🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIONAR)

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2011, 12:34
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
Cidade: Prudentópolis
País: Brasil

SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIONAR)

#1 Mensagem por Ricardo Portela »

Então pessoal, comecei a planejar meu reef e me deparei com o problema dos custos, em estudos do forum e fora dele também eu consegui "colecionar" técnicas para substituir diversos equipamentos caros.

Quando eu observei pela primeira vez um Skimmer eu pensei "Porque um equipamento que parece ser tão simples é tão caro?"

Então comecei a ler tudo a respeito deste equipamento tão importante para o reef. O princípio de funcionamento é relativamente simples "fazer bolhas para arrastar o excesso de matéria orgânica" a grosso modo.

Olhando mais a fundo eu percebi que o equipamento em si era de funcionamento mais simples ainda do que eu tinha observado no começo, então eu resolvi projetar um skimmer de grande capacidade.

Projetos não faltam na Net, cópias, criações... tem skimmer diy de todo tipo.

Mas eu tenho um problema, sou engenheiro e não poderia criar algo sem parâmetros baseados em estudos mais aprofundados, minha criação tem que estar fundamentada em:

--- Dados e cálculos
--- Utilização de materiais de baixo custo e fáceis de conseguir.
--- Ter capacidade de desnatação para um tanque de 900l brutos.


Encontrei material técnico neste site: http://www.hawkfish.org/snailman/skimmer101.htm

Encontrei o melhor custo benefício para substituição de materiais neste aqui: http://diyproteinskimmer.blogspot.com/

Aconselho a todos ler o material do primeiro linck, vou expor meu ponto de vista baseado nele, mas não vou aprofundar na parte teórica pois todos podem acessar o conteúdo.

Vamos ao Skimmer propriamente dito:

------1º PARÂMETRO A SER CONSIDERADO------> TAXA DE FLUXO DE ÁGUA ATRAVÉS DO SKIMMER

Segundo a literatura a taxa de rotatividade deve ser de 2X o volume do tanque por dia, visto que em funcionamento normal teremos "água não desnatada diluida em água já desnatada" temos através de equação que todo o volume deverá passar pelo skimmer a cada 1,333H segundo o gráfico:

Imagem

No meu caso um reef de 900l ou 240Gal o fluxo através do skimmer deverá ser de 680l/h

------2º PARÂMETRO A SER COSIDERADO-------> ALTURA DO SKIMMER

Segundo o autor não deve ser menor do que 28pol ou cerca de 72cm, quanto mais alto melhor. Isso se deve ao fato que de dois fatores são fundamentais para a desnatação, o tempo e a ausência de turbulência.

Apesar da câmara de reação que eu vou utilizar estar bem próxima da medida mínima, estou pensando em utilizar subterfúgios (blubble plate, ...etc) para minimizar a turbulência e maximixar o tempo de contato com as bolhas.

Tem o fator do diâmetro da camara de reação, no meu caso será próximo dos 35cm, o que ajuda muito tb.

-------3º PARÂMETRO A SER CONSIDERADO------> QUANTIDADE DE AR BOMBEADO PARA C. R.

A quantidade de ar bombeado não deve superar 13% em volume de água dentro do skimmer, no meu caso o skimmer terá uma C. R. com cerca de 16l, então é algo a se discutir, como é uma "resenha" de um livro o autor não especifica como obter este valor, por exemplo, seria 13% da vazão da bomba principal do skimmer?

No meu caso, pretendo utilizar uma sedra 9000 ou similar, tem vazão de 3500l/h, teria que entrar 440l de ar injetado na C. R. ?

--------4º PARÂMETRO A SER CONSIDERADO-----> DIÂMETRO DO SKIMMER

A lógica aqui é bem simples também, quanto maior a quantidade de água para desnatar maior será o diãmetro necessário para trabalhar com eficiência. Esta afirmação está intimamente ligada a quantidade de ar bombeado e a turbulência no fluxo do ar (bolhas) para cima.

Novamente temos um gráfico:

Imagem

É muito fácil utilizar, encontra o vol em galões do seu tanque ( 1 gal = 3,785 L) segue verticalmente até a linha de "12 hour limite line" e temos o diâmetro em pol do skimmer ideal.


No meu caso novamente não vou ter problemas pois como dito acima o diâmetro da C. R. é de cerda ce 35cm ou seja 13.7pol maior que o de 10 pol indicado no meu caso. O que segundo o autor aumenta a eficiência da desnatação.

[highlight=#FFFFBF]Bem gente, coloquei para vocês um pouco do meu embasamento teórico que me convenceu a utilizar um skimmer DIY, não apenas pelo custo mas também pelo ganho de performance que terei com tal equipamento.[/highlight]

Um Skimmer utilizando a mesma bomba é indicado para reefs de 450gal ou seja 1700 L. sendo assim acho que desta forma posso suprir qualquer deficiência técnica do projeto.

ESTOU ABRINDO UMA DISCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO, NÃO SEI TUDO E NÃO VIREI UM EXPERT NO ASSUNTO, ESTOU APENAS COLOCANDO O QUE EU LI E OS PARÂMETROS QUE ME LEVARAM A UTILIZAR ESTE PROJETO, GOSTARIA MUITO MESMO DE QUE OS COLEGAS DESSEM SUGESTÕES, CRÍTICAS E QUEM SABE ATÉ UM ELOGIO OU OUTRO (MAS AINDA PREFIRO AS CRÍTICAS E SUGESTÕES).

