🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Adaptando peixes novos a ração (especial para carnívoros)

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Adaptando peixes novos a ração (especial para carnívoros)

#1 Mensagem por Roberto Vieira »

Dentre os aquários de água doce, talvez pelo porte dos peixes, o aquário com peixes jumbos é um dos mais procurados. Porém entre esses peixes, há aqueles muito cobiçados que normalmente só aceitam alimento vivo antes de vir para o aquário. Em geral, peixes predadores tem o hábito de comer somente alimento vivo, principalmente quando não são adaptados desde filhote.

Por que preciso adaptar meus peixes a não comer alimento vivo ?

Muitos dos que optam por esse tipo de aquário, gostam de ver seus animais caçando a presa. De fato, o estímulo de comer animais vivos, tem muitos benefícios, além de garantir, que se ele está comendo o mesmo que come na natureza a alimentação é de boa qualidade. Porém na natureza, assim como em aquários, animais que se alimentam de outros animais mortos ou vivos, ficam suscetíveis a contrair alguma doença de sua vítima
É relativamente comum encontrarmos na natureza animais doentes, em geral esses são as presas preferidas pelos seus predadores. Mas essa condição permite muitas vezes que a doença se espalhe.
Em cativeiro, os animais muitas vezes são expostos a estresse contínuo que favorece a manifestação de doenças, além do fato simples, de em espaço menor o animal confinado tem mais chance de encontrar o parasita. Então, ao oferecermos peixes vivos aos nossos peixes, estamos correndo o risco de contamina-los. Assim como ocorre quando colocamos novos moradores no aquário sem o devido cuidado.

Outro fator a ser considerado na transição de alimentos é a praticidade. Se o peixes aceitar alimentos secos ou congelados, fica mais fácil estocá-los e você não fica refém de ter que comprar alimento toda semana para seus peixes. Além disso, alimentar seu peixe aumenta a interação entre vocês, que é um dos pontos mais interessantes do hobby.

Imagem

Como começar o procedimento ?

Um peixe não acostumado a ração, ou algum peixe mais "chato" que já coma ração, ao chegar em um ambiente novo irá sentir-se desconfortável. O primeiro processo para que ele se acostume ao novo ambiente é exatamente o oposto do tópico. Começar com oferta de alimento vivo. Dê preferência para peixes criados e com boa procedência, como poecilideos e afins. Compre os peixes observando-os como se fosse comprar peixes para seu aquário, se estão comendo, ativos, etc etc...
Não coloque vários peixes pequenos para ele ir comendo, mas sim somente um ou dois por vez. Conforme o peixes vai se habituando no aquário, pegando os peixes vivos no momento que vc os coloca no aquário, o primeiro passo foi completado.

Imagem
Tucunarés e outros predadores mesmo alevinos são vorazes com outros peixes, dê preferência para peixes que eles possam engolir de uma única vez.


A primeira mudança
Quando o peixe já tem total confiança naquilo que vc joga no aquário ser comida, podemos partir para o próximo passo. Aqui recomendo primeiro utilizar filé de peixe fresco. Compre filé de tilápia (é o que prefiro, mas qualquer filé pouco gorduroso serve), e corte em tiras do tamanho de peixes que cabem na pouca do seu peixe. Forneça para o peixe incitando-o antes ao bote. Mexa na água, fique na frente do aquário mexendo na tampa. O peixe já vai estar acostumado que sua presença representa comida, e que a qualquer momento ela vai cair na água. Então jogue o pedaço de filé. Pode acontecer de primeira, ele não aceitar. Não se desespere, nesse primeiro dia, se for preciso deixe-o sem comer, mas não deixe os pedaços no aquário. Repita o procedimento no dia seguinte. Se ele não aceitar, ai forneça um peixe vivo para não ficar sem comer. E no dia seguinte comece de novo. O peixe aceitando facilmente o filé é possível passar a alimentá-lo na mão. Faça com cuidado, principalmente se o peixe tiver dentes. Na dúvida, use pinças de alimentação.

