🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

O início de uma grande jornada

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Giulia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2020, 16:57
Apelido: Giulia
Data de Nascimento: 14 Mai 1997
Cidade: Macaé
País: Brasil

O início de uma grande jornada

#1 Mensagem por Giulia »

[font=Verdana]Bom dia, Boa tarde, Boa noite,
Meu nome é Giulia, venho aqui pedir ajuda de você, mestres do aquarismo, para me ajudar a montar o meu futuro aquário!

Eu sempre fui apaixonada por aquário, passava horas em lojas de aquarismo observando as vitrines, mas nunca tive nenhum aquário por n motivos.

Desde 2010, venho pesquisando lentamente sobre o assunto, mas ainda me considero uma completa noob quando o assunto é aquarismo.

Hoje tomo meu primeiro passo ao rumo do meu primeiro aquário.

Esse ano pretendo planejar a construção do meu aquário e juntar dinheiro para comprar os itens necessários afinal, como diz Nathalia Arcuri quem tem dinheiro tem o poder da barganha. Então já que não somos filhos de rico bora pra batalha.

Atualmente moro no RJ, e no meio desse ano irei me mudar para MG, onde terei um canto para chamar de meu. Esse canto (=quarto), de tristes 7m², em um prédio de alvenaria estrutural, mas cheios de possibilidades, está totalmente cru, portanto terei que mobília-lo, com coisas óbvias de quarto, como: cama, guarda roupa, criado-mudo e escrivaninha. Mas esse mesmo quarto pretendo montar na escrivaninha uma estrutura para comportar um aquário, que pelas minhas leituras dizem que deve ser de no mínimo de 50L para um iniciante (por mim seria bem maior).

reduzida.jpg


Link para foto no Google Fotos: https://photos.google.com/share/AF1QipMu1HPwVPhNdccC5WMUtI8ZKPrewzDDlCinyzZFNzqGDxKw73AwjYDNCWGCWI1vXQ?key=VXcxU083M01wX2hkeDg5cDVXbGYyeng0UHd3Ym1n

Fiz esse desenho de próprio punho [s]totalmente desporcional eu sei[/s], para ter uma ideia de como ficará o quarto, onde todas as minhas necessidades de quarto sejam atendidas e ainda sim caber um aquário nele (infelizmente não há outro local na casa onde que possa ser montado o aquário).

A minha ideia é fazer uma mesa planejada em MDF (não sei a espessura) única de um canto ao outro do quarto, sendo que no lado direito ficará o aquário. Essa mesa teria no total de 2,40m por 0,50m de profundidade. E a porção direita da mesa, entre a janela e parede seriam destinadas ao aquário, isso dá cerca de 60cm entre o batente da janela da parede, e nessas mesmas medidas na parte inferior teria um armário, tomando toda a altura da mesa, e com 60cm de comprimento e 50 de profundidade. Acredito que com esse armário dará uma melhor sustentação ao peso do aquário. O que vocês acham? Essa estrutura é adequada ? O que vocês me indicam para fazer esse móvel? Tenho medo de construir o móvel e ao longo dos anos ela ir envergando, ou até mesmo tombando. Isso é uma grande preocupação minha, pois afeta a minha segurança e a dos habitantes do aquário.

Para além disso, tenho a intenção de ter um aquário com a litragem maior que 50L (se for possível), pois acredito que nesse espaço sobre a mesa caiba sem grandes problemas um aquário de dimensões 45cm(A)x50cm(L)x45cm(P), o que totaliza uns 100L. Talvez construir um Sump (eu não tenho a menor ideia de como fazer) dentro do armário também seja uma boa jogada para aumentar a litragem do aquário. Mas não sei como prosseguir.

Ô mestres do aquarismo me ajudem, com a opinião de vocês indicações de tópicos para leitura, estou aberta as possibilidades.
Beijos da
Noob Giulia.[/font]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Giulia em 06 Mar 2020, 20:33, em um total de 1 vez.

