🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Salvar um betta halfmoon

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Thuane Ozorio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Mai 2016, 16:27
Apelido: Thuty
Data de Nascimento: 05 Ago 1989
Cidade: porto alegre
País: brasil

Salvar um betta halfmoon

#1 Mensagem por Thuane Ozorio »

Boa tarde,

Boa tarde,

Ante ontem passei por uma floricultura aonde encontrei um peixe em um copo, sim, um copo! Daqueles de requeijão.
Olhei aquilo e me deu um aperto, perguntei pq ele estava assim, e a resposta que tive foi de que a beteira quebrou e ele não tinha como comprar outra.
Conversa vai e vem, consegui pegar o peixe, paguei 10 reais por ele e sai, com um betaa vermelho, cabisbaixo, provavelmente doente dentro de um copo!

Nunca tive aquários, não sei como manter um...
Corri a uma loja, comprei um pequeno aquário de 6 litros, algumas pedrinhas, além de produtos para verificar PH e cloro e alimento.

Acontece que pesquisando existem várias opiniões diferentes.
Uns dizem que pode ser um grande aquário, outros dizem que não pode ser grande.
Uns falam que o ideal é 30 litros e não muito fundo, uns dizem que não precisam oxigenador nem filtro, outros dizem que plantas verdadeiras são importantes, Alguns falam que a ração deve ser diversificada entre as bolinhas, camarões desidratados... eu confesso estou perdida.

Enfim, eu sou leiga, e me apaguei ao bicho, Preciso de ajuda de quem realmente entenda da criação deste peixe, pois quero dar o melhor ambiente possível a ele.


Me ajudem!!!

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Salvar um betta halfmoon

#2 Mensagem por Radagast »

Oi!

Legal vc procurar ajuda!

Se vc puder comprar um aquário maior, melhor. Uns 15 litros dá (não pode ser daqueles sextavados altos). Precisa de um termostato urgente para controlar a temperatura, mas não precisa de bombinha de ar.

Coloque uns 3cm de areia no fundo (pede uma neutra, que não altere o pH). Pode ser cascalho de rio fino, ou basalto fino. É preto, fica bem bonito, e é barato. Eu gosto de musgo de Java - a cor é linda, cresce bem, e é fácil cortar. Pode colocar umas pedras bonitas que não mudem o pH.

Não me indicaram ração de bolinhas para bettas. Se conseguir flocos, é melhor.

Troque 1/3 da água uma vez por semana, na mesma temperatura e pH. Nunca deixe resto de comida no aquário, tire com uma mangueirinha.

Este aquário era do meu betta. Depois que ele morreu, coloquei outros peixes.

Imagem

David Fameli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 13 Nov 2014, 09:52
Apelido: Fameli
Data de Nascimento: 03 Fev 1992
Cidade: Santo André
País: Brasil
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Salvar um betta halfmoon

#3 Mensagem por David Fameli »

O peixe betta é um peixe que vive em poças na natureza.

Eu criava um, em um aquario de 20 litros com troncos, plantas e outros peixes.

ele não precisa de bomba de ar ou filtro, porém um filtro hang on vai te ajudar e MUITO nas manutenções e limpeza.

Bettas comem basicamente de tudo hahaha, eu alimentava o meu com rações de flocos, granuladas e artemias vivas.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Salvar um betta halfmoon

#4 Mensagem por Reinaldo Chen »

O Aquario pode ser esse que você já comprou.
O importante principalmente por você estar no sul do país é comprar um aquecedor com termostato ( 25w deve ser o menor que vai encontrar) e manter a água aquecida a 26 - 27 graus.
Troque semanalmente 1 a 2 litros de água com água de filtro ou torneira que vc deve deixar descansando por algumas horas antes de trocar ou colocar uma gota ou duas de anticloro. Não troque toda a água pois pode causar choque térmico e ou choque químico pela diferença de parâmetros da água do Aquario e a nova . Trocando um volume menor você evita grandes variações.

Com o tempo e o peixe melhorando você pode comprar um Aquario maior e usar decoração mais adequada ao seu gosto.

