🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
luizcarlos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Mai 2016, 11:33
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 21 Jan 1990
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#1 Mensagem por luizcarlos »

olá
quero fazer uma luminária para um aquário de 300 litros marinho, já possuo algumas fontes chaveadas de 12v 10a 120w e tem algumas de 5a também.

quero usar leds de 3w, por ex: 20 azul royal, 20 branco frio 10.000k, alguns vermelhos e verdes.

minha duvida é: está bom de led, como devo fazer essa ligação usando essas fontes chaveadas.

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#2 Mensagem por Denis P Lima »

Boa tarde,Amigo está tudo muito superficial!
Necessita do tamanho do aquário, profundidade, se vai usar lentes, separar as cores!
Quantas fontes possui,Especificação de cada uma, se vai usar driver ou resistores!
Tente fazer um desenho, desse modo fica difícil ajuda-lo!

Abraços

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#3 Mensagem por Vinicius F. Reis »

opa Luiz, beleza?

para o calculo de potencia média que precisaria no reef, pode usar a formula (largura * comprimendo /43,3). Assim conseguindo dividir a potencia entre os leds (cores) que pretende por.

para a montagem usando fonte, pode usar esta calculadora como exemplo. Ja mostra as ligacões tambem, voce só preenche com os dados que tem/usará.
http://ledcalculator.net/default.aspx?v ... lang=pt-BR

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#4 Mensagem por Ivan Rose »

luizcarlos escreveu:olá
quero fazer uma luminária para um aquário de 300 litros marinho, já possuo algumas fontes chaveadas de 12v 10a 120w e tem algumas de 5a também.
quero usar leds de 3w, por ex: 20 azul royal, 20 branco frio 10.000k, alguns vermelhos e verdes.
minha duvida é: está bom de led, como devo fazer essa ligação usando essas fontes chaveadas.


Luiz... aconselho que pesquise nas postagens do forum, existem relatos bastante interessantes sobre a construção de luminárias.
Veja se já não há um projeto similar ao que você precisa... amadureça a ideia e tire suas duvidas...
Se seu aquário tiver as medidas padrão (1.20 x 50 x 50cm), de imediato posso lhe dizer que 40 leds de 3W (ainda mais se forem leds chineses) não chegará na metade do que precisará... Pelos meus cálculos precisará de aproximadamente 225 Watts, ou seja, 90 leds de 3W.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

luizcarlos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Mai 2016, 11:33
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 21 Jan 1990
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#5 Mensagem por luizcarlos »

o aquário tem 1.00 compr. x 60cm alt. x 50cm larg.
pretendo usar lentes de 60°

e usar fonte chaveada, não sei é fazer a ligação, se vai precisar de algum resistor ou regulador de tensão e a quantidade de leds e a configuração da fonte para ligar esses leds.

não pretendo colocar SPS, só LPS e corais moles

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#6 Mensagem por Ivan Rose »

luizcarlos escreveu:o aquário tem 1.00 compr. x 60cm alt. x 50cm larg.
pretendo usar lentes de 60°

e usar fonte chaveada, não sei é fazer a ligação, se vai precisar de algum resistor ou regulador de tensão e a quantidade de leds e a configuração da fonte para ligar esses leds.

não pretendo colocar SPS, só LPS e corais moles


Luiz... com estas medidas 180 - 190W já estão de bom tamanho...
Você tem a opção de usar leds de 3, 5 ou 10W... (cores: 30% Azul Royal, 20% Blue, 20% Violeta, 30% Brancos)
Se usar os de 3W - 75 leds
Se usar os de 5W - 48 leds
Se usar os de 10W - 18 leds
Verifique os preços dos leds e me diga o que pretende usar... me passe todos os dados das fontes que tem e lhe passarei o esquema de ligação.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

luizcarlos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Mai 2016, 11:33
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 21 Jan 1990
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#7 Mensagem por luizcarlos »

oi Ivan,
desde já agraço sua ajuda.
tenho 3 Fonte Chaveada 12v 10a 120w

2 Fonte Chaveada 12v 5a 60w

vou usar leds de 3w e vou colocar lentes

e se vc poder me passar um esquema para leds de 10w.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#8 Mensagem por Ivan Rose »

