🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#1 Mensagem por Renato Bazzani »

Ola a Todos
Vou tentar descrever com ajuda de algumas fotos o processo de reparo do COEL TLZ12 da Marina.

Chegada do equipamento 22/04/2015.
Imagem

Como o equipamento veio completo sem a tampa da caixa aproveitei e medi a tensão de entrada 121,1VAC.
Minha bancada de trabalho trabalha nesta tensão.
Imagem

Aproveitei e tirei uma foto de como estava as ligações pois não conheço este aparelho.
Imagem

Já com o COEL aberto a primeira olhada ja da para ver um resistor carbonizado entre os dois capacitores e o conector de entrada.
A primeira cor é Laranja equivalendo a "3"
A segunda cor não da para identificar bem entao ou seria branca ou seria laranja pois comercialmente é vendido resistores de 33 ou 39 como aqui no laboratorio eu tinha um de 39 fui nele.
A terceira cor é preta assim deve ser de 39 Ohms.
Antes de retirar medi com um multimetro na escala de Ohms e constatei realmente que ele estava aberto.
Na tentativa de retira-lo ele se partiu ao meio. Estava bem queimado mesmo.
Imagem

Na foto a seguir voce pode ver o RELE branco o Transformador amarelo e preto e logo a esquerda um diodo e mais um pouco a esquerda dois furos onde deveria ter um capacitor pois só existia os pinos soldados na foto não da para ver os pios eu já tinha retirado.
O mais estranho que o resto não estava dentro do COEL levando a concluir que alguém havia aberto ele antes mais isso só a Marina que pode confirmar.
Imagem

Segue a foto dos pinos e o capacitor que irei colocar no lugar. Como não sei o valor dele optei por este que também tinha aqui 1000uF x 25V.
Se alguém conhecer o COEL por dentro e saber qual é o valor real seria legal falar pois assim fica documentado.
Colocando este capacitor consegui medir a saida da fonte dando 12V e assim com certeza pode ser este capacitor.
Imagem

Bom a primeira boa noticia que ao ligar o COEL funcionou mais não sabia ainda se ele estava funcionando corretamente e apos desligar e liga-lo algumas vezes ele emitiu um erro "EEPr" e consultando o seu PDF vi que se trata de um erro de memoria interna.
Parti então para internet para ver se encontrava algo a respeito.
Tinha uma pessoa falando a respeito e pedia para voltar os valores de fabrica e não descobri nenhuma função que fazia isso.
Peguei o manual e coloquei todos os valores um por um. mais mesmo assim o equipamento ligava mais não estava funcionando corretamente.
A unica duvida era o tipo de sensor que por default é ntc. Coloquei ele como ptc ai ao ligar deu "E1" que é um erro de sensor assim voltei o sensor para "ntc" e para minha surpresa o equipamento voltou a funcionar corretamente.
Imagem

Bom agora a Marina tem que passar os valores que ela utilizava para que eu possa terminar os testes.
Fico no aguardo da resposta da Marina para deixar tudo registradinho.
Nao conheço a programação este equipamento aceitando conselhos de todos.
Imagem

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

pow, que legal isso Renato. As vezes o nosso da pau e nem tentamos recuperar.

bom, segue a configuracao que usei para um tlz -11. Creio ser o mesmo processo.

LIGAÇÃO ELÉTRICA:


TERMINAL LIGAÇÃO
1 e 2 Positivo e Negativo da entrada de energia
2 e 4 Jumper 1 (um pedaço de fio uma
ponta no 2 e a outra no 4)
2 e 7 Jumper 2 (um pedaço de fio uma
ponta no 2 e a outra no 7)
1 e 6 Aquecedor
1 e 8 Ventoinha

10 e 11 Sensor

OBS: O ideal é fazer as conecções ligando os fios e não agrupar os
contatos nos terminais do aparelho. Isto segue a especificação do
fabricante.

