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Aquarista iniciante

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Carlos Rodrigo da Silva
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Aquarista iniciante

#1 Mensagem por Carlos Rodrigo da Silva »

Boa tarde, galera.

Sou iniciante no fórum e no mundo do aquarismo.

Começou quando minha noiva ganhou um peixe e ele morreu. O luto (rs) me despertou uma vontade de seguir adiante já que já havíamos comprado aquário e demais enfeites.

Com a curiosidade e a leitura, descobri inúmeros tipos de aquários, filtros, iluminações, rações, espécies, enfim...

Hoje, aproveitando o aquário do primeiro peixe falecido (20 litros), estou com 4 peixes (kinguio goldfish, kinguio telescópio, colisa azul e colisa amarelo), comprei um filtro interno Vigoar f150, e rações, tem ainda, uma planta artificial.

Acho que o aquário esta pequeno, ainda mais com o filtro interno, estou vendo orçamento para um aquário de 120 litros.

Gostaria de saber se o volume de 120 litros é o ideal, gostaria de saber, também, sobre plantas naturais (plantio e manutenção), termostato, filtros com vazão ideal, iluminação, enfim... tudo o que é necessário para um aquário bonito e confortável para os peixes.

Desculpa pela extensão na pergunta, mas em nenhum lugar encontro essa informações. Espero que me ajudem.

Radagast
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Re: Aquarista iniciante

#2 Mensagem por Radagast »

Oi,

Se não me engano, cada kinguio precisa de 100 litros de água. Eles crescem muito, e vivem muitas décadas quando bem cuidados.

Colisas e kinguios não são compatíveis. Colisas preferem água ácida, e kinguios precisam de água alcalina.

Nesse aquário vc poderia ter as 2 colisas. Eu sinceramente acho que vc deve procurar alguém com um aquário adequado para hospedar seus peixes até que o novo esteja em condições de recebe-los. Um aquário de 20 litros é para lebistes, infelizmente!

Kinguios não convivem com plantas naturais. Comem todas, ou destroem de tanto fuçar.

Dá uma lida aqui: http://www.aquarismopaulista.com/aquario-kinguios/

Mauro Becker
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Re: Aquarista iniciante

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Carlos

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos. icon_cheers
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Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

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Roberto Vieira
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Re: Aquarista iniciante

#4 Mensagem por Roberto Vieira »

Carlos Rodrigo da Silva escreveu: sobre plantas naturais (plantio e manutenção), termostato, filtros com vazão ideal



Carlos, seja bem vindo

Plantas naturais com kinguios não são a melhor opção pois quando não são comidas, eles reviram o substrato soltando-as. Se vc não se importar com isso, pode colocar algumas...rs.

Termostato, o ideal seria em torno de 100 a 150w, para kinguios, é uma questão para inverno rigoroso pois são de água fria. No caso o calor é um problema maior, resolvendo primeiramente com aumento da oxigenação

Filtros- Externos são mais eficientes, para essa litragem num aquário de kinguios procuraria algo entre 800 a 1000l/h. O dophin H800 faria um bom serviço

Enzo Grylo
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Re: Aquarista iniciante

#5 Mensagem por Enzo Grylo »

olá eu não quero contrariar nenhum aquarista, más eu crio kinguios a 5 anos e meus kinguios tem em média 8-9 cm e olha q nenhum morreu, o mais importante é o filtro, pois o kinguio precisa de 3l de agua so pra ele, e são peixes bem resistentes, eu te recomendo fazer um aquário de 35 l no começo ver se esta se familiarizando com o mundo do aquarismo, depois avalie sabiamente seu desempenho, e as colisas, são mais frágeis, são bem sucetiveis a doenças, então recomendo que sempre q a água estiver um pouco suja troque 1/3 da água imediatamente se não elas irão morrer. depois de uns 3 meses avalie de um 1 a 4 seu desempenho 1: Todos morreram 2: A Maioria Morreu 3: Poucos 4:Nenhum, se conseguiu três ou quatro va para o de 120 l
se conseguir 1 ou 2 vc ainda tem q aprender mais. opa ja ia me esquecendo, tome cuidado pq kinguios podem ser confundidos com carpas véu, e se for carpas véu, arrange um lago logo!!!

