🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber)

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber)

#1 Mensagem por marcio mig »

Pessoal fiz um ATS na vertical e selado, ou seja minha intenção é o não vazamento de luz para o SUMP, me baseie em um projeto DIY de um americano e achei interessante em dividir com voces e ver no que dá, meu projeto seria algo pequeno, coisa de 200mmx200xx em PS pois acrilico é um material é caro...rs... vou de PS mais simples e para essa aplicação acredito dar certo..de inicio já tenho o projeto pronto e os resultados foram acima do esperado!!!!
Para deixar mais claro um artigo científico que encontrei sobre este assunto me convenceu de montar um.. alem de ver resultado com outros aquaristas.... andei pesquisado e descobri que o ATS auxilia na elevaçao do PH, um estudo feito por dois pequisadores Joshua S. Valeta, and Marc C. Verdegem O estudo foi realizado no Laboratório de "De Haar Vissen" na Universidade de Wageningen, na Holanda provou que alem de desnitificante o ATS traz outros beneficios (para nós aquaristas marinhos) em relaçao ao PH,o resultado desta pesquisa foi que o range de temperatura entre 25.7 e 28.6 C (ideal para nós) é a mais apropriada e isso melhora a performance do ATS. Em cinco experimentos, DO(oxigenio dissolvido) e pH aumentou ligeiramente com o uso do ATS. pH aumentou de 7,14 até 8,49 auxiliando o processamento das bactérias de nitrificação, mas ainda dentro da faixa recomendada para o desempenho das bactérias. Bom ao meu ver se caso tenha um reator de calcio que faz com que nosso PH baixe acredito que o ATS deva elevar ele esse é um ponto, para um plantado teriamos que injetar mais CO2 no sistema para manter o equilibrio, para um de ciclídeos ficaria na mesma, o que achei interessante é a desintrificaçao do sistema bem como os indices de amonia e nitrito baixo que este sistema nos oferece.. até agora nao ouvi nada negativo deste sistema tem pessoas no Forum que já fizeram e obtiveram resultados positivos e espero estar neste caminho, o meu está com 30 dias instalados mas o ideal para começar os resultados com 5 semanas segundo este experimento, com 1 semana aparece pontos pois a minha caixa é selada e para ver passo a passo teria q desmontar quase todo o ATS pois como é protótipo a parte dos dissipadores estao apenas aparafusadas e estou criando um sistema de engate rápido para facilitar pois meu espaço é reduzido, na próxima semana devo começar a fazer um horizontal, entao vou colocar a evolução dele aqui tambem, este horizontal vai para um aquario de agua doce (plantado) e ai finalizo meu experimento e entao poderei afirmar que a coisa realmente funciona para ambos os sistemas, desta maneira fico mais seguro e entao começo a talvez comercializar para o pessoal do forum se houver interesse claro!!!!



No geral tenho a sequinte configuraçao!!!!

Precisei revisar algumas dimensões pois a área nao ficou legal

Imagem

basicamente aumentei a altura em 90mm ai não preciso cortar a tela.

Imagem

em corte

Imagem


durante a montagem!!!!

vou se sincero... é mais fácil de trabalhar com esse tipo de material como o poliestireno e acrilico que com vidro.. a cura é de 30min e 5 a 10s para posicionar.. apanhei no inicio mas com a Ajuda do Marcio Bodo aqui do forum a coisa foi saindo.... tanto que estamos fazendo 2 e possivelmente mais 2 para outras pessoas...

Vamos lá:

Placa cortada de furada, esta é a base do scrubber vertical.

Imagem

nesta etapa colei a parte do flange pelo método que o Basso usa, aqui foi apenas a parte de "porca" dela pois assim regulo a altura de caída
Imagem

com as plaquinhas para travar

Imagem

pelo lado de dentro

Imagem

depois desta etapa apenas acrescentei uma placa com um furo para ficar com o acabamento mais refinado..

