🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Algumas plantas mais simples para um aquário de água doce

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Algumas plantas mais simples para um aquário de água doce

#1 Mensagem por Roberto Vieira »

Amigos por falta de tempo em fazer o tópico de uma vez só, vou fazer esse aos poucos. Fiquem livres para comentar, e até citar plantas que depois as encaixo no texto ;)

O termo aquário plantado desde de sua criação tem gerado grande discussão., principalmente entre os iniciantes. Ver lindas fotos de aquários com um paisagismo perfeito e plantas exuberantes faz com que o aquarista fique com vontade de ter um aquário similar, porém quando ele se depara com os equipamentos usados, questão de teste, custos e afins, acaba ficando confuso, e com receio de colocar plantas diferentes.
No meio dessa questão de custo baixo, acabou surgindo a idéia do aquário low-tech. Um aquário low-tech seria aquele onde ainda dentro de um contexto de aquapaisagismo usaria-se plantas de menor exigência visando menor custo com utensílios e manutenção.
Um aquário low tech não descarta fonte de carbono (essencial para fotossíntese), nem uso de fertilizante, mas facilita bastante a manutenção do aquário, principalmente para quem não tem tempo ou está começando.

Outra opção é o aquário com plantas. Um aquário montado normalmente com plantas naturais. Alguns aquaristas mais antigos sempre dirão que já tiveram aquários com plantas e não usavam fertilizante, nem CO2 e as plantas cresciam. Sim, a questão é quais eram essas plantas. E é importante lembrar que o aquário é um sistema com tantas variáveis que é possível sim ter condições para se criar uma planta em um e outro aquário que parece igual não dar certo. As vezes uma pequena diferença é suficiente para mudar tudo no ambiente. E dentro de uma própria espécie de planta você pode adquirir um indivíduo com uma “genética melhor”, ou com mais reservas de nutrientes que permitirá ela crescer, e em alguns casos até florescer sem estar nas condições perfeitas.

Lista de plantas de fácil manutenção:
- Elódea (Egeria Densa) – Família: Hydrocharitaceae
Veremos muitas plantas dessa família aqui. A Elódea é uma das plantas base para quem está começando em aquários. Ela não tem um bom apelo para aquapaisagismo pois cresce muito rápido e produz raiz no meio do caule em demasia, mas prospera bem na maioria dos aquários desde que pelo menos tenha luz suficiente. É uma boa descalcificadora então consegue se manter durante muito tempo sem injeção de gás carbônico. Suas folhagens densas são perfeitas para filhotes e peixes pequenos buscarem abrigo.

Imagem

Deve ser plantada em grupos de 3 a 4 galhos para melhor efeito. O nome popular Elodea deve-se a outra espécie da mesma família, A Elódea canadense, pouco comum no Brasil.

Na imagem abaixo há a diferença entre os gêneros mais parecidos da família.

Imagem

Outras plantas que são encontradas ocasionalmente em lojas no Brasil e que parecem com a Elódea são:
- Hydrilla verticilata - Família: Hydrocharitaceae

Basicamente deve-se ter o mesmo cuidado que se tem com as Elodeas, porém formam maços menos densos, e a cor é mais acastanhada dependendo da iluminação. São pouco exigentes e também descalcificadoras.

Imagem

- Lagaroshipon major - Família: Hydrocharitaceae

Um pouco mais exigente do que as mencionadas anteriormente, produz maços mais compactos e as folhas são curvadas. Formam belas touceiras no aquário, e tem crescimento mais lento quando comparada com os outros gêneros citados.

Imagem

- Apalanthe granatensis - Família: Hydrocharitaceae

Pouco conhecida no meio aquarístico e muito confundida com elodea. É mais quiebradiça mas sua manutenção não é tão complicada, porém é mais exigente com CO2. É comum encontrar em lojas sendo vendidas como se fossem Elódeas, mas as cores mais claras e folhas mais finas as tornam diferenciadas. Com boa iluminação crescem rapidamente.

Imagem

- Rabo de Raposa (Ceratophyllum demersum) – Família Ceratophyllaceae
Planta extremamente resistente, de fácil cultivo, proliferação rápida e muito bonita. Seu crescimento rápido é a restrição mais comum quando se fala dela em aquapaisagismo, mas é uma planta que chama atenção pelo formato. Ocasionalmente frutifica no aquário, tornando-a ainda mais especial. Não possui raízes podendo ser cultivada solta. Demanda pelo menos luz adequada para pleno desenvolvimento. É considerada excelente removedora de nutrientes, portanto auxilia na qualidade da água.

Imagem


- Valisnéria gigante (Vallisneria gigantea) – Família Hydrocharitaceae

Outra planta muito conhecida dos aquaristas pelo seu vigor e fácil cultivo. Seu formato lembrando touceiras de “capim” ajudam a fazer um belo visual. Também pouco usada em aquapaisagismo por seu crescimento acelerado. É chamada em alguns lugares de cebolinha. É descalcificadora, e cresce muito mais quando o substrato é fértil. Suas folhas podem alcançar grande comprimento, exigindo poda para evitar sombreamento mesmo num aquário onde o paisagismo não é o foco. São perfeitas para forrar o fundo, pois formam um “paredão”

Imagem

O gênero possui outras espécies de fácil cultivo, as mais comuns sendo

Valisneria espiral (Vallisneria spiralis)

De crescimento um pouco mais lento, mas ainda sim vigoroso, e com aspecto menos denso, essa planta acaba sendo a espécie mais procurada. A variedade mais comum em aquários é a Tortifolia, onde as folhas crescem em formato de parafuso fazendo um visual diferente.

Imagem

Valisneria Americana (Vallisneria neotropicalis)
Literalmente uma planta que fica enorme. Quando sob luz intensa e boas condições as folhas ficam acastanhadas na ponta. Demanda poda constante para evitar sombreamento. É comum exemplares com folhas com cerca de 1m de comprimento quando não podadas

Imagem

Valisneria nana (Vallisneria nana)
Mais exigente que as suas parentes de gênero comuns em aquário, é uma planta excelente para aquapaisagismo, principalmente para utilização entre rochas e troncos. Possui aspecto bem delicado. Plantar em pequenos grupos deixa com um visual particularmente bonito. Demanda utilização de co2.

Imagem

Samambaia dágua lisa (Ceratopteris cornuta) - Família Pteridaceae

Planta de fácil manutenção e belo aspecto. facilmente utilizada para preencher grandes espaços. Possui belo aspecto sendo limitada em aquapaisagismo também pelo crescimento rápido. Obtem-se mudas facilmente deixando folhas flutuando no aquário, de onde começam a surgir raízes.

Imagem

Samambaia crespa (ceratopteris thalictroides) - Família Pteridaceae

Trato similar a da samambaia lisa, porém tem folhas mais finas e aspecto mais "delicado"
Imagem


Aguardo ajuda !!! bye1

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”