Radagast
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Re: Aquarista iniciante

#6 Mensagem por Radagast »

Três litros de água par aum kinguio? Desculpa, mas isso é um absurdo daqueles beeeem absurdos mesmo... rs Vou deixar o link sobre kinguios aqui. Está em inglês, mas não tenho tempo para traduzir pra vc.

Sua escala de medida de sucesso também não faz nenhum sentido. Nem tem como comentar de tão descabida.

Começar com aquário pequeno para depois passar para o grande também não faz sentido. Aquário pequeno é muuuuito mais difícil de manter saudável.

Acho que é importante vc começar a ler sobre ciclo de nitrogênio, filtragem mecânica e química, pH, fatores que influenciam o pH do aquário, pH para cada espécie, alimentação, e por aí vai. É o bê-a-bá mesmo. Comece do zero, e vá tirando suas dúvidas aqui. Mas por ora, melhor não dar conselhos...

Enzo Grylo
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Re: Aquarista iniciante

#7 Mensagem por Enzo Grylo »

Olha moça eu tenho minha maneira de dar conselhos eu acho q cabe a pessoa aceitar ou não, comigo deu certo assim para vc n ter dado. Mas por favor não fale que não sou apto a dar conselhos, se a pessoa tem um Aquário com 120l e cabe 20 peixes, por exemplo ela coloca muita ração e acaba gerando amônia e todos vinte morrem a descepção é maior do que se tivesse 5 morrido num de 35 l
Obs: eu ganho a vida vendendo alevinos de tilápi e pacu

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Humberto Jr.
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Re: Aquarista iniciante

#8 Mensagem por Humberto Jr. »

Enzo, infelizmente essa prática de testar quantos morreram para ver se teve sucesso não é a ideia de aquarismo consciente.

Antes de iniciar a compra de um aquário, recomendamos estudar bem a espécie desejada e ver o que será necessário para ela. Por na ponta do lápis se estará dentro do orçamento e então dar início a montagem. Alertamos também, da necessidade de estudar o básico do aquarismo. Entender como funciona o ciclo do nitrogênio, esperar que este ciclo esteja estável para que possa receber os primeiros animais.

Para Kinguios é necessário um grande espaço e boa filtragem. Aquários pequenos podem ocorrer maiores variações de parâmetros e ocorrer um pico de amônia facilmente, tornando então desanimador para a pessoa que acaba desistindo do hobby por não ter sido bem orientada.

Sobre seu ganho de vida, vende os alevinos para qual finalidade? Corte ou Ornamental? Tem uma grande diferença entre o cultivo semi-fechado e o cultivo fechado.


Enzo Grylo escreveu:más eu crio kinguios a 5 anos e meus kinguios tem em média 8-9 cm e olha q nenhum morreu

Tem uma diferença entre viver e sobreviver...
Enzo Grylo escreveu:então recomendo que sempre q a água estiver um pouco suja troque 1/3 da água imediatamente se não elas irão morrer.

Não é melhor montar um aquário bem planejado, com ótima filtragem de modo que a água esteja sempre limpa?
Enzo Grylo escreveu:se conseguir 1 ou 2 vc ainda tem q aprender mais.

Não é melhor estudar bastante antes de montar, e depois poder literalmente curtir o aquário ?
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Re: Aquarista iniciante

#9 Mensagem por Humberto Jr. »

Carlos Rodrigo da Silva escreveu:Gostaria de saber se o volume de 120 litros é o ideal, gostaria de saber, também, sobre plantas naturais (plantio e manutenção), termostato, filtros com vazão ideal, iluminação, enfim... tudo o que é necessário para um aquário bonito e confortável para os peixes.

Se quer usar plantas naturais, esqueça dos kinguios pois eles podem detonar as plantas.
Será necessário usar algum substrato fértil, tem inúmeros no mercado, e há quem use terra vegetal por ser mais barata. Por cima do substrato fértil é necessário colocar algum substrato inerte. É comum de ver o uso de areia de construção, areia de filtro de piscina ou substratos próprios para aquários plantados.
Dependendo as plantas escolhidas será necessário usar CO2 para que ela possa se desenvolver melhor.
Sobre a filtragem, indicaria algum canister, ou como o Roberto já falou, algum filtro externo hang-on. Caso decida por Hang-on, compre algum que tenha o coletor superficial, ajudará a manter a superfície da água limpa.
Um aquecedor de 100W dará conta tranquilamente.
Para iluminação, há algumas luminárias com T5 ou T8 que possuem um bom desempenho em plantados.

