🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luminaria led ajuda!!!

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria led ajuda!!!

#61 Mensagem por Ivan Rose »

Olá jmecawi...
Primeiro precisa definir qual driver meanwell vai usar, pois há disponibilidade de drivers para ligar direto no 110/220V e drivers que irão precisar de fonte.... de qualquer forma já lhe antecipo que não é possivel ligar essa quantidade de led em um driver apenas... mesmo fazendo ligações em paralelo...
Se for usar os de 110/220V, você poderá ligar de 3 a 14 leds, dependendo do led... e você consegue comprar já com o potenciômetro para dimerização - junto vem a explicação de como usar...
Se for usar os drivers que são ligados em fontes, poderá ligar no máximo 13 leds, dependendo do led... a fonte para ligar não pode ser de apenas 52 Vdc, pois o driver usa parte da energia (3V) para funcionar, e acho muito pouco provável que encontre uma fonte estabilizada de 55Vdc... a dimerização neste caso não dá para fazer com um simples potenciômetro, você terá que comprar ou montar um controlador PWM.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

jmecawi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Mai 2016, 09:44
Apelido: jmecawi
Data de Nascimento: 27 Nov 1976
Cidade: belo horizonte
País: brasil

Re: Luminaria led ajuda!!!

#62 Mensagem por jmecawi »

boa tarde Ivan, usarei os drivers Meanwell LDD 700hw. EStava pensando em ligar os leds em serie e em paralélo com essa serie de led, pois dividiria os 24v da fonte em 3 leds de 3,6v, montando uma serie de 6 leds. E montaria em paralelo diversas ( series ) pois multiplicaria a corrente de 700 MA entre os leds. Minha fonte tem 20A / 700ma = 28 leds. Se multiplicar 6 * 28 daria 168 leds. Precisarei ligar somente 50 leds sendo 20 brancos 10000k, 24 azuis ( 17 royal e 7 azul ), 6 coloridos ( sendo 2 green, 2 red e 2 uv ). Quero dimerizar os canais separados pra controlar o brilho dos leds e adaptar melhor os corais.

Alguem pode ajudar nesse esquema das ligações?

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria led ajuda!!!

#63 Mensagem por Ivan Rose »

jmecawi... Vamos fazer uma simulação aqui:
Para ligar 06 leds em uma fonte de 24 volts, você precisará de um driver de 700mA.
Se ligar outra série de 06 leds em paralelo com essa no mesmo driver, você terá os mesmos 24 Volts sendo fornecidos, porém a corrente se multiplica = 1400mA e o driver de 700mA não dará conta podendo até queimar.
Para cada série de 06 leds você terá que ter um driver de 700mA.
Tome cuidado com algumas fontes de 20A. Normalmente elas possuem 03 saídas/canais, onde cada canal atende a no máximo 6,5A, e sobrecarregar as saídas pode acionar o sistema de segurança e os leds ficarem piscando. Sempre superdimensione a fonte.
Vou tentar esboçar o desenho de como ficariam as ligações e postarei aqui.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria led ajuda!!!

#64 Mensagem por Ivan Rose »

jmecawi... segue exemplo de como ligar 48 leds de 3W

1683
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Luminaria led ajuda!!!

#65 Mensagem por Anderson Campos »

Como sempre nosso amigo Ivan Rose matando a pau nas instruções de instalação de LEDs.
Vida longa ao Ivan Rose!

Ivan Rose escreveu:jmecawi... segue exemplo de como ligar 48 leds de 3W

1683
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Luminaria led ajuda!!!

#66 Mensagem por Anderson Campos »

Bom dia pessoal,
Ontem tentei montar um projeto que estou há tempos planejando montar, porém não consegui fazer o led funcionar. Não sei se o problema foi justamente eu ter ligado apenas um led pra testar.
Pretendo ligar 11 leds de 3w em 1 fonte, 1 controlador (dimmer digital com simulação de nascer e por do sol) e 1 driver, e uma fonte de 12v para alimentar o controlador.
Sei que fica difícil apenas mostrando fotos, sem especificações, porém será que alguém poderia me dar umas dicas? O único led que liguei pra testar não funcionou.
O que eu fiz foi ligar a fonte de 12v no controlador (peça verde maior com o display), liguei a outra fonte (32-55VDC) na energia elétrica (110v), a saída dela eu liguei no driver (placa verde menor), esse eu não tenho as especificações, outro par de fios eu liguei em um dos canais do controlador (ele tem 3) e na saída do driver eu liguei o led.
As peças, com exceção da fonte preta, eu comprei de um chinês que vende luminárias (segue foto da luminária). Segundo ele a fonte e o driver são fabricados especificamente para as luminárias e a ligação eu fiz de acordo com algumas fotos da montagem dessa luminária e alguns vídeos que ele me enviou, bem como com uma noção que eu tinha de duas desmontagens que eu fiz dessa mesma luminária.
Segue o link das fotos, as primeiras são da luminária desmontada como exemplo e as últimas são do meu projeto: https://sou BR/photos/QiMEZJhcEsJwpKeN8
Agradeço as ajudas.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria led ajuda!!!

