🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
André Figueiredo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 335
Registrado em: 06 Fev 2013, 21:16
Apelido: Andre Figueiredo
Data de Nascimento: 25 Set 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#1 Mensagem por André Figueiredo »

Olá pessoal,

Faz tempo que estou querendo fazer uma luminária de led para o meu aquário (boyu tl 450), tanto pela beleza da cores, possibilidade de ter corais sps, consumo de energia, diminuição do calor emitido em relação à outras iluminações, etc...

Os projetos que vejo não são muito do meu agrado, pois a maioria deles perde a originalidade e em muitos casos ficam uma verdadeira gambiarra... algo que odeio!!!

Venho aqui através deste tópico pedir qualquer tipo de pitaco, sugestão, informação, ou seja, qualquer coisa que possa me ajudar na empreitada...

Quero manter a tampa original e não quero fazer furos para o cooler, pois pretendo usar os coolers (2) originais que eram usados para as lampadas pls. Quero também, quem sabe conseguir manter até a tampa de alimentação da própria tampa fechada (tenho que deixá-la aberta para que os coolers resfriem a água)... espero conseguir isso com o menor calor emitido pelos leds!!!

O espaço que terei para colocar a luminária é de 28cm x 20cm x 3cm... Vi um dissipador com tamanho aproximado a este por R$ 90,00 (fenite), anodizado.

A luminária teria aproximadamente 55W / o aquário tem ~ 48 litros de água / a luminária ficaria a 3cm da linha d'água

Pretendo colocar esses leds:
4 Led "CREE XP-G R5 5W Cool White LED with 40° degree Lens"
1 Led "CREE XP-G R5 5W Cool White LED with 80° degree Lens"
4 Led "CREE XP-E Blue 3W LED with 40° degree Lens"
4 Led "CREE XT-E Royal Blue LED 450-465nm with 40° degree Lens"
2 Led "Violet UV LED 410-420nm with 80° degree Lens"
1 Led "Royal Blue Moonlight LED"

Pretendo colocar 2 dimmers para controlar a intensidade e deixar numa coloração que mais me agrade/mais agrade os corais, um para os leds cool white e outro para os blue, royal blue e violet uv...
Obs. Não sei qual comprar na rapid led, não tenho idéia de qual vou precisar, qual a capacidade de cada um, etc...

A distribuição dos leds no dissipador ficaria assim (o tamanho da folha foi feita em tamanho real):
Imagem
LEGENDA: amarelo = cool white 5w / azul escuro = blue 3w / azul claro = royal blue 450-465nm / violeta = violet uv 410-420nm / branco = moonlight

A posição da luminária no aquário seria esta:
Imagem

Já tenho os coolers (que estão funcionando com as lampadas pls), vou comprar o dissipador e os leds e o que mais precisaria além dos dimmers (que não sei ainda qual e quantos comprar)?

Vou tirar tudo da iluminação atual, com excessão dos coolers para colocar a luminária de led que pretendo criar:
Imagem

Outra opção seria colocar uma luminária Aqua Illumination Nano de 36w que ocupa apenas 15cm x 11cm x 4cm e que já vem com o cooler, dimmer, sobraria espaço que me ajudaria a manter a resfriar melhor e também através do controlador conseguiria colocar horário pra ligar e desligar, moon light, fases da lua, etc, porém não sei se com 36w seria o suficiente para manter sps, sem falar no preço pra te-la, que seria aproximadamente uns 800 reais... Pelos meus cálculos o meu projeto seria pra +/- uns R$ 400,00

Segue foto frontal do meu aquário atualmente:
Imagem

Como disse, aceito qualquer ajuda com informações para eu dar o start no projeto...

Obrigado desde já!!!

sidney-pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 147
Registrado em: 24 Jun 2009, 19:23
Apelido: sidney-pereira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#2 Mensagem por sidney-pereira »

Olá na minha opinião colocaria um dissipador menor.....na largura.......colocaria lentes de 80°....mas testaria sem primeiro antes de fixar as lentes.....já que a sua distância da flor d´água é de 3cm......se fosse de 20cm...quando chegasse no fundo teria uma maior área......

Poderia aumentar um pouco mais o seu par ..como irá ter dimmer ..se ficar muito forte é só regular.....eu tenho um red sea 130 litros e coloquei 156w e utilizo mais dois mólulos da excotic de 12 w cada......Coloquei as cores Cyan, UV, Red ,Green , Blue....cool white....royal blue....E gastei em tudo $500,00 com frete.....