Para as espécies de peixes, indicaria: Ramirezi, tetras e talvez 2-4 acarás bandeira

Espero ter ajudado.
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Re: Aquarista iniciante

#10 Mensagem por Roberto Vieira »

Enzo, Sinceramente não concordo com seu ponto de vista. É fácil testar nos animais, pq são eles que morrem e não o aquarista. A lógica em qualquer tipo de montagem é você fazer certo para não sacrificar vidas.

Precisamos lembrar também que kinguios não ficarão com 8cm apenas, você como criador de tilápia e pacu sabe que os peixes mesmo sendo pequenos crescem. Então devemos sempre considerar o tamanho máximo que o animal vai atingir e não o que ele tem

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Re: Aquarista iniciante

#11 Mensagem por Enzo Grylo »

para mim toda critica e construtiva, se vcs acham q não daria certo td bem, vcs tem a sua opniao e, eu irei reavaliar a minha, a unica coisa q me incomodou foi a marina fodra falando que isso e absurdo, que eu nao entendo de amonia nitrito e nitrato, e q nao estou apto a responder
obs: eu vendo alevinos para corte e para ornamento
Roberto Vieira escreveu:Enzo, Sinceramente não concordo com seu ponto de vista. É fácil testar nos animais, pq são eles que morrem e não o aquarista. A lógica em qualquer tipo de montagem é você fazer certo para não sacrificar vidas.

Precisamos lembrar também que kinguios não ficarão com 8cm apenas, você como criador de tilápia e pacu sabe que os peixes mesmo sendo pequenos crescem. Então devemos sempre considerar o tamanho máximo que o animal vai atingir e não o que ele tem

bom eu ja tive kinguios em aquas maiores e pra mim nunca passaram de 8 cm n, bom mais eu não sei de tudo... más assim que eu gosto q a pessoa responda, com gentileza.. obrigado cara

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Re: Aquarista iniciante

#12 Mensagem por Humberto Jr. »

Enzo Grylo escreveu:bom eu ja tive kinguios em aquas maiores e pra mim nunca passaram de 8 cm

Enzo, se fizer uma busca rápida na fishbase, poderá ver o tamanho máximo de cada espécie.

Kinguios passam dos 40 cm de comprimento. Se mesmo em aquários maiores os seus não passaram de 8 cm em 5 anos, pode ter 3 motivos:
1º) genética fraca;
2º) Alimentação dos alevinos fraca;
3º) Ambiente inapropriado para o desenvolvimento do animal.

Diante dessas coisas que você vem dizendo, com toda certeza o motivo de só ficarem com esse tamanho era o aquário que não tinha boa qualidade de água, interferindo diretamente no desenvolvimento dos peixes.

Espero que realmente entenda como uma "crítica construtiva", e reveja seus conceitos de como manter aquários. Após isso ver certinho o que estará indicando para iniciantes no hobby, para evitar que eles tenham frustrações por não terem sucesso ao montar o aquário.
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Re: Aquarista iniciante

#13 Mensagem por Enzo Grylo »

ok entrepretarei como critica construtiva, olha más água tenho certeza que está 100%, acho q deve ser genetica fraca

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Re: Aquarista iniciante

#14 Mensagem por Celso Suguimoto »

Basicamente fatores de inibicao de crescimento sao nitrogenados, espaço e alimentação. No caso dos dois primeiros um é diretamente ligado ao outro, ja q a presença de amonia/nitrito tende a ser maior em aquarios menores principalmente pq eles sao mais densamente povoados proporcionalmente.

Fatores limitantes do crescimento dos peixes ornamentais
Um problema que costumamos enfrentar ao escolher peixes para povoar o aquário é o tamanho que os animais podem atingir. Quando se trata de pequenos caracídeos, alguns barbos ou mesmo alguns médios e grandes ciclídeos, o tamanho máximo não é problema, já que esses peixes atingem tamanho padrão, tornando simples dimensionar o tanque que irá abrigá-los.

Quando se trata do aquarismo denominado “jumbo” a coisa muda de figura. Peixes exóticos como alguns primitivos (gars e bichires) bem como alguns velhos conhecidos da aquariofilia como o pangassius, o pacu e o aruanã aparecem na literatura especializada como peixes que atingem grandes dimensões na natureza, mas e em aquários ? É comum vermos em algumas fichas de peixes pela Net um tamanho real, na natureza, e um tamanho reduzido, em cativeiro.

