🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dureza Geral - Dúvida

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Dureza Geral - Dúvida

#1 Mensagem por Marco Vieira »

Olá pessoal!

Depois de um aquário rachado e de um peixe filho único e suicida, fiquei um tempo longe do aquarismo.. mas resolvi voltar!
Estou montando um aqua doce, bem simples, para ter uns lebistes, platis, e, depois de um tempo e observação, talvez colocar um betta junto, mas isso é longo prazo, o foco são os lebistes e platis.
Porém estou me deparando com umas dúvidas com relação ao GH, que até então não tinha sido uma preocupação nos outros aquários, e queria consultar os gurus daqui.

Antes um pouco do aqua:

Montado em 15/04
72L
4cm de substrato, basalto, misturado entre grânulos tipo 0, 1 e 2
Coel com aquecedor de 80W, temperatura entre 26.7 e 27.0
Filtro interno SB Mini, com 135l/h. Sei que é pequeno mas pretendo ter poucos peixes.
2 lampadas de LED comuns, luz do dia, 35W equivalentes.
Hydrocotyle, Amazonense e Valisneria, uma muda de cada, para ajudar na ciclagem e na montagem do paisagismo.
Aquasafe para preparação da água. Special Blend para ajudar na ciclagem.
Parâmetros: PH 7, GH 0, Amônia ainda não medida pelo pouco tempo de ciclo.

Os parâmetros da água do aqua são os mesmos da torneira, PH neutro mas muito mole.

Aí, lendo sobre GH e seus impactos, surgiram mais dúvidas e que respostas...

1) GH são íons de cálcio e magnésio na água, que em tese variam muito pouco, blz. Impactam a vida de alguns animais, visto que platis e lebistes gostam de água de neutra para dura, com PH neutro, blz. Mas por que? Qual o impacto? Se estiver acima ou abaixo, quais sinais os animais vão dar? Li em algum lugar que isso afeta a capacidade de absorção de O2 deles, então mesmo uma água mole mas bem oxigenada, seria boa para eles?

2) OK, no caso de GH ser necessário e for preciso subir e me preocupar com isso em cada TPA, visto a água mole da torneira. Como fazer isso sem alterar o PH, que está bom?
a) Li sobre sulfato de magnésio que deve subir o GH sem alterar o KH e o PH, mas sempre que falam deste item, falam de sal amargo. É seguro usar isso? Tem algum impacto em outro parâmetro,
algum desequilíbrio? Algum aditivo confiável que possa ser usado? Particularmente não gosto de usar produtos "genéricos", somente aqueles que são bem conhecidos e amplamente usados, como
bicarbonato de sódio.
b) Falam também de crushed coral no filtro, mas creio que isso vá alterar o KH e o PH por consequência... recomendam?

Bom, essas são as dúvidas que tenho por enquanto, devem surgir mais. E não tenho pressa alguma de colocar os peixes, então tenho tempo de sobra para qualquer correção necessária, até refazer a montagem se necessário.

Abraços a todos e muito obrigado!

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#2 Mensagem por Fabio Vicente »

Olá.

Um GH inadequado altera o metabolismo celular, influenciando no transporte dos nutrientes através das membranas celulares. Afeta também a fisiologia reprodutiva, desenvolvimento de embriões e fertilidade. Em GH muito alto, bem acima do limite aceitável de uma determinada espécie pode ocasionar calcificação dos ovários. Então seria melhor corrigir essa dureza para manter de acordo com as espécies que você pretende colocar, ou até mesmo alterar as espécies, introduzindo aquelas que preferem água mole.

A respeito da introdução do sulfato de magnésio ( MgSO₄·7H₂O ), também conhecido por sal amargo ou sal de epsom, pode ser uma alternativa para um aumento do GH, porém o GH não é composto somente de ions de magnésio, há o cálcio e outros. Particularmente, prefiro a introdução de químicos já formulados para uso em aquário e de marcas conceituadas, tanto pela facilidade de dosagem e controle, quanto pela possibilidade uso concomitante de outros químicos sem maiores problemas.

A inclusão de elementos calcários no filtro, como aragonita, dolomita entre outros, vai alterar pH e KH, podendo ser "controlado" com adição de elementos acidificantes ( Ex. turfa ), mas é um forma chata de controle, já que requer testes e alterações constantes. Ainda por cima, o uso da turfa vai amolecer a água, tornando ainda mais difícil manter equilíbrio. Veja que dessa forma acaba-se entrando em um círculo de equilíbrio muito delicado. Na minha opinião, não vale a pena tanto trabalho, ainda mais quando há melhores soluções no mercado à um custo acessível.

