🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Chiller com bebedor de agua

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Thiago Zocatelli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 58
Registrado em: 01 Jun 2012, 23:15
Apelido: zuca
Data de Nascimento: 12 Fev 1985
Cidade: Ibiporã
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Chiller com bebedor de agua

#1 Mensagem por Thiago Zocatelli »

Olá amigo BR.

Tenho um bebedor de água parado em casa e funcionando perfeitamente e pensei em fazer um chiller DY com ele o que acham??

Se tiver palpites positivos vou dar andamento com o projeto e posto fotos logo após.


Abraço...

Rodrigo Sanches
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 18 Nov 2012, 09:58
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 28 Jun 1986
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Chiller com bebedor de agua

#2 Mensagem por Rodrigo Sanches »

vou acompanhar

Daniel San
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 26 Jan 2013, 12:29
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Cidade: São Paulo
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Re: Chiller com bebedor de agua

#3 Mensagem por Daniel San »

Não sei como funciona um bebedouro, mas se a água tiver de passar na própria tubulação dele, sem que você consiga fazer uma adaptação com tubos de titânio por exemplo, acredito que o matérial usado em sua construção não vai durar muito tempo com o uso em água salgada. Eu acredito que seja de alguma liga de aço inox, mas pelo que já vi em chileres DIY até o aço inox 314 sofre corrosão na água salgada, demora alguns anos mas acontece.

Avatar do usuário
Thiago Zocatelli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 58
Registrado em: 01 Jun 2012, 23:15
Apelido: zuca
Data de Nascimento: 12 Fev 1985
Cidade: Ibiporã
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Chiller com bebedor de agua

#4 Mensagem por Thiago Zocatelli »

Daniel San escreveu:Não sei como funciona um bebedouro, mas se a água tiver de passar na própria tubulação dele, sem que você consiga fazer uma adaptação com tubos de titânio por exemplo, acredito que o matérial usado em sua construção não vai durar muito tempo com o uso em água salgada. Eu acredito que seja de a
lguma liga de aço inox, mas pelo que já vi em chileres DIY até o aço inox 314 sofre corrosão na água salgada, demora alguns anos mas acontece.



Começei a desmontar o filtro e andei reparando que o interior parece ser em alumínio..
Amanhã começa as fotos....

rodrigo tavares morais
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 377
Registrado em: 06 Abr 2012, 21:19
Data de Nascimento: 11 Out 1989
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Chiller com bebedor de agua

#5 Mensagem por rodrigo tavares morais »

Thiago Zocatelli, Eu particularmente adoro projetos diy, e ja pensei em fazer um chiller com bebedor,
Acredito que uma maneira bem pratica seria vc aproveitar o compartimento que fica a aguá gelada no filtro e colocar um serpentina de mangueira.
assim a aguá gelada do filtro vai esfriar a aguá do seu aquário que esta passando por dentro da mangueira, " assim não terá problemas de corrosão.
Quanto maior for a mangueira maior vai ser o contato para esfriar
imagens da net.
Imagem
Imagem
Imagem
o ideal seria ligar um controlador de temperatura no bebedor com o sensor na aguá do aquário, Para ele ligar o bebedor"chiller" quanto acusar o aumentar da temperatura do seu aquário.
Uma bomba d'água mantendo o fluxo de aguá dentro da mangueira "serpentina" é importante para que quando o bebedor"chiller" seja ligado não jogue a aguá que esta parada na serpentina que devera estar gelada de uma vez no aquário ou sump , mantendo o fluxo vai caindo aos poucos a temperatura.
MINHA HUMILDE OPINIÃO bye1
[shadow=blue]Tavares Reef: viewtopic.php?f=25&t=20569 [glow=red]Desativado[/glow][/shadow]
[shadow=blue]Tavares Reef II: viewtopic.php?f=25&t=47811[/shadow]

Avatar do usuário
Thiago Zocatelli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 58
Registrado em: 01 Jun 2012, 23:15
Apelido: zuca
Data de Nascimento: 12 Fev 1985
Cidade: Ibiporã
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Chiller com bebedor de agua

