🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Captação de água de superficie ou de fundo

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
mauzao
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Mai 2017, 13:53
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 12 Nov 1979
Cidade: Campinas
País: Brasil

Captação de água de superficie ou de fundo

#1 Mensagem por mauzao »

Atualmente possuo um aquário pequeno que utiliza um filtro hang-on. Percebo que ele coleta muitos detritos que estão em suspensão na água. Agora estou projetando um novo aquário. Este aquário terá 300l e o sistema de filtragem com sump. Porem estou com uma dúvida em relação a captação da água.

Qual a forma mais eficiente de captar a água para retirar os detritos: captação de superfície ou captação de fundo?

Pela minha experiencia com filtros hang-on, me parece que a captação de fundo é melhor, pois boa parte sujeira fica flutuando do meio para baixo do aquário. Mas esteticamente fica mais feio. Por outro lado muitas pessoas utilizam a captação de água superficial e não tem problema.

Existe alguma diferença na eficiência com relação a captação de superfície ou de fundo?

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Captação de água de superficie ou de fundo

#2 Mensagem por Fabio Vicente »

Marcelo, seja bem-vindo.

A vantagem da coleta de água na superfície se dá pela retirada da nata que forma na superfície. Essa nata dificulta a troca gasosa ( oxigenação ) e a quantidade de luz que atravessa o espelho d'água.

Partículas em suspensão muitas vezes é um indicativo de filtragem ineficiente, seja por má circulação ou, em muitos casos, dimensionamento incorreto do filtro. A manutenção também influi. Acúmulo de sujeira dentro do filtro e falta de sifonagem regulares contribuem para manter material particulado em suspensão no aquário.

Filtros hang-on são limitados em relação à espaço para elementos filtrantes e precisam ser dimensionados levando em consideração não apenas o volume do aquário, mas também a quantidade da fauna e espécies a ser inserida. Também não é o melhor filtro para promover uma boa circulação, já que a coleta e retorno ficam muito próximos. Quando se utiliza um extensor, a circulação melhora e por consequência, melhora a filtração.

Então, a vantagem que é observada na coleta de água do fundo, se dá pelo fato da otimização da circulação.

Com a filtragem externa, seja por canister ou sump, você pode utilizar a coleta da superfície de um lado do aquário, enquanto no oposto, o retorno terá um fluxo direcionado afim de otimizar a circulação, seja com flautas ou com bicos direcionadores. Isso garantirá uma boa filtragem e um melhor aspecto do aquário sem partículas em suspensão.

Pppeerapat
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Set 2017, 07:02
Apelido: 65
Data de Nascimento: 05 Jun 1995
Cidade: 65
País: 645

Re: Captação de água de superficie ou de fundo

#3 Mensagem por Pppeerapat »

Read this information, I really like it. It provides very useful and very useful content. 

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”