Giulia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2020, 16:57
Apelido: Giulia
Data de Nascimento: 14 Mai 1997
Cidade: Macaé
País: Brasil

Re: O início de uma grande jornada

#2 Mensagem por Giulia »

** Atualização **
Baixei um aplicativo chamado "Guarda-Roupa 3D" (Link para download: Android ), como o próprio nome diz ele simula a construção de um guarda roupa, esse app possui algumas funcionalidades interessantes apesar de limitantes em alguns aspectos mas quebrou um galho. Utilizei ele pra ter uma ideia do espaço interno do armário inferior ao aquário. Então após recriar as medidas necessárias para o armário, fiz o download da imagem, e utilizei um editor de imagem para fazer as montagens. Ficando da seguinte maneira:

(Imagens em melhor qualidade acesse AQUI)

Na imagem abaixo podemos ver a localização do aquário a direita da janela, e a continuidade do tampo do aquário para tornar a minha escrivaninha.
1_red.jpg


E nessa imagem temos uma provável separação dentro do armário.
4_red.jpg


E tendo como base as medidas mencionadas na imagem anterior, imaginei organizar da seguinte forma, algumas coisas que gostaria de ter dentro desse móvel (SUMP, Painel controlador, alguns materiais de limpeza do aquário, Rações, Testes, etc). Não sei ao certo quanto ao nobreak, como faria para fazer a integração com o painel para manter os itens de emergência ligados.
3_red.jpg


O que você acham desse meu projeto? Está dentro do mundo real ou está uma viagem completa?
Deixe sua sugestão, elogio, crítica abaixo.


Até mais,
Noob Giulia
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Giulia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2020, 16:57
Apelido: Giulia
Data de Nascimento: 14 Mai 1997
Cidade: Macaé
País: Brasil

Re: O início de uma grande jornada

#3 Mensagem por Giulia »

DICA: DIY Painel Controlador para Aquário

Buscando para comprar o Painel Controlador para Aquário na internet, encontrei diversos anúncios com preços bem variados (de 100 a 900 reais em média). Alguns contendo apenas tomadas e fusíveis, enquanto outras possuem controlador de temperatura, simulador de dia e noite, entre outros. O que me deixou fascinada.

Então buscando ainda mais informações sobre, encontrei um rapaz que ensina MUITO BEM a construir esses painéis, olha que eu não entendo nada de elétrica, mas da forma que ele ensinou me dá confiança de construir esse equipamento sem grandes problemas, além de disponibilizar um PDF com todo o esquema de montagem. Mas eu não tenho ideia de qual seria o valor real para construir tal painel seguindo os moldes dele, mas me senti na obrigação de compartilhar essa informação com vocês.

Segue o link para a série de vídeos:

Vídeo 1/9
[videos]https://youtu.be/B_hUaGqtawA[/videos]

Vídeo 2/9
[videos]https://youtu.be/eUcqFhj5HRU[/videos]

Vídeo 3/9
[videos]https://youtu.be/m6cHoN30Qr4[/videos]

Vídeo 4/9
[videos]https://youtu.be/PfFyLnCbaSs[/videos]

Vídeo 5/9
[videos]https://youtu.be/f_9erIq9Rqo[/videos]

Vídeo 6/9
[videos]https://youtu.be/GGRNzrwi8Qg[/videos]

Vídeo 7/9
[videos]https://youtu.be/sp4jaz-0V1o[/videos]

Vídeo 8/9
[videos]https://youtu.be/jPmLQdifLiI[/videos]

Vídeo 9/9
[videos]https://youtu.be/6PlKINyv0ck[/videos]

Tenha um bom aproveito,
Noob Giulia.

Giulia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2020, 16:57
Apelido: Giulia
Data de Nascimento: 14 Mai 1997
Cidade: Macaé
País: Brasil

Atualização 18/03/2020

#4 Mensagem por Giulia »

Boa tarde a todos bye1 ,
venho trazer algumas atualizações sobre o projeto.

Sobre o móvel:
1) Decidi utilizar o Metalon (características: 40mm x 20mm x 1,5mm [espessura]), como estrutura principal, para suportar o peso do aquário. Pois como vou morar em um prédio de alvenaria estrutural, quanto mais conseguir reduzir o peso total do aquário mais segurança terei.

Para quem não conhece esse é o Metalon (=aço de carbono comum):
[img=center]https://www.ferroeacorossetti.com.br/wp-content/uploads/2018/12/tubo-aco-retangular-02.jpg[/img]

2) Pretendo contratar o serviço de um soldador para fazer a estrutura. Se alguém tiver alguma indicação de profissional em BH, me manda o contato por favor.

