🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

kinguios sem brilho com manchas

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Mensagem
Autor
Elizeu Medeiros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2017, 03:08
Apelido: Elizeu
Data de Nascimento: 23 Out 1980
Cidade: curitiba
País: Brasil

kinguios sem brilho com manchas

#1 Mensagem por Elizeu Medeiros »

[videos]Boa Noite pessoal,
me apresento como marinheiro de primeira viajem como muitos de nós começamos assim.

Bom Vamos lá!
ganhei de um amigo um aquário, de 120 Litros, Imediatamente fui num Petshop aqui perto comprei um filtro submerso Resun 750L\H
comprei um anti cloro da labcon, como o vendedor me recomendou que eu deveria descansar a água por no minimo 24Hs para depois colocar os peixes (KKKKKK Sabe de nada inocente!)
coloquei cascalho de jardim branco tipo aragonita, mais umas pedras que peguei no rio, muito bonita por sinal, Fervi elas por media de 1h
enchi o aquário de água deixei descansar.
no outro dia peguei minha filha de 6 anos e fomos escolher os peixes, trazemos
5 Kinguios Cometa 4 com media de 4 CM e um com 10 CM
5 espadas 5 molinezia e 3 paulistinhas
Coitados, Sofreram muito, Mas Graças a Deus perdi apenas 1 paulistinha
isso já faz pouco mais de 3 meses.
com uma semana os molinézia e os espadas viviam perseguindo os kinguios, voltei na loja e troquei os 10 por 5 tetra negro e 1 cascudo de 5cm, que até hoje vivem em harmonia.
pesquisando mais resolvi fazer um canister e aumentar o aquario devido a superlotação.
consegui um aquario de 250L
coloquei mais um filtro esterno de 350L/h aqueles que jorra agua na borda do aquario
o filtro resun de 750L/h coloquei jogando agua numa mangueira que abastece o canister na parte de traz do aquario e torna a agua com oxigenação para dentro do aquario novamente.
A FILTRAGEN - CANISTER caseiro - cano de 100mm medindo 90CM
coloquei 1 tela bem flexivel tipo saco de cebola uns 5 cm para filtrar o grosso, mais 15 cm de perlon 200Gr de carvão ativado pouco menos de 2 litros de Sachem matrix,
Comprei 250Gr de Purigen, mas so posso adicionar no proximo sábado.
1 Termostato de 300W na temperatura de 22 graus
a circulação e oxigenação do aquario aparentemente ficou excelente
Tirei uns 80% das pedras brancas e coloquei substrato de pedra de areia pois estava muito alcalino onde estabilizou o PH a 2 meses em 7 a 7,2 no máximo
estou usando os testes da labcon após o sofrimento dos peixes com oscilação de ph, amonia, nitrito, nitrato. há uns 30 dias está estabilizado
AMONIA 0, NITRITO 0, NITRATO 0 e Ph em 7,2 Temperatura 22 graus.

TPA Todo Sábado 30%

Iluminação 1 fita Led, entre 5 a 8 horas por dia

A Alimentação.
ALCON COLORS ou para os pequenos (tetra e os paulistinhas)
Goldfish Colors ou para os Kinguios,
fiz uma ração mista com esta da alcon acrescentando alho e açafrao, que eles gostaram mais do que a original e elas afunda que eu acho melhor para os kinguios que assim os pequenos conseguem se alimentar melhor com os farelos que fica por cima.
coloco alface, e outros legumes tipo brocolis e couve flor cosidos.
eles não recusam alimentação feito 2x ao dia.

O Problema, há mais ou menos 10 dias 2 kinguios apareceram manchas nas nadadeiras, brancas, tipo algodão pesquisei sobre o problema
e elevei a temperatura a 28 graus, e tratei a agua com aqualife.
as manchas desapareceram de 1 o outro continua com uma mancha na nadadeira traseira.
como precisei desligar o canister mantive os 2 filtros funcionando sem midia por media de 8 horas apos inserir o aqualife. depois ligava novamente. e os parametros continuam zerados e ph equilibrado.
mas estou percebendo que esses dois peixes ainda continuam sem brilho nas escamas como estivesse completo coberto por poeira como se estivesse passado uma camada bem fina de verniz fosco esbranquiçado neles por inteiro, Não são bolinhas tipo ictio e na foto não apareçe senão postaria aqui.
gravei um video mas não sei se e possivel perceber.

