🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Vamos Projetar um ARDUINO

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Diego Cossenzo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Set 2013, 20:59
Data de Nascimento: 09 Set 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#21 Mensagem por Diego Cossenzo »

Renato Bazzani escreveu:Ola Diego

Estou montando o Jarduino pois já tenho o código fonte. Deste projeto vou usar o controle dos led´s que é fantástico e o controle de temperatura.
O que esta pretendendo?


Renato, Obrigado pela resposta!

Então, como não tenho muito conhecimento quero iniciar com o que estou precisando inicialmente. Um repositor de água que evapora do aquário.
Dei um olhada neste projeto do Jarduino, acho que é um ótima fonte de pesquisa.

Voce poderia compartilhar seu projeto?

Valeu bye1
____________________________________
Cossenzo Reef

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#22 Mensagem por Denis P Lima »

[align=justify]Boa Tarde, Pessoal.

Estou montando algo similar com o jarduino, apenas estou modficando o codigo, removi o controle de bombas de circulação, inseri dois sensores de PH, um de ORP, estou montando um condutivimetro para medir EC/TDS/Salinidade, Controle do Reator de Calcio e fazendo um Web Server para acessar as informações via WEB. Quando chegar meu Arduino e os sensores, posto um GIT.O modulo de internet é o ENC J60 -- é cabo, não wireless.Para controle do led fiz os drivers de corrente contante e entrada PWM. Estou usando dois sensores de PH mas o correto seriam tres, dois para monitorar o aquario( sensores de PH tendem a se descalibrar e se houver diferença significatica de medidas entre os dois soa um alarme) e um para o reator
TPA automatica e dosadoras não acho necessario e modifiquei o controle das ventoinhas para fuzzy a fim de minimizar o barulho e o consumo.
Um adendo possivel é um sensor shunt para verificar o bom funcionamento da bomba de recalque (medindo a amperagem da bomba) e se houver algum problema desliga-lá e ligar uma auxiliar.
Ps. Eu não vi em nenhum dos modelos um atrasador para skimmer quando houver falta de energia, programavel 1-10 min...Faltou energia demora X minutos para religar..

Se alguem lembrar de algo necessario, pf poste aqui.

Abraços,

Denis[/align]
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Ricardson Albuquerque
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 115
Registrado em: 08 Fev 2013, 16:46
Apelido: gread
Data de Nascimento: 18 Mai 1984
Cidade: Rio De Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#23 Mensagem por Ricardson Albuquerque »

Denis P Lima escreveu:[align=justify]Boa Tarde, Pessoal.

Estou montando algo similar com o jarduino, apenas estou modficando o codigo, removi o controle de bombas de circulação, inseri dois sensores de PH, um de ORP, estou montando um condutivimetro para medir EC/TDS/Salinidade, Controle do Reator de Calcio e fazendo um Web Server para acessar as informações via WEB. Quando chegar meu Arduino e os sensores, posto um GIT.O modulo de internet é o ENC J60 -- é cabo, não wireless.Para controle do led fiz os drivers de corrente contante e entrada PWM. Estou usando dois sensores de PH mas o correto seriam tres, dois para monitorar o aquario( sensores de PH tendem a se descalibrar e se houver diferença significatica de medidas entre os dois soa um alarme) e um para o reator
TPA automatica e dosadoras não acho necessario e modifiquei o controle das ventoinhas para fuzzy a fim de minimizar o barulho e o consumo.
Um adendo possivel é um sensor shunt para verificar o bom funcionamento da bomba de recalque (medindo a amperagem da bomba) e se houver algum problema desliga-lá e ligar uma auxiliar.
Ps. Eu não vi em nenhum dos modelos um atrasador para skimmer quando houver falta de energia, programavel 1-10 min...Faltou energia demora X minutos para religar..

Se alguem lembrar de algo necessario, pf poste aqui.

Abraços,

Denis[/align]


Opa Denis,

Fiz uma compra de um kit do Uno com vários sensores e comprei alguns avulsos como o wireless por exemplo.
Ainda não chegaram, vc poderia me passar o link ou nome destes sensores de PH, TDS, salinidade ou qualquer outro que sirva para medir parâmetros da agua ?