Estava pensando em uma estrutura semelhante a essa:
[img=center]https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_907621-MLB32331858175_092019-W.jpg[/img]

3) Além disso verificar com esse profissional se ele pode fazer a pintura desse metal com tinta industrial/pintura PU automotiva/pintura náutica, para evitar a corrosão desse material.

4) E para essa estrutura metálica não ficar aparente, pretendo revestir essa estrutura com MDF. Não sei a milimetragem que utilizarei. Ouvir de algumas pessoas para utilizar um revestimento em compensado naval, mas eu não tenho a menor ideia do que se trata. Então.... :?:

Ficando algo parecido com isso:
[img=center]https://lh3.googleusercontent.com/L5Z7JL0N9xeBtUQpk7Kh36kwN11ZE2FNZKGS0BaukJWc9Fe9XNkitbM28L_3RyrgjVZPjOE2VH69Wocs=w960-h960-n-o-v1[/img]
[img=center]https://lh3.googleusercontent.com/RM0vf3_HqBe18jLcQeJb_CR0enRYTVOkSdHldlgMlTQuq08MAMLDNVK28n4mn-5o_E1V9FSqi0zaLllB=w960-h960-n-o-v1[/img]

5) Como pretendo ter um sump, essa área interna do aquário deve ter algum tipo de ventilação, se não a umidade irá deterior as coisas muito rapidamente, portanto deverá ter uma circulação de ar interna, pretendo utilizar duas ventoinhas/cooler de 8 ou 10cm (12vDC). Ainda não sei ao certo como organizarei esse circuito de ar. Mas ele existirá icon_chair

[img=center]https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1ci1GLVXXXXbgXFXXq6xXFXXX7/12V-3Pin-120mm-x-120mm-x-25mm-Silen-t-Cooler-Do-PROCESSADOR-Do-Computador-Pequeno-Ventilador.jpg[/img]

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: O início de uma grande jornada

#5 Mensagem por Matias Gomes »

bom dia, belo projeto e parece que está focada e consciente do que esta fazendo, parabéns, aqui no forum temos o Frederico Ramos que é de BH e pode te ajudar bastante
Um abraço
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Giulia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2020, 16:57
Apelido: Giulia
Data de Nascimento: 14 Mai 1997
Cidade: Macaé
País: Brasil

Re: O início de uma grande jornada

#6 Mensagem por Giulia »

Matias Gomes escreveu:bom dia, belo projeto e parece que está focada e consciente do que esta fazendo, parabéns, [...] Um abraço

Boa tarde Matias, muito obrigada pela mensagem. Fico bem mais tranquila sabendo que estou no caminho certo. icon_joia
Muito obrigada. Abraços.

Giulia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2020, 16:57
Apelido: Giulia
Data de Nascimento: 14 Mai 1997
Cidade: Macaé
País: Brasil

Fauna e Flora

#7 Mensagem por Giulia »

Boa tarde a todos,
Eu ainda estou indecisa quanto ao tamanho do aquário icon_frusty

Então venho pensando quanto a fauna e a flora do aquário, para ter uma noção adequada da litragem do aquário.

Como iniciante gostaria de ter peixes e plantas bonitos e resistentes [s]afinal a possibilidade de um noob fazer alguma cagada no aquário é grande[/s].

icon_comemorando ATENÇÃO: NÃO COLOCAREI TODOS ESSES PEIXES EM UM AQUÁRIO MUITO MENOS TODAS ESSAS PLANTAS. ISSO É UMA FICHA COM AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UM. E RACIOCINAR A POSSIBILIDADE DE COMPATIBILIDADE ENTRE ELES, E A CAPACIDADE QUE O AQUÁRIO DEVA TER icon_comemorando

icon_joia Os itens com os nomes coloridos são as minhas preferidas.

FAUNA
Fiz uma seleção de alguns animais.