Após fazer um canal com o Dremmel pelo cano, este canal usei uma fresa de 4mm de diâmetro posicionei a tela:

Imagem

Imagem

fixei com cintas de nylon:

Imagem

como referencia de medidas segue ima imagem para ilustrar a posição tanto por fora quanto por dentro:

Imagem
Imagem

Com a caixa montada e a tela com o cano posicionado

Imagem

Imagem

colado os reforços superiores e base da tampa

Imagem

depois de curada a cola vedei as saidas tanto da caixa como o overflow (ladrao) esse overflow previ caso a saida inferior entupa com o tempo ou sei lá.. resolvi prevenir o pior...

Imagem

Imagem
este limitador é para segurar a rosca do flange para que agua q desca pela tela nao encontre barreiras e sim saia com mais facilidade minha intenção é essa que água siga as setas.

O teste::


Bom , continuando, hoje fiz o teste do sistema, entre ontem a noite e hoje colei os PS cristal, e ap´[os a cura para garantir passei um silicone básico para vedar.. o silicone nao adere bem pois o material nao aceita, mas para efeito de vedação depois da cola do plastico e repetindo como garantia serve e atende bem.. ficou bem vedado, apenas um vacilo, esqueci de reforçar a cola na lateral pois estava apenas " ponteado" para garantir a posição ... mas no demais funcionou...e bem por sinal...

em funcionamento com uma sarlo 500 ... ainda nao vai ser esta ma serviu para testar o " estanque " da caixa...
Imagem

Sem a regulagem no angulo da rede ela quase cobre a tela...
Imagem


girando o cano aos poucos soltando a união do cano consegui uma pré continuidade.. logo pego o jeito

Imagem

Imagem

na queda percebi muita bolha... é um próximo passo a fazer.. neutralizar ou pelo menos diminuir.. sei que o Basso tem um esqueminha depois encho o

Imagem

Imagem

aqui na frente e na trazeira da caixa a vedação 100%...

Imagem

Imagem

esta etapa para evitar uma torção ou mesmo que o cano se incline com o peso travei pela tampa fazendo um canal para ajustar o cano

Imagem

Imagem

Tampei a saída para ver o comportamento da caixa e do over flow.... também foi dentro do esperado...

Imagem


E para fechar com chave de ouro o dia !!!! o Vazamento [:x] pois nao fechei direito com cola... mas nada que amanha nao se resolva...
Imagem


logo após a chegada da muamba... a iluminaçao:

de cara já mandei fazer outro SUMP!! tirei tudo de perlon a midias mantive apenas o skimmer e carvao ativado!!!

troquei o sump o antigo vou anunciar!!!!

Imagem

Imagem

Imagem

essa derivação do recalque vai para o scrubber já que nao tenho espaço para nada nem para fazer a queda direta!!!
Imagem

Soldando os LEDs no dissipador...
Imagem

o teste!!! ficaram bem fortes .. isso pq usei Leds de 1w
Imagem


Imagem

e aqui o teste para saber o quanto de luz está " escapando" da caixa!!!!

Imagem

por dentro o paraíso eu acho!!!!!

Imagem

Imagem


Depois de instalado o ATS mesmo apertado pra caramba começou a surgir alguns problemas... Bolhas mas grças ao Basso resolvido...

Imagem
Imagem

Valeu a Dica Basso.. sem bolhas!!!!!


Imagem


Bom, para facilitar o entendimento da quebra bolhas na caída do scrubber é esse aqui, como usei uma cano de 20mm de saída as medidas são baseadas nele, mas ai fica por conta de vocês para dimensionar da melhor maneira, ou seja proporcionalmente ok...