#67 Mensagem por Ivan Rose »

Anderson Campos escreveu:Bom dia pessoal,
Ontem tentei montar um projeto que estou há tempos planejando montar, porém não consegui fazer o led funcionar. Não sei se o problema foi justamente eu ter ligado apenas um led pra testar.
Pretendo ligar 11 leds de 3w em 1 fonte, 1 controlador (dimmer digital com simulação de nascer e por do sol) e 1 driver, e uma fonte de 12v para alimentar o controlador.
Sei que fica difícil apenas mostrando fotos, sem especificações, porém será que alguém poderia me dar umas dicas? O único led que liguei pra testar não funcionou.
O que eu fiz foi ligar a fonte de 12v no controlador (peça verde maior com o display), liguei a outra fonte (32-55VDC) na energia elétrica (110v), a saída dela eu liguei no driver (placa verde menor), esse eu não tenho as especificações, outro par de fios eu liguei em um dos canais do controlador (ele tem 3) e na saída do driver eu liguei o led.
As peças, com exceção da fonte preta, eu comprei de um chinês que vende luminárias (segue foto da luminária). Segundo ele a fonte e o driver são fabricados especificamente para as luminárias e a ligação eu fiz de acordo com algumas fotos da montagem dessa luminária e alguns vídeos que ele me enviou, bem como com uma noção que eu tinha de duas desmontagens que eu fiz dessa mesma luminária.
Segue o link das fotos, as primeiras são da luminária desmontada como exemplo e as últimas são do meu projeto: https://sou BR/photos/QiMEZJhcEsJwpKeN8
Agradeço as ajudas.


Anderson, não consegui ver a foto, então não sei se ligou o driver corretamente, mas considerando que a fonte que alimenta os leds é de 32 a 55Vdc, o mínimo de leds que tem que ligar na série para testar é de 9 leds...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Luminaria led ajuda!!!

#68 Mensagem por Anderson Campos »

Vou tentar postar as fotos de novo, clicou no link e nao abriu o album no google?
Eu queimei o led entao ao ligar apenas 1? Com leds de 3w consigo ligar 14 nessa fonte? Devo ligar em serie é isso?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria led ajuda!!!

#69 Mensagem por Ivan Rose »

Anderson Campos escreveu:Vou tentar postar as fotos de novo, clicou no link e nao abriu o album no google?
Eu queimei o led entao ao ligar apenas 1? Com leds de 3w consigo ligar 14 nessa fonte? Devo ligar em serie é isso?

Anderson... consegui ver as fotos agora...
É provável que o led tenha queimado sim, mas cabe testá-lo para ter certeza...
É meio complicado ver as ligações por foto sem poder testar as entradas e saídas de cada um dos equipamentos, o que me parece é que as ligações estão corretas:
--> fonte --> controlador ┐
--> fonte --> driver ------ ┴ --> leds

Pela tensão de saída informada na etiqueta da fonte, daria para ligar 15 leds em série, porém com o uso do driver, que irá consumir alguma tensão para funcionamento, este valor será menor, acredito que 13 ou 14 leds no máximo, depende da característica do led.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Luminaria led ajuda!!!

#70 Mensagem por Anderson Campos »

Ivan fiz a ligacao em serie de 14 leds epilstar e brigelux, acho q sao essas as marcas, sendo 1 red, 1 green, 1uv, 6 white e 5 royal blue. Liguei td e os led nao acenderam.
Pergunto: o q posso fazer pra testar? Sera q o controlador pode ser 110v? Nao me lembro na lumi se ele estava ligado direto na energia ou nos 12v. Nao consigo ver pelas fotos. A funcao do driver é dimerizar a fonte? Se eu ligar os.leds direto na fonte eles funcionarao? Consigo testar o controlador pra saber se ele é 110 ou 12v? Ele liga nos 12v porem nao sei se manda sinal, sei que o display e o teclado funcionam. Consigo testar as fontes e o driver? Uso o multimetro? Em que posicao? Obrigado.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria led ajuda!!!