Agora que já temos alguns princípios para o desenvolvimento, vou falar um pouco mais sobre o meu projeto.

(Eu gostaria de pedir que se alguém tem mais informações sobre os fundamentos do Skimmer que coloque para discutirmos)

Como eu coloquei acima o meu Skimmer vai se basear no projeto do Blog do Dusko Bojic, não sei quem é mas ele teve uma grande idéia ao utilizar um galão de água feito de policarbonato.

Imagem

E leve, super resistente, possui um grande volume, para se ter uma idéia para se alcançar tal volume em um tubo de acrílico de 10Pol utilizados por skimmers de maior capacidade, este tubo teria que ter 2m de comprimento. O que não seria ruim se não fosse o espaço e o custo.

Outra coisa é a facilidade em conseguir tal material, qualquer revenda de água mineral tem estoque destes cascos destinados a reciclagem por simplesmente perder a validade (é para armazenamento destinado ao consumo humano eles tem validade), então dá para conseguir de grátis!!!

A bomba utilizada na montagem dele foi uma Sedra 9000, neste caso eu gostaria muito de sugestões sobre bombas que podem ser utilizadas.

Imagem


A partir da escolha da bomba é que eu gostaria da força da experiência dos colegas, o skimmer dele funcionou, mas eu acho que tem potencial para ser muito mais eficiente, a fixação da bomba eu achei que fere os princípios descritos acima.

Imagem

A saída da bomba encontra-se em uma posição muito elevada na coluna de água do skimmer, ferindo assim o princípio do "tempo e da turbulência".

[highlight=#FFBF80]VEM AS PRIMEIRAS PERGUNTAS:

Na opinião dos colegas, o que eu faço?

a) Coloco ela mais próxima do fundo, até mesmo em diagonal?
b) Incremento a altura do skimmer?
c) Coloco a bomba internamente e desenvolvo um bubble plate?
d) Nem uma das anteriores, eu acho que vc devia..............
e) Cara vc é um mané, vai fazer alguma coisa útil e para de fazer tanta pergunta!!!![/highlight]

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#2 Mensagem por Marcio Gielfi »

OCoruja escreveu:Quando eu observei pela primeira vez um Skimmer eu pensei "Porque um equipamento que parece ser tão simples é tão caro?


Sem querer te desanimar e sendo bem honesto .... quando voce montar o seu, vai ver porque é caro, veja quanto custa uma boa bomba para skimmers, seja ela um pinwheel ou um mesh wheel. DIY hoje ainda fica um pouco mais barato que comprar, mas a diferença não é tão grande se comparado a 3 ou 4 anos atrás. Pode ver que hoje, é mais difícil achar alguém que fez um skimmer DIY se comparado a 3 ou 4 anos atrás.

OCoruja escreveu:Então comecei a ler tudo a respeito deste equipamento tão importante para o reef. O princípio de funcionamento é relativamente simples "fazer bolhas para arrastar o excesso de matéria orgânica" a grosso modo.


Hoje com as bombas de skimmer disponíveis no mercado, o fácil é fazer bolha .... o mais complicado é montar um corpo que seja de fácil manutenção, tenha as medidas corretas e limpeza feita sem precisar desmontar metade do skimmer ....


OCoruja escreveu:A quantidade de ar bombeado não deve superar 13% em volume de água dentro do skimmer[/u], no meu caso o skimmer terá uma C. R. com cerca de 16l, então é algo a se discutir, como é uma "resenha" de um livro o autor não especifica como obter este valor, por exemplo, seria 13% da vazão da bomba principal do skimmer?


13% se refere a quantidade de ar que deve existir dentro do corpo do skimmer em relação a água .... logo, se ó volume do corpo alagado do skimmer é de 16 L, voce não pode ter mais que 2,08 litros de ar dentro ....


OCoruja escreveu:No meu caso, pretendo utilizar uma sedra 9000 ou similar, tem vazão de 3500l/h, teria que entrar 440l de ar injetado na C. R. ?


Aqui acho que seu projeto deve se atualizar em relação ao o que voce viu na net .... hoje existem bombas para skimmer de baixa pressão, que injetam volume de água similar e muito mais ar, consumindo uma fração do que esta bomba consome ... A Sedra é uma bomba de alta pressão, com capacidade de empurrar até 5,5 mts de altura e consome absurdos 90W .... só a titulo de comparação, eu tenho uma Bubble Blaster 2000 que injeta 1200 l/h de ar consumindo apenas 18W .... no seu projeto para 900 l voce precisa de 2 destas ... vai consumir 36W e injetar 2400 l/h de ar, não sei se voce consegue isso com a Sedra , mas mesmo que consiga, vai existir uma diferença de 52W hora ... se lembrarmos que um skimmer funciona 24/7 ... ao final de um ano a diferença em consumo será de 456 Kw/h ano ... com a energia eletrica custando o que custa e com tendencia de alta .... o que voce vai economizar na construção deste skimmer voce vai deixar na mão da concessionária de energia da sua região em pouco tempo ....

