🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Duvida Luminaria LED DIY (Aos experts de eletrônica)

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Marcus Martimiano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 29 Set 2011, 22:33
Apelido: Marcus
Data de Nascimento: 16 Ago 1984
Cidade: S. J. do Rio Preto
País: Brazil

Duvida Luminaria LED DIY (Aos experts de eletrônica)

#1 Mensagem por Marcus Martimiano »

Boa Tarde Pessoal,
Estou montando um novo projeto de Luminaria para meu aquario de 230 Litros (130x40x45) atualmente este aquario está com uma luminaria que fiz com leds de 10w e 3w em 5 canais, porém estou querendo algo mais sofisticado, então desta forma eu vou montar uma luminária somente com leds de 3w, ao todo serão 96 Leds de 3w da marca Epiled, distribuidos nas seguintes cores:

24 Leds 3W Cool White 6500k, 3.2-3.6v, 350-1000ma,
24 Leds 3w Azul Royal, 3.2-3.6v, 350-1000ma,
24 Leds 3W Azul Ciano, 3.2-3.4v, 350-700ma
8 Leds 3w Deep Red, 2.2-2.6v, 350-1000ma,
8 Leds 3w UV, 3.0-3.6, 600-650ma,
8 Leds 3w Verde, 3.2-3.6v, 350-1000 ma,

Determinado os leds, a minha duvida fica em relação á ligação deles junto á uma controladora TC420, como liga-los á esta controladora? Verifiquei que cada led tem uma voltagem e amperagem diferentes e isto me dá certo receio de montar em série ou em paralelo e se é necessário mais alguma fonte fora a controladora, estou tentando entender porém, tenho pouquissimo conhecimento em eletrônica e necessito que alguém me ajude nisto,
Prometo colocar o passo a passo aqui da montagem da Luminaria para possiveis duvidas de alguém que esteja no mesmo barco que eu,
Irei mandar fazer um case de acrilico para servir de acabamento á Luminaria,

Aguardo a manifestação dos mais entendidos, Obrigado!

ERICK BESSA
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Mar 2017, 12:22
Apelido: ERICK
Data de Nascimento: 03 Set 1996
Cidade: SÃO PAULO
País: BRASIL
Curtiu: 6 vezes

Re: Duvida Luminaria LED DIY (Aos experts de eletrônica)

#2 Mensagem por ERICK BESSA »

Boa tarde irmão.
Você informou que os leds são de tensão diferentes, sendo assim você precisa suprir eles com a tensão que cada um necessita, sem passar os valores minimos e nem os máximos. E referente a ligação (série e paralela): nunca faça ligação de leds, lâmpadas, etc, em série, pois se 1 led queimar os outros irão apagar, sendo assim aconselho fazer a ligação em paralelo.

Espero ter ajudado em algo.

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Duvida Luminaria LED DIY (Aos experts de eletrônica)

#3 Mensagem por Thiago Prado »

Marcus, a sua dúvida é em relação a voltagem que chegará em cada led, certo?

O que se mais utiliza em relação a isso é uma coisa chamada regulador de tensão. No caso de leds de 10w, apesar de variar a faixa de voltagem que os leds aguentam, todos possuem 10v em sua faixa de segurança, dessa forma, o LM7810 é o mais usado para 10w.

Para leds de 3w, você vai precisar de um regulador chamado Lm317+resistor.

Veja esse tópico: http://www.aquaflux.com.br/forum/viewto ... &start=550

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Duvida Luminaria LED DIY (Aos experts de eletrônica)

#4 Mensagem por Denis P Lima »

Bom dia,

Aqui sua resposta!

http://www.tc420.net/connecting-high-po ... -TC420.php

Uma calculadora do TC 420

Abraços,

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Duvida Luminaria LED DIY (Aos experts de eletrônica)

#5 Mensagem por Ivan Rose »

Marcus Martimiano escreveu:...a minha duvida fica em relação á ligação deles junto á uma controladora TC420, como liga-los á esta controladora? Verifiquei que cada led tem uma voltagem e amperagem diferentes e isto me dá certo receio de montar em série ou em paralelo e se é necessário mais alguma fonte fora a controladora...


Olá Marcus...
Na minha opinião, não usaria leds vermelhos e verdes, substituiria eles por violetas e cianos... e os brancos apostaria algo com maior temperatura de cor, tipo 8000K. Mais isto é somente minha opinião...
Todos estes leds podem ser ligados em drivers de corrente entre 500 e 650mA, porém fica muito caro montar luminárias com drivers de corrente, por este motivo indico montar um pequeno circuito com LM317T + resistor de 2,0 Ohm x 2W para cada uma das séries, e usar uma fonte de tensão para alimentação.
O TC-420 aceita como alimentação de entrada uma fonte de até 24 Vdc x 20 Amperes, e de saída para cada um dos 5 canais, você terá disponível 24 Vdc x 4,0 Amperes.
Se montar pequenas séries de 6 leds de 3W com um limitador de corrente cada, você conseguiria ligar até 120 leds com um controlador.
Cada canal aceita 04 séries de 6 leds de 3W com um limitador de corrente cada série.

Segue exemplo de ligação de 1 série / 1 canal.

1729
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”