🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Qualidade do aquarismo vs fóruns

Bate Papo
Responder
Mensagem
Autor
Daniel San
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 26 Jan 2013, 12:29
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Cidade: São Paulo
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Qualidade do aquarismo vs fóruns

#1 Mensagem por Daniel San »

De poucos anos pra cá é indiscutível que os fóruns nacionais dedicados ao aquarismo, que cresceram muito na última década, estão cada vez menos frequentados.
Recentemente um dos grandes fóruns nacional voltado ao aquarismo marinho mudou o seu domínio de internet e todo o acervo registrado, que servia como base de apoio para muitos aquaristas, foi perdido.
Um outro fórum também muito conhecido, embora este não seja muito voltado ao aquarismo marinho, está fora do ar por tempo indeterminado.
Atualmente eu não acompanho e nem participo mais das conversas do Brasil Reef como antigamente, por falta de tempo e mais um monte de motivos, mas notei que as postagens diminuíram muito ultimamente, sem contar que muitos aquaristas que considero experientes também não participam mais ativamente dos fóruns em geral. Acredito que parte disso se dá por falta de tempo também, sem mencionar que nos últimos anos devido à crise muitos aquaristas desmontaram seus aquários.
Outro fator que pode ser considerado é o crescimento do número de grupos de whatsapp, facebook, canais do youtube entre outras redes sociais.

Muito do que sei sobre aquarismo aprendi acompanhando os fóruns e em conversas com aquaristas que conheci ao longo dos anos através dos próprios fóruns, e sempre quando tinha dúvidas havia todo o acervo dos fóruns a disposição para consulta.
Os fóruns são praticamente uma biblioteca on-line, excelente para quem sabe filtrar as informações e a sua procedência.

Mas com todas as opções disponíveis atualmente, que nem de longe têm a mesma importância, relevância e funcionalidade dos atuais fóruns, e que ainda assim atraem muitos iniciantes, como será o futuro para os fóruns voltados para o aquarismo?
E o nível dos futuros aquaristas que optam por se informar em redes sociais, que muitas vezes são "estreladas" por aquaristas que divulgam informações tendenciosas com intuito de divulgar uma marca/produto?

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#2 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Também gostaria de saber onde foram parar as discussões sobre aquarismo...
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

O futuro é esse monte de vídeos e canais que vem sendo criados e que inventam inúmeras besteiras.

Só como exemplo:
Estes dias atrás num vídeo (não sei de qual canal) um cara fala pra colocar o sal no substrato e depois ir enchendo de água... Sabemos que isso pode acarretar no desequilíbrio iônico e consequentemente afetar Ca/kH/Mg...

Em outro canal mandam colocar camarão por baixo de substrato para acelerar a ciclagem... Não comentou ao certo como fazer e teve gente fazendo camada de 2cm de camarão por baixo de todo substrato...

Sempre que possível acesso aqui para ajudar, mas decaiu demais....
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#4 Mensagem por Nixon Cabeceira »

A vantagem do fórum é o acervo para pesquisa.
Os aquaristas novos não me parecem suficientemente preparados para fazer nem uma pesquisa simples a respeito de qualquer coisa que seja!
Tudo tem que ser rápido e ligeiro!
As discussões via Facebbok/youtube e whats perdem o foco quase que instantaneamente.

abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Salve,

De certa forma, sabíamos que isto poderia acontecer. A tendência do imediatismo e do efêmero é muito forte.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#6 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Prezados,

No fórum sou novato, mas acredito ser indiscutível seu valor. Sou preocupado em prosperar informação de qualidade e por isso periodicamente tento publicar as melhores informações que posso em meu canal no Youtube.

Acredito muito neste fórum, as informações aqui postadas são valiosas, com grande disponibilidade para pesquisas (até mesmo no Google), mas tenho tentado entrar e incentivar discussões com alguma dificuldade, não tenho encontrado muita audiência para tal...

Vejam esses dois tópicos postados:

viewtopic.php?f=23&t=48545

viewtopic.php?f=103&t=48599

Deu um trabalho danado para criar, a pesquisa feita para os mesmos foi deveras longa, sem muito efeito. Não sei se são questões menores que não despertaram interesse de muitos, mas interessantemente são assuntos que no meu caso já incentivaram muitas horas de estudo.

Enfim, nos grupos de facebook e whatsupp a discussão rende muito, mas sinto que há muita conversa sobre assuntos bastante superficiais, muitas vezes contaminada com alguma desinformação.

Mas não perco meu apego pelos fóruns, nem pelos livros...