Outro ponto a se considerar é que quanto mais potente a bomba, mais ela esquenta a água ..... mesmo que a Sedra possa trabalhar emersa, parte da refrigeração da bomba é feita pela passagemd e água , é algo que tem que ser levado em consideração em aquários marinhos,

OCoruja escreveu:Um Skimmer utilizando a mesma bomba é indicado para reefs de 450gal ou seja 1700 L. sendo assim acho que desta forma posso suprir qualquer deficiência técnica do projeto.

Bombas de alta vazão como a Sedra te deixam com uma margem pequena de erro no projeto .... dependendo do projeto, isso pode representar até 80% de ineficiencia .... se usar bombas de baixa vazão, o erro será bem menor, pois voce não lida com um volume grande de água e muito menos com alta pressão, que causa grande turbulencia no fluxo hidrodinamico interno.

OCoruja escreveu:A bomba utilizada na montagem dele foi uma Sedra 9000, neste caso eu gostaria muito de sugestões sobre bombas que podem ser utilizadas.


Recomendo pela ordem

1- Bubble Blaster ( usada em skimmers Reef Octopus)
2- Bombas SP 2000 Sarlo nacional com modificações na voluta e no rotor .... a NY tem pronta a bomba com modificações e voce também consegue comprar as modificações usando as peças do skimmer do Basso. Eu tenho um skimmer do Basso, consome 20W e injeta uns 700 litros de ar para dentro ....
3- Sicce PSK ( Fred usa, logo deve ser boa, eu não tenho experiencia com esta bomba)

OCoruja escreveu:A partir da escolha da bomba é que eu gostaria da força da experiência dos colegas, o skimmer dele funcionou, mas eu acho que tem potencial para ser muito mais eficiente, a fixação da bomba eu achei que fere os princípios descritos acima.
A saída da bomba encontra-se em uma posição muito elevada na coluna de água do skimmer, ferindo assim o princípio do "tempo e da turbulência".


Até onde entendi o projeto, a sedra recircula a água, por isso que ela ficou mais para cima no skimmer, se trabalhar com injeção direta de água / ar e bubble plate, voce traz a bomba bem para baixo e aproveita melhor a camara de reação ....

OCoruja escreveu:Na opinião dos colegas, o que eu faço?

a) Coloco ela mais próxima do fundo, até mesmo em diagonal?
b) Incremento a altura do skimmer?
c) Coloco a bomba internamente e desenvolvo um bubble plate?
d) Nem uma das anteriores, eu acho que vc devia..............
e) Cara vc é um mané, vai fazer alguma coisa útil e para de fazer tanta pergunta!!!


Minha sugestão ...

Primeiro, procure o Frederico Ramos, ele faz skimmers já não é de hoje, já fez downdrafts, recirculantes e injeção direta .... tem experiencia prática para encher uma dúzia de carretas ... é uma pessoa super aberta a conversas deste tipo .... vai aprender muito com ele .... e usa as Sicce PSK ...
Também pode procurar o João Carlos Basso, ele faz skimmer também não é de hoje, ele tem um skimmer muito simples usando SB 2000, eu tenho 2 destes skimmers e eles funcionam muito bem ....

Segundo, repense o projeto usando injeção direta com bombas de baixa pressão e pinwheel ....

Faça o skimmer o mais alto que puder ... use bubble plate com furos conicos

Boa sorte e continue postando, o que eu puder ajudar, ajudarei ...
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2011, 12:34
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
Cidade: Prudentópolis
País: Brasil

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#3 Mensagem por Ricardo Portela »

Primeiro eu gostaria de agradecer pela resposta, para pessoas como eu, pioneiro no aquarismo marinho na minha cidade, ficaria impossível montar meu reef sem a ajuda dos colegas.



Quanto a bomba eu concordo plenamente, eu notei que o consumo é bem elevado, só que eu não tinha idéia de como substituir o artefato, quais seriam as marcas mais indicadas, um bom volume de circulação, etc.

Quanto a câmara de reação, realmente é preciso melhorar muito o projeto, estou buscando respostas para isso, mas segundo os meus estudos a respeito dos skimmers ele será mais eficiente se for contra-corrente, os de injeção direta são mais simples ao meu ver mas menos eficientes do que os recirculantes.

O bubble plate é uma boa para diminuir a turbulência, mas tem o efeito indesejado de diminuir o número das bolhas durante a passagem pelos furos, mas as vezes um efeito compensa o outro obtendo um ganho de performace.

Estou cotando as bombas que vou utilizar, alguém tem mais alguma sugestão de bombas, para recalque, de circulação, o que vcs acham que eu posso utilizar?