#71 Mensagem por Ivan Rose »

Anderson...
Testar os leds: colocar o multímetro na posição para medir resistência, no valor de 200 Ohm... encostando as pontas de prova + e - no respectivo lado de cada led, eles deverão acender bem fraquinho.
Se puder postar a foto da sua ligação talvez eu possa avaliar.
O controlador... acho muito difícil ser 110V...
A função do driver é receber sinal da controladora e dimerizar a energia da fonte que alimenta os leds.
Da para ligar os leds direto na fonte, mas lembre-se do mínimo de leds necessário.
Testar a fonte... ligar na tomada e com o multímetro na posição Vdc acima de 60 Vdc, medir a saída...
Testando o controlador... logar na fonte de 12 Vdc e medir as saídas na posição 20 Vdc, deverá aparecer um valor de 0 a 5 ou de 0 a 10 Vdc.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Luminaria led ajuda!!!

#72 Mensagem por Anderson Campos »

Leds testados ok.
Fonte testada nao deu sinal nenhum
Controlador testado tb nao deu sinal nenhum
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Aelongo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Dez 2017, 14:00
Apelido: Aelongo
Data de Nascimento: 30 Nov 1980
Cidade: São paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Luminaria led ajuda!!!

#73 Mensagem por Aelongo »

Oi galera top do aquarismo.... Por favor podem me ajudar.

Amigo help me please... estou planejando a luminária pro meu marinho macro m70s 80l novinho (display largura 50cm) profundidade 33xm... quero ter corais. Já comprei essa controladora tb, tb estou com fonte 10a 24v 240w chaveada, tb Já estou com uma barra dissipadora de 42cm x 10cm ao qual vou add um cooler. A luminária vai ficar a 37cm do substrato. Porém tô apanhando quais Leds usar 10w ou 3w, cores dos Leds (quantos azuis, azul Royal, cyano, brancos xxx, uv, vermelho, verde) e separação dos canais para ligar no controlador. A forma de ligação dos Leds ainda tô aprendendo se vai ser em série ou paralelo. Mas o fodastico é quais Leds usar e quantos. Help me amigo.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria led ajuda!!!

#74 Mensagem por Ivan Rose »

Aelongo... estou entendendo que seu aquário tem 50cm de comprimento por 33cm de largura... sendo assim, se for utilizar leds de 3W do tipo comum, pelos meus cálculos você irá precisar de 30 leds, 9 brancos de 6.500°K, 9 royal blue de 450 a 455nm, 6 blue de 460 a 470nm e 6 violetas de 410 a 430nm.
Terá de montar séries de 6 leds, cada série com um driver ou limitador de corrente.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Aelongo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Dez 2017, 14:00
Apelido: Aelongo
Data de Nascimento: 30 Nov 1980
Cidade: São paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Luminaria led ajuda!!!

#75 Mensagem por Aelongo »

Ivan Rose escreveu:Aelongo... estou entendendo que seu aquário tem 50cm de comprimento por 33cm de largura... sendo assim, se for utilizar leds de 3W do tipo comum, pelos meus cálculos você irá precisar de 30 leds, 9 brancos de 6.500°K, 9 royal blue de 450 a 455nm, 6 blue de 460 a 470nm e 6 violetas de 410 a 430nm.
Terá de montar séries de 6 leds, cada série com um driver ou limitador de corrente.
Ivan nossa bastante led rsrsrs sim entendeu correto a frente do display tem 50cm e a profundidade 33cm.

Led full spectrum, vermelho, Verde não é necessário nada então?

Vou separar eles por canais... alguma dica?

Obrigado amigo pela ajuda.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria led ajuda!!!

#76 Mensagem por Ivan Rose »

Aelongo escreveu:Led full spectrum, vermelho, Verde não é necessário nada então?
Vou separar eles por canais... alguma dica?


Aelongo... para aquários marinhos não indico o uso destas outras cores, pois incentiva muito o crescimento de algas indesejáveis, sem dizer que a cor branca já tras alguns espectros verdes e vermelhos em sua emissão.
De que tipo de dica precisa? Se for sobre o tipo de controlador, use o TC-420 + limitadores de corrente... separe cada uma das cores nos devidos canais.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Aelongo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Dez 2017, 14:00
Apelido: Aelongo
Data de Nascimento: 30 Nov 1980
Cidade: São paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Luminaria led ajuda!!!

#77 Mensagem por Aelongo »

Obrigado.

Aelongo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Dez 2017, 14:00
Apelido: Aelongo
Data de Nascimento: 30 Nov 1980
Cidade: São paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Luminaria led ajuda!!!