Eu iria para uns 90w ,,,,,,e não encareceria muito já que os drivers pode ser colocado de 13 à 14 leds......daria de sobra....

Outra dica é comprar os solderless...muito prático e não precisa de solda.......
Se quiser eu passo o link da calha que montei via MP!
Abraços e boa sorte!!!!
Reef Cauezinho II:

Imagem

André Figueiredo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 335
Registrado em: 06 Fev 2013, 21:16
Apelido: Andre Figueiredo
Data de Nascimento: 25 Set 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#3 Mensagem por André Figueiredo »

O cara da loja fenite (dissipadores) falou que pra uns 55w teria que ser esse tamanho mesmo e que não daria pra colocar mais nada, porque iria aquecer demais...

Pensei em lentes de 80º somente nos 4 leds do meio e 40º nos das pontas para que não ilumine o chão do móvel e concentre no aquário, ainda mais sendo perto da flor d'água, não seria esse o pensamento? focar as lentes somente no aquário, fazendo assim que na região atingida por esse angulo se torne mais eficaz?

Estava com essa dúvida... Quantos leds colocar por dimmer? não tenho idéia... será que os dimmers da rapidled aguentam quantos leds?

Acho que 90w seria demais para o meu aquário, visto ainda que pretendo aquecer o mínimo possível... acho até que 55w seria acima do necessário, não?


sidney-pereira escreveu:Olá na minha opinião colocaria um dissipador menor.....na largura.......colocaria lentes de 80°....mas testaria sem primeiro antes de fixar as lentes.....já que a sua distância da flor d´água é de 3cm......se fosse de 20cm...quando chegasse no fundo teria uma maior área......

Esses leds tipo solderless tem como colocar lente?

Gostaria sim de ver sua calha de led, pode enviar via MP... agradeceria muito!!!

Obrigado.

Poderia aumentar um pouco mais o seu par ..como irá ter dimmer ..se ficar muito forte é só regular.....eu tenho um red sea 130 litros e coloquei 156w e utilizo mais dois mólulos da excotic de 12 w cada......Coloquei as cores Cyan, UV, Red ,Green , Blue....cool white....royal blue....E gastei em tudo $500,00 com frete.....


Eu iria para uns 90w ,,,,,,e não encareceria muito já que os drivers pode ser colocado de 13 à 14 leds......daria de sobra....

Outra dica é comprar os solderless...muito prático e não precisa de solda.......
Se quiser eu passo o link da calha que montei via MP!
Abraços e boa sorte!!!!

André Figueiredo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 335
Registrado em: 06 Fev 2013, 21:16
Apelido: Andre Figueiredo
Data de Nascimento: 25 Set 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#4 Mensagem por André Figueiredo »

Alguém ai pra dar uns pitacos???

sidney-pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 147
Registrado em: 24 Jun 2009, 19:23
Apelido: sidney-pereira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#5 Mensagem por sidney-pereira »

Dá uma olhada no site da rapidled.com e veja os dissipadores para o BioCube 8 ....que são aquas de 30 litros . O que vc está montando é para essa configuração......
Veja esse link:
http://www.rapidled.com/biocube-14/
esse se aproxima com a sua litragem......e veja que o dissipador não é largo.........

Pode ser que 90w irá precisar retirar o calor de dentro da tampa........mas normalmente esses Plug@play tem ventuinhas para retirar o calor das pls.....e já é o suficiente ........

Se a calha estiver mais alta aí sim poderia colocar um ângulo menor.........Devido a distância quando chegar no fundo terá uma maior área ..se estiver no mínimo a 20cm de altura da flor d´água.........muitas ficam com um efeito discoteca...devido as lentes muito fechadas......e pouca distância da calha com a flor d`água......

Eu montei a minha se tivesse colocado apenas um kit...eu não precisaria colocar collers para resfriamento somente iria virar os collers para resfriar os leds e sair o ar pelo outro lado da tampa.........

Eu montei minha calha com esses leds de 5w 3w...da cree e philips....e vai por mim ...devida a nossa altura da calha ..não terá problema de iluminar o chão....só se vc levantasse a tampa..........

Depende do que vai querer ...para ter SPS exigentes vc precisa de um par alto...e com essa configuração não terá um par elevado...portanto poderá ter alguns SPS menos exigentes....acróporas nem pensar.......