Se alguém tiver algum site com mais informações sobre o dimensionamento de skimmers, bubble plate, por favor me indiquem.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#4 Mensagem por Marco Augusto »

O Coruja,
primeiro quero dizer que penso da mesma forma que voce apesar de nao ser engenheiro , sou analista de sistemas mas sou um pouco "chato" quando
falo de fazer qualquer equipamentos, e confessso que ja fiz varios deles , skimmer, chiller, reator de calcio, balling, entre outros,
gosto de estudar o equipamento e entender como e pra que serve realmente e confesso que o "skimmer" é muito mais simples do que imaginamos
descordo com Marcio em termos , o mais caro ou pelo menos o unico equipamento que deveria ser mais caro seria a bomba e no entanto pesquisando na internet
isso no Brasil, podemos ver que os precos de skimmers sao muito altos, e sem justificativa nenhuma, la fora o valor nao é absurdo como aqui no Brasil e nem
se trata de impostos somente , mas trata-se de alguns logistas oportunistas enfim nao vamos julgar essa questao,

voltando ao assunto DIY , ja fiz varios skimmers , com garrafas pet e com pedras porosas , ja fiz com tubos de pvc grandes , pequenos , ja modifiquei alguns comprados
ja estudei de tudo quanto é jeito alguns modelos e volto a dizer o skimmer chega a ser ridiculo o funcionamento , rsrsrs

se olharmos a natureza e observarmos as ondas quebrando na praia estamos nos deparando com um skimmer natural , ai te pergunto, as ondas sao medidas pra que a vazao seja correta? as ondas sao sempra iguais e com as mesmas intensidades? nao... de fato, mas é claro que alguem vai dizer, "ah mas é a natureza e nao podemos criar ondas no nosso aquario", concordo , mas pra que serve mesmo um skimmer ? pra tirar materia organica da agua de que forma mesmo? criando espumas? hmmmmm

é bem simples , claro que o aperfeicoamento te levara bem proximo do perfeito , mas confesso que meu skimmer que melhor funcionou em um aquario pequeno que tive
foi o de garrafa pet 2lts de guarana antartica, kkkkkkkkk e o pior , com uma bombinha de 500lts nacional , era recirculante e na verdade nao copiei de lugar algum
fiz num dia que estava inspirado pra fazer coisas feias e funcionais, rsrsrs

no momento estou com um skimmer de cano de pvc recirculante que eu fiz , e posso te dizer que o bichinho trabalha muito bem, "ah o que esse cara quer dizer? , que o dele é melhor do que os comprados? " nao! , quero dizer que por nossa culpa os importados ou mesmo nacionais sao caros , infelismente nem todo brasileiro tem habilidades com as maos pra produzir um skimmer DIY, mas deveriamos quem sabe dessa forma os valores baixariam,

so pra finalizar a questao, cotei precos de acrilicos e posso dizer que o unico motivo de um skimmer ser caro é por conta desse material que nao é tao barato assim,
mas que nao justificam os valores cobrados, temos aqui no forum um fabricante de skimmer que tambem deve pensar o mesmo que eu , e que vende os skimmers
muito eficientes por sinal , com valores bem baixos em relacao ao material utilizados...

enfim... boa sorte com o seu skimmer , nunca desista de criar algo assim , voce deu um show de informacoes agora é so colocar em pratica...

parabens
e boa sorte

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2011, 12:34
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
Cidade: Prudentópolis
País: Brasil

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#5 Mensagem por Ricardo Portela »

Agradeço muito o apoio, realmente o skimmer tem um princípio de funcionamento muiito simples e está entre as substituições DIY que eu vou fazer.

E aqui no forum todos os que respondem ao tópico estão ajudando de alguma forma, os que apoiam o projeto e me dão dicas e também os pessimistas que acabam dando boas dicas quando fazem uma crítica construtiva.

Peço que todos que possuam uma visão sobre isso postem sua opinião, se vc acha que vai dar certo ou não e me contem o porquê, eu vou realizar com certeza (estou apenas esperando sair o projeto da minha nova casa para poder dimensionar tudo com exatidão).

Estou em dúvida sobre o uso dos materiais, ao mesmo tempo que o galão é muiiiitiiissiimo prático para construir, mas é difícil para fazer uma limpeza, eu tenho um amigo que tem fábrica de conecções de PVC de alta bitola, eles tem processos de soldagem que eu tenho certeza tornar possível todo tipo de formato realizando a construção de um skimmer muito bem dimensionado, com aberturas para manutenção. (se bem que no caso do galão temos até a possibilidade de descartar e fazer outro levando até menos tempo do que uma boa limpeza).

Enfim, encarando a realidade, meu skimmer será fruto desta discussão, quanto mais elevado o nível, maior será sua eficiência. É claro que depois eu vou postar todo o projeto e os resultados (o que eu gostaria de ser o mais breve possível, mas infelizmente arquitetos possuem um tempo diferenciado dos outros seres humanos hehehehe).

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Em casa, quando aumentamos o reef (para 200x55x70) optamos por investir em substrato de qualidade e fiz o skimmer.

Utilizei galões de 10 litros de água mineral, vou ver se localizo as fotos dele, mas tocou o reef por quase 18 meses, só foi substituido porque conseguimos investir em um skimmer com menor consumo de energia.


Era feito com tres partes de galões, o primeiro (base) cortado no último anel antes do bico, o segundo, cortado no último anel antes da base, encaixado um sobre o outro formando uma altura melhor, e o terceiro galão, cortado ao meio, e cortado a ponta (gargalo) encaixado de ponta cabeça sobre o gargalo do segundo galão, formando o copo de coleta, para a limpeza, retirava do meio do skimmer para cima (para esvaziar o copo e para limpar).

