Página 1 de 1

Algo estranho no tronco

Enviado: 11 Jan 2018, 22:24
por Guilherme Prado
Bom galera sou iniciante no aquarismo, quase tudo que sei veio desse fórum então quero agradecer a ajuda de todos!!!

Montei meu primeiro aquário de 20 litros,
coloquei substrato balsâmico preto nele, 2kls grosso 2kls fino por cima...
de bomba coloquei um hang on de 180l/h parece que é pra aquário de 40L (não manjo)...
logo de inicio ja coloquei duas Anubia...
Deixei por 1 mês sem colocar mais nada...

Enquanto o aquário tava a mil lá "parado" deixei um tronco em um balde totalmente coberto de água, trocava essa água de 2 em 2 dias, as vezes demorava um pouco mais e as vezes colocava uma água mais quentinha do chuveiro... (não sei se fiz algo muito estupido aqui, desculpa kkk).

Estou contando essa historia por que, noto que algumas coisas em meu aquário estão estranhas!

A primeira coisa que notei foram pontinhos parecendo sujeira na Anubia:
Imagem

Não liguei muito, pois tem uma nova Anubia nascendo normalmente e o musgo de java que coloquei (depois de um mes) no tronco também está crescendo ...

Passou um tempo decidi colocar camarão no aquário, quando estava tirando fotos dele vejo no tronco algo estranho:
Imagem

Como sou iniciante não sei se isso é normal, se eu fiz algo errado, se vou acabar matando os camarões ou as plantas (Anubia e Musco de Java)...

Se alguém puder me ajudar, agradeço!!!
icon_cheers

Re: Algo estranho no tronco

Enviado: 07 Ago 2018, 23:52
por Reinaldo Chen
O que está acontecendo são o surgimento de algas na Anúbia e no tronco. Ambos diferentes mas com um origem comum. Seu aquário tem um rico substrato, e sem plantas com capacidade de consumo desses nutrientes as algas irão ter o combustível para se desenvolver.
Essa espécie de aniubia em específico tem crescimento lento e assim com certeza irão aparecer algas cedo ou tarde, comece o plantio de plantas que quer com crescimento mais significativo para que se reverta a tendência de crescimento das algas. Plantas simples e bonitas como rotalas, ludwigoss até valisneria servem para esse propósito. Plantados com substrato rico não devem ser plantados de forma gradativa, devem sim ter plantadas muitas mudas ou plantas separadas em quantidade para poderem crescer e aproveitar os nutrientes antes do surgimento de população excessiva de algas.