Os meus leds são solderless e todos tem lentes de 80° exceto o red e green......

isso é claro que minha opinião!!!!!!!!!!!
Reef Cauezinho II:

Imagem

Avatar do usuário
Vinicius Bonetti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 273
Registrado em: 11 Nov 2012, 13:55
Data de Nascimento: 16 Dez 1990
Cidade: SBC
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#6 Mensagem por Vinicius Bonetti »

Opa, tranquilo?
Então, os leds estão certo. Mas lente de 40 pode descartar, como o boyu tem pouca distancia para a lamina d'água você vai ver os focos separadamente das cores devido ao grau da lente.. Você tem de ir no mínimo de 100! Eu iria de 130 por ae.. Fiz a mesma coisa que você, coloquei tudo de 40.. Ficou uma verdadeira merd@ gastei money atoa! Mesmo levantando a calha 30 cm da lamina d'água + 50 cm de altura do reef, as bordas do reef ficaram apagadas e as sombras das rochas predominavam.. Pode acreditar, led manda um par enorme, sua iluminacao nao vai ficar fraca, a única coisa contra e que sua sala vai ficar um pouco iluminada rsrs.. Não sei se fui claro.. Mas resumindo, quanto maior o grau da lente, maior dissipação de luz.. Quanto menor o grau, mais foco você vai ter, mas em compensação, as cores não vao se misturar!

Outra coisa, faca sua calha com Dimmer sim!. Se tiver um pouco mais de conhecimento pode fazer com central digital.. Dimmer é fundamental para calhas, pois você vai ter que adaptar os corais e vai ter de achar o ponto certo que te agrade as cores tbm.. O único problema é que vc tem muitas cores para dimerzionar.. Talvez seja melhor unir algumas cores em 1 so Dimmer! Pesquise muito antes de fazer DIY para não ter problemas na montagem.. Mas uma coisa eu digo: compensa muito quando bem feita!

Se fui confuso me chame na MP que te falo certinho como fiz os esquemas de Dimmer..
Procure na internet DIY de calhas, estude as montagens..
Você vai comprar na rapidled mesmo?

Procure pelos Leds mais atuais.. Que agüentem maior amperagem. Lá tem de todos os tipos!


Abraco

Tiago Souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Mar 2012, 16:34
Apelido: Tiago
Data de Nascimento: 06 Nov 1984
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#7 Mensagem por Tiago Souza »

Olá Pessoal, bom dia!

Eu sou meio suspeito pra falar, já que ajudo na equipe da Cree Led (http://www.creeled.com.br).

Bom, minha opinião é:

1) Não colocar lentes, a altura não é tão vantajosa para lentes, ou você teria que concentrar demais os leds. Além do mais iria poder sofrer um pouco com a adaptação dos corais, já que você disse que suas PL estão um pouco velhas/fracas, os animais podem sentir um pouco no começo.

2) Ter dimmer é sim interessante, mas não é excencial, já que você irá montar uma luminária já própria para o seu aqua e não uma luminária do mercado para colocar no seu aqua. As luminárias comerciais no modo geral vem com dimmer para que ela seja adapatada à qualquer aquário, desde um menor quanto um maior, é uma jogada.

3) Quanto à "queimar corais", acho um palavra mal colocada. Acho que estaria mais para adaptação dos corais quanto ao estresse que a luz pode causar, quando estes animais não estão acostumados. Por isso toda fase de adaptação exige cuidados e verificar continuamente a resposta dos corais aos leds.

4) Eu achei as cores que você optou excelentes, apenas colocaria um ou dois leds brancos a mais. Fora isso está bacana demais.

5) Caso queira dimerizar, você pode utilizar os drivers da meanwell que está no site da CRRE: http://www.creeled.com.br/fontes-driver ... /Mean-Well

6) Você vai precisar de um gerador de PWM para que a dimerização fique bacana. Você pode utilizar um gerador com o circuito 555, não vai ficar mais de 5 reais o seu controlador, e poderá ser utilizado para todos os drivers.

7) Para ligar as cores em períodos diferentes, bastar ligar cada cor em um driver diferente. Sim, pode ser que fique inviável, mas vai de gosto mesmo. No site da cree led, você encontra drivers de 1, 3, 5, 6, 12 leds. Então as opções são grandes também.

8) Não vejo necessidade de gastar 500 doólares em uma luminária para seu aqua, como o colega comentou, mas acho que deve sim investir em bons leds. Para o seu aqua creio que gaste em torno de 350 a 400 reais com todo o material.