Como não manjo nada de eletrônica, enquanto o uno não chega estou fazendo diversas pesquisas, além dos fontes era interessante fazer um projeto de um box pronto, meu interesse vai além do aquário, fazer automação da casa inteira, utilizando como front end um app mobile e um box wireless por cômodo. Já existem vários no mercado, mas quero fazer para aprender mesmo. Mas isto está mais pra um sonho a longo prazo.
O que vai acontecer mesmo é a automação do reef. Meu sistema já tem iluminação com uma excelente programação, alimentação automática, e minha reposição é por gravidade, chiller e aquecimento já funcionam com seus respectivos controles de temperatura. Claro que a ideia de centralizar o controle é ótima, porém estou preocupado mesmo em ter um controle dos parâmetros que hoje é um problema para muita gente, além de claro coisas básicas como temperatura que por falha dos equipamentos podemos vir a ter problema e nada melhor do que receber um sms nos avisando :)

Como o objetivo tb é o aprendizado, devo criar um repositório tb no github, pois vou criar minha solução do zero em c#. Não sei se é o caso do Jarduino que não cheguei a ver os fontes, mas pelo que puder observar na net muita gente que entende de eletronica mas sem boas práticas de programação faz muita coisa e os códigos são bem fraquinhos, outro motivo para começar do zero.

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#24 Mensagem por Renato Bazzani »

Ola Ricardson

Segue ai o link dos kit´s

https://www.atlas-scientific.com/kits.html

Há sei que ja comprou o arduino uno mais recomendo o Arduino Mega pois tem uma quantia bem maior de pinos e com certeza vai utilizalos.



Abraço
Imagem

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#25 Mensagem por Denis P Lima »

Eu vi os da atlas...Muito caro pra pouca coisa, alias tds ou ec sem um material nobre (platina,rodio,paladio) se oxidarão e perderão a calibração facil.

Comprei as sondas a parte e vou fazer o condicionamento do sinais, extremamente simples se conhece eletronica (ps tenhos os esquemas) .

PH

http://www.ebay.com/itm/400473542857?ss ... 1439.l2649

ORP

http://www.ebay.com/itm/190952799449?ss ... 1439.l2649

TDS/EC/PPM/SALINITY

Tmb comprei fio de platina para fazer o tdc/ec e salinidade ae vai o link.

http://www.ebay.com/itm/111123599482?ss ... 1439.l2649

Se alguem quiser posto o link do condicionador de sinais do EC e do PHmetro.

Do ORP é só amplificar e condicionar de 0-5 volts..mas se quiserem posto tmb.

Abraços e Bons Codigos.

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Marcio Luiz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Nov 2012, 21:18
Apelido: Marcio Luiz
Data de Nascimento: 20 Jul 1985
Cidade: rio de janeiro
País: Brasil

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#26 Mensagem por Marcio Luiz »

O que você acham dos produtos ?
http://www.openreefs.com/

Particularmente como é feito para reefs achei um produto promissor ainda mais por você poder ir agregando funcionalidades de acordo com a sua necessidade.

Deem uma olhada.

Avatar do usuário
Elian Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 173
Registrado em: 31 Jan 2013, 16:22
Apelido: Machado
Data de Nascimento: 17 Nov 1980
Cidade: Paulinia
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#27 Mensagem por Elian Machado »

Galera, depois de aguardar a chegada das peças e com muita ajuda do Fernando Garcia conclui a montagem do meu controlador a princípio esta controlando 3 temperaturas (Ambiente, Aquario e Luminaria) acionando resfriamento e aquecimento e utilizo 2 timers no sistema, como não preciso de controle de led a função esta diponivel porem não estou utilizando, meu sistema envia dados para xively (https://xively.com/feeds/896273220) e para o twitter em um perfil privado que por enquanto não vejo necessidade de divulgar.

Gostaria de deixar aqui bem claro que sem a ajuda do Fernando Garcia que diga-se de passagem é uma pessoa nota 1000000 eu não teria conseguido concluir o projeto, fiz pequenas modificações no código dele para atender minhas necessidades e ele sempre me ajudou em tudo, quero deixar aqui meu MUITO OBRIGADO a esta pessoa que me ajudou muuuuito!!!

Itens utilizados:

-Arduino Mega 2560
-Ethernet Shild W5100
-Shild LCD TFT 3.2" 240x400
-TFT Touch 3.2"
-1 placa ilhada de 7x6cm (utilizei para ligação das sondas e canais digitais/analógicos)
-4 reles (2 timer, 1 aquecedor e 1 resfriador)
-Caixa Steck Modelo SEX231
-Módulos de tomada
-Fios e mais fios rs....

No projeto original do nosso amigo Fernando, usa-se outra controladora ethernet daí que tivemos algumas adaptações para funcionar com a W5100 e por decorência disso tive que alterar uma chamada ao modulo SPI para que pudesse enviar os dados ao Xively, tudo ok! como podem acompanhar no site, tudo é atualizado a cada 65 segundos.

Se eu puder ajudar em qualquer coisa estou a disposição!

segue algumas fotos..