Na parte de baixo - Base, usava nesse skimmer tres bombas, uma com maior pressão (sicce 4000), jogava a água do sump para cima , em uma espécie de bengala que elevava essa água depois descia entrando no skimmer por baixo, no caminho de descida, uma valvula em T com um pedaço de PVC prensado em bico e uma valvula que permitia a entrada de ar, formando uma espécie de valvula Becket, idéia retirada do site do Frederico Ramos, em seu DIY com detalhes.

Na base, coloquei uma saída de água, com um registro borboleta que controlava a saída e assim o nível de água dentro do skimmer.

Também na base, pela minha necessidade (já que iria tocar 1000 litros), coloquei duas bombas SB 2000 com impeller modificado para agulhas (impeller de agulhas da NY) retirando a água de dentro do skimmer, e jogando novamente por cima dentro do skimmer, porém, com injeção de ar.

Tirava bastante sujeira, sempre tive boa população de peixes e ele tocou tranquilamente.



Espero ter contribuido de alguma forma, sorte e sucesso em seus projetos.


Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#7 Mensagem por Marco Augusto »

É bem por ai Renato,
a questão da compra de um skimmer pronto justifica-se por questoes e de consumo de energia com certeza,
realmente a fabricacao de um skimmer bom nao é dificil , muito pelo contrario é bem tranquila, mas nem todo mundo
tem habilidades pra se construir um equipamento desses e tem a questao do consumo de energia que geralmente o mais
dificil é encontrar uma bomba com baixo consumo que de conta do trabalho,

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#8 Mensagem por Denis P Lima »

Amigo eu mesmo estro contruindo meu skimmer...Copiei as medidas do Skimmer Bubble King 180..Eu peguei Placas de policarbonato e curvei-as com um molde em forno a 160 graus, os suportes foram feitas de POLIACETAL, meu Bubble Plate, tem uma furação diferenciada, so falta as colagens, não recomendo a contrução por todos pois disponho de tornos, fresas e fornos.
O grande segredo dos skimmers está na bomba utilizada e principalmente....no ventury tem um modo de se obter máxima eficiência olhe o do bubble king e perceberá...Eu utilizo uma Sicce PSK 1000 otima bomba..
E ainda bem que ainda a pessoas como vc e os outros desenvolvedores de skimmers do brasil investindo em conhecimento e barateamento do equipamento!!
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 523
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:35
Apelido: RaikOu
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#9 Mensagem por Fernando Marcos »

Armaggeddon escreveu:Amigo eu mesmo estro contruindo meu skimmer...Copiei as medidas do Skimmer Bubble King 180..Eu peguei Placas de policarbonato e curvei-as com um molde em forno a 160 graus, os suportes foram feitas de POLIACETAL, meu Bubble Plate, tem uma furação diferenciada, so falta as colagens, não recomendo a contrução por todos pois disponho de tornos, fresas e fornos.
O grande segredo dos skimmers está na bomba utilizada e principalmente....no ventury tem um modo de se obter máxima eficiência olhe o do bubble king e perceberá...Eu utilizo uma Sicce PSK 1000 otima bomba..
E ainda bem que ainda a pessoas como vc e os outros desenvolvedores de skimmers do brasil investindo em conhecimento e barateamento do equipamento!!


Não é bem assim tambem, concordo em algumas partes, mas o skimmer é muito mais do que uma bomba, não adianta fazer uma camera de reação pequena e jogar uma bomba de grande vazão....
Em montagem....wait...wait...reef de 400L ...wait =D

SPS Shallow Rimless

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2011, 12:34
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
Cidade: Prudentópolis
País: Brasil

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#10 Mensagem por Ricardo Portela »

Fernando Marcos escreveu:
Armaggeddon escreveu:Amigo eu mesmo estro contruindo meu skimmer...Copiei as medidas do Skimmer Bubble King 180..Eu peguei Placas de policarbonato e curvei-as com um molde em forno a 160 graus, os suportes foram feitas de POLIACETAL, meu Bubble Plate, tem uma furação diferenciada, so falta as colagens, não recomendo a contrução por todos pois disponho de tornos, fresas e fornos.
O grande segredo dos skimmers está na bomba utilizada e principalmente....no ventury tem um modo de se obter máxima eficiência olhe o do bubble king e perceberá...Eu utilizo uma Sicce PSK 1000 otima bomba..
E ainda bem que ainda a pessoas como vc e os outros desenvolvedores de skimmers do brasil investindo em conhecimento e barateamento do equipamento!!


Não é bem assim tambem, concordo em algumas partes, mas o skimmer é muito mais do que uma bomba, não adianta fazer uma camera de reação pequena e jogar uma bomba de grande vazão....


Tem que atender aos princípios técnicos da desnatação, como eu acho que já disse, sou engenheiro de materiais e já trabalhei como projetista de máquinas e equipamentos, já projetei de elevadores de caminhão e até caldeiras de alta pressão. Quando eu me deparei com o skimmer não pude resistir a tentação de projetar, pela simplicidade construtiva.

