🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

apenas um conceito,mas vai que cola!

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

apenas um conceito,mas vai que cola!

#1 Mensagem por tedescowill »

Primeiro a historia por traz desta brilhante ideia :lol:
Ontem eu fiz a troca de um fotosensor (fotocelula),bom nao sei se era defeito de fabricação ,mas acho que nao,ao ligar o sistema a energia e escurecer a mesma para que ascende-se a luz ,notei que aparentemente ha um atrazo no ligamento da luz ,percebi que vai uns 10-15 segundos para acionar o relé interno da fotocelula
Agora vem a brilhante ideia :lol:
O circuito desta fotocelula tem um componete eletronico (eletromecanico) ,este tem dois contatos alternantes NF e NA ,sendo este NA normalmente aberto o usuado para acionamento da carga (luzes),ficando o outro sem uso,mas ele tenho quase serteza que esta lá,minha ideia é usar este contato ,o delay que a foto selula tem ,e uma pequena luz led apontada para o fotosensor


Mas pra que isso,bom eu lii em varios topicos sobre o problema de quando falta luz ,e ao retornar ha um transbordamento do skimmer,pois este começou a funcionar antes da bomba de retorno
se a minha ideia funcionar ,o pequeno delay deste sensor pode dar uma resolvida nesta situação
o que os colegas acham desta "monumental ideia icon_rotfl2 "

editado
acabei de testa no proteus e vi que nao funciona,foi um erro meu considerar que era possivel,ma como eu abri este topico ,entao vou projetar um controlador basico para fazer esta funcao

manter carga ligada enquanto ha rede
desligar quando nao houver (nao diga :lol:)
apos o retorno da rede ligar a carga depois de um tempo (vou usar como base circuitos que fazem a ligacao de caixas acusticas apos um tempo ao ser ligado amplificadores potentes)
e só pra facilitar encaicho no projeto uma chave para ligar coisas movidas a bateria quando nao tiver rede
Editado pela última vez por tedescowill em 06 Nov 2014, 12:03, em um total de 1 vez.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#2 Mensagem por Humberto Jr. »

Já tem alguns vendendo alguns equipamentos assim, que retardam a partida. Mas acredito que deva funcionar.

Se conseguir, posta aqui como fazer.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#3 Mensagem por tedescowill »

esta tarde perguntei pa um colega mais nerd que eu ,e ele me disse que é possivel tal adaptacao,mas nao de foma otica como eu havia pensado icon_assobiando

sengundo ele a adaptacao é eletronica,ele me disse que é provavel que as fotocelulas disponham de um recurso que impeça o acendimento imediato da lampada quando o sensor fica no escuro por um curto periodo de tempo,evitando assim acendimentos erraticos,esse sistema conta provavelmente com um capacitor eletrolitico ,cujo valor determina este delay
segundo ele a alteracao é a substituicao do diodo sensor/LDR por um resistor de mesmo valor que este sensor otico tem ao ficar no escuro
os contatos usados do relé sao os que já estao feitos para o uso para a carga (lampadas),feito estas alteraçoes se liga a foto celula a rede eletrica e se liga a bomba/s do dito skimmer na rede eletrica e aos fios de controle da fotocelulas
comforme ele disse o circuito de atraso é um circuito R C (resistor capacitor) que fornece o tempo de atraso para o acionamento do relé (da fotocelula),desta maneira dá pra se alterar o tempo para um maior,desta maneira deve funcionar como eu pranejava

Vou no meu trampo amanhã ver se a fotocelula estragada ainda esta no lixo para abrir e ver o circuito
como é ,se dara certo mesmo!


A idéia de fazer isso á a de ter este tipo de controle de uma forma bem barata,eu sei que se costuma usar timer programaveis para isso ,mais saber como dispor de algo que faça este controle ,pode ter valia em algum momento/pra alguem ,ja que a provavel alteracao é simples.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#4 Mensagem por Humberto Jr. »

Pensei na utilização de uma eclusa, porém tentar inverter o funcionamento. Deixando com o Funcionamento em nível baixo e desligar em nível alto.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#5 Mensagem por tedescowill »

Humberto Jr. escreveu:Pensei na utilização de uma eclusa, porém tentar inverter o funcionamento. Deixando com o Funcionamento em nível baixo e desligar em nível alto.

nao entendi muito bem esplique melhor.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#6 Mensagem por Humberto Jr. »

Acho que me expressei mal. Pensando aqui, vi que fiz confusão.
A ideia é deixar uma eclusa um pouco acima do nível de água do compartimento do skimmer,e este ligado na eclusa. Assim, quando o nível de água subir, ela desativa o skimmer.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#7 Mensagem por tedescowill »

Acho que deve funcionar sim ,qual a capacidade de corrente destas eclusas (qual potencia de bomba elas acionao).
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#8 Mensagem por Denis P Lima »

Caro Will,

Eu uso um controlador estilo Jarduino e da para programar o atraso.

Mas comprei esse item no ebay.