1 . Camarão Red Cherry
[imagem]https://2.bp.blogspot.com/_v6BuMkrL2z0/TVChkFKzNxI/AAAAAAAAAAY/AbOH7Or5LWs/s1600/Neocaridina_heteropodavarred.jpg[/imagem]
Nome Científico: Neocaridina heteropoda var. red
pH: 6.5 a 8.0
Temperatura: 22°C e 28°C
Tamanho adulto: 2-2,5cm
Quantidade mínima: 5 camarões para começar.
Litragem mínima: ?
Litragem por habitante: 0,5 litros de água.
Dureza da água: 4-14 dGh
Característica: Pacífico. Vivem cerca de 1,5 anos. Quando trocam a Carapaça ficam vulneráveis a ataque de peixes. Sensíveis a amônia e nitrato.

2 . Tetra Neon, Neon Verdadeiro
[imagem]https://www.aquariomania.shop/2603-home_default/tetra.jpg[/imagem]
Nome Científico: Paracheirodon innesi
pH: 5.0 a 7.0
Temperatura: 22 a 28ºC
Tamanho adulto: Aproximadamente 3 a 4 cm
Quantidade mínima: mínimo 10 indivíduos
Litragem mínima: 50L
Litragem por habitante: ?
Dureza da água: 4-12 dGH
Característica: Gregários. Sensíveis ao pH.

3. Corydora Pigmeu / Anã / Dwarf Corydoras
[imagem]https://www.azgardens.com/wp-content/uploads/2017/06/Dwarf-Cory-Pygmaeus-Catfish.jpg[/imagem]
Nome Científico: Corydoras pygmaeus / corydora hastatus
pH: 6.4 – 7.4
Temperatura: 22°C – 28°C
Tamanho adulto: 3 cm (comum 2 cm)
Quantidade mínima de habitante: 6 peixes
Litragem mínima: 36 litros
Litragem por habitante: ?
Dureza: 2–15 dGH
Característica: Gregários.

4. Plati, Platy
[imagem]https://www.fishipedia.fr/wp-content/uploads/2015/11/Platy-Wagtail-Rouge-725x483.jpg[/imagem]
Nome Científico: Xiphophorus maculatus
pH: 7.0 a 8.0
Temperatura: 18°C a 28°C
Tamanho adulto: 6 cm (comum: 4 cm)
Quantidade mínima de habitante: ?
Litragem mínima: ?
Litragem por habitante: ?
Dureza: 9 a 19 dGH
Característica: Expectativa de Vida de 3 anos. Comportamento pacífico.

5. Lebistes / Guppy / Barrigudinho
[imagem]https://myaquarium.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Poecilia-reticulata.jpg[/imagem]
Nome Científico: Poecilia reticulata
pH: 7.0 - 7.8
Temperatura: 23 - 26 ºC
Tamanho adulto: 3 cm para os machos e 6 cm para fêmeas.
Quantidade mínima de habitante: 3 fêmeas para 1 macho
Litragem mínima: ?
Litragem por habitante: 1 casal para cada 5 litros
Dureza: 8-20 dGH
Característica: Expectativa de Vida de 2-3 anos.

6. Betta
[imagem]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcTq4x-LdBlemzndZM6AQnI1Hez70-0vJ7infVjUpMod8hSL6R1B[/imagem]
Nome Científico: Betta Regan
pH: 6.6 a 7.2
Temperatura: 24 a 28 ºC
Tamanho adulto: aproximadamente 7cm
Quantidade mínima de habitante: 1
Litragem mínima: 20L
Litragem por habitante: ?
Dureza: 4-12 dGH
Característica:Expectativa de Vida de 3-4 anos. Territorialista.

FLORA

1. Cladophoras / Marimo Ball
[imagem]https://http2.mlstatic.com/marimo-ball-moss-ball-aegagropila-linnaei-D_NQ_NP_673546-MLB40326071592_012020-F.webp[/imagem]
Nome Científico: Aegagropila linnaei
pH: 6.0-8.5
Temperatura: 5-28ºC
Dureza da água: 2-18 DH
Iluminação: Fraca - Forte
Tamanho: 4 a 10 cm
Posição no aquário: Frente - Meio
Substrato: Não é necessário
CO2: Não é necessário
Cultivo: Fácil
Crescimento: Lento

