🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Tratamento de Tronco

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Carlos Mesquita
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Mar 2016, 16:07
Apelido: Carlos Mesquita
Data de Nascimento: 12 Out 1974
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Tratamento de Tronco

#1 Mensagem por Carlos Mesquita »

Boa Tarde Amigos!

Estou a exatamente 25 dias tratando um tronco que acho que é de aroeira (comprado na loja Cobasi/RJ), com o processo de colocar o tronco em um balde com água fervida apenas.

Depois de 24 horas que eu comecei o processo, todas as manhãs eu retiro toda água com a coloração de chá, jogo água corrente no balde, espero a água ferver, retiro a água corrente e despejo água fervida até encher o balde e no dia seguinte a mesma coisa.

Como informei acima já se passaram 25 dias e não estou vendo a água clarear, continua a mesma coloração de chá. Nesse meio tempo, já esfreguei com escova, já lavei, já verifiquei se tem alguma casca e ainda continua a mesma cor de chá no dia seguinte.

Será que estou no processo errado? Pois optei por este processo por achar o mais tranquilo, não quis fazer nem o de sal grosso e nem de cloro.

O que vocês podem me orientar? Esperar mais alguns dias?
icon_comemorando

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Tratamento de Tronco

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

O processo está correto porém para um tronco parar de soltar taninos deverão se passar semanas para isso.
Normalmente o tratamento inicial é para fazer com que o tronco não solte toxinas (como restos de seivas e agrotóxicos do local de coleta) e para que afunde pois troncos comprados em lojas normalmente flutuam.

O uso de troncos deve ser feito em aquários de água ácida e muitos dos rios e lagos com esse pH têm naturalmente essa coloração sendo que em muitos casos esses taninos são inclusive benéficos aos peixes mais sensíveis como os discos.

O uso de sal não irá acelerar esse processo. As vezes você pode encontrar troncos em lojas que estão há meses ou anos e caixas de água ou aquários e esses não vão mais soltar taninos , mas troncos comprados secos provavelmente irão deixar a água marrom por muitos meses.

Se não deseja esse tipo de coloração na água a solução é deixar em balde e trocar a água semanalmente até parar e enquanto espera usar troncos artificiais de plástico que não tem esse problema.

Carlos Mesquita
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Mar 2016, 16:07
Apelido: Carlos Mesquita
Data de Nascimento: 12 Out 1974
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Re: Tratamento de Tronco

#3 Mensagem por Carlos Mesquita »

Reinaldo Chen, obrigado por sua ajuda.

Percebi que hoje com 31 dias de tratamento, após eu retirar a última água quente, colocar água corrente e ter deixado por 48 horas, a água estava cristalina.

Estou repetindo hoje o processo de água quente, amanhã estarei trocando a água e colocando água corrente até completar 48 horas, após esse período irei fazer mais uma troca e acrescentar anticloro ou protect plus na água, para depois colocar o tronco no aquário.

Correto essa finalização do processo? Ou precisa deixar o tronco secar, para sim depois colocar no aquário?

Att

Carlos

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Tratamento de Tronco

#4 Mensagem por Reinaldo Chen »

Depois de deixar em água esfriar sem nenhuma química não precisa de nada mais para usr o tronco, deixe 2 dias e se não soltar mais nada coloque no aquário.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tratamento de Tronco

#5 Mensagem por Radagast »

Vc não tem um aquário de kinguios?

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”