Cito como exemplo para esse controle, o emprego de tamponadores. Veja que no seu caso, que deseja manter a água neutra, você pode utilizar Seachem Neutral Regulator combinado com Seachem Equilibrium para aumentar o valor do GH. Para aumentar GH e KH juntos, existe um produto da Sera GH/KH Plus. Enfim, há vários produtos de diferentes marcas que podem fazer esse trabalho. Quais utilizar ficará por conta dos parâmetros da água anteriores ao tratamento e ao parâmetro desejado para inserção no aquário.

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#3 Mensagem por Marco Vieira »

Fábio, muito obrigado pela aula. Finalmente entendi a importância do GH.

Quanto ao tamponamento, perfeita colocação e era o que eu tinha em mente, procurar algo específico ao invés de uma solução mais caseira. Vou pesquisar sobre esses produtos e ver qual o melhor para meu caso.

Mais uma vez, obrigado!

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#4 Mensagem por Marco Vieira »

Boa noite.

Com as dicas do Fábio fui atrás de outros testes, como KH, para saber exatamente o que suplementar, e como.

Vi que apesar do pH inalterado, o KH está muito baixo, em torno de 3. Se hoje não tenho variações de ph, vou ter em breve.

Com esse novo teste, vou atrás buscar inserir algo calcáreo no filtro e avaliar. Se o pH subir pouco, para próximo de 8, mas DH e KH subir para o nível desejado, está ótimo porque ainda seria um parâmetro bom para lebiste. Se variar demais, tiro o calcáreo e procuro o suplemento recomendado.

Vou postando aqui.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#5 Mensagem por Marco Vieira »

Fábio, bom dia.

Depois de avaliar as opções, optei por usar os tamponadores, porém estou com muita dificuldade de encontrar o produto da Sera, que seria o ideal para meus parâmetros. Simplesmente não encontro no Brasil.

Nesse caso, acha que posso combinar o Seachem Equilibrium, para o GH, com bicarbonato de sódio para o KH? Já fez essa combinação?

Obrigado

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#6 Mensagem por Fabio Vicente »

Marcos,

Qual é a base do tamponador que você irá utilizar? Pois existem tamponadores à base de bicarbonatos e à base de fosfatos. Se você utilizar um à base de fosfato terá de aumentar muito à dosagem para uso concomitante de bicarbonatos.

Realmente os produtos da Sera estão difíceis de encontrar no mercado, já tem algum tempo que procuro por Siporax Mini e não encontro em embalagem de 270g.

O que recomendo à você é utilizar a trinca da Seachem:

Seachem Alkaline Buffer ( sem fosfato ) ( não confundir com Alkaline Regulator [ base fosfato ] )
Seachem Acid Buffer ( sem fosfato ) ( não confundir com Acid Regulator [ base fosfato ] )
Seachem Equilibrium ( GH )

O Acid Buffer abaixa o pH enquanto o Alkaline Buffer aumenta o pH e o KH. A quantidade de Alkaline a ser utilizada vai depender do nível final de KH desejado. Para estabilizar o pH em 7, você irá utilizar 1 parte de Acid para 2 partes de Alkaline utilizado, e utilizar o Equilibrium para aumentar o GH até o desejado. Essa proporção é utilizada em água desmineralizada ( DI, RO/DI, destilação ), para utilizar água da torneira você terá de ajustar a dosagem.

Você pode utilizar a calculadora da Seachem aqui para determinar a quantidade de Alkaline necessária para atingir o KH desejado.

Exemplo água DI: KH atual 0 meq; KH desejado 6 meq; Volume de água 65 litros; = 36g Alkaline; Para abaixar e estabilizar o pH em 7 = 18g de Acid

Você encontra esses produtos, em embalagem de 300g, por volta de 70,00 cada. Já vi no mercado livre por menos de 65,00, já incluindo o valor do frete para São Paulo.

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#7 Mensagem por Marco Vieira »

Fábio, perfeito cara! Muito obrigado por mais essa aula!

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#8 Mensagem por Marco Vieira »

Chegaram os itens e comecei a dosar. Nesse primeiro momento só o Equilibrium. E uma coisa me chamou a atenção.

Fiz a dose para subir 3dh. Contudo o teste mostra agora 6dh. Minha suspeita está em cima do teste. Com um dh muito baixo, o teste não fica vermelho, como indica. Ele já vai para o castanho. Como o verde do teste é musgo, ou seja, quase castanho, em baixa diluição é difícil de ver onde você está nos parâmetros, é muito sutil a mudança de cor. Agora com 6dh eu consegui ver a mudança muito claramente, ainda que inicialmente não tenha nada vermelho como esperado.