2. Samambaia de java
[imagem]https://www.discus.com/wp-content/uploads/sites/11/2019/04/Narrow-Leaf-Java-Fern-Mat-1_1024x1024.jpg[/imagem]
Nome Científico: Microsorum pteropus
pH: 5.0 a 8.0
Temperatura: 18 a 28ºC
Dureza da água: Mole a Média
Iluminação: Baixa a média
Tamanho: 15 a 30cm
Posição no aquário: Meio ou Fundo, fixada a rochas ou troncos
Substrato: Não é necessário
CO2: Não
Cultivo: Fácil
Crescimento: Lento

3. Riccia
[imagem]https://http2.mlstatic.com/planta-riccia-fluitans-para-aquarios-plantados-low-tech-D_NQ_NP_732839-MLB31589296987_072019-F.jpg[/imagem]
Nome Científico: Riccia Fluitans
PH valor: 6.2 a 7.0
Temperatura: 22 - 30ºC
Dureza da água: mole a média
Iluminação: Média - Forte
Tamanho: 1 a 2 cm
Posição no aquário: Frente ou solta na superfície (Amarrada em troncos e rochas ou solta na superfície da água)
Substrato: Não é necessário
CO2: Sim
Cultivo: Fácil
Crescimento: Rápido
*CUIDADO MÉDIO*

4. Musgo de java
[imagem]https://http2.mlstatic.com/taxiphyllum-barbieri-musgo-de-java-D_NQ_NP_697266-MLB40841112712_022020-F.jpg[/imagem]
Nome Científico: Taxiphyllum Barbieri
pH: 5.8 a 8.0
Temperatura: 20 - 30ºC
Dureza da água: mole a média
Iluminação: Fraca - Forte
Tamanho: 3 a 6 cm
Posição no aquário: Frente - Meio - Fundo (Amarrada em troncos e rochas)
Substrato: Não é necessário
CO2: Não
Cultivo: Fácil
Crescimento: Rápido

5. Samambaia d'água Africana
[imagem]https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/102848/7886_2_20160128145656.jpg[/imagem]
Nome Científico: Bolbitis heudelotii
pH: 6.0 a 7.8
Temperatura: 20° C a 30° C
Dureza da água:
Iluminação: Média
Tamanho: 15 a 40 cm
Posição no aquário: Amarrada em rochas ou troncos
Substrato: Não é necessário
CO2: Sim
Cultivo: Fácil
Crescimento: Lento

6. Cryptocoryne wendtii
[imagem]https://www.flora-aquatica.com.br/361-large_default/cryptocoryne-wendtii-tropica-.jpg[/imagem]
Nome Científico: Cryptocoryne wendtii
pH: 6.0 a 7.2
Temperatura: 20 a 30ºC
Dureza da água: Mole
Iluminação: média a Forte
Tamanho: 12 a 22cm
Posição no aquário: meio
Substrato: Não Fértil
CO2: Não
Cultivo: Fácil
Crescimento: Médio

7. Rotala Vietnã
[imagem]https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/102848/5132_2_20180124093620.jpg[/imagem]
Nome Científico: rotala sp "vietnam"
pH: 5.0 a 8.0
Temperatura: 22 a 28ºC
Dureza da água: Mole
Iluminação: média a Forte
Tamanho: 20 a 40cm
Posição no aquário: meio ou fundo
Substrato: Fértil
CO2: Sim
Cultivo: Fácil
Crescimento: Rápido

8. Pinheirinho
[imagem]https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/102848/1884_1_20180124101837.jpg[/imagem]
Nome Científico: limnophila sessiliflora
pH: 6.0 a 8.0
Temperatura: 22 a 28ºC
Dureza da água:Mole a Média
Iluminação:média a Forte
Tamanho:15 a 40cm
Posição no aquário:meio ou fundo
Substrato: Fértil.
CO2: Sim.
Cultivo: Fácil.
Crescimento: rápido.