Minha única dificuldade até então eram os parâmetros técnicos, pesquisando obtive as informações acima, com base nestes princípios e com um pouco de análise torna-se simples compreender a diferença entre os equipamentos oferecidos no mercado, adaptar a minha realidade e com um pouco de esforço mental até melhorar e tornar mais eficiente.

Minha maior dificuldade passou ser as bombas, como dimensionar sem experiência prática, somente é possível fazer algo realmente bom aliando o conhecimento técnico a experiência prática, e isso é o que me falta.

E é por isso que eu eu conto com os amigos do forum, criticas, sugestões, mais críticas, obrigado ao otimistas e pessimistas.

Não iniciei o projeto ainda pois estou vendendo a minha casa, peço aos que tem informações técnicas, tabelas, gráficos, etc que postem.

Obrigado a todos e vcs ainda vão ver um belo reef tocado pelo meu skimmer, vou disponibilizar todo o projeto.

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#11 Mensagem por alex braga »

Falando de bombas, uma ideia que me passou pela cabeça foi contruir um impeller de neodimio para as sb2000, mas é caro demais mandar produzir num formato especifico, o que se tem pronto nem é tao caro...
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2011, 12:34
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
Cidade: Prudentópolis
País: Brasil

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#12 Mensagem por Ricardo Portela »

Utilizar o magneto de algum outro motor brushless inrunner poderia funcionar, mas tem a questão do timming que poderia ser muito alto aumentando muito o consumo e o aquecimento.

Tem certos motores que possuem um elevado grau de eficiência e a relação peso potência é impressionante, eu possuo um que tem cerca de 200g e desenvolve 4hp a 25v, claro que não é para aquários e sim para automodelismo que é outro hobby que eu tenho.

Mas o que eu quero dizer é que existe muita margem para melhorar a eficiência das bombas, mas isto terá seu custo.

A princípio eu pensei em fazer o recalque com um motor desse estilo, faria uma adaptação em uma bomba externa, utlizaria um motor bemm menor é claro. mas pensando melhor não vale a pena, existem muitas questões e na realidade eu tenho que me preocupar muito mais com o aquecimento do aquário do que com o resfriamento.

Na região que eu moro dá para contar os dias mais quentes em que a temperatura chegou aos 30º, isso é raro e não acontece por muitos dias consecutivos.

Agora são incontáveis os dias que a temperatura não passa dos 18º, de maio a setembro é sempre assim, junho, julho e 2 semanas de agosto, amanhecer abaixo dos 8º e acima de 2º é relativamente quente.

Por isso estou fazendo minha luminária de LEDS com resfriamento misto a água doce e com ventiladores, são cerca de 250w que eu posso aproveitar no inverno.

Voltando ao skimmer, amigo Armaggeddon, também tenho certos equipamentos a minha disposição, além disso tem um amigo que possui uma fábrica de conecções de alta bitola em PVC que se ofereceu para fazer o skimmer. mas não é esta minha intenção, é provável que eu utlize algumas ferramentas e a experiência dos operários para fazer as partes móveis, como disse o amigo acima tenho que me preocupar com a limpeza tb. vamos ver

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2011, 12:34
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
Cidade: Prudentópolis
País: Brasil

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#13 Mensagem por Ricardo Portela »

[highlight=#ffffbf]"""Amigo eu mesmo estro contruindo meu skimmer...Copiei as medidas do Skimmer Bubble King 180..Eu peguei Placas de policarbonato e curvei-as com um molde em forno a 160 graus, os suportes foram feitas de POLIACETAL, meu Bubble Plate, tem uma furação diferenciada, so falta as colagens, não recomendo a contrução por todos pois disponho de tornos, fresas e fornos.
O grande segredo dos skimmers está na bomba utilizada e principalmente....no ventury tem um modo de se obter máxima eficiência olhe o do bubble king e perceberá...Eu utilizo uma Sicce PSK 1000 otima bomba..
E ainda bem que ainda a pessoas como vc e os outros desenvolvedores de skimmers do brasil investindo em conhecimento e barateamento do equipamento!!"""" by Armaggeddon[/highlight]

Amigo Armaggeddon, você poderia postar fotos da furação do seu Bubble Plate e do seu skimmer tb, bem como explicar o porquê da furação diferenciada.

Falo porque continuo a busca por parâmetros técnicos. Obrigado!!

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#14 Mensagem por José Manochio »

OCoruja, vou dar minha contribuição, veja se no video do meu projeto abaixo você consegue
tirar alguma ideia para aproveitar no seu.

Quantos litros tem seu sistema ??

Parabéns pela iniciativa.


[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=2w33HbYazVo&feature=player_embedded[/BBvideo]

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2011, 12:34
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
Cidade: Prudentópolis
País: Brasil

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#15 Mensagem por Ricardo Portela »

Manochio escreveu:OCoruja, vou dar minha contribuição, veja se no video do meu projeto abaixo você consegue
tirar alguma ideia para aproveitar no seu.

Quantos litros tem seu sistema ??

Parabéns pela iniciativa.


[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=2w33HbYazVo&feature=player_embedded[/BBvideo]



PARABÉNS, excelente projeto, muito bem feito em todos os quesitos, gostei da criatividade na utilização dos materiais.

Quero agradecer também pela contribuição, posso tirar boas idéias do seu skimmer e com certeza vou fazer isso.