#6 Mensagem por Thiago Zocatelli »

rodrigo tavares morais escreveu:Thiago Zocatelli, Eu particularmente adoro projetos diy, e ja pensei em fazer um chiller com bebedor,
Acredito que uma maneira bem pratica seria vc aproveitar o compartimento que fica a aguá gelada no filtro e colocar um serpentina de mangueira.
assim a aguá gelada do filtro vai esfriar a aguá do seu aquário que esta passando por dentro da mangueira, " assim não terá problemas de corrosão.
Quanto maior for a mangueira maior vai ser o contato para esfriar
imagens da net.

o ideal seria ligar um controlador de temperatura no bebedor com o sensor na aguá do aquário, Para ele ligar o bebedor"chiller" quanto acusar o aumentar da temperatura do seu aquário.
Uma bomba d'água mantendo o fluxo de aguá dentro da mangueira "serpentina" é importante para que quando o bebedor"chiller" seja ligado não jogue a aguá que esta parada na serpentina que devera estar gelada de uma vez no aquário ou sump , mantendo o fluxo vai caindo aos poucos a temperatura.
MINHA HUMILDE OPINIÃO bye1



Rodrigo bom dia,

Perfeita icon_joia sua opinião caiu como uma luva ao meu projeto, o controlador eu de temperatura eu tenho já ligado as minhas ventoinhas, utilizarei uma bomba mais fraca para fazer a circulação pela mangueira fazendo com que (acredito eu) tenha um melhor aproveitamento da temperatura do bebedor.

Final de semana será de muito trabalho (acho que nem tanto) icon_rotfl2

Obrigado

rodrigo tavares morais
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 377
Registrado em: 06 Abr 2012, 21:19
Data de Nascimento: 11 Out 1989
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Chiller com bebedor de agua

#7 Mensagem por rodrigo tavares morais »

icon_clap vou aguardar as slr
[shadow=blue]Tavares Reef: viewtopic.php?f=25&t=20569 [glow=red]Desativado[/glow][/shadow]
[shadow=blue]Tavares Reef II: viewtopic.php?f=25&t=47811[/shadow]

Avatar do usuário
Thiago Zocatelli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 58
Registrado em: 01 Jun 2012, 23:15
Apelido: zuca
Data de Nascimento: 12 Fev 1985
Cidade: Ibiporã
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Chiller com bebedor de agua

#8 Mensagem por Thiago Zocatelli »

Olá pessoal hj ligaram minha nova internet agora sai as fotos desculpem a demora...


Projetinho novo tbm ai em vista jájá...(led 10w)

Abraço...

rodrigo tavares morais
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 377
Registrado em: 06 Abr 2012, 21:19
Data de Nascimento: 11 Out 1989
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Chiller com bebedor de agua

#9 Mensagem por rodrigo tavares morais »

icon-aplauder
[shadow=blue]Tavares Reef: viewtopic.php?f=25&t=20569 [glow=red]Desativado[/glow][/shadow]
[shadow=blue]Tavares Reef II: viewtopic.php?f=25&t=47811[/shadow]

Avatar do usuário
Thiago Zocatelli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 58
Registrado em: 01 Jun 2012, 23:15
Apelido: zuca
Data de Nascimento: 12 Fev 1985
Cidade: Ibiporã
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Chiller com bebedor de agua

#10 Mensagem por Thiago Zocatelli »

Olá amigos BR,

Demorou mais saiu as fotos fiz igualzinho as fotos que nosso amigo rodrigo tavares morais me enviou,
a unica mudança que fiz foi ultilizar mangueiras mais finas e uma bomba bem fraca ligada a um controlador, que a liga somente quando a temperatura sobe...

Vamos as fotos...

Imagem

Imagem

Imagem

Pessoal desculpem pela qualidade das fotos vou comprar um celular novo...hehehe

Vou colocar as fotos do controlador já com melhor qualidade ok..


Lembrando que com esse sistema consegui tranquilamente manter meu reef em 26,8 e 27 graus...abraço!!!

Avatar do usuário
Paulo Freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 226
Registrado em: 19 Mai 2012, 11:20
Apelido: Paulo Freitas
Data de Nascimento: 09 Set 1981
Cidade: RJ
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Re: Chiller com bebedor de agua

#11 Mensagem por Paulo Freitas »

Thiago Zocatelli escreveu:Olá amigos BR,

Demorou mais saiu as fotos fiz igualzinho as fotos que nosso amigo rodrigo tavares morais me enviou,
a unica mudança que fiz foi ultilizar mangueiras mais finas e uma bomba bem fraca ligada a um controlador, que a liga somente quando a temperatura sobe...