Imagem

A - altura do cano de decida da coluna de agua 15mm

B - CAP de 40mm de diametro

C - CAP de 25mm

D - Queda do Scrubber ou do display

Pegue um CAP de 25 e faça um furo de 20mm, ao redor deste furo faça alguns furos menores por exemplo 3mm e atravesse o cano por ele :

Imagem

repita o procedimento para o CAP de 40mm

Imagem

encaixe o CAP de 40 com a furação no cano de 20mm

Imagem

alinhe os CAPS pela parte de baixo deixando um pouco o de 25mm + ou - 15mm está bom lembrando que na coluna de agua deverá ficar também a 15mm de altura

Imagem

encaixe o cano de 40mm no CAP e mergulhe no Sump

Imagem

mergulhe no sump quase até o fim deixe cerca de uns 30 ou 40mm do fundo

Imagem
Editado pela última vez por marcio mig em 24 Out 2013, 12:06, em um total de 1 vez.
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#2 Mensagem por marcio mig »

depois de 15 dias... essa foi a situação!!!! apareceu bastante.. vou aguardar mais 1 semana pelo menos para completar 30 dias para efetuar a limpeza dele..
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por marcio mig em 24 Out 2013, 11:53, em um total de 1 vez.
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#3 Mensagem por marcio mig »

Bom Pessoal, depois de 30 dias de ATS chegou o resultado fiquei impressionado, a 1 semana atrás havia apenas na parte inferior vejam os resultados por si só...

Antes de desmontá-lo a visão geral do sump mais "clean"

Imagem

aqui somente o cano desmontado..

Imagem

somente as algas da ponta do cano, não dele todo!!!!!
Imagem

antes da desmontagem...
Imagem

depois de escorrida o excesso de agua uma geral da tela.... lembrando a espessura desta tela é de 1mm
Imagem

o outro lado da tela
Imagem

depois de limpo
Imagem

Estas remanescentes são as "sementes" para dar continuidade a elas na tela, é proposital... agora vou monitorar com quantos dias para surgir novamente....


e logo mais vou montar um para minha quarentena... logo mais vou postar as fotos.
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Gutemberg Reis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 10 Fev 2011, 13:38
Apelido: Gutemberg
Data de Nascimento: 03 Ago 1971
Cidade: Salvador
País: Brasil

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#4 Mensagem por Gutemberg Reis »

Legal Marcio ficou perfeito. Já estou me preparando para fazer um igual ao seu (por favor não me processe). Agora como eu moro no 3° mundo do Brasil, aqui na Bahia quase nada se acha. Poderia me dizer onde encontro essa tela e a placa, muito obrigado e parabéns.

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#5 Mensagem por marcio mig »

Gutemberg Reis escreveu:Legal Marcio ficou perfeito. Já estou me preparando para fazer um igual ao seu (por favor não me processe). Agora como eu moro no 3° mundo do Brasil, aqui na Bahia quase nada se acha. Poderia me dizer onde encontro essa tela e a placa, muito obrigado e parabéns.


Valeu!!!! procure por tela plastica de bordado de 15x15cm... Google nele!!!! icon_joia
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#6 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Bem legal o projeto ein, gostei. Parabens! icon_joia

E notou alguma diferença no display com relacao as algas? Aumentou o tempo para limpar os vidros por ex...

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#7 Mensagem por Matias Gomes »

que legal isso, aqui só da água passar na grade da bota já enche de algas rss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#8 Mensagem por marcio mig »

Vinicius F. Reis escreveu:Bem legal o projeto ein, gostei. Parabens! icon_joia

E notou alguma diferença no display com relacao as algas? Aumentou o tempo para limpar os vidros por ex...


Vini, a diferença é grande nos parametros.... com este filtro a relaçao de redfield fica equilibrada, ai se vc tem a ciano.. um abraço.se tem filamentosa um abraço também... quanto ao vidro nada de alga verde... apenas aquele penugem básica a cada dois dias que precisamos sempre limpar.. mas nada preocupante... fosfato indetectavel... e nitrato bem p'roximo deixando a proporçao de redfield equilibrada...
outro ponto é amonia intetectavel.. e tenho peixe pra caramba!!! PH cravado!!!!! é muito eficiente....

que legal isso, aqui só da água passar na grade da bota já enche de algas rss

Matias.. esse cara resolve... as algas se soltam pois perdem a força no display!!

