🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

ajuda luminaria led

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
marcelo saggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Dez 2009, 19:46
Apelido: marcelo
Localização: bauru
Recebeu Curtir: 1 vez

ajuda luminaria led

#1 Mensagem por marcelo saggioro »

E ai pessoal td bem?
Estou querendo montar uma luminaria led de 120w, usarei 6 super leds brancos 20000k, e seis leds royal blue, todos eles 12v , irei usar uma fonte de 12v chaveada 15A, 180W e dois dimmers de 12-24v 8A, uma pros brancos e outro pros azuis,
minha duvida é a seguinte: posso ligar esses leds direto na fonte ?, ou tem que usar resistores?
Obrigado!!!

Avatar do usuário
Ricardo Bonino
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 372
Registrado em: 19 Abr 2015, 20:04
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 23 Jul 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes
Contato:

Re: ajuda luminaria led

#2 Mensagem por Ricardo Bonino »

Quais os leds? De 10W? Qual marca? Você precisa do datasheet desses leds. Tipo, qual a tensão e corrente recomendada para trabalho. É bom saber também quais os valores máximos para fazer o cálculo correto de qual resistor usar.

Mas no geral, eu não ligaria o led direto na fonte. O resistor também trabalha como uma proteção extra para seu led, evitando sobrecargas e etc...

marcelo saggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Dez 2009, 19:46
Apelido: marcelo
Localização: bauru
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ajuda luminaria led

#3 Mensagem por marcelo saggioro »

Obrigado por responder Ricardo, as especificações do branco sao essas:
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Potência: 10W
Cor: 20.000K (BRANCO FRIO)
Tensão de Alimentação: 9~12V
Corrente: 900mA-1050mA
Fluxo Luminoso: 900-1.100LM
Tempo de vida: 50.000 horas
Anglo: 180º

e do azul:
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Potência: 10W
Cor: Azul Actínico
Tensão de Alimentação: 9~12V
Corrente: 900mA-1050mA
Fluxo Luminoso: 300-400LM
Espectro: 450-455nm
Tempo de vida: 50.000 horas
Anglo: 180º

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: ajuda luminaria led

#4 Mensagem por Ivan Rose »

Marcelo segue esquema com resistores...
1375
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: ajuda luminaria led

#5 Mensagem por Anderson Campos »

Pessoal ajuda aí por favor.
Leio, leio, leio e ainda não consegui entender o esquema de ligação dos LEDs, com fonte chaveada, fonte comum, driver etc.
A minha dúvida é a seguinte:
1º preciso montar uns LEDs para um ATS que estou fazendo, provavelmente vou por 6 a 8 LEDs de 3w (3 ou 4 de cada lado da tela), tenho tudo mas não sei direito como usar. Me parece que o modo mais simples é ligá-los em paralelo numa fonte chaveada de 12V com resistores é isso? Como seria essa ligação? Como sei que resistores usar?
2º quero montar uma luminária com programador eletrônico, já tenho os equipamentos tb, ou pelo menos parte deles, só preciso entender a questão de como os LEDs são ligados nos drivers ou fontes etc, se preciso de mais equipamentos.
Se alguém tiver disposição pra me ajudar eu agradeço.

Especificação dos LEDs:
Red (610-630nm):DC Forward Voltage:2.2V~2.8V Forward Current: 700mA
Green (510-530nm):DC Forward Voltage:3.4V~3.8V Forward Current: 700mA
Blue (460-465nm):DC Forward Voltage:3.6V~3.8V Forward Current:700mA
Royal blue (445-455nm):DC Forward Voltage:3.6V~3.8V Forward Current: 700mA
White: DC Forward Voltage:3.6V~3.8V Forward Current: 700mA

Já montei uma lumi pequena com dimmer analógico, porém não gostei do resultado, liguei tudo em série num driver que eu tinha, ela funcionava porém ao girar o dimmer os leds piscavam.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: ajuda luminaria led

#6 Mensagem por Ivan Rose »

Anderson Campos escreveu:Pessoal ajuda aí por favor.
Leio, leio, leio e ainda não consegui entender o esquema de ligação dos LEDs, com fonte chaveada, fonte comum, driver etc.
A minha dúvida é a seguinte:
1º preciso montar uns LEDs para um ATS que estou fazendo, provavelmente vou por 6 a 8 LEDs de 3w (3 ou 4 de cada lado da tela), tenho tudo mas não sei direito como usar. Me parece que o modo mais simples é ligá-los em paralelo numa fonte chaveada de 12V com resistores é isso? Como seria essa ligação? Como sei que resistores usar?

Anderson.. essa não é a melhor maneira... Você terá que fazer ligações em série e paralelo, além de colocar resistores.
Segue esquema:
1567

2º quero montar uma luminária com programador eletrônico, já tenho os equipamentos tb, ou pelo menos parte deles, só preciso entender a questão de como os LEDs são ligados nos drivers ou fontes etc, se preciso de mais equipamentos.
Se alguém tiver disposição pra me ajudar eu agradeço.
Especificação dos LEDs:
Red (610-630nm):DC Forward Voltage:2.2V~2.8V Forward Current: 700mA
Green (510-530nm):DC Forward Voltage:3.4V~3.8V Forward Current: 700mA
Blue (460-465nm):DC Forward Voltage:3.6V~3.8V Forward Current:700mA
Royal blue (445-455nm):DC Forward Voltage:3.6V~3.8V Forward Current: 700mA
White: DC Forward Voltage:3.6V~3.8V Forward Current: 700mA
Já montei uma lumi pequena com dimmer analógico, porém não gostei do resultado, liguei tudo em série num driver que eu tinha, ela funcionava porém ao girar o dimmer os leds piscavam.


Os leds piscam porque não há precisão entre uma escala de tensão e outra, então ele pula números irregulares e faz piscar os leds.
Para que seja linear, ou o dimmer tem de ser bom($$$) ou você tem que controlar a rampa com modulação de pulso(PWM) que é o que os controladores ou drivers dimerizáveis da MeanWell fazem.
Precisa me dizer exatamente o que quer fazer e quais equipamentos tem... se possível tire fotos deles, assim posso dar minhas sugestões...

Abraço.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
Ricardo Bonino
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 372
Registrado em: 19 Abr 2015, 20:04
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 23 Jul 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes
Contato:

Re: ajuda luminaria led

#7 Mensagem por Ricardo Bonino »

Eu fiz exatamente da forma que o Ivan mencionou. Inclusive com a ajuda dele e de outros consegui montar a minha. Obrigado.

Para dimerizar usei pwn do Arduíno ligado em mosfets lógicos, simulando amanhecer e anoitecer. Funciona já por +- 3 meses perfeitamente.

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”