do forum.

ha tempos em um outro topico foi montado uma formula generica para calculo de leds, hoje até existe alguns programinhas/excel on line que faz isso tambem. De qualquer maneira vou postar como eu costumo calcular a potencia ideal para o tamanho de aquario e pela potencia vc determina qtde de leds:
(Comprimento x Largura) / (130 /3) - Para corais duros
(Comprimento x Largura) / (140 /3) - Para corais Moles
(Comprimento x Largura) / (150 /3) - Para aquários de água doce.

onde a divisao por 3, se da ao fato da potencia dos leds (3w)

no mesmo exemplo:
Aquário com 90x50x50cm (CxLxA)
90x50 /(140 /3) = 96w


a proporcao depende tambem do gosto de cada um, mais puxado pro azul, pro branco. Acho legal mais azul, mas pode fazer a proporcao 1:1 e controlar os canais individualmente com um dimmer, assim vc deixa a tonalidade no aspecto que mais agradar.
qto aos tipos de azuis, existe o azul normal e o royal (mais puxado pro roxo). Como disse, vai de gosto.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Projeto Luminária DIY Nano Marinho

#3 Mensagem por Ivan Rose »

Julian Donizett Fermiano escreveu:Olá pessoal sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vcs, há 3 meses montei meu primeiro marinho um nano de 72 litros vidro curvo com C60xL30xA40 eis a minha dúvida, vou montar minha luminária pois a que está nele é uma da China de 18w e meus corais não estão legais pois sei que está fraca a iluminação, saberia me dizer quantos leds de 3w seria legal eu colocar e quais cores, e se o UV é realmente necessário, uma outra dúvida andei lendo que tem 2 tipos de azuis o royal é o normal saberia qual o melhor ou os 2 seriam bacana. Tenho alguns corais básicos anemona, zoanthus, Palithoa e Hammes, mas gostaria sem algins SPS no futuro por isso já queria montar uma luminária bacana e Há vou ligar tudo em uma fonte chaveado 12V 20a e em uma controladora TC420 para fazer o foto período. Desde já muito Obrigado pela Atenção

Bom dia Julian,
Pelos meus cálculos seu aquário precisaria de aproximadamente 60W de iluminação em leds...
Costumo indicar o uso de 30% Branco frio 6.500°K, 30% Royal Blue de 450 a 455nm, 20% Blue de 460 a 470nm e 20% Violeta de 410 a 430nm... para seu caso usaria a quantidade de 9/9/6/6 respectivamente.
Faça séries de 3 leds e coloque um limitador de corrente (LM317T + resistor de 2R x 2W) para cada série.
Se tiver dúvida sobre como ligar me passe um e-mail que lhe envio um esquema.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Julian Donizett Fermiano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Jan 2018, 01:23
Apelido: Julian
Data de Nascimento: 04 Jan 1985
Cidade: Taubate
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Projeto Luminária DIY Nano Marinho

#4 Mensagem por Julian Donizett Fermiano »

Vinicius F. Reis escreveu:Ola Julian, seja muito bem vindo ao Brasil Reef.
Esteja entre amigos, fique a vontade para perguntar e participar do forum.

ha tempos em um outro topico foi montado uma formula generica para calculo de leds, hoje até existe alguns programinhas/excel on line que faz isso tambem. De qualquer maneira vou postar como eu costumo calcular a potencia ideal para o tamanho de aquario e pela potencia vc determina qtde de leds:
(Comprimento x Largura) / (130 /3) - Para corais duros
(Comprimento x Largura) / (140 /3) - Para corais Moles
(Comprimento x Largura) / (150 /3) - Para aquários de água doce.

onde a divisao por 3, se da ao fato da potencia dos leds (3w)

no mesmo exemplo:
Aquário com 90x50x50cm (CxLxA)
90x50 /(140 /3) = 96w


a proporcao depende tambem do gosto de cada um, mais puxado pro azul, pro branco. Acho legal mais azul, mas pode fazer a proporcao 1:1 e controlar os canais individualmente com um dimmer, assim vc deixa a tonalidade no aspecto que mais agradar.
qto aos tipos de azuis, existe o azul normal e o royal (mais puxado pro roxo). Como disse, vai de gosto.

Julian Donizett Fermiano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Jan 2018, 01:23
Apelido: Julian
Data de Nascimento: 04 Jan 1985
Cidade: Taubate
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Projeto Luminária DIY Nano Marinho

#5 Mensagem por Julian Donizett Fermiano »

Obrigado pela Dica e Ajuda, desculpa a ignorancia mas acho dificil ficar colocando limitador, se eu utilizar série de 4 leds de 3 w eu nao conseguiria usar sem esse limitador. Acho que a fonte que comprei de 12v e 20a consigo subir um pouco a Volts dela para até 14v .

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Projeto Luminária DIY Nano Marinho

#6 Mensagem por Ivan Rose »

Julian Donizett Fermiano escreveu:Obrigado pela Dica e Ajuda, desculpa a ignorancia mas acho dificil ficar colocando limitador, se eu utilizar série de 4 leds de 3 w eu nao conseguiria usar sem esse limitador. Acho que a fonte que comprei de 12v e 20a consigo subir um pouco a Volts dela para até 14v .


Julian... estes leds que usamos para montagem de nossas luminárias possuem uma caracteristica ruím quando no acendimento, eles atingem um pico muito grande de corrente por alguns milisegundos, e esses picos acabam diminuindo a vida útil deles... quando instalamos os limitadores isso é evitado, além de não precisarmos nos preocupar com a variação de tensão da fonte, caso ocorra, o limitador protegerá os leds.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Julian Donizett Fermiano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Jan 2018, 01:23
Apelido: Julian
Data de Nascimento: 04 Jan 1985
Cidade: Taubate
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Projeto Luminária DIY Nano Marinho

#7 Mensagem por Julian Donizett Fermiano »

Ivan Rose escreveu:<div class="quotetitle">Julian Donizett Fermiano escreveu:</div><div class="quotecontent">Obrigado pela Dica e Ajuda, desculpa a ignorancia mas acho dificil ficar colocando limitador, se eu utilizar série de 4 leds de 3 w eu nao conseguiria usar sem esse limitador. Acho que a fonte que comprei de 12v e 20a consigo subir um pouco a Volts dela para até 14v .</div>

Julian... estes leds que usamos para montagem de nossas luminárias possuem uma caracteristica ruím quando no acendimento, eles atingem um pico muito grande de corrente por alguns milisegundos, e esses picos acabam diminuindo a vida útil deles... quando instalamos os limitadores isso é evitado, além de não precisarmos nos preocupar com a variação de tensão da fonte, caso ocorra, o limitador protegerá os leds.
Legal Brother acho que vou fazer isso então tem como me passar o esquema por e-mail então. Valeu meu e- Mail é julianfermiano@hotmail.com Obrigado

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”