🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquario Plantado - Ajuda

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Felipe Barco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Abr 2017, 21:30
Apelido: Barco
Data de Nascimento: 14 Ago 1991
Cidade: Leme
País: São Paulo

Aquario Plantado - Ajuda

#1 Mensagem por Felipe Barco »

Boa tarde Pessoal !!
sou novo na área de plantados e estou com algumas duvidas, se vocês puderem me ajudar eu agradeço...

aquário - tem as medidas (80x30x40) totalizando 96 litros de agua (já comprado e montado)

canister - Atman 3336 de 800L/H e mais as mídias (já comprado)

termostato - estou na duvida entre ( Hopar ou Atman )

iluminação - quero fazer com carpetes em meu aquário (provavelmente de glossostigma) e preciso de 96w (96 litros) né ?, pensei em fazer de 5 t8 de 20W ou de LED porem as t8 é mais fácil e rápido

fauna - gostaria de colocar neons, acaras discos já vi que não pode =/, alguma sugestão ?

substrato - pensei no JBL manado pois é o mais em conta e tem aparência legal

co2 - andei fazendo as contas e o da Ista vale mais a pena porque o preço e mais atraente e vi que funciona muito bem

qualquer sugestão será muito bem vinda

desde já agradeço

Felipe Barco

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Aquario Plantado - Ajuda

#2 Mensagem por Fabio Vicente »

Olá, seja bem-vindo.

Em relação ao termostato, as duas marcas são boas. Prefira a que estiver em promoção :)

Particularmente, eu prefiro usar um aquecedor simples em conjunto com um controlador, por exemplo o Coel TLZ11. Fica um pouco mais caro, porém você ganha mais precisão no controle de temperatura, além de poder controlar resfriamento com coolers ou chiller.

Com relação à fauna, você pode inserir tetras neon, rodostomus, rásbora etc... O mais importante é selecionar as espécies de acordo com o parâmetro da água que você deseja manter, ácida, neutra ou alcalina e temperatura.

O substrato JBL Manado é barato porque não é fértil. Você tem várias opções baratas para montar um subtrato se utilizar uma camada fértil e uma inerte. Substratos férteis que podem ficar em contato com a coluna d'água são caros.

Você pode utilizar por exemplo, baseado no volume do ser aquário, na camada fértil Prodac Fondo Vivo 1,5 Kg + Prodac Humus 500g + Prodac Humus Plus 500g. Misture bem os três e espalhe no fundo, depois cubra com uma camada de 7 cm de substrato inerte, pode ser areia grossa, cascalho de rio fino ou areia de basalto. Enfim, há bom número de combinações que posso entrar em detalhes se optar por esse tipo de montagem.

Em relação ao CO2, o mais barato é utilizar um cilindro de grade industrial, como o da White Martins. É um pouco mais caro no investimento inicial, porém o valor de recarga e tempo para recarga compensam a longo prazo. Mas à princípio, sugiro utilizar um kit de CO2 descartável, dessa forma você pode começar o plantado enquanto avalia todas as opções no mercado, já que kits de CO2 recarregáveis são caros e tal investimento nunca deverá ser feito de forma leviana.

Com relação à iluminação, vá de LED. Se você optar por fazer sua própria luminária, ficará mais barato que as T8. Além de consumir menos energia elétrica e ter uma vida útil bem maior.

Felipe Barco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Abr 2017, 21:30
Apelido: Barco
Data de Nascimento: 14 Ago 1991
Cidade: Leme
País: São Paulo

Re: Aquario Plantado - Ajuda

#3 Mensagem por Felipe Barco »

Fabio Vicente
obrigado pelas respostas !!!!

me ajudou e muito na compra das coisas pois faria cagada no substrato ....

vou fazendo e postar as fotos aqui para mostrar como esta ficando

obrigado mesmo

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”