🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário do Zero

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
letecastro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2020, 15:09
Apelido: Leandro
Data de Nascimento: 04 Ago 1982
Cidade: Ponte Nova
País: Brasil

Aquário do Zero

#1 Mensagem por letecastro »

Pessoal, boa noite!

Eu estou para montar um aquário de água doce do zero, não tenho nenhuma experiência, exceto pelo que já vi em vídeos, fóruns etc. Meu orçamento também é curto, queria economizar o máximo possível, friso, dentro do que for possível, sem prejudicar os animais que vou colocar no aquário.

Meu aquário vai ter 80 x 35 x 40 (+- 110 litros), queria ouvir a opinião de vocês, que já tem alguma experiência, a respeito de tudo: milimetragem do vidro, da necessidade de travas, do móvel que sustentará o aquário, do local dos furos para descida e subida de água, do calibre dos tubos, da bomba de recalque, da oxigenação da água, do sistema de filtragem, da potência do aquecedor, enfim, toda opinião é bem-vinda.

A princípio, estou pensando no seguinte:

- dimensões do aquário 80 (comprimento) x 35 (largura) x 40 (altura);
- 8 mm de espessura;
- sem travas. O vidraceiro que vai confeccionar o aquário sugeriu que eu coloque cantoneiras em "L" em cada quina do aquário (8 no total), mas eu acho que vai prejudicar o visual.
- sump caseiro com duas caixas plásticas sobrepostas de 26 litros cada (imagens anexas), mas manteria um volume de 30 a 40 litros no máximo;
- a bomba de recalque eu pensei em uma de 1000 L/h, no máximo;
- aquecedor com termostato de 100w (eu já comprei, inicialmente pensei em um aquário menor, se fosse hoje compraria um mais potente). Estou em MG, não é tão quente e nem tão frio...
- sobre a subida e descida de água, pensei em dois furos no tampo traseiro do aquário, um em cada extremidade (direita e esquerda), queria um display o mais limpo possível, sem mangueiras passando por cima do vidro, e também não me agrada muito a ideia de botas. Pensei em tubos de 1/2 polegada, tanto pra subida quando para descida, estaria bom?
- o móvel, eu também já comprei um pela internet, ainda não chegou, ele é comum, de MDF, com 3 portas, 119 cm de comprimento x 41 cm de largura x 77 cm de altura, mas pretendo reforçar ele com uma estrutura de metal por dentro ou, pelo menos, colocar uma ou duas colunas de madeira no centro dele, por dentro, pegando do tampo até o chão (o movel tem um assoalho por dentro, eu faria um furo para que as colunas de madeira ou a estrutura metálica tocasse diretamente o chão).
- seria necessário um compressor de ar para oxigenar a água?
- quanto ao resfriamento (para o verão), me mudei para um novo apartamento, num local um pouco mais frio, e não sei como ficará a temperatura, mas de qualquer forma pensei em 2 coolers de 120 mm, caso faça muito calor.
- Iluminação ainda não pensei, mas vou adquirir uma de led em breve
- é muito necessário um filtro de luz U.V.?
- quanto à filtragem, pensei em perlon, cerâmica, carvão e umas pedras tipo zanzibar. Ouvi falar de uns polimeros...é util?
- substrato, pensei em areia comum, nada de substrato fertil, mas tinha a intenção de umas plantas naturais...é possível ter plantas simples com areia apenas?
- fauna também ainda não pensei, mas queria o mais básico possível...me agradaram os peixes de P.H. quase neutro, tipo 6.8 a 7.2...eu tenho dois betas em um aquário pequeno, gosto dos neons, tetras, botias...

Qualquer outra sugestão é bem-vinda!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”