Meu sistema terá cerca de 1000l, espero fazer meu equipamento com o mesmo cuidado e capricho que vc teve.

Mas eu ainda tenho uma dúvida muito grande:

Porque a maioria dos Skimmers são feitos com injeção direta, tanto os DIY quanto os comerciais? Por tudo o que eu já li a eficiência de um contra corrente seria muito maior, qual é a dificuldade de um contra corrente??

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#16 Mensagem por Marcio Gielfi »

OCoruja escreveu:Mas eu ainda tenho uma dúvida muito grande:

Porque a maioria dos Skimmers são feitos com injeção direta, tanto os DIY quanto os comerciais?


Basicamente porque o maior mercado de aquarismo do mundo ( o estado da California) sinalizou para os fabricantes que devido ao absurdo aumento do custo de energia elétrica a partir da crise de energia de 2001, eles estaria comprando apenas equipamentos de baixíssimo consumo de energia, com isso HQI´s foram deixadas de lado, inicialmente migrando para T5 e hoje para LED´s , os fabricantes de chiller tiveram que investir em melhorar o rendimento dos equipamentos, e os fabricantes de skimmer perceberam que eles não iriam comprar mais skimmers que usassem bombas gastadoras ... e partiram para desenvolver bombas extremamente eficientes na geração de bolhas e baixo consumo, com isso nasceu o bubble plate a a injeção direta por baixo do corpo.

OCoruja escreveu:Por tudo o que eu já li a eficiência de um contra corrente seria muito maior,


Não mais, a vantagem é que na época que houve um grande estudo sobre skimmers não existiam as bombas de baixa pressão com pinwheel. Se usava contra corrente para aumentar o tempo de contato da mistura água e ar, elas iam para baixo e depois subiam, reduzindo a pressão e velocidade de subida se comparado a colocar a injeção em alta pressão em baixo , onde a mistura subia muito rápido e com muita pressão, causando turbulencia no topo do skimmer, causando o colapso de muitas bolhas e perda de eficiencia.

Com o advento das bombas de baixa pressão, inicialmente com needle wheel e posteriormente com o pin wheel e posteriormente a chegada do bubble plate, se consegue o mesmo tempo de contato com menor pressão, o bubble plate além de reduzir a turbulência de entrada da mistura na câmara, permite aumentar a área de dispersão das bolhas, aumentando a área de contato sem precisar aumentar a altura do skimmer, já que a maior limitação de um skimmer, quando em fase de projeto, é a sua altura limitada. Com isso se alargaram a base dos skimmer e usaram cones na transição para o pescoço e ganharam enorme eficiência com baixo consumo de energia.

OCoruja escreveu:qual é a dificuldade de um contra corrente??


Turbulência que gera na câmara, reduzindo a eficiência e não poder tirar vantagem de uma base mais larga, já que em um contra corrente não tem como usar bubble plate. Logo, para aumentar a capacidade de um skimmer, voce só tem como recurso em um contra corrente, aumentar sua altura, não permitindo que o skimmer fique abaixo do aquário, necessitando de um outro local para a instalação do sump, e com isso se aumenta o custo de mover a água do sump para o aquário, algo que na Califórnia de hoje as pessoas estão evitando.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2011, 12:34
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
Cidade: Prudentópolis
País: Brasil

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#17 Mensagem por Ricardo Portela »

Excelente resposta, muito bem fundamentada, muito obrigado por esclarecer esta dúvida. icon_joia icon_joia

Mas vc sabem que a mente humana sempre está em busca de novos desafios, pode ser besteira o que eu vou falar agora mass:

Eu entendo muito pouco, mas os skimmers recirculantes possuem injeção contra corrente certo?

Os recirculantes geralmente são mais caros comparativamente, eles realmente são melhores?

Porque os recirculantes não possuem bubble plate? (essa pode ser que eu estou falando besteira)

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#18 Mensagem por Marcio Gielfi »

OCoruja escreveu:
Eu entendo muito pouco, mas os skimmers recirculantes possuem injeção contra corrente certo?


Sim, a injeção é contra corrente na maioria dos skimmers, mas a recirculação não é , a injeção é algo em torno de 1/3 do volume que voce recircula, logo não dá para dizer que o skimmer é puramente contra corrente pois parte da água injetada não desce, ela sobe, ela é empurrada direto para cima.


OCoruja escreveu: Os recirculantes geralmente são mais caros comparativamente, eles realmente são melhores?


São bem mais caros e não valem o que custam, na minha opinião, tanto que poucos são os fabricantes que mantém versões recirculantes, a tendencia que tenho visto é acabar os recirculantes, o ganho de eficiencia x o custo, sai mais barato e é mais eficiente voce comprar um skimmer de maior capacidade com injeção direta e vai render mais com consumo de energia menor e com uma bomba a menos para dar manutenção. A única exceção de me vem a cabeça é a Deltec, a nova linha TC / SC onde todos os skimmers são recirculantes e a reef octopus que mantem em linha uma série de skimmers recirculantes que já tem uns 4 anos do seu lançamento, ao passo que ela já lançou 3 linhas de injeção direta desde aquela época. Em parte o que os mantém em linha é que basicamente todo skimmer recirculante é também um skimmer externo, e todo skimmer externo também é um recirculante ( mesmo que o fabricante não faz o marketing disto). E tem gente que não tem como colocar o skimmer ou não quer colocar o skimmer dentro de um sump.