CONFIGURAÇÃO:


1. DEFINIÇÃO DA TEMPERATURA MÍNIMA E MÁXIMA DE AQUECIMENTO:

A. Aperte a tecla P e mantenha apertada até aparecer SPLL
B. Aperte a seta para cima até SP aparecer
C. Aperte uma vez o <P>
D. Coloque a temperatura em que o aquecedor deve desligar (ex: No meu
caso ele desliga com 26° C)
E. Aperte uma vez o <P> p/ confirmar
F. Aperte seta para cima até aparecer FUNC
G. Aperte uma vez o <P>
H. Defina HEAT no painel
I. Aperte uma vez o <P> p/ confirmar
J. Aperte seta para cima até aparecer HSET
K. Coloque a tolerância p/ ligar o aquecedor. (ex. se for ligar em
25,5º C terá que colocar 0.5)
L. Aperte <P>
OBS: Desta forma o aquecedor liga quando a temperatura chega em 25,5°
C e desliga em 26° C.

2. DEFINIÇÃO DA TEMPERATURA MÍNIMA E MÁXIMA DE RESFRIAMENTO

A. Aperte a seta para cima até aparecer HAL
B. Aperte uma vez <P>
C. Coloque a diferença de temperatura de tolerância para ligar a
ventoinha ( Isto significa que a ventoinha vai ligar considerando a
diferença positiva entre o valor colocado na função SP). Ex. No meu
caso eu coloquei 1.5 e a ventoinha liga em 27,5° C
D. Aperte uma vez o <P> p/ confirmar
E. Aperte seta para baixo até chegar em DAL

F. Aperte uma vez <P>
G. Coloque o valor de tolerância para desligamento da ventoinha (Ex.
Eu coloquei 0.5 e neste caso, quando a água chega a 27° a ventoinha
desliga)
H. Aperte <P> p/ confirmar.

I. Aguarde a temperatura aparecer novamente.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#3 Mensagem por Radagast »

Pessoal, imaginem a minha alegria por ter o coel funcionando de novo! Super imensamente agradecida!

Bom, vamos lá: eu sou tradutora formada em fisioterapia, não entendi absolutamente nada do que vc escreveu... ahahahah. Mas respondendo o que posso:

1) O mais estranho que o resto não estava dentro do COEL levando a concluir que alguém havia aberto ele antes mais isso só a Marina que pode confirmar.

Eu nunca tinha aberto o coel. Estava do jeito que recebi, e pelo que entendi a pessoa que me vendeu tinha usado muito pouco porque ele tinha vindo junto com alguma coisa.

2) Bom agora a Marina tem que passar os valores que ela utilizava para que eu possa terminar os testes.

Os valores que eu usava eu não lembro. Acho que pode colocar pra ligar o ventilador com 27 e o aquecedor com 26... alguma coisa assim. O que vc sugere?

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#4 Mensagem por Renato Bazzani »

Valeu Vinicius é de grande ajuda.
Marina o meu aqui que é de outra marca eu configurei como liga o chiller no meu caso a 27.5 e desliga a 27.
O aquecedor eu ligo ele a 26.8 para a temperatura não baixar muito dos 27.

Vamos ver o que o pessoal indica para este COEL que é um pouca diferente a forma de configuração.

Abraço
Imagem

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#5 Mensagem por Radagast »

Imagem

Pra mim pode ligar a ventoinha em 27 e desligar em 26,5; e ligar o aquecedor em 26,4 e desligar em 26,5... acho que assim dá, mas espera o povo pitacar aqui.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#6 Mensagem por tedescowill »

Gostei da abordagem,mas ficaria mais completa se voce coloca-se as medidas de tensoes de varios pontos tanto quando noa funcionando ,quanto de agora consertado.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#7 Mensagem por Renato Bazzani »

will tedesco escreveu:Gostei da abordagem,mas ficaria mais completa se voce coloca-se as medidas de tensoes de varios pontos tanto quando noa funcionando ,quanto de agora consertado.


Sua ideá é bastante interessante se ouve-se outro equipamento igual funcionando pena que o meu aqui é um fullgauge com função de resfriamento e aquecimento que por sinal é muito mais simples a ligação e este modelo da COEL tem que usar o funcao alarme para poder resfriar e aquecer um equipamento que não deveria ser utilizado para isso.