eu começei com o ATS por causa de um antigo problema que veio do outro aquario ciano.. acabei migrando os corais para o novo e nao me atentei para um pequeno foco em um trumpet ai vc imagina o estrago.. aquario com 5 meses infestado!!!
hoje posso te dizer... as cianos começaram a descolar em placas... todos os dias tem um pedaço de +- 6 a 7 cm solto.. pego a pinça e retiro... é incrivel a rapidez e o melhor de tudo sem produtos no reef... nada de red slime e etc...
essa coisa acaba com a desculpa do lojista de usa isso para ciano... acrescenta umas gotinhas daquilo... alem é claro que essas algas que se formam sao alimentos para os Tangs, tenho 2 e quando coloquei quase sai um "TANGCÍDIO" é muito legal mesmo... hoje estou montando um para minha quarentena e tb um para agua doce, como mencionei no inicio do tópico vou começar a produzir para aquarismo e lago pois os resultados sao excelentes.!!!!!



esse é comercial da Santa monica!!! o cara fez flutuante... olha ele alimentando os peixes...
[BBvideo 640,480]http://youtu.be/2pxIB7FeJHo[/BBvideo]
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#9 Mensagem por Matias Gomes »

que gambiarra rssssssssssssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#10 Mensagem por marcio mig »

Matias Gomes escreveu:que gambiarra rssssssssssssss


icon_joia

gambiarra cara!!! U$149,00... + frete e taxas....rs
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#11 Mensagem por Matias Gomes »

esse quadradinho que fica boiando custa isso?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#12 Mensagem por marcio mig »

Matias Gomes escreveu:esse quadradinho que fica boiando custa isso?


isso e fazendo o barulho!!!!
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#13 Mensagem por Matias Gomes »

chique eim rssssssssssssss por que leds vermelhos? esse spectro é melhor para criar as algas?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#14 Mensagem por marcio mig »

sim... o meu tem vermelho e azul.. ambos para plantas... em 1 semana que raspei o filtro já tem novas colonias formando...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Fabio Castanho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Jul 2009, 20:11
Apelido: Peixe
Localização: São Paulo
Curtiu: 10 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#15 Mensagem por Fabio Castanho »

E ai como esta?

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#16 Mensagem por marcio mig »

Fabio Castanho, qualhado!!! rs... a semana que vem tem a minha TPA que por causa do ATS foi aumentada para de 60 dias 10% por incrivel que pareça esse sistema diminui bem as TPA´s, e ai limpo o ATS, o sump ... mas que tá cheio tá...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Gutemberg Reis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 10 Fev 2011, 13:38
Apelido: Gutemberg
Data de Nascimento: 03 Ago 1971
Cidade: Salvador
País: Brasil

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#17 Mensagem por Gutemberg Reis »

Marcio não encontrei essa tela de bordado. estou pensando em colocar aquela placa de filtro de ar condicionado, será que também vai dar certo? Aguardo resposta, obrigado.

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#18 Mensagem por marcio mig »

cara... a tela vai segurar as algas.... se você for fazer na vertical como o meu, ai vc usaria a de bordado.. se for na horizontal nao há necessidade apenas lixe a placa de ps bem.. deixe bem porosa que o efeito é o mesmo... se vc está se referindo a egg crate esquece vai ser um pé no s* icon_censored raspar...
caso nao encontre esta que eu usei uma sugestão seria o uso de uma tela semelhante a de mosquiteiro de janela se encontrar com uma trama de pelo menos 2mm e com uma espessura de pelo menos 1mm acredito que sirva...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Gutemberg Reis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 10 Fev 2011, 13:38
Apelido: Gutemberg
Data de Nascimento: 03 Ago 1971
Cidade: Salvador
País: Brasil

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#19 Mensagem por Gutemberg Reis »

Márcio qual foi a fonte de alimentação usada para alimentar os leds?

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#20 Mensagem por marcio mig »

Gutemberg Reis escreveu:Márcio qual foi a fonte de alimentação usada para alimentar os leds?

Driver próprio para os leds.. sao 12 leds de 1w entao o driver é de 9 a 12 leds...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”