Mas o que ocorre realmente ? O peixe criado em aquário, dependendo da espécie, pode alterar sua dimensão original de forma tão significativa ? Essa alteração é sempre decorrente de tratamento inadequado ou o aquário pode limitar o crescimento havendo boas condições de vida ao animal, bem alimentado e com parâmetros bem similares ao do habitat original ?

Não raro vemos nos fóruns dedicados ao aquarismo dúvidas de iniciantes, e mesmo de aquariofilistas mais experientes acerca da matéria, e muitas vezes a resposta é vaga, baseada em fatores como atrofia pela falta de espaço ou somente cndições inadequadas. Mas o que é condição inadequada. Um peixe que vive normalmente em ambientes de milhões de litros, livre de compostos nitrogenados, certamente não estará em "condição adequada" mesmo em um tanque de 3.000 litros ou mais. Em nossos aquários, por mais manutenção que se faça, a temperatura e os parâmetros não serão jamais iguais ao do habitat natural ... nosso esforço, assim, é sempre no sentido de propiciar o melhor ambiente possível, ainda que o melhor esteja sempre aquém do original.

Mas então porque vemos peixes de cinco ou dez anos de idade mantidos em cativeiro com tamanhos bem abaixo do máximo previsto ? Se a longevidade e a saúde não foram aparentemente afetadas, qual foi o motivo da falta de crescimento ?

Fatores hormonais, de iluminação e da ausência de nitrato concentrado na água encontrada na natureza são determinantes ao melhor desenvolvimento da espécie ? Nesse aspecto o material na Net é muito escasso, ficando a opinião do aquariofilista geralmente voltado exclusivamente para suas experiências pessoais, ou seja, ao observar, por exemplo, um gar manchado (lepisosteus oculatus) por vários anos, alimentado com peixes vivos e em um tanque absolutamente compatível , mesmo assim o animal mal passou de 0,50 m., bem aquém da média colocada na literatura especializada (0,80 m. a 1,20) salvo se foi o animal coletado na natureza já tendo alcançado o tamanho máximo da espécie.

Pedimos a opinião do professor Wilson Vianna, biólogo, criador e aquariofilista para tentarmos analisar todos os pontos que podem influenciar num crescimento saudável do peixe ornamental.

Bruno Isaías

Como sempre, o AQUAFLUX coloca em discussão temas excepcionalmente delicados, objeto de dúvidas entre toda a comunidade aquícola ornamental. Agradeço aos colegas moderadores a oportunidade de expressar minha humilde opinião.

Acredito que nenhum condicionamento que ofereçamos aos nossos peixes será melhor do que aquele que eles possuem na natureza. Para iniciarmos o estudo desta delicada questão vários itens deverão ser analisados para chegarmos a uma conclusão aceitável:

ALIMENTAÇÃO / NUTRIÇÃO
Freqüentemente cometemos o erro de super alimentar os nossos peixes acreditando que quanto mais comida oferecermos, mais eles irão crescer, no entanto, estudos recentes revelaram que a maioria dos peixes ornamentais não consegue metabolizar mais do que 36% de proteínas. Assim, podemos deduzir que uma alimentação com altos valores protéicos exigirá, a produção de um grande valor de energia, bem como, uma grande produção de enzimas digestórias. O excesso, que o animal não metaboliza, será excretado, quase que in natura, levando, inclusive, parte das enzimas digestórias produzidas no processo. Este produto, em contato com a água, estará originando os famosos “compostos nitrogenados” (nitrito, nitrato e amônia) prejudiciais à saúde dos peixes e inibidores do seu crescimento.

QUALIDADE E QUANTIDADE DA ÁGUA
Costumo dizer nos cursos que ministro que existem quatro fatores importantes na criação de peixes ornamentais: água, água, água e os outros.

A titulo de ilustração vale relatar alguns casos interessantes:

1 – O amigo e dedicado criador de Discos Roberto Romão tem vários aquários, em sua residência, sendo que um deles possui uma entrada e uma saída de água, onde a troca gradativa ocorre 24 horas por dia. Os peixes desse aquário são excepcionais; não ficam doentes e crescem bastante, chegando a atingir duas vezes o tamanho dos discos dos outros aquários. Fora a TPA constante todos os outros parâmetros são idênticos aos dos outros aquários.