Início do projeto:

Imagem
IMG_0761 por Reef Do Machado, no Flickr

Reles:

Imagem
IMG_0770 por Reef Do Machado, no Flickr

Detalhes das ligações:

Imagem
IMG_0766 por Reef Do Machado, no Flickr

Uma geral com a tampa aberta:

Imagem
IMG_0764 por Reef Do Machado, no Flickr

LCD:

Imagem
IMG_0762 por Reef Do Machado, no Flickr

Com a tampa fechada:
Imagem
IMG_0771 por Reef Do Machado, no Flickr

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#28 Mensagem por tedescowill »

ei galera ,eu estou meio enferujado na eletronica e parei no tempo,entao eu tenho um pégunta aonde é comprada a placa base (cpu) do arduino alquem pode me dizer icon_assobiando
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Elian Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 173
Registrado em: 31 Jan 2013, 16:22
Apelido: Machado
Data de Nascimento: 17 Nov 1980
Cidade: Paulinia
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#29 Mensagem por Elian Machado »

will tedesco escreveu:ei galera ,eu estou meio enferujado na eletronica e parei no tempo,entao eu tenho um pégunta aonde é comprada a placa base (cpu) do arduino alquem pode me dizer icon_assobiando

Opa, eu comprei a maioria das peças no ebay porem o Arduino (CPU como vc disse) pode ser comprada no Mercado Livre com um valor um pouco mais alto...

michel henrique
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 154
Registrado em: 08 Mar 2011, 03:56
Apelido: mhb
Data de Nascimento: 26 Jan 1988
Cidade: sp
País: brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#30 Mensagem por michel henrique »

cara tenho mesma ideia com vc vamos conversaar

Diogo Maller Delgado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2013, 12:39
Data de Nascimento: 01 Dez 1990
Cidade: petrópolis
País: brasil

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#31 Mensagem por Diogo Maller Delgado »

galera quero montar tbm um sistema em meu reef para fazer um efeito amanhecer e anoitecer, ja comprei um arduino uno mas nao sei oq mais preciso comprar, e nen onde conseguir os codigos, alguem ai pode me dar uma ajuda?

Avatar do usuário
Elian Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 173
Registrado em: 31 Jan 2013, 16:22
Apelido: Machado
Data de Nascimento: 17 Nov 1980
Cidade: Paulinia
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#32 Mensagem por Elian Machado »

Atualizando...

Implementei Dosadora no meu projeto, tenho agora 5 bicos para dosagem (posso colocar +1, mas como não preciso não coloquei) segue umas fotos...

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#33 Mensagem por Renato Bazzani »

Elian Machado escreveu:Galera, depois de aguardar a chegada das peças e com muita ajuda do Fernando Garcia conclui a montagem do meu controlador a princípio esta controlando 3 temperaturas (Ambiente, Aquario e Luminaria) acionando resfriamento e aquecimento e utilizo 2 timers no sistema, como não preciso de controle de led a função esta diponivel porem não estou utilizando, meu sistema envia dados para xively (https://xively.com/feeds/896273220) e para o twitter em um perfil privado que por enquanto não vejo necessidade de divulgar.

Gostaria de deixar aqui bem claro que sem a ajuda do Fernando Garcia que diga-se de passagem é uma pessoa nota 1000000 eu não teria conseguido concluir o projeto, fiz pequenas modificações no código dele para atender minhas necessidades e ele sempre me ajudou em tudo, quero deixar aqui meu MUITO OBRIGADO a esta pessoa que me ajudou muuuuito!!!


Tive o imenso prazer de conhecer o Fernando Garcia e a paciência que ele tem para orientar nos loucos que nos aventuramos a montar o Ferduino e coisa fantástica nota 1000000000000000000.

Acabei hoje a placa que vou utilizar no projeto e as fontes também. Vou utilizar dois dissipador com 50 led´s de 3w cada 30 branco 20 azuis.
Utilizei pasta térmica adesiva que pra mim ficou um serviço bem legar.
Imagem
Utilizei esta placa perfurada para facilitar a ligação com os periféricos.
Imagem
Utilizei três fontes uma de 36V para os leds uma de 12V para as ventoinhas e um conversor Dc/DC ligado na fonte de 12V ajustado para 9V para o Arduino.
Imagem
Imagem

michelrodrigo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Abr 2015, 09:53
Apelido: Michel
Data de Nascimento: 03 Nov 1989
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#34 Mensagem por michelrodrigo »

Denis P Lima escreveu:Eu vi os da atlas...Muito caro pra pouca coisa, alias tds ou ec sem um material nobre (platina,rodio,paladio) se oxidarão e perderão a calibração facil.

Comprei as sondas a parte e vou fazer o condicionamento do sinais, extremamente simples se conhece eletronica (ps tenhos os esquemas) .

PH

http://www.ebay.com/itm/400473542857?ss ... 1439.l2649

ORP

http://www.ebay.com/itm/190952799449?ss ... 1439.l2649

TDS/EC/PPM/SALINITY

Tmb comprei fio de platina para fazer o tdc/ec e salinidade ae vai o link.

http://www.ebay.com/itm/111123599482?ss ... 1439.l2649

Se alguem quiser posto o link do condicionador de sinais do EC e do PHmetro.