Estes componentes que troquei é muito simples.
O resistor esta bem na entrada 110VAC esta no circuito praticamente para fazer a função de um fusível.
O capacitor esta logo apos o diodo de retificação do trafo e um filtro para segurar os 12V sem ripou.
Este conserto foi bem simples nada muito complicado para medir.

Abraço
Imagem

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#8 Mensagem por tedescowill »

Renato Bazzani escreveu:
will tedesco escreveu:Gostei da abordagem,mas ficaria mais completa se voce coloca-se as medidas de tensoes de varios pontos tanto quando noa funcionando ,quanto de agora consertado.


Sua ideá é bastante interessante se ouve-se outro equipamento igual funcionando pena que o meu aqui é um fullgauge com função de resfriamento e aquecimento que por sinal é muito mais simples a ligação e este modelo da COEL tem que usar o funcao alarme para poder resfriar e aquecer um equipamento que não deveria ser utilizado para isso.

Estes componentes que troquei é muito simples.
O resistor esta bem na entrada 110VAC esta no circuito praticamente para fazer a função de um fusível.
O capacitor esta logo apos o diodo de retificação do trafo e um filtro para segurar os 12V sem ripou.
Este conserto foi bem simples nada muito complicado para medir.

Abraço

A maioria que conhece eletronica ao ver um circuito consegue entender a fumcao deste componentes citados,o que comentei se refere as tensoes no circuito ,tipo nos CI'S e nos terminais que sao acoplados os sensores ,en algum resistor regulavel se houver
Isto é util para termos como descobrir defeitos,ja que é bem dificil conseguir o manual esquematico destes aparelhos para fazer consertos.

Olha como seria inportanter ter todo tipo de informacao sobre o aparelho.
Este resistor queimado ,poderia estar totalmente carbonizado,sem nenhuma possibilidade de reconhecer o codigo dele,este resistor pode ter um valor nao comun no mercado ,poderia ter 5 listras de vez de 4 ,normalmente em todos os circuitos que ja vi um rsistor sendo usado nesta situacao ,normalmente é usado um resistor de nenos de 10 ohms,
Este capacitor se nao fosse observado atentamente o circuito (e tem circuito que é bem complexo para intender) poderia ter a funcao de manster por exemplo o relé energizado por um periodo certo (imagine se a funcao deste relé fosse controlar uma bomba de reposição,a qual teria um tempo bem definiodo para funcionar,e alterando o capacitor para um valor maior ,poderia se causar um transbordo no aquario/sump).
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#9 Mensagem por Renato Bazzani »

Você não esta errado em seu pensamento foi por isso que criei este tópico que nada mais é que um faça você mesmo.
Há muitas coisas alem do resistor e capacitor isso eu sei e é por isso que muitos amigos quando queima um equipamento do aquários jogam fora pois se for pagar para um técnico para arrumar ficara bem mais caro que um novo.
O CI que tem neste equipamento é um microcontrolador que provavelmente se der problema não teremos acesso ao software que tem nele e não ha medições que faça que vai ajudar no conserto.
Posso ate fazer varias medições na parte do sensor mais é por isso que na programação dele tem a opção "OFS" "7.4 Parametros OFS: offset da sonda do ambiente" que nada mais é que uma calibragem do sensor que por sinal este da Marina esta medindo 0,6 graus a mais que o meu e nesta opção podemos regular este erro simples assim.

Vamos conversando que assim aumentamos a chance de nos mesmos consertar algo simples pra alguns e complicadíssimo pra outros.

Abraço



will tedesco escreveu:
Renato Bazzani escreveu:
will tedesco escreveu:Gostei da abordagem,mas ficaria mais completa se voce coloca-se as medidas de tensoes de varios pontos tanto quando noa funcionando ,quanto de agora consertado.


Sua ideá é bastante interessante se ouve-se outro equipamento igual funcionando pena que o meu aqui é um fullgauge com função de resfriamento e aquecimento que por sinal é muito mais simples a ligação e este modelo da COEL tem que usar o funcao alarme para poder resfriar e aquecer um equipamento que não deveria ser utilizado para isso.

Estes componentes que troquei é muito simples.
O resistor esta bem na entrada 110VAC esta no circuito praticamente para fazer a função de um fusível.
O capacitor esta logo apos o diodo de retificação do trafo e um filtro para segurar os 12V sem ripou.
Este conserto foi bem simples nada muito complicado para medir.