#78 Mensagem por Aelongo »

Ivan Rose escreveu:
Aelongo escreveu:Led full spectrum, vermelho, Verde não é necessário nada então?
Vou separar eles por canais... alguma dica?


Aelongo... para aquários marinhos não indico o uso destas outras cores, pois incentiva muito o crescimento de algas indesejáveis, sem dizer que a cor branca já tras alguns espectros verdes e vermelhos em sua emissão.
De que tipo de dica precisa? Se for sobre o tipo de controlador, use o TC-420 + limitadores de corrente... separe cada uma das cores nos devidos canais.

Obrigado

Roberto Terra
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Mai 2019, 14:05
Apelido: Roberto T
Data de Nascimento: 14 Nov 1986
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Luminaria led ajuda!!!

#79 Mensagem por Roberto Terra »

Posso me aproveitar do conhecimento e experiência dos amigos? Eu tenho hoje uma luminária com 25 leds de 10w todos ligados em paralelo, cada led possui um resistor ligado em série. Nunca tive problemas e a luminária funciona bem. Porém quero colocar uma controladora TC420 e colocar parte dos leds em série para reduzir o consumo. Fiz um projeto meio Frankenstein unindo diferentes ideias, gostaria de saber se esse projeto vai funcionar:

Serão:
8 leds 10w brancos de 10K
16 leds 10w azul royal
2 fontes chaveadas de 24v 10a
TC420

Vou ligar as duas fontes em série para alimentar a controladora, ficando 24v na controladora e 48v nos leds (seguinte o diagrama apresentado neste link ( http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=36&t=44778 ).


Os leds serão divididos em 3 canais da controladora. Ficando cada canal com 2 circuitos paralelos cada um com 4 leds e um resistor em série.



Esse esquema funcionaria? Qual resistor deveria usar para manter os leds com 10v cada?

Uma duvida com relação a fonte chaveada. Cada canal dela é capaz de fornecer a corrente maxima da fonte ou essa corrente tem que obrigatóriamente ser divida entre os canais?

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminaria led ajuda!!!

#80 Mensagem por Ivan Rose »

Roberto Terra escreveu:Posso me aproveitar do conhecimento e experiência dos amigos? Eu tenho hoje uma luminária com 25 leds de 10w todos ligados em paralelo, cada led possui um resistor ligado em série. Nunca tive problemas e a luminária funciona bem. Porém quero colocar uma controladora TC420 e colocar parte dos leds em série para reduzir o consumo. Fiz um projeto meio Frankenstein unindo diferentes ideias, gostaria de saber se esse projeto vai funcionar:
Serão:
8 leds 10w brancos de 10K
16 leds 10w azul royal
2 fontes chaveadas de 24v 10a
TC420
Vou ligar as duas fontes em série para alimentar a controladora, ficando 24v na controladora e 48v nos leds (seguinte o diagrama apresentado neste link ( http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=36&t=44778 ).
Os leds serão divididos em 3 canais da controladora. Ficando cada canal com 2 circuitos paralelos cada um com 4 leds e um resistor em série.
Esse esquema funcionaria? Qual resistor deveria usar para manter os leds com 10v cada?
Uma duvida com relação a fonte chaveada. Cada canal dela é capaz de fornecer a corrente maxima da fonte ou essa corrente tem que obrigatóriamente ser divida entre os canais?


@Roberto Terra ... se ligar as fontes em série terá um resultante de 48Vdc x 10A.
Cada série de 04 leds precisará receber 40Vdc x ~840mA
Para queda de tensão de 8Vdc, em cada série você deve colocar um resistor de 10 Ohm x 10 W (10 R x 10 W)... não é a maneira mais correta de ligar os leds mas irá funcionar...
As saídas da fonte estão todas interligadas, ou seja, todos os terminais lhe entregarão os 10A, não há divisão de corrente entre os terminais de saída.
Para usar o TC-420 no esquema de ligação das fontes em série como você idealizou, só irá funcionar se restringir a saída dos canais do controlador em no máximo 25% (aproximadamente 6 Vdc) e usar um driver tipo LDD700 para cada uma das séries.

Eu particularmente aconselho você a fazer o seguinte:
Compre uma fonte de 24Vdc x 16A
Faça séries de 02 leds de 10W e coloque um limitador de corrente (LM317T + resistor de 1,5 Ohm x 2 W) para cada série.
Use no máximo 04 séries por canal do controlador.
Se quiser um esquema de ligação, me passe seu e-mail que lhe envio.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”