2 - Eu crio acarás bandeiras albinas no meu laboratório. Quando estão com um mês de idade os filhotes são levados para o piscicultura e colocados em tanques de 4,500 litros onde completam seu desenvolvimento até o ponto de venda. Como margem de segurança algumas matrizes são mantidas em aquários, no meu laboratório. Estas matrizes jamais conseguem atingir o tamanho daquelas que ficam nos tanques com maior quantidade de água.

3 – Há alguns anos estive em Manaus e visitei alguns atacadistas de peixes ornamentais e pude observar alguns discos – nativos - criados e coletados na natureza – ENORMES – tamanhos que nunca vi entre aqueles criados em cativeiro.
4 - Tenho um amigo – pescador de discos no alto Rio Negro – Ele contou que às vezes, entre os discos que coletava, vinham alguns excepcionalmente grandes - do tamanho de um prato e ratificou: “prato dos grandes”. Infelizmente não sei se ele ainda é meu amigo ou se a sucuri já o comeu, pois há dois anos que não tenho contato.

FATORES HORMONAIS

O hormônio do crescimento, somatotropina ou GH é um dos principais responsável pelo desenvolvimento dos peixes, uma vez que promove processos anabólicos para o crescimento dos músculos e ossos e o desenvolvimento físico e funcional das vísceras. Vários fatores poderão inibir a produção do GH, entre eles um velho conhecido: “o estresse”.

É muito comum encontrarmos peixes ornamentais sendo obrigados a viverem em situação de estresse, às vezes, por toda a sua vida. E quais seriam as situações de estresses mais comuns aos nossos peixes:
a)água com parâmetros físico-químicos incompatíveis com a espécie;
b)alta concentração de matéria orgânica;
c)choque térmico;
d)redução na concentração de oxigênio dissolvido;
e)condicionamento inadequado;
f)deficiência nutricional;
g)medicamentos em excesso ou indevidos, principalmente antibióticos;
h)super população, e
i)choque nos parâmetros físico químico (pH e DH).
Todos os ícones supracitados são entraves para o desenvolvimento saudável de nossos peixes. “E qual de nós nunca os submeteu a uma dessas situações, por descuido, por esquecimento, por doença, entre outros”.

Vale ressaltar, entretanto, que, na natureza os peixes também passam por situações de estresse, no entanto, geralmente elas são temporárias, como por exemplo: ataque de um predador; contenda por liderança, disputas por alimentos, etc; em todas essas situações o perdedor ou é comido ou se afasta, encerrando, desta forma, o estado de estresse.

A TEMPERATURA DA ÁGUA
Este é outro parâmetro que deve ser considerado no processo de crescimento, pois, por serem pecilotérmicos, os peixes regulam a temperatura do seu corpo à temperatura da água. Assim, todas as atividades fisiológicas seja digestão, respiração, reprodução, alimentação, etc, são diretamente influenciadas pela temperatura. Cada espécie tem uma temperatura ótima para o seu desenvolvimento, sendo que, aquelas acima ou abaixo estarão influenciando, também, diretamente o crescimento do peixe.

ILUMINAÇÃO
É evidente que a luz do sol é a mais adequada, porém não podemos simplesmente colocar o aquário no sol e pronto, pois desencadearia uma série de processos indesejáveis, tanto para os peixes como para os aquariofilistas. Na natureza, os peixes se expõem aos raios solares o quanto necessitam, no entanto, há locais onde eles se refugiam quando não há mais esta necessidade.
A iluminação é importante para a absorção de algumas vitaminas como por exemplo a vitamina D, que regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos, fator importante para o crescimento. A vitamina D promove a absorção de cálcio, sendo necessário, para tal, a exposição do organismo à luz.
CONCLUSÃO:

Como vimos estes são apenas alguns dos parâmetros que deveremos estudar para entendermos porque os nossos peixes não crescem tanto quanto aqueles que estão em seus habitats.

Acho que este assunto daria uma excelente tese de doutorado, na área de nutrição animal.

Wilson Vianna
Centro de Estudos de Aquariofilia-CEA
Associação de Aquicultores Ornamentais do Estado do Rio de Janeiro-AQUORIO
wovianna@oi.com.br


Fonte : http://www.aquaflux.com.br/conteudo/art ... entais.php
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

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Re: Aquarista iniciante

#15 Mensagem por Roberto Vieira »

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