🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda projeto luminária led

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Ajuda projeto luminária led

#1 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Pessoal tenho os seguintes materiais:

10 leds brancos 6500k cree XP-E
10 leds Royal Blue 455Nm cree XP-E
2 violeta claro 430 Nm
2 driver 7-10 leds 3w
2 timer
1 dissipador de alumínio anodizado 10 X 30
Lentes de 60°

Então: gostaria de fazer um esquema que simule amanhecer o pico e o entardecer, portanto estou pensando colocar 8 brancos 8 azuis e os 2 violetas deixando um espacinho para colocar mais 1 branco e 1 azul no futuro caso eu ache necessário. pensei em fazer uma sequencia de 9 leds num driver e outra de 9 no outro, cada driver ligado num timer, ligaria um timer com a sequencia de 9 no inicio do fotoperíodo, depois o outro timer com a outra sequencia de 9 leds ligaria no meio do fotoperíodo ficando os 18 leds ligados, no final do fotoperíodo a sequencia de leds que tinha ligado no inicio se desligaria ficando somente a outra até se apagarem todas e ligar a luz da noite.

Esta sequencia de leds eu misturo 4 brancos 4 azuis e 1 violeta num driver e a mesma coisa em outro ou ligo 8 azuis e 1 violeta num driver e o mesmo no outro?
Outra duvida qual a mm dos fios que tenho que usar?

?Meu aqua é um boyu tl 550 e irei utilizar o cooler original dele.

Aguardo os amigos que puderem ajudar!!!
Editado pela última vez por Luiz Paulo Di Gesu em 18 Set 2014, 01:32, em um total de 1 vez.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#2 Mensagem por Armando Ito »

os XP-E da Cree são bem fortes .... eu não colocaria os 10 brancos ...
usaria 10 azuis e 5 brancos ... e somente 1 violeta ... se colocar os dois , vai ficar muito rosado ...

daria 16 x 3 = 48W ... e sendo XP-E é o suficiente ...
só utilizaria todos se o driver for dimerizável ...

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#3 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Ola Armando no projeto seriam 8 brancos sendo que apenas uma parte do fotoperíodo iriam ficar ligados somente no horario de pico simulando o sol de meio dia (+ forte), a maior parte do fotoperíodo seria a metade, portanto 4 azuis + 4 brancos e 1 violeta claro de 430nm


pensei em fazer assim: Fotoperiodo de 10h, sendo que as 13:00 ligaria um drive com 4 brancos e 4 azuis e 1 violeta este iria ficar ligado até as 19:00; o outro drive com os outros 4 brancos + 4 azuis +1 violeta iria ligar as 17:00 e desligar as 23:00, com isso eu faria uma simulação de amanhecer de 4 horas, sol do meio dia ( + quente, pico) de 2 horas, e o entardecer de 4 horas. Estou pensando comprar outro timer e usar as luzes noturnas originais do TL550 ligando as 23:00 e desligando as 9:00, pois das 9:00 até as 13:00 pega claridade indireta no aqua.

Deste modo os 18 leds só iriam ficar ligados por 2 horas.

Por favor opinem, critiquem, deem sugestões!!!

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#4 Mensagem por Armando Ito »

vce vai ficar com 2 períodos de 4:00 h com 27W .... o que é pouco ...
e 2:00 h na carga total que são 54W ... ( eu acho muito ... o ideal é subir aos poucos , senão os corais vão sentir ) ...

eu iniciaria as 13:00 h com 4 azuis e 2 brancas + a violeta = 21W ( ligadas até as 23:00 ) ...
e faria uma intermediária das 14:00 h as 22:00 h com 3 azuis e 4 brancas = 21W ... ( 8:00 h )

totalizando 42W em um periodo de 8:00 h ... e subiria aos poucos , conforme preferencia ( azul ou branca )

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Ajuda projeto luminária led

#5 Mensagem por Ivan Rose »

Luiz Paulo...
Timmer bom, vai pagar uns R$ 60,00 cada... Compra os drivers dimerizáveis, e coloca um controlador da DoLed (http://www.doled.com.br/controladores-l ... r-doled-d3) ai conseguirá fazer o efeito de amanhecer e entardecer perfeitamente.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#6 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Ola ivan Os driver ja comprei veio de fora e não são dimerizaveis e os timmer também ja comprei tenho um no meu aquario plantado a mais de 2 anos e nunca deu problema. Pelo que entendi o controlador tem que ser ligado a um driver dimerizavel.