Luiz... segue esquema básico usando resistores:
1744

Mas se quiser uma coisa mais segura e que protejam os leds aconselho assim:
1736
Se forem leds de 10W:
1745
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Joseni Jantara
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Nov 2015, 21:12
Apelido: Sr. Joseni
Data de Nascimento: 14 Dez 1955
Cidade: Itapoá SC
País: Brasil
Localização: Itapoá SC
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#9 Mensagem por Joseni Jantara »

Ivan Rose escreveu:Luiz... segue esquema básico usando resistores:
1744

Mas se quiser uma coisa mais segura e que protejam os leds aconselho assim:
1736
Se forem leds de 10W:
1745



É necessário alem do regulador, o resistor junto na ligação dos leds de 10w em uma fonte de saida de 12 volts?
"Morar na praia tem suas vantagens, água de TPA é só coletar."

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#10 Mensagem por Ivan Rose »

Joseni... Neste caso estamos regulando a corrente e não a tensão da fonte, onde o LM317 precisa do resistor como parametro para limitar a corrente que vai para o led, sem ele não funciona...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

whilton teixeira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 24 Set 2014, 16:39
Apelido: whiltz
Data de Nascimento: 04 Nov 1982
Cidade: Cabo Frio
País: Brasil

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#11 Mensagem por whilton teixeira »

Olá luiz, poderia tbm ligar as 3 fontes de 12V 10A em series para obter 36v a 10a, ligaria 6 series de 10 leds (daria os 180w recomendado pelo Ivan) e usaria o resistor para dar uma limitada na corrente, já fiz algumas luminárias com esse conceito e estão até hj funcionando bem!

Ivan Rose e vinicius Reis, parabéns pelas iniciativas, sempre vejo nos fóruns vcs ajudando as pessoas a montar luminárias.

para calcular os leds em tensão de 36V o site recomendado pelo Vinicius não aceita tensão superior a 24V, tem esse aqui: Calculo para Led fonte 36V mas vai ter que fazer as series separadamente fazendo a soma das tensões dos leds, sabendo que dos brancos e azuis de cara vai dar 36v a serie com 10, so vai ter que somar as series que vai entrar os vemelhos

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#12 Mensagem por Ivan Rose »

whilton teixeira escreveu:Olá luiz, poderia tbm ligar as 3 fontes de 12V 10A em series para obter 36v a 10a, ligaria 6 series de 10 leds (daria os 180w recomendado pelo Ivan) e usaria o resistor para dar uma limitada na corrente, já fiz algumas luminárias com esse conceito e estão até hj funcionando bem!

Ivan Rose e vinicius Reis, parabéns pelas iniciativas, sempre vejo nos fóruns vcs ajudando as pessoas a montar luminárias.

para calcular os leds em tensão de 36V o site recomendado pelo Vinicius não aceita tensão superior a 24V, tem esse aqui: Calculo para Led fonte 36V mas vai ter que fazer as series separadamente fazendo a soma das tensões dos leds, sabendo que dos brancos e azuis de cara vai dar 36v a serie com 10, so vai ter que somar as series que vai entrar os vemelhos


@Whilton... se estamos falando em fontes chaveadas, não é possível ligá-las em série... não possuem características como as baterias/pilhas... utilizam tecnologia PWM para manter a saída estabilizada.
Para ligar 06 séries de 10 leds, o ideal é uma fonte única de 36Vdc com no mínimo 8A de saída... não esquecendo que o uso de resistores é o mínimo essencial... limitadores de corrente são os mais indicados e seguros...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

whilton teixeira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 24 Set 2014, 16:39
Apelido: whiltz
Data de Nascimento: 04 Nov 1982
Cidade: Cabo Frio
País: Brasil