Usei testes da Prodac e Sera. A diferença foi de 1dh de um para outro, muito sutil. E o teste da Sera é o pior para ver a variação de cor.

No fim de semana vou fazer TPA e subir o KH um pouco, algo em torno de 5 dkh. Também subo o DH mais um pouco, quero deixar em torno de 10-12dh.

Aí vou medindo para ver se estabiliza, espero as algas da ciclagem irem embora e começo a povoar.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#9 Mensagem por Marco Vieira »

Foto do aquárioImagem

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#10 Mensagem por Fabio Vicente »

Pare de injetar bolhas, assim a quantidade de CO2 irá aumentar, favorecendo as plantas. Dessa maneira, as plantas utilizarão mais nitrato e fosfato, impedindo a proliferação de algas, ainda que comum em novas montagens.

Você está com um espaço legal para introduzir mais plantas. Segue uma pequena lista de plantas que não necessita substrato fértil.

Cryptocorynes,
Microsorum ( em rochas ou [s]troncos[/s] *Troncos amolecem a água, não recomendo no seu caso ),
Egeria Densa,
Cabomba Caroliniana ( exige boa iluminação ),
Utricularias,
Vallisnerias,
Sagittarias,
Hygrophilas,
Naja conferta,
Anubia berteri var. Nana,
Limnophila sessiliflora
Utricularia gibba
Ceratopteris cornuta

Enfim, há varias outras espécies que podem ser utilizadas, algumas necessitam de forte iluminação, enquanto outras necessitam de injeção de CO2, mas dá para fazer um belo paisagismo sem substrato fértil, apenas com adição de fertilizantes líquidos.

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#11 Mensagem por Marco Vieira »

Fábio, valeu pelas dicas, vou estudar essas plantas.

A questão das bolhas é por causa da oxigenação. Esse aquário é fechado e a circulação é fraca por causa das espécies que pretendo ter. Não vai dar problema com os peixes?

Estou ciclando nas condições normais, com tempo de iluminação e tudo mais, para testar tudo antes de por os peixes.

Envoyé de mon SM-G930F en utilisant Tapatalk

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#12 Mensagem por Fabio Vicente »

Enquanto você não introduz os peixes, pode deixar sem bolhas.

Se você resolver torná-lo um plantado, utilizando uma iluminação mais potente ( 2x Lâmpadas led 15w) e injeção de CO2 ( Kit Ista descartável ), não será necessário a utilização de cortina de bolhas, já que as plantas fornecerão oxigênio. Porém nesse caso você vai precisar de um filtro maior ( Ex. Atman HF 300 ).

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#13 Mensagem por Marco Vieira »

Fábio, gostei da Utricularia graminifolia e da Anubia berteri var. Nana, muito bonitas. A Utricularia em especial forma um belo tapete. E ambas de ph neutro e dureza média, dentro do que estou buscando. Vou procurar umas mudas.

Sobre o uso do CO2, seria necessário caso o KH comece a cair, ou já se introduz antes? Algum risco ou impacto negativo que eu deva avaliar? Eu tive um plantado amazônico antes, mas era bem low tec, nunca coloquei nada nele. viewtopic.php?f=27&t=23087&start=40

Tenho também um filtro interno de 300l/h, da Vigo Ar, mas a bomba é muito barulhenta. Acho que consigo adaptar uma SB300 nele, vou pesquisar. O atman 300H é ótimo, mas devido à tampa desse aquário, Hang on não vai ser possível.

Pelo visto o aquário vai ser mais uma jardineira aqui em casa... kkkk

Muito obrigado por toda ajuda.

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#14 Mensagem por Fabio Vicente »

A maioria dessas plantas que citei não precisam de uma injeção de CO2 para manter, mas ajuda bastante no crescimento. Você pode utilizar somente no início, por exemplo, para espalhar o carpete. A introdução de CO2 requer alguns cuidados, pois irá alterar o pH. Como o seu tanque terá tamponador, ele vai consumir a reserva alcalina, aumentando a necessidade de reposição do tamponador de KH.

Preciso confessar que odeio cortina de bolhas. Compressores são barulhentos, e bolhas, na minha opinião, são uma afronta à estética de um aquário, onde tentamos reproduzir um pedacinho da natureza. Por isso sempre preferi utilizar plantas para fornecer oxigênio, e para maximizar o efeito, injetava CO2, caseiro mesmo. Meu primeiro aquário com plantas ( o que hoje chamam de Low-Tech ) era um setup de 43 litros, cascalho de rio como substrato, 2 lâmpadas fluorescente compacta 20W e um filtro hang-on Jebo. Nunca utilizei bolhas e nunca tive problemas com oxigenação, claro que a pequena cascata formada pelo Hang-On ajudava, mas era notável a quantidade de bolhas que as plantas produziam. Infelizmente perdi todas as fotos dele em um HD defeituoso.