Fala Armando Como estou só em projeto e não entendo muito de iluminação led irei fazer assim então conforme você falou, será que vai ficar bom? lembrando que terei SPS por isso resolvi dar um up na iluminação. ja tenho 2 anemonas bbt ana e 1 bbt Rainbow, algumas mudas de zoantus 1 frog verde ponta rosa 1 palithoantus 1 galaxea green 1 GSP 1 kenia tree e agora estou começando a pensar em colocar algumas mudas de SPS no paredão de cima do layout, da uma olhada ali na minha assinatura tem meu aqua assim que ciclou agora ja ta bem diferente tenho que atualizar o tópico mas a disposição das rochas continuam as mesmas.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#7 Mensagem por Armando Ito »

sinceramente ,em um TL-550 , eu não colocaria "de cara" uns 50W de leds ... acho arriscado ... ( só se forem drivers dimerizáveis ) ...
eu iniciaria com algo em torno de 25/30 W e iria subindo aos poucos ... dando tempo para os corais se adaptarem ...
e tbem para verificar a temperatura da placa de led ... se ficar elevada , talvez tenha que trocar os coolers ...
dá mais trabalho , mas é o que eu faria ...

e sempre usando 2 (azul ) x 1 ( branca ) ... e iria adicionando conforme meu gosto ... ( mais brancas ou mais azuis ) ...
sempre lembrando que o espectro azul ( zooxantelas ) é mais benéfico aos corais que o branco ...
e não utilizaria mais que 1 led violeta ... e talvez incluísse 1 verde ( somente estético ) ...

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#8 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Armando segui suas orientações e retirei mais um led de cada driver 1 azul e 1 branco agora ficou com 6 leds em cad driver totalizando 12 leds de 3 w = 36w dispostos naquele esquema que tu me falou

eu iniciaria as 13:00 h com 4 azuis e 2 brancas + a violeta = 21W ( ligadas até as 23:00 ) ...
e faria uma intermediária das 14:00 h as 22:00 h com 3 azuis e 4 brancas = 21W ... ( 8:00 h )

Só que ficou 3 azuis 2 brancos e 1 violeta num drive = 18w
e 3 azuis e 3 brancos no outro = 18w ligando nos horarios que vvvocê me sugeriu.

Liguei hoje e ficou show!!! icon_joia

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#9 Mensagem por Armando Ito »

Luiz Paulo Di Gesu escreveu:Armando segui suas orientações e retirei mais um led de cada driver 1 azul e 1 branco agora ficou com 6 leds em cad driver totalizando 12 leds de 3 w = 36w dispostos naquele esquema que tu me falou
Só que ficou 3 azuis 2 brancos e 1 violeta num drive = 18w
e 3 azuis e 3 brancos no outro = 18w ligando nos horarios que vvvocê me sugeriu.
Liguei hoje e ficou show!!! icon_joia

legal ! ... agora é só esperar a aclimatação e ir aumentando aos poucos ...

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#10 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Armando quando você diz em ir aumentando aos poucos quer dizer que coloque mais leds, é isso? Quantos leds seriam suficientes para o meu aqua, sabendo que estou colocando SPS também?

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#11 Mensagem por Armando Ito »

eu iniciei com 36W e fui adicionando 6W por mês ... hj estou com 48W ...
pretendo chegar nos 54W mas tudo depende da temperatura da placa ( sempre monitorando ) ...
tudo isso seria evitado se tivesse adquirido um driver dimerizável ( me arrependi ) ...

com 36W vai manter montíporas ( principalmente a capri ) as outras ( SPS ) requerem iluminação mais forte ...

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#12 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Esqueci de te perguntar o seu é um TL550 também? Pior cara também estou começando a me arrepender de ter comprado os drives não dimerizável, pois se eles fossem dimerizáveis iria comprar o controlador da doled. Ainda para completar quando comecei a montar os leds na placa dissipadora percebi que haviam me enviado os drives errados, mas como comprei os leds os drives e as lentes de fora do brasil fica inviável abrir uma reclamação. No anuncio dizia 7-10 leds 3w portanto o drive deveria ser de 30w, mas nele esta escrito 20w assim como era para ser 650mA e ele é de 600mA. Agora estou pensando em comprar aqui no Brasil os drives dimerizáveis para poder colocar o controlador da doled

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#13 Mensagem por Armando Ito »

é um TL 550 led original ... ( aproveitei a placa e as lentes ) ... como fui subindo aos poucos , usei um driver de 36W e um de 15W ( ambos de 680mA )
me arrependi pq poderia, por pouco mais , ter adquirido o dimerizável de 50W ...

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#14 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Show, seus drives foram comprados aqui ou de fora? estou com uma baita duvida acho que me enviaram os meus errados. adquiri estes drives http://www.ebay.com/itm/281159225409?_t ... EBIDX%3AIT
mas quando chegou aqui nos drives estava gravado:

model: jny-jc20w
imput: AC 100-240V 50/60Hz
Output:DC18-40V 600mA +-5%
TC: 75°C TA: 50°C (Max)

Quando comecei a instalar os leds que me dei de conta, já tinha até qualificado o vendedor, como não entendo muito de eletrônica acho que nestes drives posso colocar no maximo 6 leds de 3w que daria um total de 18w, mas também tinha ouvido falar que o que interessa é o output. Agora fiquei em duvida se posso colocar mais leds em cada drive.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Ajuda projeto luminária led

#15 Mensagem por Armando Ito »

dá sim .... o mínimo de 6 (18W) e o máximo de 13 (39W) ...
só que com eficiência menor (12%) com leds de 680mA ...

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Ajuda projeto luminária led

#16 Mensagem por Ivan Rose »

Se a indicação é de até 40V - 20W, você poderá colocar no máximo 10 leds em série...
Leds comumente usam 3.5Volts, e a 600mA produzirão 2,1W de potência real cada, portanto 10 leds está de bom tamanho...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”