🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

[água doce] Luminaria para aquarios sem parafusos na colagem

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Juliano Sannino
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 28
Registrado em: 14 Mai 2014, 20:44
Apelido: Juliano
Data de Nascimento: 11 Jan 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

[água doce] Luminaria para aquarios sem parafusos na colagem

#1 Mensagem por Juliano Sannino »

Bom, depois de descobrir em um tópico do boteco que muitos daqui são aquaristas e tem aquários, e como prometi naquele tópico, irei mostrar a luminária que montei para o meu aquário apenas com colas, sem nenhum parafuso, exceto para prender os reatores e lâmpadas.

Materiais:
1 chapa de MDF de 6mm
reatores da potencia da lâmpada usada
Parafusos para madeira de cabeça chata (O menor que achar, pois a chapa é fina)
porquinhas do tamanho do parafuso
Plugs para lâmpadas modelo T8
suportes para lâmpadas modelo T8
Spray de tinta branca que não seja a base de água
Furadeira
isolante termo retrátil ou fita isolante
Cianoacrilato e cola branca de madeira.

Para quem não sabe, cianoacrilato é o nome da famosa cola superbonder, só que as que vendem em serralheria custam 5 reais e vem 20g em vez de 3g do superbonder, e é super útil em colagem de chapas de madeira.

Bom o meu aquário tem 80x40x30cm logo imaginando a tampa do aqua pedi um corte de 81x31cm, um corte de 81x20cm, um corte de 81x10cm, 2 cortes de 31x20cm e 4 cortes de 3x10cm

Montagem
1- fazendo a colagem das chapas, passe cola branca e o cianoacrilato divididos na chapa e vá colando chapa por chapa, do tamanho que quiser referente ao seu aquário, no meu caso ele tem um vidro mais baixo atras então fiz uma madeira menor atrás para caber os equipamentos, de um espaço de 15 minutos para cada colagem, e coloque pouca cola, pois espalha bastante
Imagem

Colando as laterais, tem que tomar cuidado pois se colar torto você tem uns 10 segundos para arrumar até a madeira colar para valer com o cianoacrilato
Imagem

Após a colagem passe de 3 a 4 mãos de spray de tinta branca para ajudar a refletir a luz, ou cole algum refletor se preferir. A tinta tem que preencher bem os espaços internos para não estragar a madeira com umidade do ar, por isso também tintas de spray, que não são a base de água e não desbotam com respingos.
Faça também furos com furadeira para passagem dos fios e prenda os reatores com parafusos.
Imagem

Após isso instale os suportes das lâmpadas, fazendo furos do tamanho do parafuso e prendendo o suporte com as porquinhas, tive que usar parafusos, a ideia era prender com cola de contato aquelas que se mistura 2 reagentes transparentes, porem não passou muita confiança e optei por não correr o risco de uma lâmpada ligada mergulhar no aquário e explodir tudo =P

Deixe os fios do reator do tamanho que deseja, é preferível que fique bem rente, junte com os fios dos plugs, e prenda com termo retrátil, pois quando se esquenta com um isqueiro ele cola no fio e evita entrada de umidade e água como aconteceria com uma fita isolante comum creio eu.
coloque as lâmpadas e ligue os plugs, se usar mais de uma potencia de lâmpada como eu fiz (2x25w e 2x20w) muito cuidado para não ligar os reatores invertidos e correr o risco de queimar o reator ou a lâmpada, o que é muito ruim pois sabemos de uma lâmpada de aquário custa mais de 40 reais, as vezes mais de 100 reais.
Imagem

Junte os fios dos reatores referente a sua voltagem, 110v costuma ser o preto e o branco, e isola o fio marrom, se for 2 ou mais reatores, ligue os brancos nos brancos e os pretos nos pretos, pegue esses 2 e ligue num fio 1,5mm com plug de tomada e.... ligue na tomada torcendo para que não pegue fogo ou queime tudo, pois mesmo tendo verificado tudo sempre tenho medo de ter algum erro que cometi.
Imagem

OBS:
- Ficou bem firme a estrutura apenas com cola, e estou usando ja faz 1 mês.
- Se for fazer uma luminária maior eu recomendo fazer travas laterais igual se faz na montagem de aquários, ou se for bem maior, usar Mdf de 9 ou 12mm e usar junto com a cola, parafusos, pois não tem jeito pelo peso.
-o custo de uma luminária de qualidade +/- para um aquário de 80cm que suporte 4 lâmpadas custa a partir de 500 reais aqui no Brasil, eu gastei com tudo, R$: 105,00 + lâmpadas.
- você pode fazer ele com abertura frontal cortando ele com as mesmas medidas mas cortadas no meio, e usar dobradiças para abrir a parte da frente, eu por preguiça optei por ela toda sólida, mas a parte traseira é aberta a ponto de entrar uma mão e braço com folga, que uso para alimentar, retirar equipamentos e fazer os testes de água. só é preciso retira-la de cima do aquário para fazer sifonagem do fundo, ou podas e plantil de novas mudas.

Foto do meu aquário, tenho nele 9 Matogrosso, 12 neons cardinais, 6 ottos, e um SAE verdadeiro.
Imagem

Desculpem pela qualidade, tirei pelo celular, menos a foto do aquário.
Qualquer dúvida ou sugestão só falar.

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: [água doce] Luminaria para aquarios sem parafusos na col

#2 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Ficou bacana, não conhecia o cianoacrilato, bom saber que cola tão rápido, eu costumava parafusar tudo mesmo..

Unica sugestão que te dou é desafogar aquele aquecedor, apesar de muita gente usar assim, a cabeça plastica dele não é para ficar em contato com água, somente o vidro. Vai que começa a dar vazamento e acontece uma catástrofe?

Juliano Sannino
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 28
Registrado em: 14 Mai 2014, 20:44
Apelido: Juliano
Data de Nascimento: 11 Jan 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: [água doce] Luminaria para aquarios sem parafusos na col

#3 Mensagem por Juliano Sannino »

Cola muito bem, a luminária ainda está de pé bem firme.

Sobre o aquecedor, estava especificado na caixa do produto para não deixar nenhuma parte fora da água, no meu antigo aquário também utilizei um aquecedor e ficou 6 anos submerso sem problemas.

Esses novos que tem vendendo é perigoso deixar submerso a parte plástica mesmo?

PS: legal ver eu tenho mais retorno sobre áqua doce num forum de salgado, e nenhuma ajuda ou compartilhamento de informações em um especifico para doce.

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: [água doce] Luminaria para aquarios sem parafusos na col

#4 Mensagem por Vinicius F. Reis »

mto bom,parabens! icon-aplauder

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”