🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

[AJUDA] LUMINARIA DIY LED 10W

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Vitor Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Ago 2013, 19:15
Apelido: Vitor
Data de Nascimento: 27 Mar 1995
Cidade: Barbacena
País: Brasil
Localização: Barbacena - MG
Contato:

[AJUDA] LUMINARIA DIY LED 10W

#1 Mensagem por Vitor Barros »

Olá! Estou montando o meu primeiro aquario marinho, o mesmo tem 90cm/50cm/50cm (225 litros brutos). Será habitado com corais softs e alguns lps. Decidi montar uma luminaria led diy, mas me surgiu algumas duvidas que eu queria fosse sanadas. Não tenho grande conhecimento em eletrica, logo, não será eu que irei montar a minha. Mas para comprar alguns materiais como driver e fonte preciso esclarecer algumas informações.

* Serão usados 120w de leds (é suficiente?) - Cada led de 10w - 7 leds 10w Royal Blue - 5 Leds White 10w 10.000k

Os Led são esses:

ROYAL BLUE - 10W

Light Color: Royal Blue
Output Power: 10W
Wave Length: 452-455nm
DC Forward Voltage (VF): 9-12V
DC Forward Current (IF): 900MA
Luminous flux: 200Lm-300Lm
Viewing Angle: About 160°

WHITE FRIO - 10W - 10.000K

Specifications:
1:test Voltage: 7.2v
2.Forward Voltage: 9-11V
3.Forward Current 1050ma
4.Luminous flux: 950-1100lm (6000k)
5.Output power: 10W
6.Light Color: White 9000K-11000K
7.LED support:Copper

Agoras as dúvidas:

1) Posso usar dimmer nesses leds? (comprando um driver adequado)
2) Irei usar dois drivers com dimmer para ligar cada cor. P/ os Royal Blue irei comprar uma driver de 70w e os Whites um driver de 50w.
Como escolher o driver correto? Preciso de saber qual informação? Amperagem? Corrente? ....
3) Como escolher a fonte? (Quais dados preciso saber?)

Será ligado duas ventoinhas em cima da luminaria. Qual é a melhor posição para dispersar o calor da luminaria. Posso ligar as ventoinhas na fonte?

*A distancia de cada led no dissipador, tanto na fileira como na coluna será 6cm um do outro. É o suficiente?
*O Dissipador terá um tamanho de 45cm/20cm

Muito Obrigados a todos pela atenção!!!
E desculpe o incomodo!
Abraço
Feliz Natal
Imagem

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: [AJUDA] LUMINARIA DIY LED 10W

#2 Mensagem por Ivan Rose »

Vitor Barros escreveu:* Serão usados 120w de leds (é suficiente?) - Cada led de 10w - 7 leds 10w Royal Blue - 5 Leds White 10w 10.000k

Vitor... eu usaria um pouco mais... 16 leds de 10W... 10 Royal blue e 06 Brancos.

Agoras as dúvidas:
1) Posso usar dimmer nesses leds? (comprando um driver adequado)

Sim... pode utilizar dimmer e até controladores para imitar o amanhecer e anoitecer.
2) Irei usar dois drivers com dimmer para ligar cada cor. P/ os Royal Blue irei comprar uma driver de 70w e os Whites um driver de 50w.
Como escolher o driver correto? Preciso de saber qual informação? Amperagem? Corrente? ....

Cada led precisa de 10 a 11 Volts e 900 mA para acender. Para ligar os leds em série tem que multiplicar a Tensão (Volts) e manter a Corrente (mA ou A), por exemplo: Para ligar 02 leds de 10W em série você precisaria de um driver que lhe forneça 20 a 22 Volts e 900 mA, mas se ligá-los em paralelo, o driver deverá fornecer de 10 a 11 volts e 1.800 mA. Para usar drivers tipo Meanwell, terá de verificar na especificação do mesmo, onde deve atender ao mesmo critério.
3) Como escolher a fonte? (Quais dados preciso saber?)

Se utilizar drivers da Meanwell não haverá necessidade de fontes, pois os mesmo já fazem a vez das fontes, mas se utilizar drivers tipo boost buck, a fonte deverá fornecer a tensão e corrente para todos os leds dependendo do tipo de ligação que pretende fazer.
Será ligado duas ventoinhas em cima da luminaria. Qual é a melhor posição para dispersar o calor da luminaria. Posso ligar as ventoinhas na fonte?