[videos]https://youtu.be/g6Ul2coKuns[/videos]
[videos]https://youtu.be/w0mnPucQLQE[/videos]

Alguém tem idéia do que pode ser?
Onde posso estar errando?
oque posso fazer pra melhorar pois quero montar mais um aquário com discos ou bandeiras, mas não quero que eles sofram?

Agradeço a todos desde Já!

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#2 Mensagem por Fabio Vicente »

Olá,

Seja bem vindo!

Baseado na descrição dos sintomas, creio que os peixes estejam acometidos por Oodinium. Essa doença é causada por um fitoflagelado ( Oodinium limneticum ) e deixa as escamas com um brilho fraco, de aspecto aveludado e é muito debilitante.

Você pode tratar com Labcon Ictio, seguindo as instruções do fabricante, mas sempre em aquário-hospital.

NUNCA trate doenças no aquário principal, pois os medicamentos irão dizimar a biologia do aquário, levando à desestabilização de parâmetros e causando mais estresse aos animais.

Pelo que entendi, você utilizou o Aqualife para tratar a "doença do algodão" que é causada por fungo, e agora estão apresentando Oodinium. O tratamento no aquário principal pode ter levado os animais, já debilitados, à um estresse maior e abrindo caminho para que outras doenças se instaurem.

Recomendo transferir esses peixes que apresentam sintomas para um aquário-hospital (20~40 L) e tratá-los com TPA diárias de 50%, com parâmetros estabilizados (pH, Temperatura, medicamento). Utilize iluminação fraca no aquário-hospital e por tempo limitado (2 horas de manhã e 2 horas à tarde), apenas na hora de alimentar. Deixe o aquário-hospital em local com pouca movimentação de pessoas, e caso não seja possível, envolva-o em cartolina azul-escuro ou preta. Isso tudo é para deixar os peixes mais confortáveis possível, eliminando um fator de estresse.

Feito isso controle muito bem a temperatura para que não haja variação, visto que alterações diárias de mais de 1 grau são danosas.

Não é necessário aerador em aquário-hospital, visto a quantidade de TPA.


Com relação ao aquário principal. Faça uma TPA de 50% e troque o carvão ativado para absorver qualquer resquício de medicamento. Utilize Seachem Stability para auxiliar a formação de uma nova colônia de bactérias. Isso deverá ajudar à estabilizar a biologia.

Reforce a alimentação com artêmias vivas e rações com alho (Ex. Tropical D-Allio Plus). Evite durante o tratamento oferecer vegetais e patês para não sujar demais a água

Agora o problema!!

Neons e Cascudos são de água ácida e quente (pH 6.5~6.8 Temp. 26~28)
Kinguios são de água alcalina e fria (pH 7.2~7.5 Temp. 20~24)

Você precisará escolher quais manter, pois são incompatíveis por parâmetros e sempre algum vai ter que sobreviver fora de sua faixa ideal, estressados e com imunidade baixa.

Se você está pensando em criar Discos, sugiro que comece a ler muito sobre parâmetros de aquário de água ácida e plantados low-tech, lembrando que discos são peixes bem sensíveis. Baseado na sua montagem, adicione outro canister com as mesmas especificações e já terá um bela filtragem para um aquário de disco.

Recomendo também você investir em um timer digital para controlar a iluminação. Manter sempre o mesmo tempo de ligar e desligar, mesmo que seja longo 9~10 horas é melhor do que ligar sem horário fixo e alternando a quantidade de horas.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#3 Mensagem por Radagast »

Tratar em aquario hospital: o parasita vai continuar no aquario principal... eu trataria o aquário inteiro.

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#4 Mensagem por Fabio Vicente »

Marina Fodra escreveu:Tratar em aquario hospital: o parasita vai continuar no aquario principal... eu trataria o aquário inteiro.


O ciclo de vida do esporo é de 48 horas ( com temperatura de 28 ), enquanto o tempo de tratamento é de no mínimo 72 horas. Executar tratamento e recuperação em aquário-hospital enquanto trata a biologia do aquário principal, eliminará qualquer probabilidade de nova infecção ao retornar os peixes ao aquário principal.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#5 Mensagem por Radagast »

Mas teria que tratar todos os peixes, certo? Não só os que apresentam sinal da doença ativa.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#6 Mensagem por Radagast »

Kinguios não são vegetarianos?

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#7 Mensagem por Fabio Vicente »

Marina Fodra escreveu:Mas teria que tratar todos os peixes, certo? Não só os que apresentam sinal da doença ativa.


O mais correto seria tratar apenas os que apresentam sintomas e quarentenar os outros.

Marina Fodra escreveu:Kinguios não são vegetarianos?


