🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto Chiller Peltier 2014

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Fev 2014, 13:06
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Cidade: 36
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Projeto Chiller Peltier 2014

#1 Mensagem por Wagner Abreu »

Bom gente, estou aqui para compartilhar com vocês esse meu projeto chiller com pastilhas peltier, li muito sobre o assunto e vi que á muitas divergências, sobre da certo e não da certo. Que o maior problema que temos encontrado e resolver a dissipação de calor do lado quente da pastilha.
Depois de ler e estudar muito sobre o assunto, e peganto um pouco da ideia de cada topico lido. Resolvi fazer meu proprio projeto, e quero compatilha com os amigos para que passamos juntos fazer esse projeto da certo!

Material usado:

1 Fonte Atx 500w
2 CPU Cooler Hiper 412 PWM com 4 pipes de cobre
4 patilhas peltier 91,2w que sera ligada em efeito cascata, as 2 de cima ligada em 12v e as duas de baixo ligada em 5v.
1 projeto desenhado por mim e usinado em uma placa PVC (pois o PVC, tem boa retenção térmica) para a troca de calor
1 chapa de Inox 316 de 2mm.

Boa sorte a todos, pois sei que muitos torce para um projeto desse da certo!


Segue as fotos iniciais do projeto:
Peças usadas no projeto (falta a fonte, pois os correios ainda não me entregou)
Imagem
CPU Cooler Hyper 412
Imagem
Placa de PVC usinada
Imagem
Placa de Inox 316 com 2mm
Imagem
Projeto usinado já montado com a placa de inox (sumiu 2 parafusos, amanha estarão no lugar)
Imagem
Pastilhar peltier e suporte do CPU já posicionado
Imagem
Projeto posicionado para ver como vai ficar, vou começar a montagem amanhã
Imagem
Bom, por enquanto é isso, vou postando aqui cada evolução...
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#2 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Torcendo daqui!!!, se der certo me ajuda que quero montar uma quarentena de 80 litros.

Avatar do usuário
Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Fev 2014, 13:06
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Cidade: 36
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#3 Mensagem por Wagner Abreu »

Jorge Andre Borges escreveu:Torcendo daqui!!!, se der certo me ajuda que quero montar uma quarentena de 80 litros.

Opa! pode deixar meu amigo, dando certo ajudo sim, com maior prazer! icon_joia
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Wilson Jr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 26 Fev 2014, 21:25
Apelido: Wilson Jr
Data de Nascimento: 30 Nov 1987
Cidade: Campo Grande
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#4 Mensagem por Wilson Jr »

Torcendo aqui para dar certo... =D
Se der vou querer ajuda também hehehe icon_assobiando

Avatar do usuário
Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Fev 2014, 13:06
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Cidade: 36
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#5 Mensagem por Wagner Abreu »

Wilson Jr escreveu:Torcendo aqui para dar certo... =D
Se der vou querer ajuda também hehehe icon_assobiando


Ajudo sim icon_yes
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Avatar do usuário
Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Fev 2014, 13:06
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Cidade: 36
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#6 Mensagem por Wagner Abreu »

Nesse Exato momento estou fazendo os testes. Mas tarde postos os resultados e fotos icon_joia
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Fernando Arauji
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 223
Registrado em: 03 Mar 2014, 00:41
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 20 Abr 1977
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#7 Mensagem por Fernando Arauji »

Gostei vou acompanhar o projeto!!!!!
Desistir nunca!!! se render jamais!!!

viewtopic.php?f=25&t=43865

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#8 Mensagem por alex braga »

O projeto esta lindo mas infelizmente nao vai tocar mais que 30 ou 40 litros, se a temp ambiente ai for acima de 32 graus em dias quentes, pastilhas de efeito peltier são incriveis e tem qualidades impressionantes mas tem uma grande questao, performance, o sistema com gas refrigerante e muito mais eficiente na coversão enegia x troca de calor e mesmo assim todo mundo chora que o consumo é alto imagina com peltier, focando no projeto ele tem 2 erros ao meu ver, o primeiro é usar 2 pastilhas sobrepostas uma rodando tão abaixo da outra, concateção de pastilhas peltier é uma otima solução para melhoria de perfomance mas para isso deve se usar pastilhas pensadas uma para a outra usando uma subalimentada antes da superior é piorar ainda mais a eficiencia energetica do sistema seria melhor usar as 4 em paralelo, fazer uma serpentina em que a agua passara pela placa de inox é outro erro esse um pouco mais serio, muito melhor do que fazer essa serpentina é fazer com que a agua entre em contato direto com a parte fria, faça um corte no inox e vede para que nao vaze agua. inox e ate mesmo titanio sao pessimos trocadores de calor pra vc ter uma ideia repare que quando vc liga a pastilha apenas a regiao aonde se encontra a pastilha congela (na parte de baixo da placa) 3 cm ao lado a placa quase nao muda de temperatura o que torna a serpentina ainda mais inutil, espero que entenda essas criticas que estou fazendo como construtivas, acredito no potencial do efeito peltier mas hj o que temos so torna viavel o uso para aqua muito pequenos e apenas pelo tamanho do sistema que pode ser bem menor que o sistema a gas refrigerante e tambem a possibilidade de qq um com algum conhecimento tecnico construir um sistema diy o que nao acontece com o gas que demanda algumas ferramentas que tornam inviavel um diy que no final das contas ficaria mais caro que um chiller comercial
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Fev 2014, 13:06
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Cidade: 36
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#9 Mensagem por Wagner Abreu »

