🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dica: como ciclar seu aquário mais rápido (sem peixes)

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Dica: como ciclar seu aquário mais rápido (sem peixes)

#1 Mensagem por Thiago Prado »

Pessoal, tudo bem?

Consegui, com muito esforço, ciclar meu aquário em apenas 20 dias, garantindo que qualquer amônia e nitrito sumam rapidamente. Durante o processo, gravei diversos vídeos para auxiliar as pessoas que precisam acelerar a ciclagem, seja para salvar a vida de seus peixes ou por falta de paciência.

Espero que gostem do vídeo, compartilhem e se inscrevam no canal, se possível! O objetivo do canal e dos vídeos é ajudarmos a dar as melhores condições possíveis para nossos peixinhos, afinal de contas, são seres vivos.

Logo menos estarei postando a segunda parte.

https://www.youtube.com/watch?v=dlq6OhUoHGw

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=dlq6OhUoHGw[/videos]

Obrigado!

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Dica: como ciclar seu aquário mais rápido (sem peixes)

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Uma questão a considerar no seu video é que 20 dias é quase o prazo normal de ciclagem que vai de 21 a 40 dias .

O uso de aceleradores biológicos com cepas de bactérias deveria reduzir esse prazo para 15 dias. Isso acontece com a aceleração na formação e crescimento de bacterias que lidem com amônia e nitrito. Acelerando o processo com adição de amônia reduziria pelo menos 1 semana no ciclo normal.
Pessoalmente não tenho boas experiências com esse produto por ter pouca ou nenhuma concentração bacteriana na sua composição , existem produtos com mais bactérias e que realmente podem acelerar o ciclo como o Biodigest .
Outra alternativa para semear é usar cascalho , aneis de cerâmica ou mesmo água de um aquário em funcionamento. Junto com suplementação inicial de amônia ou flocos.
Manter a 30 - 32 graus acelera mas não é uma ciclagem de qualidade pois o ideal é manter na temperatura de trabalho do aquário para evitar perdas populacionais na queda de temperatura posterior. Escuro ajuda mas basta não acender a iluminação sobre o aquário, pois a maioria das bactérias vai se estabelecer no cascalho , pedras e filtros onde já não há incidência de luz, crescimentos em áreas que a incidência ocorrer posteriormente vão acabar morrendo e alterando o equilibrio do aquário se forem significativas mas de maneira geral não afetam e por isso não há necessidade de deixar o aquário no escuro.

Numa emergência manter um peixe no balde é possível mas é importante controlar a amônia que o peixe vai produzindo na sua respiração. Então o uso de produtos como aquasafe, prime entre outros para neutralizar a amônia é importante assim como tpas diárias dessa água até a retirada do peixe. Sem isso acaba acumulando amônia e o peixe pode vir a morrer intoxicado.

Legal a iniciativa de registrar a experiência de vocês na montagem do aquário, mas não é um método para aceleração da ciclagem. Com produtos mais adequados é possivel sim reduzir para 7 a 15 dias , principalmente em aquário de água ácida. Em água alcalina dificilmente se fugirá dos 15 dias pela própria toxidade da amônia nesse pH.

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Dica: como ciclar seu aquário mais rápido (sem peixes)

#3 Mensagem por Thiago Prado »

Reinaldo, tudo bem?

Ao fim dos testes, consegui colocar 2 peixes que são bem sujões no aquário e os resultados foram positivos. Pelo que eu costumo ver, o pessoal levar mais de 20 dias para conseguir os mesmos resultados sem utilizar produtos específicos.

Na minha experiência, para se ter ideia de como esses peixes sujam, em um balde hospital de 10l era necessário apenas 1 dia para que apenas 1 kinguio elevasse a amônia para 0,5ppm. Após esse método (usando apenas mini siporax e o cascalho para procriação das bactérias), já garantido amônia 0 após 1 semana que 2 kinguios foram introduzidos.

Quando meu aquário não estava ciclado, nesse mesmo tempo, a amônia estava em 3,5ppm, o que foi uma cadastrofe...

Não tive a oportunidade de testar outros produtos para garantir que teria um resultado melhor nessa mesma situação, mas pelo menos garanti que em 20 dias a fauna está protegida, mesmo com a redução de temperatura, uma fauna que suja muito e sem tanta mídia! Acho que isso é muito importante. Não tenho certeza que sem amoníaco e ração em decomposição garantiria bactérias como conseguir garantir para 2 kinguios e num pH tão alcalino (chegou a 7.8).

Não tenho tanta experiência, mas creio que seria impossível ciclar um aquário de kinguios em 7 dias, independente do produto, já que eles geram amônia em grandes quantidades... Pensando dessa forma, creio que foi uma aceleração de ciclagem sim!

Postei a segunda parte, de uma conferida!

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Dica: como ciclar seu aquário mais rápido (sem peixes)

#4 Mensagem por Thiago Prado »

Reinaldo, tudo bem?

Ao fim dos testes, consegui colocar 2 peixes que são bem sujões no aquário e os resultados foram positivos. Pelo que eu costumo ver, o pessoal levar mais de 20 dias para conseguir os mesmos resultados sem utilizar produtos específicos.

Na minha experiência, para se ter ideia de como esses peixes sujam, em um balde hospital de 10l era necessário apenas 1 dia para que apenas 1 kinguio elevasse a amônia para 0,5ppm. Após esse método (usando apenas mini siporax e o cascalho para procriação das bactérias), já garantido amônia 0 após 1 semana que 2 kinguios foram introduzidos.

Quando meu aquário não estava ciclado, nesse mesmo tempo, a amônia estava em 3,5ppm, o que foi uma cadastrofe...

Não tive a oportunidade de testar outros produtos para garantir que teria um resultado melhor nessa mesma situação, mas pelo menos garanti que em 20 dias a fauna está protegida, mesmo com a redução de temperatura, uma fauna que suja muito e sem tanta mídia! Acho que isso é muito importante. Não tenho certeza que sem amoníaco e ração em decomposição garantiria bactérias como conseguir garantir para 2 kinguios e num pH tão alcalino (chegou a 7.8).

Não tenho tanta experiência, mas creio que seria impossível ciclar um aquário de kinguios em 7 dias usando apenas um mini siporax como mídia biológica, independente do produto, já que eles geram amônia em grandes quantidades... Pensando dessa forma, creio que foi uma aceleração de ciclagem sim! Talvez, com alguns litros a mais de mídia, esse processo seria mais rápido ainda.

Postei a segunda parte, de uma conferida!

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Dica: como ciclar seu aquário mais rápido (sem peixes)

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

Nessa hora vale o bom senso antes de comprar um peixe, o kinguio é um peixe que cresce muito e tem alto poder de produzir dejetos e vivem em PH preferencial 7 deveria ser criado em grandes aquários. O que acaba salvando os peixes colocados em aquários apertados é a menor letalidade da amônia se o PH for mantido ácido ambiente onde a amônia é inerte na forma amonium e a maior preocupação é a formação de nitrito. Mas como a conversão da amônia não está estabilizada e a conversão do amonium é baixa os peixes acabam sobrevivendo mesmo superlotados se tiverem oxigênio disponível o problema nesses casos acabam acontecendo numa troca de água que altera o PH e pode alterar a forma amonium em amônia e intoxicar os peixes.

Como disse 20 dias é um prazo quase igual ao mínimo natural .

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”