9) Indico a utilização sempre de coolers, já que você não pode prever os dias mais quentes. Não por causa da luminária propriamente dita, mas a temperatura de junção (Tj), a variável mais importante para quem está montando um circuito led. A temperatura de junção é a temperatura máxima que seu led pode chegar antes de começar a se deteriorar, acima disso ele perde o PAR e consequentemente vai queimar prematuramente.
Neste caso, utiliza o dissipador anodizado e coloque pelo menos um cooler pequeno de 80x80cm, vai ser suficiente para manter a temperatura da sua calha em torno dos 30 a 35 graus.

10) Utilize a proteção de acrílico que já vem no Boyu, vai ajudar a proteger seus leds contra respingos. Além disso, passe silicone nas soldas depois de tudo soldado e funcionando, vai ajudar a manter tudo 100% sem corrosão.

O que eu puder ajudar, pode contar comigo. Inclusive criei um produto para o Boyu pensando nesse tópico aqui do fórum a poucos minutos atrás, segue aqui: http://www.creeled.com.br/Kits/BOYU

Vou fazer o mesmo para alguns aquários da Red Sea dentre outros. Caso tenham sugestão de produtos, me envie um email, terei maior prazer em procurar saber como fazer a melhor adaptação.

O kit Boyu TL 450 ainda está sem o dissipador já que mandei fabricar alguns menores (os menores que temos hoje ainda são os de 30cm de comprimento). Creio que chegam até dia 18 de julho em Belo Horizonte.

[img=left]http://creeled.area-admin.com/image/data/Kits/KIT-TL-450/Kit%20Led%20Boyu%20Tl-450%20CreeLed2.jpg[/img]
E se precisarem de ajuda, terei o maior prazer em ajudar, me envie um email: creeledbrasil@gmail.com

Sou hobista acima de tudo e amo o aquarismo, marinho e doce! Fico mais entusiasmado que vocês fazendo as luminárias, acho muito divertido, encaro mais como hobby que trabalho.

Grande abraço pessoal,
Tiago Souza

Eduardo Ruiz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 06 Jan 2013, 19:22
Apelido: Du
Data de Nascimento: 09 Dez 1983
Cidade: Atibaia
País: Brasil
Localização: Atibaia - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#8 Mensagem por Eduardo Ruiz »

Bom dia André!

Não sei se vc ja montou alguma coisa no seu aquário, mas só vi o tópico hoje....
Tenho um Tl-450 tb, e no final de semana passado consegui um tempo pra instalar um kit que comprei na rapidled.
O resultado ficou muito bom, mas deu um pouquinho de trabalho.....mas consegui utilizar a tampa normal do boyu, e os coolers que ja estavam nele, só adicionei mais um para garantir.....não esquenta nada cara......cheguei em casa ontem era 21hrs, e coloquei a mão pra ver se estava quente, num chegava nem a estar morno, e os leds estavam acesos desde as 14hrs......
Mas cara, vale cada centavo......fica muito melhor.......recomendo vc utilizar drivers dimerizáveis cara.....eu utilizei 2 drivers analógicos mesmo, e utilizei um kit dimmer desse aqui........http://www.rapidled.com/diy-2-color-dimming-kit/
é bem simples......liguei todos os brancos em um driver, e os azuis e um UV em outro.......aí da pra regular tranquilo.....
a única coisa que faria, seria colocar mais azuis do que brancos se fosse fazer hj.....pq os brancos são muito fortes cara, to usando eles em 50% mais ou menos......
Mas com o dimmer da pra ajustar certinho....
Comprei tudo na rapidled, os caras são muito gente boas, e tiram todas as dúvidas que vc tiver, chegou em 10 dias minha encomenda...
Só não recomendo comprar o dissipador, pois além de ser pesado e deixar o frete mais caro, vc pode comprar com alguma medida que não caiba na tampa, mesmo medindo direitinho......a tampa dele é bem irregular, e pode não caber.
Depois posto fotos do meu pra vc dar uma olhada como ficou, mas se precisar de alguma ajuda, estamos ai.....
Abraço!

André Figueiredo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 335
Registrado em: 06 Fev 2013, 21:16
Apelido: Andre Figueiredo
Data de Nascimento: 25 Set 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#9 Mensagem por André Figueiredo »

Eduardo Ruiz escreveu:Bom dia André!

