🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Plantas Morrendo - Ajuda.

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
hpbio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Ago 2017, 22:43
Apelido: Henrique
Data de Nascimento: 01 Mai 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Plantas Morrendo - Ajuda.

#1 Mensagem por hpbio »

Boa noite,
Sou iniciante no aquarismo, e mesmo tendo pesquisado bastante antes de montar um aquário, infelizmente estou enfrentando um problema logo de cara.
Tenho um plantado de 50L; temperatura em 26 graus; com ciclagem no 7o dia; pH entre 7 e 7.2; amônia total em 0.50ppm, e tóxica em 0.003ppm, sem medições de nitrito/nitrato/kH; sem substrato fértil, apenas areia lavada e neutra (camada mais fina com 4cm e a mais grossa com 9cm); CO2 caseiro; sem iluminação artificial além da própria luz natural da janela e da lâmpada do meu quarto. Filtração: hang-on Atman HF0600, uma bomba submersa Atman de 350L/h, não uso carvão vegetal justamente para não roubar nutriente das plantas, e não uso fertilizante, 2L de cerâmica para filtragem biológica, a filtragem é excelente. Fauna: um casal de Paulistinha Red. Flora: um tronco como decoração (que me certifiquei de estar completamente seco e tratado), e coloquei MUSGO DE JAVA, SAGITTARIA GRAMINEA, ELODEA, ECHINODORUS AMAZONENSE, um aguapé, e algumas poucas outras flutuantes (não o suficiente para fazer sombra).
Bom, com exceção do aguapé e das flutuantes (que estão crescendo bastante), e aparentemente do musgo de java, as outras estão simplesmente se desmanchando no aquário, e eu não faço ideia do que possa ser, pois até onde eu li, essas são plantas low-tech de fácil cuidado. Tratei todas com permanganato de potássio antes de coloca-las no aquário. Depois que plantei, logo no 2o dia já notei que estavam ficando [font=Arial][/font]marrom/translúcidas, e agora estão soltando as folhas, e murchando, inclusive quebrando os galhos de tão podres que ficam.
Provavelmente eu perderei essas, mas gostaria saber a(s) causa(s) pra ver se posso colocar plantas novas. Não sei se seria falta de nutrientes, pois as flutuantes estão crescendo bem, verdes e fortes, e o musgo de java aparentemente também.
Fotos: https://www.flickr.com/gp/151057329@N04/ud3dd0

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Plantas Morrendo - Ajuda.

#2 Mensagem por Fabio Vicente »

Provavelmente, quando você tratou com permanganato, deve ter inserido as raízes na solução. E isso é algo que não se deve fazer. Tanto no tratamento com cloro, permanganato ou qualquer outra solução para esterilizar as plantas.

Outro ponto a ser notado, é que o aquário não estava ciclado antes da inserção da fauna/flora. Plantas também ficam debilitadas com picos de amônia.

Mas creio que o principal é a falta de iluminação. Quando se fala em low-tech, é basicamente sem iluminação forte, substrato fértil e injeção de CO2, mas ainda requer boa iluminação, na faixa de 40 lumens por litro. Musgo de Java requer boa iluminação, assim como a Egeria densa.

Minha dica pra você é: coloque a iluminação apropriada e retire qualquer planta morta, deixe passar os 30 dias de ciclagem e meça os parâmetros da água, inclusive os de fertilizantes. Se estiver tudo bem, insira as novas plantas, sempre tratando e sem deixar de molho as raízes. Caso contrário, ajuste os níveis gradualmente durante alguns dias e meça novamente.

As raízes deverão ser lavadas com a solução e imediatamente lavadas em água corrente. Utilize cloro ao invés do permanganato, pois você poderá utilizar um anti-cloro para retirar qualquer resíduo. Com cloro, você pode deixar até 3 minutos de molho e as raízes no máximo 1 minuto. Enxague bem e deixe por 5 minutos na solução de anti-cloro. Após esse período já pode inserir no aquário. Não é necessário enxaguar novamente.
Obs.: musgos deverão ser deixados de molho no máximo 1,5 minutos, pois são mais sensíveis ao cloro.

A solução de cloro que uso é de 1 parte de Água Sanitária 2%, para 2 partes de água.

A solução anti-cloro que uso é de 8 gotas de Seachem Prime para cada litro de água.

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Plantas Morrendo - Ajuda.

#3 Mensagem por Marcelo E Novais »

plus_icon

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”