Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Este reator foi mais projeto que achei na web, e achei mudo muito interessante por ser um equipamento com 2 câmaras ,na qual o projetista diz que quando os elementos se misturam existe a tendência de aumentar o ph, então a segunda câmara faz esta parte de não deixar o ph subir , se isso acontece não se , mas uma coisa é certo geralmente em reatores com câmara simples saem bolhas de gás carbônico na saída , já com este projeto o aproveitamento do gás é total . Neste projeto o fundamental era que fosse utilizado o acrílico como todos que são vendido , mas ai o custo elevaria e não compensaria a sua montagem ,o autor do projeto utilizou potes de topower que ficaria bem mais barta a montagem mas também pouco robusta . Então aproveitando o mesmo projeto e modificando os materiais ,resolvi usar potes de cereais de plástico reforçado da Marplast que encontrei os tamanhos ideais para este projeto no Carrefour pagando R$ 14,00 cada ,então a lista fica: 4 potes plástico de cereais, 2 maires e 2 menores 1 pedaço de acrílico de 20x28 cmm 3mm espessura será a base 2 eletrodos para soldar aço inox depois de descascados espessura de 5/32” 4 parafusos de 5/32” com porcas e arruelas em aço inox 316 4 arruelas de borracha sem furo ( fabricar com vazador de 20 mm) 1 mt mangueira plástica de ¼ 2 mt mangueira de ar para aquário 5 t`s para manguera de aquário 4 anel de borracha da vedação da bombinha do tanque d’água do brucutu do carro encontrado em auto peças 1 bomba de circulação da boyu 1 torneira de plástico 1/2” 1 bucha de redução de 3/4”para ½” 4 anel oring de borracha ( a medida será por comparação com a da tampa do pote ) Cola de silicone e cola araudite
Primeiro com um canivete cortamos 3 t’s , o primeiro deixamos um segmento reto , os outros separamos em três partes , serem usados para entrada e saída de água do sistema
Furamos os potes com uma broca na mesma medida que o T que acabamos de cortar, para entender melhor sobre a furação leia todo o tópico porque não consegui uma boa seqüência de fotos. Misture um pouquinho de araldite e colamos o primeiro T cortado até a metade no primeiro pote maior que será a primeira câmara de passagem, o furo está uns 6cm abaixo da boca.
Na figura abaixo mostra o esquema com todos os furos que devemos fazer Obs: temos que tomar cuidado com este procedimento, porque o tipo de plástico deste pote pode rachar fácil se mal manuseando
Depois dos furos das mangueiras feito vamos colar a tampa no fundo do dois potes menores , como observaram na figura 1 os potes ficaram com a tampa voltada para baixo. Vamos verificar a granulagem da mídia a ser usada para furar as tampas já coladas , estes servirão de passagem de água de uma câmara para outra.
Faremos uma quantidade razoável de furos mas cuidado para não ficar muito perto um do outro para não enfraquecer o pote ou soltar a cola , eu colei com silicone , mas o ideal é colar com araldite e fazer a vedação com silicone.
Estou fazendo a vedação final , mas você podem verificar na foto que atrás do pote tem uma nata de cola de silicone , que souto foi quando estava furando os furos da peneira . Daí surjiu a idéia de usar a araldite que é uma cola mais resistente deixando a silicone apenas como vedação final .
Para construir os tirantes que fixaram os potes , tirar a casca do eletrodo de solda com a ajuda de um serralheiro cortar as cabeças dos parafusos e soldá-los um a cada extremidade do eletrodo, verificar antes o tamanho para não ficar muito grande ou pequeno. Na foto abaixo está a aparência final da ponta do tirante.
Pegamos as 4 arruelas de borracha e fazemos um pequeno furo com o estilete o qual servirá de vedação na fixação do comjunto.
Pegamos a chapa de acrílico e medimos a largura e comprimento do conjunto não esquecendo também do espaço da bomba de circulação,para ficar um conjunto mais robusto deixe o mínimo possível de espaço . Reservar um pedaço de acrílico no tamanho da largura da base x uns 3 cm , que servirá para unir e fixar as colunas na parte superior do conjunto
Com base pronta,vamos confeccionar os pés que servirá de apoio e anti-vibração e ruído do conjunto , eu usei espuma de calafetar tubulação de grande porte mas também pode ser usado EVA aquele material igual a de chinelos .
Cortamos 4 pedacinhos e colamos um em cada ponta da base, e começamos a montar os tirantes usando as arruelas de borracha a de inox e porca , esta será a parte do fundo da base
Virando a base na posição, começamos a montagem inserindo os dois anéis de vedação ( aquele da bombinha de brukutu )
Agora vem as tampas das câmara pequenas, montar nestas tampas o anel oring adicional que será um pouco mais grosso que o original que vem na tampa , estes fará a vedação do sistema quando quando for trocada a mídia
Os dois anéis encaixados mais o original mais o adicional, este anel adicional também terá que ser montado nas tampas coladas no fundo dos potes pequenos.