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#7 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Youtube, Instagram, Facebook fornecem informação " pasteurizada"... retiram a gordura para ser melhor digerido... mentes preguiçosas adoram e dão likes.

Likes que rende dinheiro dependendo da quantidade!

Recentemente assisti a um vídeo de 04 minutos sobre a 2@guerra mundial, o cidadão fez um resumo tosco de mais de dez anos de guerra em 04 minutos.

Minha crítica ao vídeo foi mal vista... enfim, não foi uma crítica pasteurizada.

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#8 Mensagem por Matias Gomes »

o que ninguem tira de um forum é a facilidade em pesquisar um tema e toda a discussão desse tema estar disponivel para a leitura imediata, grupos de whats e face não tem como fazer isso, o nosso forum nunca esteve com tantos pedidos de registro como está agora, uma media de 5 pessoas por dia se cadastrando para participar, vc foi claro na sua postagem, uma grande maioria desmontou o reef devido a crise,(meu caso) e uma grana maioria perdeu o interesse tb aliado a falta de tempo, mas plagiando o filme, se responder e participar eles vem rssssssssssss icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#9 Mensagem por Matias Gomes »

hoje é 90% no celular, preciso até mudar a plataforma do forum, mas o custo de 2000,00 não está deixando rssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#10 Mensagem por Nixon Cabeceira »

É isso ai Mathias!

Qualquer dia desses quero ir ai fazer uma pescaria.

O mecanismo de pesquisa é que teria que melhorar e minha opinião.

Todo fórum que conheço tem alguma deficiência no mecanismo de pesquisa.

abs.

Crisis? what crisis? rssssss icon_rotfl2
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Isso é tendencia mundial ... dificil remar contra a mare

Ate mesmo lojas fisicas tendem a diminuir pois o comercio via internet é forte.

Sinceramente vejo uma regressao na qualidade.

Youtube, blogs, etc... sao monologos onde se impoe o que se acha verdade sem debate. Tem alguns que compram livros e com pouco tempo de aquarismo se acham expert nos assuntos e ai vai chuva de baboseira... mas fazer o que é tendencia.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#12 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Matias Gomes escreveu:hoje é 90% no celular, preciso até mudar a plataforma do forum, mas o custo de 2000,00 não está deixando rssss


Pois é a questão do celular em plataforma móvel ajudaria demais. Tipo o R2R fez...

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#13 Mensagem por Andrés Segal »

Matias Gomes escreveu:hoje é 90% no celular, preciso até mudar a plataforma do forum, mas o custo de 2000,00 não está deixando rssss

Mas qualquer um quem queira acessar pelo smartfone/celular é só usar o TAPTALK , uso direto e acesso todo o forum sem problemas.
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#14 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Andrés Segal escreveu:
Matias Gomes escreveu:hoje é 90% no celular, preciso até mudar a plataforma do forum, mas o custo de 2000,00 não está deixando rssss

Mas qualquer um quem queira acessar pelo smartfone/celular é só usar o TAPTALK , uso direto e acesso todo o forum sem problemas.


No iphone achei o TapTalk.io e Tapatalk, deve ser o último né? Já instalei aqui! Excelente.

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Qualidade do aquarismo vs fóruns

#15 Mensagem por Marcelo E Novais »

É meus amigos é complicado.......
Fato é que os foruns foram responsaveis por um enorme crescimento e evolução do aquarismo, e com todo esse imediatismo das redes sociais é impossivel se criar uma discussão sadia, com embasamento e que faça com que o hobby evolua, são muitos ``donos da verdade´´ que carregam centenas de cabeças vazias, simplesmente pelo fato de falarem aquilo que esses cabeças vazias querem ouvir
Não existe questionamentos, não existe conflitos de ideias e não consigo enxergar uma evolução, que não seja unica e exclusiva por meio de equipamentos que prometem milagres
Mas o mais importante é que o acervo que os foruns possuem são infinitamente melhores que qualquer rede social atual, e particularmete toda vez que me encontro em apuros ou posso ajudar alguma cabeça vazia recorro ou recomendo utilizarem os foruns, nem que seja como base de pesquisa, pq sei que nós mesmo usuarios nos desligamos muito dos foruns para dar uma ajuda imediata, mas mesmo como base de pesquisa existe o outro lado que é a maldita preguiça desses cabeças vazias em ler, então preferem os youtubers, que muita das vezes sairam ou passaram por aqui nos foruns
Mas de uma coisa eu tenho certeza, é muito conteudo grotesco nessas redes sociais , salvo alguns, mas na grande maioria são caçadores de likes

Responder

Voltar para “CHAT”