Estou montando um reef de 440 litros líquidos (Display + Sump) e resolvi fazer um chiller DIY para controlar a temperatura da água. Pesquisei um pouco e vi que os chillers comerciais utilizam um tubo de cobre enrolado no tubo por onde passa a água do reef. Termodinamicamente essa solução não é eficiente, e acredito que ela é usada por que é compacta.
Como eu tenho um espaço ao lado do meu tanque, resolvi fazer um trocador de calor casca e tubo. Nesse meu trocador a água do tanque vai passar por dentro de um tubo de titânio, que fica dentro de um tubo mais grosso de PVC por onde passa água gelada. A troca de calor acontecerá pela parede do tubo de titânio, pois o calor da água "quente" do tanque (25°C) será transferido para a água fria (5°C) que estará passando entre o tubo de titânio e o tubo de PVC.

O sentido do fluxo da água do reef dentro do tubo de titânio será contrário ao sentido do fluxo da água no tubo de PVC.

Enfim pessoal, por favor critiquem, elogiem, xinguem, dêem sugestões, me chamem de maluco,.... Quero saber a opinião de vocês.
Segue a lista de peças:
4 segmentos de tubo de titânio de 32 mm de diâmetro,350 mm de comprimento e 0,9 mm de parede.
1,5 m de tubo de PVC 100 mm
4 Tê de redução 100 mm para 50 mm
4 Caps de 100 mm
4 flanges 32 mm para 1" (daqueles usados em saída de caixa dágua)
2 luvas soldáveis de 32 mm
4 reduções de 50 mm para 40 mm
8 O rings de 100 mm
4 O rings de 50 mm
Cola para tubos de PVC
Silicone sem antimofo

1° passo – Furar o cap com uma serra copo para passar o flange.
2° passo – Montar o flange no cap furado, com o lado liso de 32 mm virado para dentro do cap e a rosca de 1” virada para fora. O flange vem com uma vedação de borracha, mas eu adicionei silicone para garantir a vedação.

3° passo – Montar o tubo de titânio no lado liso de 32 mm do flange. Nessa vedação eu usei cola para tubos de PVC.

4° passo – Montar Tê de redução 100 mm para 50 mm no conjunto montado anteriormente. Utilizei 1 oring de 100 mm e cola para tubos de PVC para vedar.

5° passo – Repetir os passo de 1 a 4 para montar 4 conjuntos ao todo.

Essa é uma imagem antes do fechamento da primeira metade do trocador.
6 ° passo – Montar o tubo de PVC de 100 mm no 1° Tê de redução.
7° passo – Marcar o comprimento do corte do tubo de 100 mm. Atenção nessa etapa, pois o tamanho do tubo de 100 mm deve ser suficiente para encaixar nos dois Tê’s das extremidades e permitir que os flanges fixados nos caps fiquem expostos.

Essa imagem mostra a primeira metade do trocador de calor pronta (parte de cima), e a segunda metade aguardando para ser montada.
Por enquanto parei por aqui pessoal, assim que eu avançar mais posto mais fotos e detalhes. Por favor critiquem.