🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Felipe Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2016, 08:36
Apelido: Felipe015
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

#1 Mensagem por Felipe Santos »

Bom dia pessoal,

Estou tentando fazer uma ligação de uma lâmpada e não consigo de jeito nenhum. Preciso disso para continuar o meu projeto.

É uma lâmpada PL - 9w em um reator convencional (eletromagnético), também comprei um soquete para 2 pinos, base G23. Só que devo estar fazendo muitas coisas erradas (kkk) porque a lâmpada não acendeu. Pesquisei bastante na internet e parece que para este tipo de reator não há necessidade de starter (nem sei bem o que é isso, no esquema do reator também não mostra a necessidade de uso). Tenho algumas dúvidas:

- Não sei como ligar os fios no soquete (foto abaixo). Fiz tipo uma argola com o fio e encaixei na parte metálica, mas parece que não é a forma correta de conectar isso. Tentei colocar o fio no orício que fica abaixo de onde fiz o encaixe, mas ele se solta fácil.

- Peguei uma cabo de uma extensão velha e cortei para fazer a união do fio fase e neutro com reator e lâmpada. Deveria comprar 2 cores de fio sólido (pesquisei por alto, mas acho que é isso) para fazer esta ligação ou este cabo (igual usado para eletrodomésticos, mais maleável) também serve?

Imagem

Imagem

Alguém aqui do fórum pode me ajudar?

Obrigado.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

#2 Mensagem por tedescowill »

Po nunca usei ,nem tinha visto deste reator,se no esquema de ligação dele é a mesma que vc fez , talvez possa ter alguma falha de conexão entre o bocal e a lampada (tente testar a continuidade com um multímetro, e teste também pelo plug da tomada com o circuito montado, não ligado a tomada)
Tentei ver no site do fabricante mas nao encontrei nada, talvez seja um modelo fora de linha
Passemos para as tentativas, inverter os polos da tomada, e do reator
deixar ligado por alguns minutos ,(pra ver se nao pega no tranco :lol: )
Coloque o modelo dele.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Felipe Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2016, 08:36
Apelido: Felipe015
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Re: Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

#3 Mensagem por Felipe Santos »

Fala tedescowill!

Cara, inverti os polos e não funcionou. O problema é que não tenho multímetro pra eu testar a continuidade da corrente elétrica. Tentei ligar sem o soquete, direto na lâmpada, mas também não funcionou.
O modelo do reator é REATOR CONVENCIONAL 1X7W/9W 127V - BFP - INTRAL (só serve para lâmpadas fluorescentes de baixa voltagem) e o soquete é da marca Lucchi, mas no site do fabricante não tem nenhuma instrução de instalação dos fios.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

#4 Mensagem por Marco Augusto »

Reatores convencionais igual esse seu da foto precisa de um starter, essa ligação que voce fez esta faltando o starter sem ele o reator não "parte"
ou coloca o starter ou usa um reator eletrônico.

Felipe Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2016, 08:36
Apelido: Felipe015
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Re: Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

#5 Mensagem por Felipe Santos »

Valeu Marco Ferro, pela informação. Geralmente esses reatores eletrônicos são para duas lâmpadas (fios azuis e vermelhos), posso usar só dois fios (por exemplo azuis) e isolar os outros 2 que restaram?
E se eu trocar essa lâmpada por uma PL-S? Esse "S" quer dizer starter integrado nessas lâmpadas? Assim não precisaria de um starter externo?

Avatar do usuário
Anderson Novak
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 201
Registrado em: 10 Jul 2014, 23:14
Apelido: Novak
Data de Nascimento: 29 Set 1978
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

#6 Mensagem por Anderson Novak »

Salve,
O reator e a ligação estão corretos.
Já pensou na possibilidade do reator ou lampada estarem com defeito?
Lampadas PL de 2 polos não utilizam start externo para seu acionamento, lampadas PL já possui um start dentro delas.
Reatores eletrônico só funcionam em lampadas de 4 polos

Imagem

Imagem

Abraços

Felipe Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2016, 08:36
Apelido: Felipe015
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Re: Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

#7 Mensagem por Felipe Santos »

Valeu Anderson Novak!

Parece que as lâmpadas PL-S tem o starter integrado, não sei se isso ocorre com todas as PL.
A lâmpada eu testei em uma luminária de mesa e funcionou. Agora, talvez o problema seja o reator mesmo, apesar de ser novo. :-(
Quanto aos tipos de fio (cabo extensão) não serem sólidos e sim cabos tipo de eletrodomésticos será que tem alguma influência?

Avatar do usuário
Anderson Novak
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 201
Registrado em: 10 Jul 2014, 23:14
Apelido: Novak
Data de Nascimento: 29 Set 1978
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

#8 Mensagem por Anderson Novak »

Felipe, esta sua sua lampada é a mesma utilizadas em aquários boyu, que também utilizam reatores comuns.
Por isto cogitei a possibilidade da lampada ou o reator estarem com defeito.
Sobre o fio, desde que ele tenha uma bitola de no minimo 0,75mm não atrapalha em nada a passagem de correte.

Felipe Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2016, 08:36
Apelido: Felipe015
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Re: Ajuda ligação lâmpada PL 2 pinos

#9 Mensagem por Felipe Santos »

E aí pessoal!

Consegui finalmente ligar a lâmpada! icon_clap
Na verdade troquei a lâmpada PL por uma PL-S. A diferença é que a PL-S vem com o starter integrado na própria lâmpada. Para a outra lâmpada funcionar (PL) é preciso fazer a ligação com um starter avulso mesmo, senão ela não dá partida de jeito nenhum. Aparentemente elas são idênticas.

Resolvi deixar aqui o desfecho do caso (rsrs) para se alguém precisar algum dia.

Obrigado ao pessoal que ajudou nas respostas!
Valeu!

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”