Não sei se vc ja montou alguma coisa no seu aquário, mas só vi o tópico hoje....
Tenho um Tl-450 tb, e no final de semana passado consegui um tempo pra instalar um kit que comprei na rapidled.
O resultado ficou muito bom, mas deu um pouquinho de trabalho.....mas consegui utilizar a tampa normal do boyu, e os coolers que ja estavam nele, só adicionei mais um para garantir.....não esquenta nada cara......cheguei em casa ontem era 21hrs, e coloquei a mão pra ver se estava quente, num chegava nem a estar morno, e os leds estavam acesos desde as 14hrs......
Mas cara, vale cada centavo......fica muito melhor.......recomendo vc utilizar drivers dimerizáveis cara.....eu utilizei 2 drivers analógicos mesmo, e utilizei um kit dimmer desse aqui........http://www.rapidled.com/diy-2-color-dimming-kit/
é bem simples......liguei todos os brancos em um driver, e os azuis e um UV em outro.......aí da pra regular tranquilo.....
a única coisa que faria, seria colocar mais azuis do que brancos se fosse fazer hj.....pq os brancos são muito fortes cara, to usando eles em 50% mais ou menos......
Mas com o dimmer da pra ajustar certinho....
Comprei tudo na rapidled, os caras são muito gente boas, e tiram todas as dúvidas que vc tiver, chegou em 10 dias minha encomenda...
Só não recomendo comprar o dissipador, pois além de ser pesado e deixar o frete mais caro, vc pode comprar com alguma medida que não caiba na tampa, mesmo medindo direitinho......a tampa dele é bem irregular, e pode não caber.
Depois posto fotos do meu pra vc dar uma olhada como ficou, mas se precisar de alguma ajuda, estamos ai.....
Abraço!


Olá Eduardo,

Poxa cara, lógico que quero ver... Comprei um kit de leds na rapidled também e já tenho tudo aqui (menos o dimmer)!!! Posta aqui ou manda no meu email (trainerandre@gmail.com) e junta coloca o seu tel pra gente bater um papo!!!

Abs

akira inoue
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 610
Registrado em: 11 Dez 2010, 07:08
Apelido: Akira Inoue
Cidade: sao paulo
País: brasil
Localização: Sao paulo
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#10 Mensagem por akira inoue »

André,

Como vc ja comprou o kit e nao tem dimmer, se pretende comprar o dimmer informe o modelo do driver antes de comprar. Para usar esse dimmer vc precisa ter o driver certo e a fonte precisa estar ligada para que os leds funcionem.

o dissipador comprei em uma fabrica no Ipiranga(se interessar procuro o contato), ele tem 2 cm de altura talvez de para colocar no boyu sem ter que tirar o acrílico, etc....

desde que liguei não estou usando cooler(deve ter 4 meses ou pouco mais que isso) e a temperatura nao ultrapassou 35 graus(deixei um termômetro em cima dele).

os leds podem queimar ao chegar a 48 graus, no verão ou antes disso terei que colocar um cooler para nao correr esse risco

Para esconder drivers, dimmer coloquei tudo em uma caixa de passagem (foto logo abaixo).

por ultimo, deixe para cortar os fios LED ate DRIVER por ultimo, cortei os fios achando que teria uma sobra ainda e nao foi oq aconteceu rs

se quiser ver a pequena "bagunca", tiro foto e posto depois.

caixa plástica de passagem
Imagem


minha luminária quando testei no aquário.
Imagem
---------------------------------------
Akira Inoue
akirainoue@hotmail.com

Tiago Souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Mar 2012, 16:34
Apelido: Tiago
Data de Nascimento: 06 Nov 1984
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#11 Mensagem por Tiago Souza »

Olá André,

Se precisar do dissipador, esse aqui vai dar certo pro TL-450 com certeza: http://www.creeled.com.br/dissipadores/ ... do-20x10cm

Abraços,
Tiago

fabiosbora
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Jan 2017, 08:52
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 28 Mar 1989
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#12 Mensagem por fabiosbora »

Tiago Souza escreveu:Olá André,

Se precisar do dissipador, esse aqui vai dar certo pro TL-450 com certeza: http://www.creeled.com.br/dissipadores/ ... do-20x10cm

Abraços,
Tiago



Minha dúvia é como que fica o encaixe desses dissapadores na tampa? Eu comprei um so que não consigo pensar em nenhuma maneira de fixar a luminaria na Tampa, minha primeira ideia so que não é a idea é utilizar a tampa de aluminio refletiva junto com um "arame" ao redor" enrolando fazendo pressão

Saberia dizer como é feito ?

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Projeto de Led para Boyu TL 450 (Preciso de Ajuda)

#13 Mensagem por Humberto Jr. »

Faz um furo próximo das quinas e fixe com um parafuso na tampa...
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”