🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

algo que me incomoda na comunidade de aquarismo

Bate Papo
Responder
Mensagem
Autor
Alu Viana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Mar 2018, 02:10
Apelido: Alu
Data de Nascimento: 02 Mar 1999
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

algo que me incomoda na comunidade de aquarismo

#1 Mensagem por Alu Viana »

Oi gente, tudo bem?
Bom, eu sou meio chatinhx com isso mas, eu acho muito estranho como grande parte dos aquaristas, principalmente aqueles que possuem canais no youtube, mostram videos e fotos de seus bichinhos quando estes morrem. Quero dizer, imagens do bichinho já morto. Eu posso, talvez, ser um pouco sensível, mas ainda acho estranho, pois geralmente com outros animais mais convencionais (gatos, cachorros, etc) não se costuma fazer uso dessa prática...
Entendo que quando o animal está doente, mostrar os sintomas da doença pode ajudar outras pessoas e seus queridinhos, mas mostrar os bichinhos mortos acho um pouco demais no quesito de simpatia e empatia..
O que vocês acham? Concordam, discordam...?
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: algo que me incomoda na comunidade de aquarismo

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Alu,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos,

Alu Viana escreveu:Entendo que quando o animal está doente, mostrar os sintomas da doença pode ajudar outras pessoas e seus queridinhos


Eu entendo que mostrar os animais mortos, é uma pratica de sensibilizar sobre os limites do bom manejo e zelo pelos animais, pois existem muitos aquaristas que depois que fecham a porta de casa, se debruçam sobre seus aquários e se tornam senhores do destino, esquecendo conceitos de Ética.

E concordo com seu comentário de que mostrar os sintomas, pode ajudar muito.

Talvez alguns não o façam por nem conseguirem se lembrar disto, estarem muito aflitos ou entristecidos, outros talvez pela tentativa de manter uma certa reputação ("isso não acontece comigo!").

Só uma opinião.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Alu Viana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Mar 2018, 02:10
Apelido: Alu
Data de Nascimento: 02 Mar 1999
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: algo que me incomoda na comunidade de aquarismo

#3 Mensagem por Alu Viana »

Mauro Becker escreveu:Alu,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos,

Alu Viana escreveu:Entendo que quando o animal está doente, mostrar os sintomas da doença pode ajudar outras pessoas e seus queridinhos


Eu entendo que mostrar os animais mortos, é uma pratica de sensibilizar sobre os limites do bom manejo e zelo pelos animais, pois existem muitos aquaristas que depois que fecham a porta de casa, se debruçam sobre seus aquários e se tornam senhores do destino, esquecendo conceitos de Ética.

E concordo com seu comentário de que mostrar os sintomas, pode ajudar muito.

Talvez alguns não o façam por nem conseguirem se lembrar disto, estarem muito aflitos ou entristecidos, outros talvez pela tentativa de manter uma certa reputação ("isso não acontece comigo!").

Só uma opinião.



Sim, entendo que esse pode ser o intuito, mas acredito que há outras maneiras de sensibilizar as pessoas sobre isso sem ter que mostrar os animais depois de mortos. Pessoalmente acho ser inclusive um pouco insensível, como se o animal fosse apenas algo visual, então mostrá-lo com o sem vida - tanto faz.
Falar sobre morte ainda é muito tabu, e eu espero que um dia não seja. Principalmente dentro de uma comunidade com um hobby que involve outros seres vivos (e ainda por cima, com sistemas nervosos), por que a morte é inevítável, ela vem sem avisos, e cabe a nós não facilitar pra ela, rs. O que quero dizer é, devemos sim falar sobre o assunto, expor erros, mostrar para os outros, etc, mas imagino que há maneiras mais sensíveis de abordar esse tópico que é tão delicado.
Sem falar que exposição à imagens de cadáveres pode ser um pouco desconfortável para alguns, como é para mim. Às vezes procuro ver um video e entender por que um peixe morreu, para eu aprender se posso colocar alguma nova prática em ação, e de repente vejo o próprio peixe (que éra de outra pessoa) morto na minha tela.. eu tenho uma empatia muito forte por animais, então por causa desse desconforto eu procuro entender - ou pelo menos ouvir - a opinião dos outros, então, obrigado por compartilhar a sua!!
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn

Responder

Voltar para “CHAT”