OCoruja escreveu: Porque os recirculantes não possuem bubble plate? (essa pode ser que eu estou falando besteira)


Pois o jato que recircula entra perpendicular ao eixo da camara já a meia altura do corpo do skimmer, se voce colocar um bubble plate ali voce mata a parte de baixo do skimmer e ele fica equivalendo a um skimmer só com a metade ou menos da altura, ou seja, ao invés de ter um ganho de eficiencia, voce tem uma enorme perda.


Acho que um bom exemplo que voce teria para entender o que acontece é ver um Reef Octopus Xp 2000 ( injeção direta) funcionando e depois ver um reef Octopus DNWB 150 funcionando.

Em termos de tamanho eles tem o mesmo diametro do corpo, o recirculante é um pouco mais alto mas o pescoço afina mais. Em termos de tamanho de aquário são recomendados para a mesma capacidade ( aquários até 680 litros), quem trocou o DNWB pelo XP diz que ná prática há um pequeno ganho de performance.

O XP usa uma bubble blaster, injeta cerca de 2000 litros de água e 1000 litros de ar e consome 18W
O DNWB usa uma OTP 2000, recircula uns 1000 litros de água e injeta 420 litros de ar. Além disto voce precisa injetar mais 500 litros de água usando preferencialmente outra bomba, a OTP sózinha consome 21W e ai tem mais o consumo da bomba injetora .

Imagine agora que seu aquário desça 500 litros de água hora, com o DNWB voce vai injetar os mesmos 500 litros hora e ele vai recircular lá dentro algumas vezes a água.

Com o XP o skimmer vai injetar 2000 litros, como só descem 500 litros por hora a bomba vai recircular a própria água que sai do skimmer e fica no reservatório do skimmer mais 3 vezes na mesma 1 hora de funcionamento, fazendo o mesmo papel que o recirculante faz só que usando a recirculação com a água da própria camara de reação.

Ou seja, ambos vão recircular a água, a diferença é que um vai usar a água de dentro da camara e o outro do compartimento do skimmer. Porque escolher o DNWB então ? Se voce não tiver sump ou não tiver espaço no sump, voce coloca ele externo, com o XP obrigatoriamente voce tem que colocar dentro do SUMP.

Em termos de preço, o DNWB é até um pouco mais barato, só que a bomba OTP tem 1 ano de garantia e a bubble blaster tem 3 anos ... acabam vendendo bem mais XP do que DNWB pelo menos no mercado americano.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2011, 12:34
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
Cidade: Prudentópolis
País: Brasil

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#19 Mensagem por Ricardo Portela »

Cara como é bom tirar dúvidas com alguém que entende muito do assunto, parabéns pelas respostas, claras, objetivas e demonstram conhecimento.

Era este tipo de respostas que eu estava buscando, eu estava louco para iniciar os desenhos mas não podia fazer sem retirar esta dúvidas, o "porquê" acaba comigo e eu não sei pensar sem ter parâmetros para seguir.

Meu aquário vai ter uns 1000l brutos, com corais e peixes, quero ter a possibilidade de colocar qualquer tipo de animal no display :shock: . (tá, de animais relacionados ao reef :-D )

Não querendo ser chato, mas tem alguma dica prática para eu atentar no meu projeto? Tipo "se a saída de água estivesse mais ali seria melhor", meu bublle plate tem 35 furos com 39 ele funcionaria melhor... etc, tipo dicas prática para quem nunca viu um skimmer mas quer projetar um com excelência.

Obrigado a todos

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: SKIMMER DIY, PARÂMETROS TÉCNICOS PARA PROJETOS (DIMENSIO

#20 Mensagem por Marcio Gielfi »

OCoruja escreveu:
Não querendo ser chato, mas tem alguma dica prática para eu atentar no meu projeto? Tipo "se a saída de água estivesse mais ali seria melhor", meu bublle plate tem 35 furos com 39 ele funcionaria melhor... etc, tipo dicas prática para quem nunca viu um skimmer mas quer projetar um com excelência.

Obrigado a todos


A saída de água deve ser a mais baixa possível pela lateral.

Usar bubble plate com furos cônicos, a dremel tem uma ponteira que facilita a execução ( vide tópico skimmer do Tavares, postei lá)
O Bubble plate deve oferecer a menor resistência possível, para tanto, faça tantos furos quanto possível sem comprometer estruturalmente a peça e faça ele com diametro de pelo menos 2/3 do diametro da camara.

A transição camara de reação e pescoço do copo coletor deve ser a mais suave possível, use um cone para tal transição.

Se for usar mais de uma bomba, não alinhe os 2 ou mais tubos de alimentação da mistura água/ar para que um não gera uma contra pressão no outro, coloque eles desalinhados e de forma que o fluxo dentro do bubble plate girem na mesma direção.

Um skimmer para 1000 litros sem restrição do tipo de corais voce pode pensar em um skimmer com pelo menos 28 cm de diametro e altura entre camara e pescoço de pelo menos 60 cm.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”