Na figura 3 temos uma vista explodida da sequencia de montagem e todas as peças do equipamento.
As duas câmara baixas montadas
As câmara superior já no local os bicos das mangueiras de entrada e saída já coladas aos potes,que eram os t`s cortados em 3 partes, também a bucha de redução colada no pote onde será a câmara de entrada nele iremos rosquear a torneira
A bomba de circulação que comprei , veio com duas voluta, sendo uma delas com 2 saídas , como não iremos utilizá-la cortaremos alguns anéis , que servirão para vestir a mangueira de 1/2” bem na saída da torneira, isso impedirá que a mangueira amasse na curva impedindo a recirculação.
Colocando os anéis na mangueira
Depois de encaixado no bico da torneira fica assim, uma fita auto travante vai ajudar a manter a curva para ficar mais estético a montagem.
Depois de montado é interessante fazer um teste de vedação para garantir a eficiência do conjunto.
A aparência final
Agora é só desmontar as câmara maiores para colocar a mídia
Vai dar um pouco de trabalho , até mesmo derrubar um pouco de mídia mas garanto que fica muito bom, outra observação é na ora de apertar as porcas do tirante ,deixe a porca do fundo sem aprecer a ponta do tirante , e de o aperto final pela porca de cima tomando o cuidado para não apertar demais e rachar os potes , pois o tipo do plástico é quebradiço .
Aqui está instalado ele funcionando desde janeiro e nas medições de cálcio que andei fazendo sempre deu 450 ppm com injeção de gás carbônico na medida de 1 bolha por 5 segundos
Mais uma coisa interessante é a entrada de água do reator , instalei uma torneira na saída da bomba principal , assim sendo temos uma parcela pequena da água que vai para o display alimentando o reator eliminando mais uma bomba de alimentação.
Custo aproximado do sistema sem o sistema de Co2 R$ 300,00
Espero mais uma vez ter colaborado com os colegas do fórum e qualquer duvida podem postarem .
O Amor se resume em duas palavras ( Beleza ) e ( Paciência ) Se der certo, Beleza... Se não, Paciência...!!!!!
é realmente o acrílico é muito caro , e eu vi que nestes potes estaria uma resistência tão boa quanto o acrílico para o devido fim ,quanto a estética , vai ficar escondido mesmo !!!!
O Amor se resume em duas palavras ( Beleza ) e ( Paciência ) Se der certo, Beleza... Se não, Paciência...!!!!!
prabens pelo progeto sou novato e queria saber isso e a mesma coisa que reatorde kalk para faser a reposiçao de agua como fasso nao precisa add sal simtetico?
Boa Noite Gabriel Sim esse reator pelo que eu sei faz quase a mesma função que a reposição de Kalk , apesar de não conhecer bem esse suplemento , e a agua utilizada nesse reator é uma pequena parcela que é retirada da bomba de recalque principal não tendo a necessidade de repor sal .
O Amor se resume em duas palavras ( Beleza ) e ( Paciência ) Se der certo, Beleza... Se não, Paciência...!!!!!
Olá Edson!!! Estou fazendo um projeto de um reef de 1,20 X 0,50 X0,60 ( C X A X L) 360 litros brutos, mas primeiro estou estudando bem a respeito do hobby. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo, e dizer que por varias vezes pensei em desistir do projeto, mas é por causa de pessoas como você que ainda continuo firme e forte para continuar, mais uma solução barata e eficaz de uma pessoa que se mobiliza para postar aqui neste forum projetos que deem uma solução fácil e barata para que pessoas como eu e muitos que gostariam de entrar no hobby e não entram por falta de dispormos grandes quantidades de dinheiro para investir e com isso não afugentar os interessados do hobby. Tai pessoal um exemplo de que nem sempre é preciso gastar fortunas para se ter o mesmo resultado. E te garanto edson tem muitos por ai que quando comentam a respeito de algum equipamento falam muito sobre o acabamento, acabamento para que? se cerca de 90% dos sumps que vi por ai é escondido debaixo ou atras do aquario,rsrsrs. Cara valeu e obrigado por dispor no forum este projeto e com isso fazer com que muitos de nos não precisem ficar sujeitos a pagar fortunas por equipamentos que vão dar o mesmo resultado. Abraço!!!
Tenta sim ,não é tão difícil e se você inverter as tampas fica esteticamente mais feio , mas fica um conjunto mais resistente e fácil para manutenção da Mídia .
Qualquer duvida é só postar ou manda uma pm
O Amor se resume em duas palavras ( Beleza ) e ( Paciência ) Se der certo, Beleza... Se não, Paciência...!!!!!