Vamos as fotos...

Imagem

Imagem

Imagem

Pessoal desculpem pela qualidade das fotos vou comprar um celular novo...hehehe

Vou colocar as fotos do controlador já com melhor qualidade ok..


Lembrando que com esse sistema consegui tranquilamente manter meu reef em 26,8 e 27 graus...abraço!!!


sera que eu consigo com aqueles bebedores que a água entra pelo recipiente e sai pelo outro?

wesley fonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 25 Jan 2012, 07:27
Apelido: wesley
Data de Nascimento: 26 Mai 1989
Cidade: Americana
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Chiller com bebedor de agua

#12 Mensagem por wesley fonseca »

Thiago Zocatelli escreveu:Olá amigos BR,

Demorou mais saiu as fotos fiz igualzinho as fotos que nosso amigo rodrigo tavares morais me enviou,
a unica mudança que fiz foi ultilizar mangueiras mais finas e uma bomba bem fraca ligada a um controlador, que a liga somente quando a temperatura sobe...

Vamos as fotos...

Imagem

Imagem

Imagem

Pessoal desculpem pela qualidade das fotos vou comprar um celular novo...hehehe

Vou colocar as fotos do controlador já com melhor qualidade ok..


Lembrando que com esse sistema consegui tranquilamente manter meu reef em 26,8 e 27 graus...abraço!!!



Alguem tem alguma informação se o projeto funcionou?
Wesley Fonseca

Fonseca's Reef
viewtopic.php?f=25&t=20079&p=268985#p268985

Diogo gallani
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 28
Registrado em: 06 Abr 2013, 23:14
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 30 Set 1986
Cidade: Amparo
País: Brasil

Re: Chiller com bebedor de agua

#13 Mensagem por Diogo gallani »

E ai galera !
Estou com um bebedouro pequeno e estou pensando em montar uma serpentina de inox316 e utiliza-la como unidade evaportiva, vou coloca-la diretamente no sump!
O que acham?

Esse esquema proposto pelo tiago perde eficiência de condutividade térmica

AndersonSoares
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 18 Mar 2014, 09:13
Apelido: andersoncpa
Data de Nascimento: 11 Jul 1982
Cidade: Varginha
País: Brasil

Re: Chiller com bebedor de agua

#14 Mensagem por AndersonSoares »

Thiago estou com um filtro bem parecido com o seu tambem quero transformar ele em um chiller tem alguma dica, poderia enviar umas fotos mais detalhadas do seu projeto. funcionou bem? adicionou o controlador?
pensei até em desmontar o filtro para fazer mas nao sei nem por onde começo.
se puder ajudar agradeco.
Att. Anderson

Topico: Nano Reef by-308

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Chiller com bebedor de agua

#15 Mensagem por Denis P Lima »

Diego o sistema funciona, utilizando serpentina de inox dentro do aquário, apenas não atesto a vida util do mesmo em contato com agua salgada.Alguns usuários do forum dizem que dura bastante.
O meu nao postei no DIY pq é necessário o uso de maquinas que nem todos tem em casa por isso achei inviável postar.
Meu chiller evapora em 4 tubos de titânio de 3/4 de titânio x 30 cm em uma caixa de acrílico.Utiliza um compressor de alta de 1/3 +.E válvula de Expansão.R134.

Observei que o melhor desempenho é evaporando a -2.Deixei o subresfriamento em 5 graus e superaquecimento total em 12 ou 15 não me lembro..E superaquecimento em 5 graus controlado pela válvula de expansão.

Acho que foi 190 gramas de gás.

Meu aquário tem 650 litros.

A eficiencia media temporal: Baixa 0,5 grau em 25......35 minutos.Dependendo da temperatura externa.Com bomba de 2000 litros.

Gasto Energetico: 670 w/h...Alias meu compressor é 110 volts.Com corrente de partida alta..Contator na certa.

Ja vi ele ligar no máximo 4 vezes no dia..E olho que moro em São Carlos...A cidade com o clima mais doido do estado de São Paulo.

Se for montar um chiller, use compressor de alta..Nunca use compressor de baixa como muitos recomendam aqui no forum icon_chair ...Se quiser te mando os boletins técnicos da embraco e bitzer.

Qualquer duvida,

Manda um e-mail

denis@ufscar.br
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”