🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvida - Iluminação

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Ricardo Luza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Fev 2016, 07:36
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 29 Jun 1985
Cidade: Galvão
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Dúvida - Iluminação

#1 Mensagem por Ricardo Luza »

Bom dia pessoal. Como sou iniciante em aquarismo estou com várias dúvidas, e a mais cruel é sobre a iluminação. Já procurei em vários locais, achei conteúdo, mas ainda não consegui tirar nenhuma conclusão.

Meu aquário mede 80X40X55cm, é plantado e está com 10 neons, 10 rodóstomus, 8 mato grosso, 2 acarás bandeira e 1 limpa vidro(pretendo colocar mais 4). Coloquei pra iluminá-lo uma lâmpada econômica em espiral de 25watts(equivale a incandescente de 100). Com a quantidade de água que tem ficou aproximadamente 0,6watts por litro. Esteticamente, ao meu ver, ficou ótimo. Mas encomendei da china uma lâmpada de led azul, com 60 leds em linha. Pretendo ligar ela em paralelo com essa que já está instalada.

Chego do trabalho às 17:30, mas entro realmente em casa, com tempo vago, depois das 19:00. Tinha colocado a iluminação pra ligar das 07:00 às 19:00, tendo pouco aproveitamento visual do aquário. Pesquisei bastante e vi que o pessoal faz os fotoperíodos de acordo com o horário que estão em casa. Minha casa é razoavelmente clara, principalmente pela manhã. O aquário fica próximo a uma porta, a qual deixo entreaberta para que pegue claridade, mas desvie o sol direto.

Hoje mudei a configuração. Deixei pra iluminar a partir das 16:00, desligando às 22:00. São 6 horas de iluminação. Isso é o suficiente, sendo que o aquário permanece o resto do dia com iluminação ambiente ou devo colocar pra ligar antes e deixar 8 horas ligado?

Para os peixes isso é tranquilo?

*Aproveitando o tópico. Meus peixes andam comendo minhas plantas. É normal isso? Já comprei uma ração que me indicaram pra reduzir isso, trato com ela de manhã e com outra com ração final de tarde, mas não notei diferença. Devo manter a alimentação assim?

As rações que estou usando são:
http://appsisecommerce.s3.amazonaws.com ... 734162.jpg
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/raco-super ... 2015-O.jpg

Obrigado.

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Dúvida - Iluminação

#2 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Ricardo,
Iluminação para os peixes esta tranquilo, vc precisa verificar se a iluminação esta suficiente para as plantas. elas precisam de iluminação forte e com cor mais amarelada (pessoal de dulcicolas me corrijam estiver falando besteiras).

Sobre os peixes estarem comendo as plantas, não sei dizer (doce nao e muito minha praia), mas veja se elas nao estao morrendo (derretendo por exemplo) e os bichos possam estar aproveitando disso e se alimentando delas.

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

Ricardo Luza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Fev 2016, 07:36
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 29 Jun 1985
Cidade: Galvão
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvida - Iluminação

#3 Mensagem por Ricardo Luza »

Obrigado.

Então.. as plantas estão desenvolvendo bem. Mudei o timer agora de meio dia, deixei 8 horas de iluminação(das 14 até as 22).

Percebi que quem ta comendo as plantas são os 2 acarás bandeira e as vezes os mato grosso. As plantas estão bem. Vejo que eles dão preferência para destruir aonde está brotando. Quando aparecem as folhas novas eles atacam. Quando acabam os brotinhos eles avançam (avançam mesmo, vejo eles darem bote) nas folhas grandes.

Achei bem estranho isso, pois acho que to alimentando eles até demais e eles ainda querem "sobremesa".

Coloquei uma câmera pra monitorar. No início eles eram mais tímidos, mas agora eles pulam nas plantas na minha frente.

Mas noto o maior estrago de manhã, na hora que acordo e vou tratar.

Hoje mesmo, pela manhã, notei um grande estrago.

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Dúvida - Iluminação

#4 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Normalmente isso acontece mais em aquários com kinguios aliás nem se põe plantas com kinguios, mas esse horário de iluminação está bom
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Dúvida - Iluminação

#5 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Ricardo,
pesquisei pela net e o que li foi que ate certo ponto e normal os acaras beliscarem as plantas, para casos de estarem comendo as plantas o que vc pode fazer para diminuir isso é dar ração a base de algas (spirulina), isso podera ajudar.

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

Ricardo Luza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Fev 2016, 07:36
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 29 Jun 1985
Cidade: Galvão
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvida - Iluminação

#6 Mensagem por Ricardo Luza »

Obrigado pessoal.

Vou comprar spirulina e testar, senão daqui alguns dias estarei sem plantas..

Abraço.

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Dúvida - Iluminação

#7 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Fabiano Belezoni escreveu:Ricardo,
pesquisei pela net e o que li foi que ate certo ponto e normal os acaras beliscarem as plantas, para casos de estarem comendo as plantas o que vc pode fazer para diminuir isso é dar ração a base de algas (spirulina), isso podera ajudar.

[]´s

Mto boa idea. Deve ajudar mesmo

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Dúvida - Iluminação

#8 Mensagem por Fabiano Belezoni »

icon_joia icon_joia icon_joia
Belezoni

Ele chegou!!

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”