Imagem

Mais mudanças ?
Quando o peixe começar a comer o filé sem "frescura", podemos começar a varias a alimentação. Nesse caso pode entrar no menu camarão congelado (descongelando claro), e outras carnes congeladas. Particularmente aprecio o uso de camarão e filé de Pacu bem limpo. Conforme o peixe vai aceitando os congelados variados, o passo foi conclíido, e passamos para o seguinte.

alimentos secos
Antes de partir para uma ração industrializada, costumo fornecer alimentos secos para meus peixes. Uso Gammarus desidratado, ou Camarão Aviu, ou Krill. Geralmente uso os três. A tropical tem uma mistura interessante onde além de camarão e gammarus vem peixes secos, e outras coisas. Esse tipo de alimento é interessante para fornecer uma nova textura para o peixe, porém ainda com formato e sabor mais próximo do alimento congelado. Comece da mesma maneira que fizemos com o passo 1, voltando a fornecer congelado se o peixe ficar sem comer.

Imagem
Garfishes fazem parte da lista dos peixes que podem aceitar ração, mas que demandam paciência para isso


Entrando na ração
Após adaptado a alimento seco, o peixe dificilmente recusará ração. Claro que a textura e a qualidade da ração influenciam, rações mais moles podem ser uma opção de mais fácil aceitação, e gordurosas também. Sticks geralmente são aceitos mais facilmente, mas pellets (bolinha) podem ser usados também. Para peixes de grande porte evite flocos (exceto se vc tiver aquela exceção que só aceita flocos).

Imagem


Peixes de Fundo ???????

Para peixes de fundo o procedimento não muda, porém vc tem que levar o alimento até ele. Em geral, fazemos isso com uso de varetas ou pinça de alimentação.

Imagem
Imagem

Ou podemos usar um alimentador de peixe de fundo

Imagem

Escolha também para esses peixes rações que afundam !!

Espero ter ajudado

Até mais

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Adaptando peixes novos a ração (especial para carnívoros

#2 Mensagem por André Fonseca »

Roberto,

Excelente texto!!!

Os Tucunas, junto com as Aruanãs e Raias, entre os peixes que ocorrem em nossos rios, são os mais complicados para aceitar ração. E o procedimento para a mudança é esse mesmo.

Uma dica que funciona muito bem, principalmente com os Tucunas, seria jogar pedaços de papel, bolinhas mesmo, no vidro do aqua para “atiçar” o instinto predatório do peixe. Depois jogamos um alimento vivo como Lips ou Poecilídeo, para ele predar. No dia seguinte, repetimos o processo novamente, jogando diversas bolinhas de papel no vidro do aqua, atiçando novamente, mas dessa vez, jogamos uma ração de boa qualidade. Num primeiro momento o predador poder rejeitar, aí deixamos ele com “fome” nesse dia, para no dia seguinte começarmos novamente.

Faço isso numa loja aqui de São Paulo junto com o dono, e funciona perfeitamente. Aliás, não apenas Tucunas são convertidos, como Aruanãs, Facas, Lepsosteus e até mesmo Datnioides.

Dos meus predadores, apenas minha Falkineri e o Dat deixaram de pegar ração quando vieram para casa. A Falki está no filé de peixe, camarão e minhocas, e resolvi não converter pra ração pq ela ficou bem magra e prostrada, tive medo de perde-la e não arrisquei mais. Agora do Dat está “safadão”, chegou pegando ração numa boa, mas de uma hora para outra passou a pegar os restos de filé e minhoca da Raia e depois nem isso, só vivos.

Já está a 15 dias sem comer, tô deixando na fome mesmo pra ver se pelo menos volta a aceitar filé e minhoca.

Depois vou tentar filmar os Tucunas (Amarelo e Azul) e a Aruanã (uma “minhoca” de no máximo 10 cm) pegando ração e a Raia no filé, e posto aqui...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”