🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário adequado.

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Carlos Rodrigo da Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jan 2017, 12:16
Apelido: Carrosi
Data de Nascimento: 19 Jun 1990
Cidade: Capão Bonito
País: Brasil

Aquário adequado.

#1 Mensagem por Carlos Rodrigo da Silva »

Bom dia, pessoal.

Este é meu terceiro tópico e fico feliz com a ajuda e compartilhamento de ideias de todos.

Estou com alguns problemas pontuais e que não consigo nenhuma referência na internet, então resolvi incomodá-los novamente.

1) Estou com um aquário de 200 litros (100 x 40 x 50 cm), fundo de cascalho de rio, filtragem interna de 600 l/h para oxigenação e filtragem interna caseira (tubos e conexões de pvc) de 1000 l/h com mídias física / química / biológica, iluminação de fita de led alto brilho (fins estéticos pois o aquário não é plantado), fundo neutro de papel contact azul marinho, termostato de 200 W, termômetro de mercúrio de controle de temperatura, ph estável entre 7,2 e 7,5, agua cristalina, tpa 20% a cada 15 dias com sifonamento do cascalho. Os habitantes são 04 kinguios (telescópio negro, telescópio red cap, comum dourado, cometa véu) e 02 colisas (ouro e cobalto).

2) A alimentação dos kinguios e colisas são 02 vezes ao dia, sendo em cada refeição 12 bolinhas (3 para cada) de alcon golden fish e 1 pitadinha de alcon spirulina para os colisas.

Desse modo apresento as dúvidas:

1) Tenho um aquário de 20 litros em que habitam 01 corydora tigre e 01 espadinha fêmea, estou pensando em colocar os 02 colisas do aquário maior junto deste. As espécies são compatíveis, a mudança é viável? Resguardada as proporções o aquário menor possuir filtragem de 150 l/h, ph 7,0, termostato de 50W e fundo de areia de construção muito bem preparada previamente.

2) Meu kinguio telescópio red cap está desanimado e no fundo do aquário, sua escamação está uniforme e sem pontos no corpo, um pouco inchado na barriga, ele nada por um tempo mas sempre volta pro fundo, entretanto ele, comumente, é animado e a cerca de dois dias atrás (a partir da postagem no fórum) percebi isso nele. O que pode ser? Caso seja algo que necessite a separação eu não tenho um aquário hospital, e poderia colocar em um recipiente plástico improvisado? Quais medicações ou alimentações caso seja necessário um tratamento especial?

Pessoal, abusei na extensão, mas como relatei a maioria de nossas dúvidas são pontuais e cada caso é um caso, mais conto com a experiência de vocês para que eu também possa aprender cada vez mais no aquarismo.

Agradeço a todos, vocês são demais.

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Aquário adequado.

#2 Mensagem por Fabio Vicente »

Olá,

Colisas machos são territorialistas e bem agressivas em aquários pequenos, e devem ser mantidas em aquário de pelo menos 40 litros ( tanto macho quanto fêmea ). Se você quer inserir temporariamente, não terá muitos problemas, mas para manter em definitivo, eu não recomendo.

Reforce a alimentação dos kiguios com vegetais. Você pode oferecer ervilha, espinafre, alface e agrião. O preferido é a ervilha, mas nunca use as enlatadas em conserva. Compre frescas ou congeladas e cozinhe-as por 5 minutos, retire a casca e corte em 4 pedaços. 2 ervilhas por peixe é suficiente. Ofereça 3-4 vezes por semana.

Use também artêmias vivas 2~3 vezes por semana.

Ofereça rações à base de spirulina e à base de vegetais. Sempre de boa qualidade. Evite rações com alto nível de gordura e baixa quantidade de fibras.

Por exemplo, use "Tetra Veggie" flocos, "Poytara Kinguio Bem Estar", "Tropical Spirulina Super Forte" ( granulada ou flocos ), "Tropical Goldfish Color" flocos. Essa é uma boa combinação para manter uma boa diversidade e bons níveis nutricionais, sempre complementando com vegetais e artêmias.

Caso seja necessário remover o red cap do aquário, pode utilizar um recipiente plástico sem maiores problemas. Mas use a alimentação com vegetais que logo você verá boas mudanças no comportamento. Se caso piorar, mande fotos para uma melhor identificação do problema, antes de prosseguir com qualquer tratamento.

E uma pergunta, qual a temperatura que você mantém esse aquário?

Carlos Rodrigo da Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jan 2017, 12:16
Apelido: Carrosi
Data de Nascimento: 19 Jun 1990
Cidade: Capão Bonito
País: Brasil

Re: Aquário adequado.

#3 Mensagem por Carlos Rodrigo da Silva »

Olá.

Obrigado pelas dicas, colocarei em prática.

Em relação à temperatura, está estabilizada em 26ºC com mínimas oscilações. Não encontrei um recipiente transparente para isolar o kinguio, tenho apenas um balde de 10 litros branco, cheguei a isolá-lo para tratar com ervilha mas ele se agitou e não comeu. Com medo de estressá-lo, devolvi ao aquário principal.
Posso mantê-lo nesse recipiente? Por quantos dias o mantenho isolado? Ao tratar com ervilha, posso apenas soltar na água? - tentei dar na boca dele mas ele estava assustado.

PS: Notei que na cauda dele está saindo uma espécie de fio que vai se soltando, semelhante em cor e em textura com a cauda. Não sei dizer exatamente de onde sai.

Novamente, agradeço a atenção e peço desculpas pela extensão.

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Aquário adequado.

#4 Mensagem por Fabio Vicente »

Sem foto fica difícil dar qualquer tipo de conselho/opinião. Como disse, mantenha-o no aquário principal e reforce a alimentação.

Sim, pode soltar as ervilhas no aquário, geralmente os peixes comem antes de chegar ao fundo.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”