Thuane Ozorio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Mai 2016, 16:27
Apelido: Thuty
Data de Nascimento: 05 Ago 1989
Cidade: porto alegre
País: brasil

Re: Salvar um betta halfmoon

#5 Mensagem por Thuane Ozorio »

Pessoal, muito obrigada. ele aparentemente está melhor, nada bastante e quando vou por comida ele chega bem perto do meu dedo. Vou pesquisar essas comidas vivas que falam, e está correto diversificar essas comidas? Ao.invés de dar uma só? uma pergunta importante. Uma amiga tem um aquario de tartaruga, retangular não muito alto, porém tem aqueles terrarios grudados.ao.vidro para ela saia da água. Questiono se poderia usar para o Betta. Ela me falou que ele tem 25 litros. Para esse aquário precisaria de qual modelo de aquecedor? ela me deu um de 2,5W o mais fraco que tem e é o que estou usando no aquário de 6 litros que eles está. Com a questão do musgo preciso de iluminação e C02? conforme dizem na Internet qualquer flora viva precisa desses itens. Estou realmente querendo poder na medida do possível dar a ele um ambiente agradável. Ver o.peixe em um copo me deixou abismada.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Salvar um betta halfmoon

#6 Mensagem por Radagast »

O que vc tem é um aquecedor - ele só esquenta! Cuidado!!!

Compre um termostato o mais rápido possível, tá?

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Salvar um betta halfmoon

#7 Mensagem por Radagast »

O musgo não precisa de CO2, não. É bem simples - joga a moita lá e deixa... rs.

Qual a altura do terrário?

David Fameli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 13 Nov 2014, 09:52
Apelido: Fameli
Data de Nascimento: 03 Fev 1992
Cidade: Santo André
País: Brasil
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Salvar um betta halfmoon

#8 Mensagem por David Fameli »

Esses terrarios podem ser usados sim... unica diferença é que terá uma parte com algo dentro... (crio um axolot de 30 cm em um aqua de tartaruga que ganhei... ele usa a parte de tras da "subida das tartarugas" para de esconder as vzs... usava mais no começo).

Como a Marina disse, esse aquecedor ele só esquenta, tendo de ser ligado e desligado quando necessario, já o termostato, ele liga quando a temperatura estiver baixa e desliga quando ela subir.

Musgo é simples... um pouco de luz ele já cresce muito bem!!!

Dica: use linha de pesca ou costura para prender o musgo. (eu particularmente curto linha de costura, pois usava em aquario de camarões nano e quando fixava o musgo, eles comiam a linha.)

Thuane Ozorio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Mai 2016, 16:27
Apelido: Thuty
Data de Nascimento: 05 Ago 1989
Cidade: porto alegre
País: brasil

Re: Salvar um betta halfmoon

#9 Mensagem por Thuane Ozorio »

Marina Fodra escreveu:O musgo não precisa de CO2, não. É bem simples - joga a moita lá e deixa... rs.

Qual a altura do terrário?



Tem 45 cm de altura, mas vi que para o Betta o ideal é não ser muito alto, neste caso colocaria menos agua para que ele pudesse subir com mais facilidade para respirar correto?

Quanto ao termostato vou providenciar!

Então o aquario/terrario que tenho pode ser usado ? colocaria um termostato, musgo preso por linha de costura e não se faz nescessario uso de filtro e oxigenação?

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Salvar um betta halfmoon

#10 Mensagem por Radagast »

Isso mesmo.

Avatar do usuário
Diogo Klens
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 20 Jan 2014, 22:26
Apelido: Di
Data de Nascimento: 06 Abr 1985
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez

Re: Salvar um betta halfmoon

#11 Mensagem por Diogo Klens »

Eu não rebato em nada o que falaram sobre as dicas, porém, eu deixo uma contribuição, eu não usaria qualquer tipo de cascalho e pedrinhas, Betta já é lindo por natureza independente de onde fica e na minha experiência com criação, eu tinha mais sucesso deixando eles em algum aquário só com o vidro e uma toca "joelho de cano" ou "joelho de cano em T" do que inserindo uma renca de coisas que poderiam danificar as barbatanas e até mesmo machucar seriamente o peixe. Desta forma, fica mais fácil de limpar também o aquário, pois, você identifica de imediato onde vai constar a sujeira. Sobre a temperatura, sucesso é manter 28° vai por mim, mete termostato e não baixa disto, nunca, praticamente nunca vai ter doenças desde que você faça as trocas parciais de água regularmente e, ração, flocos nunca, eu usava a Bettagran da Sera ou Tetramin acho que é este o nome, são as melhores ;) boa sorte !

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”