Caso pense em utilizar CO2, use no início para aumentar o crescimento, após isso, fica à critério das plantas. Se você perceber que não estão desenvolvendo como esperado, volte a utilizar. Por isso sugeri o kit descartável ( Ista 512 ), pois tem um excelente custo-benefício. Você encontra um kit desse na internet por menos de 80,00 e o refil com 3 latas sai pelo mesmo valor. Cada lata dura cerca de 2 meses.

Entenda que não é crucial a utilização de CO2, mas ajuda muito na saúde das plantas e no controle de algas. E, ao meu ver, conseguir benefícios à um custo tão baixo, vale muito a pena.

Também utilizava uma tampa no meu aquário, e para utilizar o filtro, pedi à um vidraceiro fazer um recorte na tampa para acomodar o hang-on. Ele nem me cobrou pelo serviço.

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#15 Mensagem por Marco Vieira »

Entendi a questão do CO2. Realmente o custo é baixo, vi até alguns vídeos do uso. Minha única preocupação era o pH, mas se a alteração principal é no KH, fica fácil de controlar.

Sobre o Hang on, tem outro motivo de eu não querer usar. Esse aquário fica num balcão entre a sala e a cozinha, de lado. Pendurar algo iria obstruir muito a imagem. Vou pensar em alguma solução com canister, um pequeno seria legal, mas tenho que convencer a patroa para colocar um "trambolhinho" a mais na cozinha (já tem coel, fonte, fios..) Se não virar, vai ter que ser um interno mesmo.

Sobre as luzes, 2x15 led da 200w incandescente, vai para quase 3w/l em uma coluna de 40cm.. não vai ficar muito forte?

Envoyé de mon SM-G930F en utilisant Tapatalk

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#16 Mensagem por Fabio Vicente »

Entendi a situação do filtro. Pela foto não dá para entender direito a tampa do aquário, mas já vi alguns com canister caseiro ( PVC ) "escondidos" na tampa.

Em relação à iluminação, seria basicamente 200W de incandescente, porém ficaria em um nível ótimo. Lâmpada Bulbo E27 LED 15W = 1350 Lumens; x 2 = 2700 lumens / 72 L = 37,5 lumens por litro. Isso é considerado uma iluminação média, geralmente aponta-se como forte acima de 40 lm/L, porém quando levamos em conta 40 cm de altura, você conseguirá um alto par. Com 2 de 10W você teria por volta de 20 lm/L, o que seria o mínimo desejado para um plantado low-tech.

Não cheguei a citar os musgos, eles vão muito bem em low-tech e dá uma ótima complementada no aquascape.

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#17 Mensagem por Marco Vieira »

Valeu Fábio!

Vou ver as lâmpadas, isso é fácil. Convenci a patroa a colocar uma prateleira embaixo da mesa da cozinha, para um canister pequeno. Pensei num sunsun 603b ou outro equivalente. Vou pesquisar mais sobre os modelos.

E o que era para ser um aquário simples, só peixe e pedra, tá virando mais um monstrinho aqui em casa... Kkkkkk

Envoyé de mon SM-G930F en utilisant Tapatalk

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#18 Mensagem por Fabio Vicente »

A gente tenta fazer simples, mas esse plano sempre falha. Esse canister é uma boa pedida. E com um canister desse, sem muita agitação da água, com CO2 e iluminação forte, dá para colocar planta vermelha como a Alternanthera reineckii var. mini. ou Alternanthera reineckii var. Lilacina.

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#19 Mensagem por Marco Vieira »

Primeira TPA hoje, 20%, subindo KH e GH para os níveis que eu quero, 9 e 12, respectivamente, e mantendo o ph em 7.5.

Posto os resultados em alguns dias.

Envoyé de mon SM-G930F en utilisant Tapatalk

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Dureza Geral - Dúvida

#20 Mensagem por Marco Vieira »

Bom dia.

GH está ok, 12. Equilibrium funcionou bem. Mas o ph subiu (8) e o KH ficou abaixo da conta (6), mas dentro de algo aceitável. Devo ter errado alguma conta. Mas tá fácil de arrumar, vou acertando o ph com o acid buffer e o KH com bicarbonato. O alkaline buffer é muito forte...

Envoyé de mon SM-G930F en utilisant Tapatalk

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”