Fernando Arauji escreveu:Gostei vou acompanhar o projeto!!!!!

Vlw...
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Avatar do usuário
Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Fev 2014, 13:06
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Cidade: 36
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#10 Mensagem por Wagner Abreu »

alex braga escreveu:O projeto esta lindo mas infelizmente nao vai tocar mais que 30 ou 40 litros, se a temp ambiente ai for acima de 32 graus em dias quentes, pastilhas de efeito peltier são incriveis e tem qualidades impressionantes mas tem uma grande questao, performance, o sistema com gas refrigerante e muito mais eficiente na coversão enegia x troca de calor e mesmo assim todo mundo chora que o consumo é alto imagina com peltier, focando no projeto ele tem 2 erros ao meu ver, o primeiro é usar 2 pastilhas sobrepostas uma rodando tão abaixo da outra, concateção de pastilhas peltier é uma otima solução para melhoria de perfomance mas para isso deve se usar pastilhas pensadas uma para a outra usando uma subalimentada antes da superior é piorar ainda mais a eficiencia energetica do sistema seria melhor usar as 4 em paralelo, fazer uma serpentina em que a agua passara pela placa de inox é outro erro esse um pouco mais serio, muito melhor do que fazer essa serpentina é fazer com que a agua entre em contato direto com a parte fria, faça um corte no inox e vede para que nao vaze agua. inox e ate mesmo titanio sao pessimos trocadores de calor pra vc ter uma ideia repare que quando vc liga a pastilha apenas a regiao aonde se encontra a pastilha congela (na parte de baixo da placa) 3 cm ao lado a placa quase nao muda de temperatura o que torna a serpentina ainda mais inutil, espero que entenda essas criticas que estou fazendo como construtivas, acredito no potencial do efeito peltier mas hj o que temos so torna viavel o uso para aqua muito pequenos e apenas pelo tamanho do sistema que pode ser bem menor que o sistema a gas refrigerante e tambem a possibilidade de qq um com algum conhecimento tecnico construir um sistema diy o que nao acontece com o gas que demanda algumas ferramentas que tornam inviavel um diy que no final das contas ficaria mais caro que um chiller comercial


Boa noite Alex.
Gostei de suas opiniões e já estou projetando uma placa de acrílico onde as células peltier vão ficar em contato direto com a aqua, pois com esse sistema que fica ja estou conseguindo resfriar a um aquário de 60lts, e apois umas mudanças no projeto inicial, estou conseguindo baixar 1 grau a cada 10 minutos.
Hoje deixei meu Boyu lt 550 de 128 litros com 28,8 graus. Vamos ver agora com as células peltier em contato direto com a água.
Obrigado pelas criticas e ideias construtivas icon-aplauder
Olha a foto da nova placa...
Imagem
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Avatar do usuário
Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Fev 2014, 13:06
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Cidade: 36
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#11 Mensagem por Wagner Abreu »

Pessoal, estou fazendo os testes, e posso ja garantir a sorte de quem tem aquários de 60lts. E meu Boyu de 128 eu consegui deixar em 28,8 graus com as 2 bombas e o skymmer ligado. Isso SEM a ajuda dos cooler adicionais que refresca a superficie da agua.
Continuem torcendo! clapping_02
Abraço
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Wilson Jr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 26 Fev 2014, 21:25
Apelido: Wilson Jr
Data de Nascimento: 30 Nov 1987
Cidade: Campo Grande
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#12 Mensagem por Wilson Jr »

Legal Wagner... =D
Dúvida... hehehe
Qual é a temperatura externa no momento que o aquário está em 28,8º? Sem usar as placas de peltier vc acha que ele chegaria a quantos ºC?