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#13 Mensagem por whilton teixeira »

Ivan, eu ligo as minhas em serie, só não pode ser tocadas uma na outra por conta do aterramento que tbm é o negativo do circuito, caso se toque gera um curto e queima a fonte, mas é possível sim liga-las em serie. Eu uso uma de 12V (regulada em 13v) e uma de 5v que queimou por conta da maresia e coloquei uma fonte de pc que tinha parada e a amperagem me atendia.

como estou no trabalho vou fazer uma gambiarra aqui pra te mostrar, no caso usei duas fonte de pc mas ja fiz varias vezes com chaveada e funciona da mesma forma, não estou falando que é a melhor opção, mas como ele tem as 3 paradas, poderia fazer dessa forma, pq na maior parte dos casos quem faz uma luminária DIY é visando gastar menos possível

segue a foto abaixo:

Imagem

no circulo vermelho sem ser o do voltimetro foi onde fiz a ponte entro o positivo e o negativo das fonte (usei um clips). não estou discordando de que é melhor usar uma só fonte de 36v, mas como o Luiz já tem as fontes de 12V 10a poderia fazer desta forma. espero ter sido útil. Abraços

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#14 Mensagem por Ivan Rose »

whilton teixeira escreveu:Ivan, eu ligo as minhas em serie, só não pode ser tocadas uma na outra por conta do aterramento que tbm é o negativo do circuito, caso se toque gera um curto e queima a fonte, mas é possível sim liga-las em serie. Eu uso uma de 12V (regulada em 13v) e uma de 5v que queimou por conta da maresia e coloquei uma fonte de pc que tinha parada e a amperagem me atendia.

como estou no trabalho vou fazer uma gambiarra aqui pra te mostrar, no caso usei duas fonte de pc mas ja fiz varias vezes com chaveada e funciona da mesma forma, não estou falando que é a melhor opção, mas como ele tem as 3 paradas, poderia fazer dessa forma, pq na maior parte dos casos quem faz uma luminária DIY é visando gastar menos possível


@Whilton... Você consegue ligá-las em série, porém o circuito que faz a leitura da tensão de saída pode apresentar falhas(quando forem fontes chaveadas) fazer leituras incorretas e variar a tensão, mas isso vai depender da construção de cada fonte... Lembrando que você soma as tensões de saída, porém a corrente máxima é sempre da fonte de menor amperagem...
Fico feliz que tenha tido sucesso... mas eu não aconselho...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

luizcarlos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Mai 2016, 11:33
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 21 Jan 1990
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#15 Mensagem por luizcarlos »

olá
Ivan, aquele esquema usando o limitador de corrente 317, no esquema para leds de 3w são para uma serie de 3 les de 3w, posso estar ligando 3 series daquela de uma vez, e qual fonte devo usar ?

quero ligar dois canais um com 15 leds azuis 3w e outro canal com 15 brancos de 3w

at

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#16 Mensagem por Ivan Rose »

luizcarlos escreveu:olá
Ivan, aquele esquema usando o limitador de corrente 317, no esquema para leds de 3w são para uma serie de 3 les de 3w, posso estar ligando 3 series daquela de uma vez, e qual fonte devo usar ?

quero ligar dois canais um com 15 leds azuis 3w e outro canal com 15 brancos de 3w

at

Luiz... para cada serie de 3 leds você deverá ter um LM317+resistor 2,0 Ohm como no esquema... para cada série desta ligada em paralelo na fonte você tera que ter 1A disponível, ou seja, para ligar 10 séries você teria que ter 10A disponiveis.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

luizcarlos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Mai 2016, 11:33
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 21 Jan 1990
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: AJUDA COM LUMINARIA CASEIRA

#17 Mensagem por luizcarlos »

ok, entendi uma fonte de 10a

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”