Do ORP é só amplificar e condicionar de 0-5 volts..mas se quiserem posto tmb.

Abraços e Bons Codigos.

Denis


Olá Denis, eu gostaria muito de dar uma olhada nos links dos condicionadores de sinais.

Valeu


Michel

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#35 Mensagem por Denis P Lima »

Bom dia, Michel.

Desculpe a demora,
O Condutímetro e o medidor de ORP, eu utilizei o do site do Reef Angel tem as Boards Open Source: http://www.reefangel.com/download.aspx
Estão no Formato do Eagle.
No medidor de Orp voce pode usar somente um AMP OP como seguidor de tensão, a resposta do mesmo será de 0 a 2000mv
Eu usei o circuito de PH descrito no Datasheet do LMC 6001: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lmc6001.pdf
Você pode substituir o AMP OP pelo TL082 que funciona.

Qualquer duvida me manda um e-mail

denis@ufscar.br

[]'s icon_clap
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Claudio Viana
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 297
Registrado em: 29 Mar 2015, 05:17
Apelido: Claudio
Data de Nascimento: 25 Mai 1970
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#36 Mensagem por Claudio Viana »

Olha o que achei.

https://multilogica-shop.com/download_guia_arduino

Uma coisa que eu já pensei também foi colocar um servo controlador pra comandar um dimmer.
Quando chegasse em determinado momento, ele iria movimentando o dimmer pra acender ou apagar gradativamente a luminária.
O que acha disso?

Avatar do usuário
Ricardo Bonino
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 372
Registrado em: 19 Abr 2015, 20:04
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 23 Jul 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes
Contato:

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#37 Mensagem por Ricardo Bonino »

Claudio Viana escreveu:Olha o que achei.

https://multilogica-shop.com/download_guia_arduino

Uma coisa que eu já pensei também foi colocar um servo controlador pra comandar um dimmer.
Quando chegasse em determinado momento, ele iria movimentando o dimmer pra acender ou apagar gradativamente a luminária.
O que acha disso?


É mais prático usar as portas PWM do arduino que foram feitas para isso. Juntando um MOSFET, para isolar o circuito e poder controlar maiores cargas, você pode fazer um dimmer digital.

Dá uma olhada nesse tutorial: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/ ... za-mosfets

Aqui em casa sempre usei arduino para muitas coisas. Controlar iluminação do aquário, nível e reposição, TPAs, termostato. Além de ter colocado algumas coisas na minha casa com acesso total pela internet: controlar iluminação, monitorar temperatura e humidade, controlar a televisão. Além de ter construído um mini cockpit para jogar flight simulator.

O único limite para o uso do arduino é sua imaginação.

Abraços,

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#38 Mensagem por Renato Bazzani »

Ricardo eu montei este circuito para led´s de 10W e estão em funcionamento a 2 anos.

Controle PWM com LM358 e LM317

Imagem

Esta luminaria eu montei para o meu plantado e ate agora esta bem legal.

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Claudio Viana
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 297
Registrado em: 29 Mar 2015, 05:17
Apelido: Claudio
Data de Nascimento: 25 Mai 1970
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#39 Mensagem por Claudio Viana »

Chego a me sentir mal olhando pra esses diagramas... icon_headstars

Fico um burraço olhando pro palácio.

O meu conhecimento em elétrica/eletrônica é o simples ligar + no +, preto no preto, vermelho no vermelho e pronto.
Se eu achasse um passo a passo, poderia até ser que eu iria conseguir. Mas assim... icon_nono

Já estou feliz pra caramba por saber como se faz pra ligar leds em paralelo e não em série.
Imagem

Isso eu sei fazer... rs.
Editado pela última vez por Claudio Viana em 30 Abr 2015, 16:58, em um total de 3 vezes.

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Vamos Projetar um ARDUINO

#40 Mensagem por Renato Bazzani »

Claudio comprei um dimmer no mercado livre com controle remoto mais ainda nao tive tempo de testar.
Ele aguenta ate 10A nos 12V tirando que teria que fazer o amanhecer manual regulando o dmmer pelo controle.
A ligacao é super simples entraria no lugar de sei timer.

Claudio Viana escreveu:Chego a me sentir mal olhando pra esses diagramas... icon_headstars

Fico um burraço olhando pro palácio.

O meu conhecimento em elétrica/eletrônica é o simples ligar + no +, preto no preto, vermelho no vermelho e pronto.
Se eu achasse um passo a passo, poderia até ser que eu iria conseguir. Mas assim... icon_nono

Já estou feliz pra caramba por saber como se faz pra ligar leds em paralelo e não em série.
Imagem
https://instagram.com/p/2Go71hKacB/

Isso eu sei fazer... rs.
Imagem

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”