Abraço

A maioria que conhece eletronica ao ver um circuito consegue entender a fumcao deste componentes citados,o que comentei se refere as tensoes no circuito ,tipo nos CI'S e nos terminais que sao acoplados os sensores ,en algum resistor regulavel se houver
Isto é util para termos como descobrir defeitos,ja que é bem dificil conseguir o manual esquematico destes aparelhos para fazer consertos.

Olha como seria inportanter ter todo tipo de informacao sobre o aparelho.
Este resistor queimado ,poderia estar totalmente carbonizado,sem nenhuma possibilidade de reconhecer o codigo dele,este resistor pode ter um valor nao comun no mercado ,poderia ter 5 listras de vez de 4 ,normalmente em todos os circuitos que ja vi um rsistor sendo usado nesta situacao ,normalmente é usado um resistor de nenos de 10 ohms,
Este capacitor se nao fosse observado atentamente o circuito (e tem circuito que é bem complexo para intender) poderia ter a funcao de manster por exemplo o relé energizado por um periodo certo (imagine se a funcao deste relé fosse controlar uma bomba de reposição,a qual teria um tempo bem definiodo para funcionar,e alterando o capacitor para um valor maior ,poderia se causar um transbordo no aquario/sump).
Imagem

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#10 Mensagem por Radagast »

Continuo não entendendo nada, mas fico feliz pela imensa boa vontade do Renato em fazer este post para ajudar os menos sem-noção que eu. :)

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#11 Mensagem por Renato Bazzani »

Ola Marina

O mistério do componente esta resolvido. veja na foto por onde ele saiu. É muito fácil ele ter caído no meio de um monte de gente e ninguém perceber.

Imagem

Ha só para curiosidade este conector branquinho ai em baixo deve ser uma saida serial pois no manual dele menciona um equipamento que faz a programação deste modelo em linha de produção.
Imagem

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#12 Mensagem por Radagast »

deve ser uma saida serial pois no manual dele menciona um equipamento que faz a programação deste modelo em linha de produção

E vc achou que eu entendi, né? ahahahahhaha...

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#13 Mensagem por Renato Bazzani »

É Marina vamos se divertindo isso é bom pra alma.
icon_yahoo icon_yahoo icon_yahoo
Bom agora estou apanhando como refazer a programação dele para resfriar e aquecer.
Ajuda seria muito bem vinda.

Abraço
Imagem

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#14 Mensagem por Renato Bazzani »

Marina
Boa Tarde

Consegui configurar desta forma 26,5 é a temperatura desejada 27 liga sua tomada resfriamento e desliga 26,5 e na tomada aquecimento liga aos 26 e desliga em 26,5.

Abraço
No aguardo para por no correio.
Imagem

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#15 Mensagem por Radagast »

Perfeito!!! Muitíssimo obrigada! mando o endereço por MP, e vc me responde com sua conta bancária e com o valor! :)

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#16 Mensagem por Renato Bazzani »

Se alguém chegou neste tópico vale apena ver este também.

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=36&t=38122&p=396988#p396988

Abraço
Imagem

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#17 Mensagem por Radagast »

Renato Bazzani, ainda espero sua conta bancária... ;)

Pelo menos o sedex10, vai? Assim fico sem graça de pedir ajuda de novo! :oops:

Infinitos obrigadas. Tá instalado, funcionando direitinho (sem ventoinha, tá no aquário novo!)

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#18 Mensagem por alex braga »

O meu veio do raphael igor Qur ia jogar fora..estava bem pior que isso umas tres trilhas estoiradas e alguns comp corroidos pela maresia.. Deu trampo mas esta aqui ate hj rsrsrs
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tentativa de conserto do COEL TLZ12 da Marina.

#19 Mensagem por Radagast »

Renato Bazzani, estou com um probleminha pra regular o coel... não consigo ajustar a ventoinha, e perdi o papel que você me mandou :(

Vc por acaso tem o link de onde tirou ele? Não consigo achar.

Muito obrigada mais uma vez!

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”