Acho que resolve seu problema de transbordamento e tem um custo irrisório.

http://www.ebay.com/itm/ST3-Model-AC-11 ... 2c8e202c5e

Abraços,

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#9 Mensagem por tedescowill »

Denis P Lima escreveu:Caro Will,

Eu uso um controlador estilo Jarduino e da para programar o atraso.

Mas comprei esse item no ebay.

Acho que resolve seu problema de transbordamento e tem um custo irrisório.

http://www.ebay.com/itm/ST3-Model-AC-11 ... 2c8e202c5e

Abraços,

Denis


Denis
eu sei que exitem estes dispositivos,que da pra usar timers,ate construir um com o arduinao,o meu objetivo com este "projeto",é apenas ter o conhecimento ,saber quais variaveis tem que ser adaptada "no elemento em questao,a fotocelula" para se ter o feito parecido ao utilisar equipamentos especificos para a funcao
a questao aqui é a adaptacao de algo que serve pra um proposito para ser usado em outro ,e esta adaptacao ser de facil execuisao (nao adiantaria reprojetar o circuito,pois isso ja nao seria adaptacao e sim uma construcao)
o uso que o Humberto comentou da eclusa tambem é uma adaptacao,a diferenca é que a eclusa vai ter uma parte do funcionamento mecanico e tem o fato de que o preço pode nao ser muito convidatico, a fotocelula que comento tem uma potencia de controle de 500watts em 110volts
Eu ainda nao tenho o problema com o skimmer pois ainda nao tenho aqua marinho.

continuando com a caçada aos resultados
peguei a fotocelula descartada ,em por enquanto
descobri que a voltagem do circuito eletronico é de 24 Vcc,
esta unidade nao usa CI'S ,e sim 2 transistores SMD
o foto sensor é um diodo led (proprio)
conforme eu tinha imaginado o relé tem o contato Nf na placa,,mas isolado
o circuito é ,o katodo do led ligado a vcc, o anodo se liga a RI ,e R1 se liga a R2 ,e R2 ao ´primeiro transistor T2 ,conforme eu imaginava e salientado pelo meu colega "pardau" na ligação entre R1e R2 ,esta ligado um capacitor de 100 uf x 16 volts (C3),e já que ha um outro capacitor de filtragem (C2) de 220uf de 35 vots e o rele é de 24 vcc ,fica claro que este C3 é o que serve de filtro, só ativando o circuito dos transistores T2 e T1 quando este atinge uma certa carga
agora vem a dificuldade
nao há como saber qual ó modelo/tipo do led sensor
ainda nao consegui ver as informações dos transistore para saber quais sao PNP/NPN para determinar se a corrente na bse de T2 sobe ou abaixa (se a resistencia a corrente do led sobe ou abaixa ao ficar no escuro) para que eu possa determinar um resistor que o substituira

Depois eu coloco umas fotos e diagramas para que se alguem solber possa dar uma mao nesta jornada.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

egnaldo moschem
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 03 Ago 2013, 19:43
Apelido: egnaldo
Data de Nascimento: 14 Set 1981
Cidade: Vila Velha
País: Brasil
Localização: Vila Velha - ES
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#10 Mensagem por egnaldo moschem »

Amigo creio que o mais fácil a ser utilizado é um relé de tempo, ou seja, este relé será ligado a fonte de energia, 110V / 220V, e ao ser energizado contara o tempo ajustado nele, um, dois, três minutos e fechará seu contato, que deverá acionar o skimmer! Já pensei em montar um mas a até hoje está no meu projeto!

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#11 Mensagem por tedescowill »

Egnaldo a questao aqui nao é ser mais facil,partir pra algo pronto,ou mesmo projetar algo especifico,e sim adaptar ,ver se é possivel.
Como o nome do topico diz é apenas um conceito,uma ideia,nao significa que sera usada como algo profissional ,que será o melhor metodo.

Montadoras de caros, motos criam veiculos conceitos, para dar ideias novas ao mercado,do mesmo jeito que grifes de roupas tambem fazem,criam peças apenas para mostrar num desfile mesmo que nada ou quase nada seja passado a produção.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#12 Mensagem por tedescowill »

ta aqui o squema e as fotos nelas podemos ver o capacitor que "temporisa" o disparo de RL,
e o diodo sensor,o qua pela ideia sera substituido por um resistor
VALORES DOS RESISTORES
R7 = 1M
R6 = 100R
R3 = 1K
R4 = 1M
R5 = 15K
R2 = 68K
R1 = 150K
os diodos retificadores tem a inscriçao M7

diodos zenes = C12PH
nao consegui ler o lovor ro D5 e T1 T2
Imagem
as foto da placa:

http://i1349.photobucket.com/albums/p74 ... 29605e.jpg
http://i1349.photobucket.com/albums/p74 ... b3725d.jpg
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: apenas um conceito,mas vai que cola!

#13 Mensagem por Denis P Lima »

Will,

Sinceramente acho que esta equivocado.

Tentando modificar algo que tem um custo mais elevado, que um objeto pronto e de fácil aquisição.

Mas estamos aqui para isso, se necessitar de ajuda com o circuito me da um toque. icon_cheers

Denis
denis@ufscar.br
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”