Possuem preferência por vegetais, mas são onívoros. Devido à peculiaridades no trato digestivo, recomenda-se alimentação à base de vegetais e ração específicas para espécie. Porém costumam aceitar bem artêmias e tubifex, sempre com moderação.

Já no caso de peixes debilitados por doenças é recomendado oferecer alimentos vivos na tentativa de otimizar o tratamento, estimulando os peixes à se alimentarem melhor. E preferencialmente artêmias, já que é possível utilizá-las em bioencapsulamento.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#8 Mensagem por Radagast »

O que me preocupa é haver portadores assintomaticos, Fábio. Super trabalho para tratar os peixes ,e logo ficam doentes de novo.

No ictio de água doce a quarentena é 100%?

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#9 Mensagem por Fabio Vicente »

Mesmo após quarentena alguns animais ( e plantas ) podem ainda serem vetores, por isso não posso afirmar ser 100% garantido. Porém, se todos os animais apresentarem boa saúde, se alimentando bem e o aquário principal estiver com todos os parâmetros estabilizados, é difícil serem acometidos por qualquer tipo de moléstia após uma correta quarentena.

Elizeu Medeiros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2017, 03:08
Apelido: Elizeu
Data de Nascimento: 23 Out 1980
Cidade: curitiba
País: Brasil

Re: kinguios sem brilho com manchas

#10 Mensagem por Elizeu Medeiros »

Obrigado Fábio e Marina pela ajuda

Então fiz o seguinte, desliguei por completo o canister, e a iluminação geral do meu aquário, mantive nos 28 graus, e fiz as tpas 50% a cada 48H no aquário principal, mantive a bomba de oxigênio e o filtro submerso ligado apenas para circulação da água, sem mídias.

fiz o tratamento com labcon ictio, e continuei com o aqualife,
comprei uma ração indicada pelo vendedor de outro petshop mais conceituado, da marca poytara,
deu um aumento significativo de amônia pois todos esses dias fiquei com o canister desligado.
retirei o cascudo do aquário principal, e coloquei em um outro aquário pois fiz a adicção de sal grosso. 1 colher/30 L
Graças a Deus os peixes voltaram a cor e o brilho estão lindos novamente.
voltei a ligar meu canister apos e 48hs depois e os parametros estão perfeito novamente, a biologia esta viva icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01


OBS. mas se perceber no 2 video no segundo 34 ... passa um kinguio com a nadadeira manchada e machucada, e piorou desta data até hoje.
coloquei ele em outro aquário de 30L e voltei o cascudo pro principal, continuo o tratamento deste kinguio apenas com labcon ictio.
me deram sugestão de usar terramicina na agua, mas fiquei com receio.
alem de não saber a dosagem correta pois aqui só achei em pó, aquelas de saquinho, "terramicina com antigerm 77" não sei ao certo qual a consequência deste tratamento, por isso não
utilizei, mesmo ja tendo comprado o medicamento.
alguma sugestão!!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#11 Mensagem por Fabio Vicente »

O apodrecimento das barbatanas é causado por bactérias, nesse caso foi sugerido um bactericida (Terramicina). Não use.

Vamos do princípio. As bactérias que causam apodrecimento das barbatanas ocorrem em aquários com baixa qualidade de água, e atacam peixes com baixa imunidade.

O que ocorreu no seu caso: Peixe já debilitados por outras doenças e passando por tratamento em água muito quente para espécie (Kinguio: temp. ideal 24); Aquário com baixa qualidade de água, por causa dos medicamentos que acabaram com a colônia de bactérias e o filtro desligado. Então surgiu a oportunidade ideal para essas bactérias.

Ainda houve um aumento na amônia, que contribui para apodrecimento das barbatanas.

Óbvio que isso deve ser tratado, mas não é o caso para uso de bactericida forte, como a terramicina

Abaixe a temperatura da áqua para 26 graus, dessa forma não vai estressar tanto o peixe, e o medicamento ainda vai fazer efeito. Nas instruções de tratamento na bula da medicação, solicita que faça um aumento da temperatura, visando acelerar o ciclo de vida dos parasitas e assim obter um tratamento mais rápido. Mas na temperatura de 26 a medicação ainda faz efeito, somente demora alguns dias a mais para completar o tratamento. No caso do kinguio e outros peixes de água fria, mantê-los à temperatura de 28 pode ser ainda mais prejudicial.

Faça mais TPAs. É melhor você fazer uma TPA diária de 25% do que uma de 50% a cada dois dias. Sempre sifonando o fundo para retirar o excesso de carga orgânica.