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#13 Mensagem por alex braga »

Ta ficando show, outra coisa que nao ajuda é que aqui no brasil so encontramos essas placas de 90w (teoricos pelo o menos) na china via ali express por exemplo tem placas muito mais "violentas" e eficientes do que a 12706 que e a comum de se encontrar por aqui la vc pode achar 12715 ou a 12730 que é maior, 62mm, mas trabalha com 250watts essa da pra concatenar com a 12715, ou essa http://www.aliexpress.com/item/Freeship ... 91381.html
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Fev 2014, 13:06
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Cidade: 36
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#14 Mensagem por Wagner Abreu »

Wilson Jr escreveu:Legal Wagner... =D
Dúvida... hehehe
Qual é a temperatura externa no momento que o aquário está em 28,8º? Sem usar as placas de peltier vc acha que ele chegaria a quantos ºC?

Sem elas meu aquário estaria em uns 30.8 a 31.4 graus como fica todo dia antes dos testes. E a temperatura externa era 28 graus
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Tembler Dias
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Mai 2013, 23:52
Data de Nascimento: 13 Jan 1976
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#15 Mensagem por Tembler Dias »

Tenho um projeto utilizando 2 células peltier de 91W com dissipação direta na agua que ficou num aquário de 106 lts e consegui manter a temperatura por volta de 27,5ºC associada a duas ventoinhas. As celulas estão coladas num corpo recortado de um filtro hang-on Whisper 30
Me atendeu perfeitamente dentro das limitações do projeto, mas agora estou utilizando um chiller feito com Split de 9000 Btus ( que estava projetado para o aquario de 600Lts) e serpentina de titanio, mantendo a temperatura entre 25.7ºC a 26.3ºC icon-aplauder

Avatar do usuário
Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Fev 2014, 13:06
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Cidade: 36
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#16 Mensagem por Wagner Abreu »

Tembler Dias escreveu:Tenho um projeto utilizando 2 células peltier de 91W com dissipação direta na agua que ficou num aquário de 106 lts e consegui manter a temperatura por volta de 27,5ºC associada a duas ventoinhas. As celulas estão coladas num corpo recortado de um filtro hang-on Whisper 30
Me atendeu perfeitamente dentro das limitações do projeto, mas agora estou utilizando um chiller feito com Split de 9000 Btus ( que estava projetado para o aquario de 600Lts) e serpentina de titanio, mantendo a temperatura entre 25.7ºC a 26.3ºC icon-aplauder


Ola amigo, faz o teste sem as ventuinhas, pois o meu tem 110 litros e só com 3 ventuinhas de 120mm eu mantenho ele com 27° sem chiller peltier. Tem que fazer o teste sem peltier pra ver. Abraços icon_Snorkle
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Avatar do usuário
Wilson Filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 25 Dez 2009, 14:20
Apelido: Wilson
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#17 Mensagem por Wilson Filho »

Peltier não compensa, do contrário as industrias utilizariam em vez de compressores. Infelizmente é ineficiente.

rogeriohara
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Dez 2011, 10:07
Apelido: Rogerio Ohara
Data de Nascimento: 29 Jan 1981
Cidade: Sâo Paulo
País: Brasil
Localização: Sâo Paulo

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#18 Mensagem por rogeriohara »

Acompanharei esse post!!!! Interessadíssimo pois tenho um de 44 litros!!!!

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#19 Mensagem por Marco Augusto »

Peltier não da conta de manter temperaturas baixas no verão , ja tem tópicos com essa informação,
inclusive eu mesmo ja opnei sobre ela, tenho um filtro latina com tecnologia peltier, e confesso que me arrependi muito da compra
alem de nao manter, ele nao tem potencia suficiente pra diminuir a temperatura em um tempo satisfatório,
o o problema de chilers é o tempo que se demora pra diminuir 1 grau, acaba nao compensando
DIY é bacana mas algumas tentativas resultam em coisas nao tao satisfatória...

fica a dica, compre uma UC e monte a partir dela, hoje em dia tem muitas unidades que tem consumo de energia muito reduzido e com custo
moderadamente baixo...

Avatar do usuário
Anderson Novak
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 201
Registrado em: 10 Jul 2014, 23:14
Apelido: Novak
Data de Nascimento: 29 Set 1978
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Projeto Chiller Peltier 2014

#20 Mensagem por Anderson Novak »

Salve Wagner,
como ficou o projeto, teve resultados satisfatórios?

Abraços

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”