9. Bacopa caroliniana
[imagem]https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/102848/1853_1_20180124101956.jpg[/imagem]
Nome Científico: bacopa caroliniana
pH: 5.0 a 8.0
Temperatura: 22 a 28ºC
Dureza da água:Mole a Média
Iluminação: média a Forte
Tamanho: 20 a 40cm
Posição no aquário: meio ou fundo
Substrato: Fértil
CO2: Sim
Cultivo: Fácil
Crescimento:Rápido

10. Graminha / Lilaepsis
[imagem]https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/102848/1883_1_20180124101840.jpg[/imagem]
Nome Científico: lilaeopsis brasiliensis
pH: 6.0 a 8.0
Temperatura: 20° C a 30° C
Dureza da água: Mole a Média
Iluminação: média a Forte
Tamanho:4 a 7cm
Posição no aquário: Frente
Substrato: Fértil
CO2: Sim
Cultivo: Médio
Crescimento: Lento

11. Hydrocotyle tripartita
[imagem]https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/102848/8514_2_20161007171355.jpg[/imagem]
Nome Científico: hydrocotyle tripartita
pH: 6.0 a 8.0
Temperatura: 20 a 30ºC
Dureza da água:Mole a Média
Iluminação: Forte
Tamanho:2 a 3cm
Posição no aquário:Frente
Substrato: Fértil
CO2: Não
Cultivo: Fácil
Crescimento:

12. Limnobium laevigatum
[imagem]https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/102848/planta_limnobium_laevigatum_novidade_10385_1_20190110142915.jpg[/imagem]
Nome Científico: Limnobium laevigatum
pH: 6.0 a 7.6
Temperatura: 22 a 30ºC
Dureza da água:Mole a Média
Iluminação:Forte
Tamanho: ?
Posição no aquário:de superfície
Substrato:
CO2: Não.
Cultivo: Fácil
Crescimento: rápido

13. Anúbia Lanceolata
[imagem]https://www.flora-aquatica.com.br/255-large_default/anubias-lanceolata.jpg[/imagem]
Nome Científico: Anubias lanceolata "Lucanas"
pH: 6.0 a 8.0
Temperatura: 24 a 28ºC
Dureza da água: Mole a Dura
Iluminação: Fraca a Dura
Tamanho: 20 a 40 cm
Posição no aquário: Meio - Fundo, fizada a troncos e rochas.
Substrato: Necessário
CO2: Não
Cultivo: Fácil
Crescimento: Lento

14. Rabo de raposa
[imagem]http://www.aquarismopaulista.com/wp-content/uploads/2014/10/Ceratophyllum-demersum.jpg[/imagem]
Nome Científico: Ceratophyllum demersum
pH: 6 a 9
Temperatura: 15°C – 24°C
Dureza da água:
Iluminação: Média a Alta
Tamanho: Até 80 cm
Posição no aquário: Fundo/Soltas no aquário
Substrato: Simples
CO2: Não necessário
Cultivo: Fácil
Crescimento: Rápido

15. Vallisneria
[imagem]https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/102848/5135_1_20180124093613.jpg[/imagem]
Nome Científico: Vallisneria nana
pH: 6.0 a 8.0
Temperatura: 20 a 28ºC
Dureza da água: Mole a Média
Iluminação: Média a Forte
Tamanho: 30 a 50 cm
Posição no aquário: meio ou fundo
Substrato: Não Fértil
CO2:
Cultivo: Fácil
Crescimento: Rápido


Por enquanto é isso, ainda não tomei nenhuma decisão ainda quanto a fauna e a flora, só reuni algumas informações. Confesso que cada lugar diz uma coisa.
Se tiver alguma coisa errada por favor me corrija.

Beijos da Noob,
Giulia.

Avatar do usuário
Nogueiralzf
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 08 Mai 2015, 22:43
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 30 Nov 1986
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 2 vezes

Re: O início de uma grande jornada

#8 Mensagem por Nogueiralzf »

Olá,
Tudo bem ?
Belo projeto.

A 5 anos atrás quando decidir pegar um aquário de 200 litros que estava sendo doado eu já sabia mais ou menos onde iria me enfiar icon_headstars
Mas fiz igual você fui atrás da informação e fui me aperfeiçoando, não sou nenhum Obi-Wan do aquarismo, mas esse fórum tem bastante Jades para nos ajudar. :lol:

Hoje estou em um novo projeto, parado por causa da quarentena, pois mesmo requer reforma do meu apartamento.

Então desejo boa sorte, não sei como está o seu projeto, mas caso precise de indicações de compras pela internet, conheço lojas que entregam pelo Brasil, seja plantas, peixes e materiais em geral.

Abs,
Luiz
[font=Comic Sans MS]Luiz Fernando[/font]

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”