Uma ventoinha já será o suficiente... a ventoinha pode ser ligada á fonte desde que seja adequada a voltagem que ela necessita. No caso de utilização dos driver Meanwell, você terá que comprar uma fonte para a ventoinha.
*A distancia de cada led no dissipador, tanto na fileira como na coluna será 6cm um do outro. É o suficiente?
*O Dissipador terá um tamanho de 45cm/20cm

Sim, 6cm de distância é o suficiênte.

Quanto ao uso de dimmers, se usar fontes, o dimmer deve atender as especificações de tensão e corrente total do circuito. No caso dos drivers tipo Meanwell, alguns modelos já trazem dimmer interno adequado à operação.

Vitor, se quiser mais informações, estarei a disposição.

Abraço!
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Vitor Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Ago 2013, 19:15
Apelido: Vitor
Data de Nascimento: 27 Mar 1995
Cidade: Barbacena
País: Brasil
Localização: Barbacena - MG
Contato:

Re: [AJUDA] LUMINARIA DIY LED 10W

#3 Mensagem por Vitor Barros »

Mt obrigado de vdd Ivan! Vlw msm cara

*10 leds royal blue e 6 brancos não ficaria mt azulado o aquário? Apesar de eu gostar do tom azul em marinhos, não em excesso!

*Qual é a diferença entre os drivers Meanwell e o drivers tipo boost buck?

Mt obrigado mais uma vez cara! Foi mt esclarecedor!

Feliz Natal pra vc e toda sua familia!

Abraço
Vlw
Imagem

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: [AJUDA] LUMINARIA DIY LED 10W

#4 Mensagem por Ivan Rose »

Vitor Barros escreveu:Mt obrigado de vdd Ivan! Vlw msm cara
*10 leds royal blue e 6 brancos não ficaria mt azulado o aquário? Apesar de eu gostar do tom azul em marinhos, não em excesso!

Pode fazer meio a meio se quiser, mas não utilize mais brancos do que azuis.

*Qual é a diferença entre os drivers Meanwell e o drivers tipo boost buck?

A diferença básica é que o Meanwell você liga no 110/220V, já o outro precisa de uma fonte externa para funcionar.

Feliz Natal pra vc e toda sua familia também!

Abraço!
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: [AJUDA] LUMINARIA DIY LED 10W

#5 Mensagem por Ivan Rose »

Vitor...
Segue esquemas de ligação usando fonte com regulador LM7810 e usando resistores, estas duas maneiras são as que custam menos para montagem.
Se usar os reguladores, não esqueça que deverá fixar no dissipador isolando o mesmo com bucha isolante e "mica" entre o componente e o dissipador... qualquer coisa depois lhe explico como fazer isto...

1374 1375

Qualquer duvida me escreva.

Abraço.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Vitor Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Ago 2013, 19:15
Apelido: Vitor
Data de Nascimento: 27 Mar 1995
Cidade: Barbacena
País: Brasil
Localização: Barbacena - MG
Contato:

Re: [AJUDA] LUMINARIA DIY LED 10W

#6 Mensagem por Vitor Barros »

Ivan Rose, Qual a diferença desse esquema com resistores? Funciona a mesma coisa como funcionaria com drivers?

Muito Obrigado!
Grande abraço
Imagem

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: [AJUDA] LUMINARIA DIY LED 10W

#7 Mensagem por Ivan Rose »

Vitor...
Mais barato, porém instável - No caso dos resistores, os mesmos irão limitar a corrente que trafega entre os leds em relação a tensão aplicada, lembrando que a tensão em Volts deve ser bem próxima do que o conjunto necessita, caso contrário você disperdiçará muita energia e gerará muito calor. Neste método, uma sobretensão poderá causar danos aos leds... é difícil mas pode acontecer.
Mais caro, porém muito seguro - No caso do uso de drivers, independente da tensão aplicada, controlam a corrente e a mantém estável mesmo que ocorra variações de tensão.
Barato e seguro - No caso do uso de reguladores de tensão, o componente não deixa com que ocorram variações na tensão sobre os leds, mesmo que ocorra veriações na tensão de entrada.

Vitor Barros escreveu:Ivan Rose, Qual a diferença desse esquema com resistores? Funciona a mesma coisa como funcionaria com drivers?

Muito Obrigado!
Grande abraço
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”