Reforce a alimentação com alimentos vivos (artêmia). Alimentos vivos estimulam a alimentação e auxiliam na recuperação de peixes debilitados.

Para tratar as barbatanas, utilize "API Melafix". Esse medicamento tem ação bactericida e ainda auxilia na regeneração das barbatanas e feridas abertas. E ainda por cima, tem pouca interferência no filtro biológico.

Utilize carvão ativado no aquário principal para eliminar resquícios de medicamento.

E, por último, adicione culturas de bactérias benéficas para auxiliar na estabilização da filtragem biológica. Prodibio Digest, Seachem Stability, Sera Bio Nitrivec, são alguns exemplos de culturas de bactérias disponíveis no mercado.

Elizeu Medeiros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2017, 03:08
Apelido: Elizeu
Data de Nascimento: 23 Out 1980
Cidade: curitiba
País: Brasil

Re: kinguios sem brilho com manchas

#12 Mensagem por Elizeu Medeiros »

Obrigado pelas dicas novamente Fabio.
Este melafix, você me recomenda continuar com o filtro biologico ligado ou desligado?
já baixei a temperatura para 26 graus, estava em 28 ontem, hj de manhã coloquei em 27 e agora noite 26.
o carvão ativado trocava sempre a cada 30 dias, mas tinha deixado uzar ao colocar o purigen, como tinha me recomendado o vendedor, mas vou coloca- novamente no canister antes do purigen.
vou iniciar a tpa 25 a 30 % diariamente.
você me recomenda fazer este tratamento no aquario principal mesmo? Pois tem mais 2 kuingios com inicio desta mancha nas nadadeiras. e se esta bacteria esteja no canister ou no aquario principal ja será eliminada também, porque ja tem 2 kuingios que deixei num aquario hospital mas tem apenas 30 litros, e tenho dó de adicionar + 2 em um aquario tão pequeno
a não ser que eu coloque os tetras e os paulistinha no aquario de 30 litros
sei que vou acabar gastando mais com a proporção do aquario maior em medicamento, mas por outro lado posso garantir mais tranquilidade aos peixes,
o que temo e acabar com a biologia do meu aquario, pois um processo de ciclagem demora muito e judia muito dos coitados, e eles ja passaram por isso!
teste efetuado hj, temperatura 27, ph 7.2 cloro, amonia e nitrito zero
fiz tpa ontem de 60 litros e deixei mais 60 descansando pra hj.
e sempre faço elas sifonando o substrato.

Há, qual a quantidade ideal de carvão ativado recomenda para este meu aquario?

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#13 Mensagem por Fabio Vicente »

Não sabia que você já utilizava purigen, mas como você colocou medicamento no aquário principal, coloque uns 300g de carvão ativado para auxiliar. Após 2 semanas, pode retirar o carvão e continuar apenas com o purigen.

Tratamento de doenças sempre são feitos em aquário-hospital, nunca no principal.

Transfira todos os peixes doentes para o hospital. Não tem problema manter 3 ou 4 peixes em um aquário de 30 litros. É apenas temporário, e haverá TPA diárias de 50% para manter a qualidade da água.

Apesar do melafix não interferir muito com a biologia, prefira tratar no aquário-hospital.

Com relação ao aquário principal, pode religar toda a filtragem e mantenha TPA semanal de 30%. Utilize cultura de bactérias e fique de olho na amônia.

Elizeu Medeiros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2017, 03:08
Apelido: Elizeu
Data de Nascimento: 23 Out 1980
Cidade: curitiba
País: Brasil

Re: kinguios sem brilho com manchas

#14 Mensagem por Elizeu Medeiros »

Obrigado pelas dicas, vou seguir suas dicas e continuarei postando os resultados!

Elizeu Medeiros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2017, 03:08
Apelido: Elizeu
Data de Nascimento: 23 Out 1980
Cidade: curitiba
País: Brasil

Re: kinguios sem brilho com manchas

#15 Mensagem por Elizeu Medeiros »

Bom dia!, tenho feito o tratamento, não aumentou os sintomas, mas não tive nenhum sinal de melhora, as barbatanas continuam no mesmo estado, os peixes continuam se alimentam muito bem, adoraram as artêmias.
consegui um aquario de 100 litros emprestado de um amigo, estou pensando em mover todos os peixes e a agua do principal para ele e fazer o tratamento nele com todos os peixes juntos fazendo tpa diario,
e tratar o aquario principal com bacter, e aqualife, sei que vou matar toda a biologia do aquario principal, mas iniciarei depois uma ciclagem do zero, sem riscos de bacterias maléficas.
me deram uma dica de colocar 1 colher de sal grosso a cada 30L de água, oque acha?
vou remover o cascudo do meio deles. e manter no outro aqua de 30l sozinho.

Estou bem perdido!

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#16 Mensagem por Radagast »

Se vai começar do.zero, trate todos os peixes como disse e cloreto o aquário principal. Não precisa gastar com antibiótico, fungicida, etc.

Remonte o aquário com tudo colorado e seco, coloque biodigest e um pouco de ração de peixe, e deixe ciclando enquanto os peixes estão no hospital. Deixe um filtro externo cheio de perlon no hospital para filtragem mecânica. Lave o perlon todo dia.

Elizeu Medeiros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2017, 03:08
Apelido: Elizeu
Data de Nascimento: 23 Out 1980
Cidade: curitiba
País: Brasil

Re: kinguios sem brilho com manchas

#17 Mensagem por Elizeu Medeiros »

Marina Fodra escreveu:Se vai começar do.zero, trate todos os peixes como disse e cloreto o aquário principal. Não precisa gastar com antibiótico, fungicida, etc.

Olá Marina, Não entendi a colocação acima, consegue explicar melhor?

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#18 Mensagem por Fabio Vicente »

Elizeu,

Não há necessidade de desmontar o aquário ou tratá-lo com bactericida/fungicida. Basta deixá-lo sem peixes por 2 semanas, mantendo a TPA semanal, que você interromperá o ciclo de qualquer doença.

Não utilize sal em tratamento de doenças em peixes de água não-salobra. Não há dados científicos concretos que comprove a eficácia do sal em tratamento de doenças, existe apenas dados empíricos de aquaristas e muitos deles controversos.

Já disse uma vez e vou dizer de novo: Cascudos e kinguios são de biotas totalmente diferentes e não devem ser mantidos no mesmo aquário. Se você ajustar os parâmetros para uma espécie, automaticamente você prejudicará a outra, deixando o peixe sob constante estresse e debilitado. A matemática é bem simples nesse caso: Peixe estressado + debilitado = peixe doente. E peixe doente espalha doenças à todos no aquário.

Não vai adiantar nada, todo esse esforço, se você não resolver essa questão primária.

Vou discordar da Marina em relação à filtragem no aquário-hospital. Aquário-hospital deve-se manter uma rotina de TPA diária de 30% a 50%, com sifonagem e com água previamente tratada e com os mesmos parâmetro da água já encontrada no aquário-hospital, inclusive a reposição do medicamento. Com isso em mente, não há necessidade para uso de filtragem mecânica, visto que não haverá acúmulo de carga orgânica. Já com o emprego de perlon no aquário-hospital, o mesmo deverá ser esterilizado diariamente ( não apenas lavado ), com alternância de químicos para não promover resistência nas bactérias. Exemplo: dia 1 = hipoclorito de sódio; dia 2 = álcool isopropílico; dia 3 = permanganato de potássio... Não vale a pena tamanho esforço quando não há uma real necessidade do uso de filtros mecânicos.

Elizeu Medeiros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2017, 03:08
Apelido: Elizeu
Data de Nascimento: 23 Out 1980
Cidade: curitiba
País: Brasil

Re: kinguios sem brilho com manchas

#19 Mensagem por Elizeu Medeiros »

Bom dia!
já removi todos os peixes do aquário principal, esgotei toda a água do mesmo, lavei com a mesma água as mídias e substratos e troquei o perlon e vou começar acrescentar água aos poucos pois consigo tratar apenas 60L por vez de água, pois já vou por água condicionada apos isso colocarei o biodigest.
agora começarei o tratamento no hospital apenas com o filtro submerso sem substrato e sem perlon, apenas adicionando melafix,

Outra duvida! vi aqui e em outros fórum o pessoal fazendo o melafix com essencial de melaleuca e com agua hidratada ou deionizada, isso é recomendado? pois paguei 90,00 em um frasco de 237 ml. é caro pra cauaca, se não fosse o apego pelos peixes não teria comprado.

o cascudo já não permanece mais junto dos outros peixes.

continuarei postando os resultados, qualquer idéia é bem vinda!

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: kinguios sem brilho com manchas

#20 Mensagem por Radagast »

Gosto.do filtro mecânico porque estressante menos os peixes. Ficar sifonando com mangueira é um estresse a mais.

Cloro não gera resistência bacteriana...

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”